quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Senhor, nesta manhã tuas palavras do evangelho me impulsionam a começar minha oração com grande confiança. Orientaste-nos que pedíssemos, que buscássemos, que batêssemos. Venho hoje às portas de teu coração para pedir, para buscar tua graça. Renova minha fé e minha esperança.
tjl@26022010-1755lt(25/2)

Bom Dia Evangelho
Sexta-feira - 26 de fevereiro de 2010
Ano C – SãoLucas - 1ª Semana da Quaresma
(Cor Roxa)


As palavras de Cristo devem nos preocupar, não só como pessoas, mas também como sociedade humana: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus”. Toda ofensa ao irmão ou irmã, será sempre uma ofensa. Talvez, mude apenas sua intensidade. Por isso, é preciso reconciliar-se, e faz-se necessária a coragem de dar o primeiro passo. Pensemos, sobre nossas atitudes.
Oração

Pai, não permitas que meu coração se feche para meu próximo, e dá-me forças para superar todas as barreiras que me impedem de viver em comunhão com ele.
EVANGELHO
Mais do que a Lei, amar (Mt 5,20-26)

Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus. - Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não mate. Quem matar será julgado." Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus. - Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.
Comentário do Evangelho

A lei só tem sentido se contribuir com a vida
Mateus inicia uma série de seis antíteses, contrapondo a doutrina tradicional dos escribas e fariseus ao ensinamento de Jesus. "Ouvistes o que foi dito [.]. Eu porém vos digo [.]". Jesus não pretende reformar o complexo doutrinal do Judaísmo. Ele vem revelar que qualquer doutrina ou lei só tem sentido se contribuir para o desabrochar da vida. Jesus não propõe uma doutrina, mas ensina a prática restauradora da vida. O texto de Mateus, embora inovador, mantém resquícios da doutrina antiga: o tribunal, o sinédrio, o fogo do inferno. O preceito "não matarás" é superado pela disposição a promover a vida plena para todos, principalmente os mais carentes e necessitados. (Autor: José Raimundo Oliva)
A igreja celebra hoje: Nestor, Fautiniano, Porfírio, Deodoro,
Alexandre ,
Santo Alexandre
Hoje lembramos a vida de Santo Alexandre que governou a Igreja em Alexandria. Alexandre Santo bispo esteve na zelando pelo rebanho do Cristo, e principalmente cuidando do alimento doutrinal que começou a ser ameaçado pelo Arianismo.Ário era um sacerdote de Alexandria que começou a espalhar uma mentira que afirmava que somente o Pai pode ser chamado Deus, enquanto que Cristo é inferior ao Pai, distinto por natureza do Pai, e portanto criatura, excelente e superior às demais, mas não divina nem eterna.Várias correções o bispo Alexandre fez a Ário, mas irreversível não deixou de envenenar os cristãos, mesmo depois de saber da condenação de sua doutrina. Santo Alexandre, um ano antes de sua morte com o imperador Constantino e principalmente o papa da época, foram os responsável pela realização do Concílio Ecumênico em Nicéia, Ásia Menor, que definitivamente condenou a heresia e definiu: " Filho Unigênito do Pai...consubstancial ao Pai"Santo Alexandre...rogai por nós!
O senhor jesus cristo,EstejaA Teu lado para Te defender,Dentro de Ti para Te conservar,Diante de Ti para Te conduzir,Atrás de Ti para Te guardar,Acima de Ti para Te abençoar.Ele que vive e reina Pelos séculos amém.
Fonte: www.paulinas.org.br-www.arautos.org.br-http://www.cademeusanto.com.br/santodia.htm
BOM DIA EVANGELHO
ANO C - SÃO LUCAS - Quinta-feira
Primeira Semana da Quaresma - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - cor Litúrgica Roxa


Antífona: Ouvi, Senhor, minha oração, compreendei o meu lamento. Atendei à voz de meu apelo, ó meu rei e meu Deus! (Sl 5, 2-3)

Oração do Dia: Dai-nos, ó Deus, pensar sempre o que é reto e realizá-lo com solicitude. E, como só podemos existir em vós, fazei-nos viver segundo a vossa vontade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: Mateus (Mt 7, 7-12)
Princípio básico da oração


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a lei e os profetas". Palavra da Salvação!

Comentando o Evangelho
O preceito fundamental


No relacionamento com o próximo, os discípulos de Jesus devem pautar-se por um preceito fundamental: “Tudo o que vocês desejam que os outros lhes façam, façam vocês também a eles”. Norma formidável para quem deseja relacionar-se, de modo conveniente, com seus semelhantes.
A tradição dos rabinos conhecia uma sentença análoga, com a diferença de ser formulada em forma negativa: “O que vos parece odioso, não o façais a vosso próximo. Eis a Lei! Tudo mais é apenas explicação: Ide e aprendei”.
Os discípulos foram instruídos a buscar em si próprios – em suas necessidades e em seus anseios – a regra conveniente de conduta. Dispensam-se as recompensas e os reconhecimentos. A ação flui na mais absoluta gratuidade, na qual o discípulo encontra a alegria e se sente recompensado. Dispensam-se, também, os legalismos casuístas e as restrições. O critério da ação está no coração de quem faz o bem ao próximo.
Alguém poderia objetar que este critério é perigoso, podendo gerar uma forma velada de egoísmo, no qual o indivíduo reduz o próximo a seus esquemas mesquinhos. Este preceito, porém, deverá ser entendido junto com o que Jesus ensinou mais adiante: “Sede perfeitos, como o Pai celeste é perfeito”. O verdadeiro discípulo tende a alargar o seu coração para torná-lo grande como o coração do Pai. (O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1996)

Leituras paralelas: Mt 18,19; Mc 11,24; Lc 18, 1-8, Jo 14, 13. (Eficácia da Oração)

Para sua reflexão:

O próprio Deus convida a pedir e promete dar. Ele próprio convida a procurar e se deixa encontrar. Deus é mais Pai que qualquer pai humano; qualquer paternidade imita a Deus. Por seu amor paterno, quer dar “coisas boas”, não satisfazer caprichos prejudiciais, ou seja, Ele supera sempre as nossas expectativas segundo a Sua vontade; não nos atende necessariamente da forma como desejamos! Não peça coisas necessariamente materiais, mas aquilo que contribui para o crescimento espiritual: a salvação, a sabedoria...
A igreja celebra hoje:
Santos do Dia:

Adeltrudes de Maubeuge (abadessa), Ananias e Companheiros (mártires da Fenícia), Avertano de Limoges (religioso carmelita), Cesário Nazianzeno (irmão de São Gregório Nazianzeno), Donato, Justo, Herena e Companheiros (mártires da África), Etelberto de Kent (rei), Gerlando de Girgenti (bispo), Tarásio de Constantinopla (bispo), Vitorino e Companheiros (mártires de Dióspole, em Tebaida, no Egito), Walburga de Eichstadt (abadessa, foi filha do rei São Ricardo e sobrinha de São Bonifácio, apóstolo da Alemanha; teve dois irmãos santos: São Wilibaldo e São Winibaldo), Adelelmo de Engelberg (abade, bem-aventurado), Constantino (religioso, bem-aventurado), Sebastião Aparício (franciscano, bem-aventurado), Tiago Carvalho e Companheiros (jesuítas, mártires, bem-aventurados), Vitor de São Galo (monge, bem-aventurado).
São Tarásio
Lembramos neste dia Santo Tarásio que nasceu em 730 e recebeu uma ótima educação cristã e literária; tinha como pai o prefeito de Constantinopla. São Tarásio era de caráter zeloso de tal forma que foi nomeado pelo imperador a um alto cargo imperial.São Tarásio enfrentou em Deus todas as tentações próprias da sociedade cheia de luxo e tentação. Agora muito forte no século VIII era a heresia iconoclasta promovida da pelo imperador Leão que não compreendendo acusa o culta as imagens , como uma prática de idolatria.Ao assumir o patriarcado , São Tarásio em comunhão com o Papa combateu e conseguiu condenar esta heresia num Concílio. Cuidadoso com suas ovelhas tinha como um grande espírito de serviço, ao ponte de dizer ao ser questionado pelo seu especial cuidado para com os pobres: "Minha única ambição é imitar Nosso Senhor Jesus Cristo que viveu para servir e não para ser servido". São Tarásio...rogai por nós!

Fonte: http://sao-tarcisio.blogspot.com/ - WWW.PAULINAS.ORG.BR-WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR- WWW.ARAUTOS.ORG.BR

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Bom dia Evangelho
Quarta-feira

24 de fevereiro de 2010
Ano C- São Lucas - 1ª Semana da Quaresma
(Cor Roxa)

O caminho de Jesus é o nosso e sua verdade nossa verdade. O que deve nos entusiasmar na fé não são coisas espetaculares ou sinais extraordinários, mas nossa adesão à pessoa de Jesus e ao seu projeto de vida e de salvação. O povo exigia sinais extraordinários, e nós, o que exigimos dele? Se depois de todo amor, misericórdia e redenção que Cristo nos deu, ainda queremos algo extraordinário, é preciso nos perguntar onde colocamos nossa fé e nossa esperança. Deixemos que a verdade de Deus seja nossa verdade.
Oração

Senhor Jesus, que eu me converta diante de teus apelos, porém movido apenas pela força do teu testemunho e de tua palavra.
Evangelho
Lc 11, 29-32O grande sinal

* 29 Quando as multidões se reuniram, Jesus começou a dizer: «Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 De fato, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará contra os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os homens da cidade de Nínive ficarão de pé contra esta geração. Porque eles fizeram penitência quando ouviram Jonas pregar. E aqui está quem é maior do que Jonas.»* 29-32: Não é um sinal maravilhoso que leva os homens à conversão, e sim a adesão ao projeto da nova história, manifestado na palavra de Jesus. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )

Comentário do Evangelho

Deus é todo amoroso
Com a expressão "geração perversa", Jesus se refere aos escribas e fariseus que lhe pedem um sinal, como se vê nas narrativas paralelas de Marcos e Lucas. Sua perversidade está em permanecerem insensíveis diante dos sinais de amor que Jesus manifesta para com todos, enquanto as multidões carentes e excluídas reconhecem este amor. O Primeiro Testamento é marcado por diversos sinais ou maravilhas do poder do Senhor, em um contexto de intimidação e destruição dos povos vizinhos, considerados inimigos. Jesus vem revelar a verdadeira face de Deus. Se na criação Deus é todo-poderoso, em sua relação com homens e mulheres ele é todo amoroso. Já Maria, em seu cântico, havia afirmado que a maravilha de Deus era, por excelência, a sua concepção do Filho de Deus, fruto do amor. E toda a vida de Jesus oi a revelação do Pai, que é amor. Os sinais da presença de Deus são os atos de amor. Os discípulos que vivem o amor permanecem em Deus e são sinais para o mundo. (Autor: José Raimundo Oliva)-www.paulinas.org.Br
A igreja celebra hoje:
São Sérgio

Celebramos neste dia a santidade de vida do monge Sérgio que chegou ao martírio devido seu grande amor a pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Sérgio vivia no deserto enquanto os cristãos estavam sendo perseguidos e entregando a vida em sacrifício de louvor.Certa vez o Santo monge e intercessor foi movido pelo Espírito Santo para ir à Cesaréia, onde lá ele encontrou no centro da praça a imagem de Júpiter, que era considerado como o maior dos deuses entre os pagãos. Diante da imagem os sacerdotes pagãos acusavam os cristãos e os condenavam, com o motivo de serem eles os culpados da omissão dos deuses diante das necessidades do povo.Encorajado por Deus São Sérgio se levantou para denunciar as mentiras e anunciar no poder do Espírito Santo o Evangelho. Depois de fazer um lindo trabalho de Evangelização São Sérgio foi preso e no século IV ainda, morto.São Sérgio...rogai por nós!
Orações para antes e depois das refeições

Antes: Abençoai-nos, Senhor, e a este alimento que por vossa bondade vamos tomar. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.
Depois: Nós Vos agradecemos, ó Deus onipotente, o alimento que nos destes, dádiva de vossa bondade, bem como todos os outros benefícios que nos haveis dispensado, Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
Fonte:
http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm
www.paulinas.org.br -http://www.franciscanos.org.Br -http://www.vatican.va -http://www.oracaodocatolico.com.br/
Bom dia evangelho
Terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Primeira Semana da Quaresma - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - cor Litúrgica Roxa

Hoje: Dia Nacional do Rotary e Comemoração Facultativa de São Policarpo (Bispo e Mártir)
Antífona: Vós fostes, Senhor, o refúgio para nós de geração em geração: desde sempre e para sempre e para sempre vós sois Deus. (Sl 89, 1-2)
Oração

Espírito do Pai, leva-me a transformar em vida a minha oração, e a descobrir, na oração, o sentido da minha vida.

Evangelho
Mt 6,7-15 - Um Pai e muitos irmãos
A verdadeira oração, o Pai-nosso

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7"Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais.
9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes". Palavra da Salvação!
Contexto desta leitura: Esmola, oração e jejum (Mt 6), com paralelismo em Lc 11, 2-4.
O trecho de hoje é também visto no XI Semana do Tempo Comum (anos Par e Impar
)


Comentário o Evangelho
Rezar com simplicidade


Os discípulos de Jesus foram orientados a não rezar como os gentios que pensavam poder convencer Deus e atrair seus favores, à custa de muito falar. Existia, também, os que se dirigiam a Deus em altos brados, como forma de se fazerem ouvir. Apesar de o Mestre ter atribuído esta forma de rezar aos pagãos, o que ele estava condenando, agora, era a forma acintosa de rezar, praticada por certos fariseus. Quem se vangloriava da própria prática religiosa, estava longe de rezar de maneira conveniente. Faltava-lhes rezar com simplicidade.
A oração que Jesus colocou nos lábios dos discípulos pode ser definida como a oração dos simples. Por um lado, ela é calcada na absoluta confiança no Pai, de quem se espera tudo, por saber ser ele a fonte de todos os bens. Por outro lado, suas palavras correspondem ao que é essencial na relação do ser humano com Deus, com o próximo e com os bens da criação, de modo especial, o pão cotidiano.Seria um erro fatal confundir a oração ensinada por Jesus como escola de conformismo e alienação. O que o discípulo orante fala ao Pai é o que busca colocar em prática no seu dia-a-dia. Ele deve ser o primeiro a santificar o nome de Deus, a empenhar-se para que seu Reino aconteça, a fazer a vontade divina. Será sempre o primeiro a partilhar, a perdoar e a esforçar-se para não ser levado pelo espírito do mal. [O EVANGELHO DO DIA, Ano B. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1996]

Para sua reflexão:

O que está sendo questionado, sobre a oração, não é a frequência ou a assiduidade, mas a qualidade e a seriedade perante Deus. Jesus não veio para abolir a oração de Israel, mas para levá-la à sua plena perfeição, cf. Mt 5, 17. Jesus Cristo ora em nós e por nós, e nós oramos a ele. O Pai-nosso contém uma invocação e sete pedidos, três em honra de Deus, quatro a favor do homem. Como tenho trabalhado a qualidade, a frequência e a perseverança das minhas orações?
A igreja celebra hoje:
Santos: Alexandre Akimetes (abade), Boisil de Melrose (abade), Dositeu de Gaza (monge), Félix de Bréscia (bispo), Florêncio de Sevilha (leigo), Lázaro, o Pintor (monge de Constantinopla), Marta de Astorga (virgem, mártir), Meraldo de Vendôme (abade), Milburga de Wenlock (abadessa), Milo de Benevento (bispo), Ordônio de Sahagún (monge, bispo), Policarpo de Roma (presbítero, mártir), Romana de Todi (virgem), Sereno de Billom (mártir), Willigis de Mainz (bispo), Zebino da Síria (eremita), Nicolau da Prússia (monge, bem-aventurado), Rafaela de Ibarra (bem-aventurada).
São Policarpo
Temos hoje a memória obrigatória de São Policarpo, que com Clemente Romano, Inácio de Antioquia, Papias, pertence ao grupo dos assim chamados "Padres Apostólicos", porque, em sua vida e em seus escritos, testemunhou a fé recebida diretamente dos apóstolos. Estes Padres Apostólicos foram o elo entre a Igreja primitiva e a Igreja do mundo greco-romano, na passagem do primeiro para o segundo século.
Conhecemos esta grande figura através das notícias de seu discípulo, Santo Irineu, e de uma carta escrita pelo próprio Policarpo aos fiéis de Filipos.
Irineu evoca com grata comoção a memória de seu mestre, dizendo: "Recordo as coisas de então melhor do que as recentes. Poderia assinalar o lugar em que sentava Policarpo para ensinar... seu modo de vida, os traços de sua fisionomia e as palavras que dirigia à multidão. Poderia reproduzir o que nos contava de seu trato com São João apóstolo e os demais que tinham visto o Senhor e como repetia suas mesmas Palavras...”
O mesmo Irineu testemunha que Policarpo "enviava cartas às comunidades vizinhas e a alguns irmãos em particular para ensiná-los e admoestá-los". E afirma especificamente: "E belíssima a carta que ele enviou aos filipenses". Esta é a única que nos foi conservada. Nela exorta os filipenses à constância e integridade da fé, e procura incutir em cada um a lembrança de suas obrigações particulares. Policarpo foi colocado como bispo de Esmirna pelo próprio São João apóstolo e, pela retidão de seu caráter, pelo alto saber, pelo amor à Igreja e zelo pela ortodoxia da fé, era considerado e estimado em todo o Oriente.
Como líder da comunidade, vemo-lo, em meados do século II, viajando para Roma a fim de tratar com o Papa Aniceto das divergências entre as duas comunidades, a do Oriente e do Ocidente, a respeito da data da celebração da Páscoa. Mesmo sem chegar a um acordo, os dois bispos celebraram juntos a Eucaristia, significando que uma questão meramente disciplinar não devia lesar a união eclesial. O mais que sabemos sobre Policarpo refere-se ao seu martírio, descrito numa carta autêntica que os fiéis de Esmirna enviaram a seus irmãos de Filomélio, na Frígia. Na época de seu martírio, Policarpo era respeitável ancião de oitenta e seis anos. Contra o procedimento temerário de alguns cristãos que se apresentavam ao martírio, o velho bispo preferiu manter-se oculto por algum tempo e assim animar suas ovelhas. Mas acabou sendo delatado e preso como chefe dos cristãos.
O governador da província exortou-o a que jurasse pela fortuna de César e que insultasse a Cristo, ao que o venerável ancião respondeu: "Há oitenta e seis anos sirvo a Cristo e nenhum mal tenho recebido dele. Como poderei rejeitar aquele a quem prestei culto e reconheço como meu Salvador?"
Foi condenado à morte pelo fogo. O povo pagão, instigado por diversos grupos, encarregou-se de erguer o mais depressa possível a fogueira que consumiu o corpo do bispo, no estádio da cidade. Policarpo recusou ser amarrado e subiu sozinho à fogueira, pronunciando esta prece: "Sede bendito para sempre, ó Senhor; que o vosso nome adorável seja glorificado por todos os séculos".
O relato de seu martírio termina com uma preciosa notícia sobre o culto litúrgico. Os judeus queriam impedir que os cristãos recolhessem as relíquias do mártir, para que, diziam, "não aconteça que comecem a adorar Policarpo como fazem com Cristo". Mas os cristãos atestaram: "Nós só adoramos a Cristo, ao passo que recolhemos seus ossos como ouro e pérolas preciosas, e lhes damos honrosa sepultura. A seguir celebramos alegremente a nossa reunião eucarística, como mandou o Senhor, para comemorar o natalício do seu mártir". Sofreu o martírio pelo ano de 155. [O SANTO DO DIA, Dom Servilio Conti, pg.90 ©Vozes, 1997]

Quando Deus quer uma obra, as dificuldades são meios. (Pe. Clevelier)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010


Bom dia evangelho
Segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
Cátedra de São Pedro – Ofício de Festa - 1ª Semana do Saltério - cor Litúrgica Branca

Antífona: O Senhor disse a Simão Pedro: Roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça. E tu, por tua vez, confirma os teus irmãos. (Lc 22,32)
Oração do Dia

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que nada nos possa abalar, pois edificastes a vossa Igreja sobre aquela pedra que foi profissão de fé do apóstolo Pedro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Apascentai o rebanho que vos é confiado: cuidai dele, não
obrigados, mas de boa vontade segundo Deus. (1Pd 5, 2a-b)
Evangelho do dia: Marcos (Mt 16, 13-19)
Tu és Pedro e eu te darei as chaves do Reino dos Céus
Naquele tempo 13Jesus veio à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: "Quem dizem os homens ser e Filho do homem?" 14Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16Simão Pedro respondeu: "Tu és o messias, o Filho do Deus vivo". 17Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

Palavra da Salvação!

Essa passagem bíblica também está presente nos seguintes sinóticos: Mc 8, 27-30; Lc 9, 18-27(Confissão de Pedro)

Comentário o Evangelho
Fé e missão


A missão de liderança confiada a Pedro exigiu dele uma explicitação de sua fé. Antes de assumir o papel de guia da comunidade, foi preciso deixar claro seu pensamento a respeito de Jesus, de forma a prevenir futuros desvios.
Se tivesse Jesus na conta de um messias puramente humano, correria o risco de transformar a comunidade numa espécie de grupo guerrilheiro, disposto a impor o Reino de Deus a ferro e fogo. A violência seria o caminho escolhido para fazer o Reino acontecer.
Se o considerasse um dos antigos profetas reencarnados, transformaria a Boa Nova do Reino numa proclamação apocalíptica do fim do mundo, impondo medo e terror. De fato, pensava-se que, no final dos tempos, muitos profetas do passado haveriam de reaparecer.
Se a fé de Pedro fosse imprecisa, não sabendo bem a quem havia confiado a sua vida, correria o risco de proclamar uma mensagem insossa, e levar a comunidade a ser como um sal que perdeu seu sabor, ou uma luz posta no lugar indevido.
Só depois que Pedro professou sua fé em Jesus, como o “Messias, o Filho do Deus vivo”, foi-lhe confiada a tarefa de ser “pedra” sobre a qual seria construída a comunidade dos discípulos: a sua Igreja. Entre muitos percalços, esse apóstolo deu provas de sua adesão a Jesus, selando o seu testemunho com a própria vida, demonstração suprema de sua fé. Portanto, sua missão foi levada até o fim. [O EVANGELHO DO DIA, Ano B. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1996]

Para sua reflexão: Simão, que pela carne e sangue é filho de Jonas, declara que Jesus é o Messias esperado; e Jesus o ratifica, declarando que a confissão procede de uma revelação do Pai, pela qual Pedro tem uma bem-aventurança particular. Depois Jesus declara a missão de Pedro: “construir” um templo, que é uma comunidade nova, na qual Pedro será a “pedra fundamental”. Pedro terá nela uma função medianeira central: por sua adesão ou aderência a Cristo. A obra de Jesus é imortal e Pedro terá as chaves de acesso ao Reino de Deus e terá o poder de julgar, perdoar e condenar, ratificado por Deus. Cristo, “Pedra viva”, garante a sua Igreja construída sobre Pedro a vitória sobre as potências de morte. Pedro tem razão de fé por ele confessada, permanecerá como a rocha inabalável da Igreja.
A igreja celebra hoje
Santos do Dia:

Abílio de Alexandria (bispo), Aristeu de Salamis (mártir), Atanásio de Nicomédia (abade), Margarida de Cortona (franciscana terciária), Maximiano de Ravena (bispo), Papias de Hierápolis (bispo), Pascásio de Viena (bispo), Rainério de Beaulieu (monge), Talássio e Lineu (eremitas).
Cátedra de São Pedro

Costumamos empregar expressões como poder do "trono", herdeiro do "trono", privilégios da "coroa" etc., indicando com as insígnias concretas a dignidade do próprio cargo. Essa mesma metonímia é familiar em assuntos eclesiásticos. "Santa Sé" nada mais é que Sancta Sedes, a santa cátedra, pois a palavra “sé” e simplesmente sedes. Os romanos, porém, tinham outra palavra tirada do grego, significando o assento ocupado por um professor ou qualquer outro que falasse com autoridade. Tal palavra era cathedra, e o seu emprego, neste sentido, não só pode ser rastreado até os primeiros séculos cristãos, mas sobrevive até hoje, notavelmente na expressão ”uma decisão ex cathedra”, que significa o pronunciamento no qual o papa fala como doutor da Igreja Universal.

A questão que se levanta é se a comemoração da "cátedra de S. Pedro" seria a veneração prestada a um objeto material tido como lembrança e relíquia, ou se antes teria como objetivo glorificar o encargo pontifical conferido a S. Pedro e seus sucessores no momento de sua sagração.

Em 18 de janeiro, nos referimos à antiga sedia gestatoria, conhecida como cátedra de S. Pedro e hoje guardada como relíquia na abside da grande basílica romana. De Rossi sustentou que esta cátedra é que se honrava na festa de 22 de fevereiro, mas também ressaltou a menção de S. Gregório Magno ao "óleo da cadeira em que S. Pedro inicialmente sentou-se quando estava em Roma", ou seja, o óleo da lâmpada que, segundo parece, ardia em frente a um assento talhado em tufo calcário, no assim chamado "coemiterium Ostrianum", onde S. Pedro costumava batizar. O grande arqueólogo associava este assento à festa de 18 de janeiro. E possível que essas duas festas tenham se originado em semelhante tradição, mas o que parece ter-se imposto foi a argumentação vigorosamente sustentada por Dom Duchesne, Marucchi e outros contra a identificação entre a litúrgica "cátedra de S. Pedro" e qualquer objeto material. Segundo Duchesne, por mais antiga que possa ser essa cátedra hoje venerada em Roma, menção nenhuma existe anterior a 1217. "Escrevendo sobre a basílica de S. Pedro (1159-1181), Pedro Mallius não lhe faz a menor menção, e, considerando que ele constantemente se estende ao falar das relíquias aí existentes, seu silêncio mostra que nenhuma cátedra de S. Pedro era então venerada". Ademais, quando examinamos as primitivas coletas, lições etc. da celebração litúrgica, percebemos que a nota dominante da festa era a gloriai­cação do cargo de S. Pedro.

Ao se falar sobre a festa da cátedra de S. Pedro em 18 de janeiro, dissemos que originalmente havia apenas uma festa da cátedra e que essa era celebrada a 22 de fevereiro, sem referência alguma a Antioquia, mas com referência presumível ao inicio do episcopado de S. Pedro em Roma. O que sabemos de certo é que o calendário filocaliano, que traz a lista das celebrações litúrgicas em Roma no ano 354 ou mesmo talvez 336, em 22 de fevereiro registra natale Petri de cathedra, isto é, "festa da Cátedra de Pedro", pois nesse tempo o termo natale passara a designar não apenas o dia do nascimento, mas qualquer tipo de aniversário. Podemos assim estar inteiramente seguros de que em meados do século IV, muito pouco tempo depois da morte do Imperador Constantino, a Igreja romana honrava S. Pedro como uma festa ligada, de algum modo, à sua investidura no múnus pastoral. E sumamente improvável que esta comemoração tivesse de fato algo a ver com Antioquia. Nem mesmo no calendário de S. Vilibrordo (c. AD. 704), vários séculos mais tarde, encontramos a referência Cathedra Petri in Antiochia, e essa é, no gênero, a referência mais antiga que chegou até nós. Por outro lado, consta que no "Hieronymianum" de Auxerre, do século VI, o registro Cathedra Petri in Roma já estava ligado a 18 de janeiro. Entretanto, as liturgias galicanas em sua maior parte adere a 22 de fevereiro, sem qualquer menção a Antioquia.

O elemento mais importante, no presente caso, é indubitavelmente o fato de que, em 22 de fevereiro ou perto desta data, ocorria, segundo o costume pagão, a comemoração anual dos parentes mortos chamada Feralia ou Parentalia (ocasião em que se colocava comida junto aos túmulos). Parece que não é possível determinar o dia exato, porque, embora em seus Fasti Ovídio fale das Ferálias sob o titulo de 18 de fevereiro, contudo pelo uso da expressão parentales dies claramente indica que a celebração prolongava-se por mais de vinte e quatro horas, sendo que mais autoridades antigas dão proeminência, no mesmo sentido, ao dia 21 de fevereiro. Durante as Parentálias, explica Kellner, "não se fazia celebração de casamentos, os templos permaneciam fechados, e os magistrados não usavam as insígnias externas do seu cargo. A comemoração dos mortos seguia-se imediatamente, em 22 de fevereiro, a festa dos parentes ainda vivos, chamada por isso Charistia ou Cara cognatio. Esta celebração não tinha lugar reconhecido entre as funções do culto oficial do Estado. Não obstante, era uma festa muito popular e lançava suas raízes na vida do povo mais profundamente do que quaisquer festas oficiais". Isso fornece boa razão para supor-se que a própria instituição primitiva da festa da Cátedra de S. Pedro foi simplesmente um esforço visando arranjar um substitutivo cristão para os ritos pagãos praticados nessa época (cf. 1º de janeiro com referência à celebração do Ano Novo, e a festa da Candelária em relação às Robigálias e Lupercálias). Vários e evidentes testemunhos levam à mesma conclusão. Por exemplo: no calendário de Polêmio Silvio, compilado na Gália por volta do ano 448, temos no dia 22 de fevereiro o registro "Deposição de S. Pedro e S. Paulo. Os 'caros laços de sangue' (cara cognatio) assim denominados porque, embora pudesse haver contendas entre parentes vivos, tais contendas deviam ser abandonadas por ocasião da morte". Isso claramente sugere que uma festa de S. Pedro e S. Paulo fora introduzida neste dia para substituir a celebração pagã da Charistia. Provavelmente, a festa cristã tinha bem o mesmo caráter litúrgico da que se chamaria "Cátedra de S. Pedro em Roma" ou "Deposição de S. Pedro e S. Paulo". Chegar-se-ia, em qualquer dos casos, a uma celebração das prerrogativas especiais da Santa Sé.

Mais surpreendente talvez como ilustração da vitalidade dos abusos supersticiosos é o fato de que, em meados ainda do século XII, a festa de fevereiro continuava sendo chamada "dia do banquete de S. Pedro". Dizem que o liturgista Beleth, a quem devemos a presente informação, era inglês mas viveu um bom tempo na França, sendo por isso talvez que a referência em questão ele a faz pensando na França. Depois de indicar que ambas as festas da cátedra de S. Pedro eram separadas da Septuagésima por um intervalo regular, afirma que a festa com a referência Antioquia, ou seja, a celebração de fevereiro, era a mais solene das duas e chamava-se Jestum beati Petri epularum, que em tradução equivaleria à grosseira expressão "comidas de S. Pedro". "Porque - prossegue ele - todo ano, num dia do mês de fevereiro, os pagãos de antigamente costumavam colocar junto aos túmulos dos seus parentes um bom prato de comida, que durante a noite os demônios roubavam, embora de modo não menos inverídico do que absurdo as pessoas acreditassem que as almas dos mortos se reabasteciam com as comidas ali deixadas. Imaginava-se, de fato, que semelhantes provisões eram consumidas pelas almas que vagavam em volta das sepulturas. Ora, esse costume e essa falsa convicção dificilmente podiam ser erradicados, mesmo de entre os cristãos. Em conseqüência, quando certo santo percebeu a dificuldade e ficou ansioso por suprimir completa-mente esse costume, os cristãos instituíram a festa da cátedra de S. Pedro, a de Roma e a de Antioquia, marcando-a para o dia em que as abominações pagãs tinham lugar. Visavam assim aboli-las inteiramente. Portanto, foi devido a essa colocação de boas comidas junto aos túmulos que a festa passou a se chamar 'dia do banquete de S. Pedro'".

Está claro que essas alusões às oferendas depositadas junto aos túmulos devem referir-se todas à festa de fevereiro, o que mais ainda dificulta entender como a festa chegou a duplicar-se. Várias hipóteses têm sido feitas, e delas a mais plausível parece a de Dom Duchesne, ou seja: a celebração de 22 de fevereiro não podia ser feita regularmente, porque muitas vezes caía na Quaresma. Assim, "nas regiões que seguiam o rito galicano - nesse rito a observância quaresmal era tida como incompatível com a celebração dos santos - a dificuldade pode ter sido contornada pela celebração da festa em data antecipada". Para a escolha de 18 de janeiro, podemos talvez achar uma razão no fato de que este dia é a data em que mais cedo pode ocorrer a Septuagésima. Sem dúvida, se a escolha tivesse sido 17 de janeiro, a festa da Cátedra ficaria inteiramente fora da possibilidade de qualquer concorrência, mas certamente deve ter havido aqui algum erro de cálculo. Embora a Septuagésima possa cair em 18 de janeiro, isso acontece muito raramente. Não acontecia desde 1818, e não acontecerá de novo antes do ano 2285. Ademais, parece altamente provável que a festa da Santíssima Virgem entrou no "Hieronymianum" a 18 de janeiro precisa­mente pela mesma razão, e conjectura-se que a festa hoje conhecida como "Conversão de S. Paulo" era originariamente uma espécie de oitava da festa da Cátedra de S. Pedro. Parece que Polêmio Sílvio, conforme será lembrado, considerava a festa da Cátedra como sendo de ambos os apóstolos e denominava-a Depositio SS. Petri et Pauli. [Texto obtido na seguinte fonte: VIDA DOS SANTOS DE BUTLER II, © Vozes, 1985]

Os homens que sempre falam a verdade são os que mais se aproximam de Deus. (Pitágoras)

O amor é a asa veloz que Deus deu à alma para que ela voe até o céu. (Michelangelo Buonarroti)

Campanha da Fraternidade 2010

Baixe os slides, em Power Point, da apresentação completa do tema da CF2010
e discuta o assunto em grupo na sua Igreja, Paróquia e Comunidade.


Eis o link para obtenção dos slides
http://www.cnbb.org.br/site/component/docman/doc_download/41-apresentacao-em-power-point

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Bom dia evangelho
Quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Depois das Cinzas – Início da Quaresma - 4ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Litúrgica Roxa

Antífona:
Clamei pelo Senhor, e ele me ouviu: salvou-me daqueles que me atacam. Confia ao Senhor os teus cuidados, e ele mesmo te há de sustentar. (Sl 54, 17-20.23)

Oração do Dia:

Inspirai, ó Deus, as nossas ações e ajudai-nos a realizá-las, para que em vós comece e termine tudo aquilo que fizermos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo
Evangelho do dia: Lucas (Lc 9, 22-25)
Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 22"O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia". 23Depois Jesus disse a todos: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?" Palavra da Salvação!
Contexto: Ministério de Jesus na Galiléia. Leituras paralelas: Mc 16, 21; Lc 8,31 (Primeiro Anúncio da Paixão); Mt 16, 20-25; Mc 8, 30-9,1 (Prediz a morte e ressurreição); Mt 16, 24-27; Mt 10, 28; Mc 8, 34-38 (condições para seguir a Jesus).
Comentando o Evangelho
A perda é salvação

A conclusão da caminhada terrena de Jesus escondia um sentido dificilmente compreensível para os discípulos. O horizonte messiânico no qual se moviam e com o qual interpretavam a pessoa do Mestre os impedia de compreender, em profundidade, o que o fato requeria. Para ser entendida, em sintonia com o pensar de Jesus, era preciso fazer uma violenta inversão de valores. O esquema tradicional era insuficiente para explicá-la.
Na lógica de Jesus, ou seja, na lógica do Reino, a perda é penhor de salvação, ao passo que a salvação, entendida à maneira do mundo, é fator de perda. Daí ser possível esperar que, da humilhação de Jesus resulte exaltação, do abandono por parte dos amigos e conhecidos provenha a solidariedade do Pai, do sofrimento redunde a mais plena alegria, e a morte seja superada pela ressurreição.
O contraste entre o projeto de Jesus e a mentalidade de seus discípulos era flagrante. Não lhes passava pela cabeça a possibilidade de existir um Messias cuja glória fosse alcançada em meio a sofrimentos e, muito menos, num contexto de morte violenta.
Só a fé na ressurreição pode nos levar a dar crédito às palavras de Jesus. Com ela, o Pai deu seu aval às palavras do Filho, assegurando-lhe sua veracidade. Jesus provou ser impossível experimentar a misericórdia do Pai sem abrir mão das ambições mundanas. Só quem é capaz de renunciar-se a si mesmo como ele, experimentará a salvação. (O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1996)
Para sua reflexão: O destino de Jesus, traçado pelo Pai e estendido exemplarmente aos homens, é paradoxal: parte do mistério do reinado de Deus. Já o demônio ofereceu a Jesus o domínio do mundo inteiro, sendo um projeto exatamente oposto ao do Pai. Mas Jesus era focado na sua missão e os discípulos não perceberam os sinais do seu tempo. Só depois da ressurreição de Cristo é que as coisas começam a se encaixarem. Assim acontece com a nossa vida: os sinais dos tempos estão à nossa frente, mas estamos ligados quase sempre nas coisas mundanas e curtindo menos a vida espiritual. A quaresma suscita em cada um de nós uma revisão de vida para mudança de rumos, se preciso for.
A igreja celebra hoje:
Santos do Dia:
Angilberto de Cêntula (abade), Bernadete Soubirous (religiosa, vidente de Lourdes), Charalampias e Companheiros (mártires da Magnésia, na Ásia Menor), Colmano de Lindisfarne (bispo), Eládio de Toledo (bispo), Flaviano de Constantinopla (bispo, mártir), Leão e Paregório (mártires de Patara, Lícia), Lúcio, Silvano e Companheiros (mártires da África), Máximo, Cláudio, Praepedigna, Alexandre e Cutia (mártires de Óstia), Simeão de Jerusalém (bispo, mártir), Teotônio de Coimbra (abade).
Santa Bernadete

Nasceu em Lourdes, na França, em 1844. Chamava-se Maria Bernarda. Filha de gente simples, mas a educaram dentro dos preceitos da Igreja Católica. Aos treze anos foi viver na pequena povoação. Analfabeta, acostumada aos trabalhos rudes do campo, Bernadete conhecia apenas as principais orações dos cristãos: o pai-nosso, a ave-maria, o credo etc. As aparições tiveram início no dia 11 de fevereiro de 1858, em que Nossa Senhora se proclamava: "Eu sou a Imaculada Conceição".Após as aparições, Bernadete ingressou no Convento das Irmãs de Nevers, onde viveu 13 anos, muitas vezes incompreendida e tratada com dureza pelas superioras e co-irmãs. Acometida de tuberculose, aos poucos consumida por uma cárie óssea. Viveu sua vida em sua cela de freira orando pelas almas das pessoas que ainda não encontraram o caminho de Deus, sempre com humildade e resignação, rezando menos para que a dor que sentia diminuísse e que o Céu lhe dessa paciência e força para suportar calada as provações de Deus. Bernadete morreu no dia 16 de abril de 1879. Morreu pronunciando oração de súplica a Maria: "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por mim, pobre pecadora" Em 1925, Pio XI proclamou-a bem-aventurada e, em 1937, foi canonizada.

A pessoa não vale por sua cor, raça, nacionalidade ou religião, mas
por sua dignidade e caráter. (Frei Neylor Tonin)


Valorize os seus limites, e por certo não se livrará mais deles! (Richard Bach)

tjl@ - www.paulinas.org.br

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Bom Dia Evangelho –
17 de fevereiro de 2010 — Quarta-feira
Quarta-feira de Cinzas
(Cor Roxa)


ECONOMIA E VIDA
“Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”
“Rasgai o coração; voltai para Javé; reconciliai-vos”. Com estas palavras a Igreja nos desafia a iniciarmos a Quaresma. Como discípulos missionários queremos, ao recebermos as cinzas, passar da morte para a vida, assumindo uma sincera conversão. Iniciamos também a Campanha da Fraternidade, que neste ano é ecumênica, e tem como tema “Economia e vida”, sob o lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Oração

Espírito de piedade, ensina-me o modo de agir que realmente agrade ao Pai, e mereça a recompensa divina.
Evangelho
A caridade, a oração e o jejum - Mt 6,1-6.16-18

Jesus disse: - Tenham o cuidado de não praticarem os seus deveres religiosos em público a fim de serem vistos pelos outros. Se vocês agirem assim, não receberão nenhuma recompensa do Pai de vocês, que está no céu. - Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. - Quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando orar, vá para o seu quarto, feche a porta e ore ao seu Pai, que não pode ser visto. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. - Quando vocês jejuarem, não façam uma cara triste como fazem os hipócritas, pois eles fazem isso para todos saberem que eles estão jejuando. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando jejuar, lave o rosto e penteie o cabelo para os outros não saberem que você está jejuando. E somente o seu Pai, que não pode ser visto, saberá que você está jejuando. E o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa. Comentário do Evangelho
A oração é a união de vontade com o Pai
Os poderosos sempre souberam ostentar piedade, justiça e bondade. Assim fazem para atrair as boas graças do povo e se consolidarem no seu poder e na sua exploração. Jesus vem desmascarar as falsas aparências. "Os hipócritas [.] já receberam a recompensa." A esmola não se limita a um gesto externo, mas é a acolhida no seu coração do irmão pobre, percebendo sua dignidade e seu sofrimento. A oração não é o exteriorizar de gestos e de palavras, mas é a união de vontade com o Pai. O jejum não é a prática de alguns sacrifícios alimentares rituais, mas sim o renunciar ao projeto de sucesso e status pessoal para encontrar sua vida na comunhão de bens e de vida com seu irmão e com Deus. (Fonte: José Raimundo Oliva).
A Igreja celebra hoje:
Sete fundadores da Ordem dos Servitas

Na Europa começou no século XII e XIII a surgir uma burguesia que viviam totalmente contra o Evangelho causando assim um mal à sociedade. Como resposta de Deus na Igreja foram surgindo grupos, como os fundadores que celebramos hoje, seguidores de São Francisco de Assis, São Domingos e outros que numa observância radical ao Evangelho estavam edificando a Igreja e o mundo.Tudo começou quando um grupo se entregava em oração, cantos e propósitos de caridade diante de uma imagem de Nossa Senhora. Até que sete nobres jovens dando um passo a mais, renunciaram as armas, cavalos e luxo e se consagraram a Deus numa vida de pobreza, humildade e caridade; era eles: Bonfílio Monaldi, Bonaiuto Manetti, Manetti delÁntella, Amadio Amidei, Ugoccio Ugoccioni, Sostenio de Sosteni e Aleixo Falconieri.Estes Sete Santos entregaram-se de tal forma a uma vida de testemunho que atraíram tantos jovens que fundaram uma comunidade monástica, até se fundarem a Ordem dos Servos de Maria, ou Servitas. Estes homens da paz, deram uma rica contribuição na renovação da Europa, já que todos foram santos, tirando o jovem Aleixo, todos santos sacerdotes. Sete santos fundadores...roguem por nós!

Tjl@ - http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bom dia evangelho
Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
V Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde

Antífona: Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é nosso Deus. (Sl 94, 6-7)

Oração: Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho do dia: Marcos (Mc 7, 31-37)

Cura de um surdo-gago
Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: "Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!" 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.

36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: "Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
Ele fez tudo bem

Jesus "fazia bem todas as coisas". Isto revela o empenho que colocava no exercício de sua missão. Ele não fazia as coisas pela metade, não concedia benefícios parcelados e condicionados, nem se contentava com ações malfeitas. Pelo contrário, seus gestos poderosos traziam a marca da plenitude.

No caso do surdo-mudo, a plenitude do gesto de Jesus deve ser entendida para além da cura física. O fato de abrir-lhe os ouvidos, possibilitando-lhe ouvir perfeitamente, e da libertação da mudez, de modo a poder falar sem dificuldade, já é, por si, formidável. Contudo, isto ainda seria insuficiente para que a ação de Jesus fosse declarada benfeita. Era necessário possibilitar ao surdo-mudo um "abrir-se" ainda mais radical: desfazer-lhe as outras prisões, e num nível tal de profundidade, de forma a colocá-lo em plena sintonia com Deus e com os seus semelhantes.

Sem esta passagem da cura física à cura espiritual, a primeira não teria muita importância. Vale a pena alguém ser curado da surdez e da mudez para levar uma vida egoísta, sem solidarizar-se com os necessitados? Tem sentido ser privilegiado com um gesto de misericórdia de Jesus, e recusar­-se a ser misericordioso com o próximo?

Só uma cura radical possibilitaria àquele homem ser misericordioso com os demais. E era isto que interessava a Jesus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Pe. Jaldimir Vitório, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão:

O surdo se comunica com gestos corporais, comprometendo o tato. O dedo transmite poder e é sinal Dele; penetra e abre o ouvido. A saliva tinha virtudes terapêuticas, mas a de Jesus era obviamente milagrosa. O auxilio invocado por Jesus vem de Deus; o gemido soa como suplica. Depois de curado o então surdo foi instruído para que nada contasse para outras pessoas. O Criador faz o bem e o Redentor, a bondade. Este é o segundo milagre feito por Jesus em terras pagãs e essa passagem só aparece no Evangelho de São Marcos, daí não estar indicadas as passagens paralelas nos evangelhos sinóticos, como de costume. Para se obter o milagre de Jesus basta a fé e uma vida reta, preparada para receber a graça do Senhor; mas isso requer uma forte contrapartida do cristão.
A igreja celebra hoje:
Santos do Dia:

Antonio Kauleas (bispo, Patriarca de Constantinopla), Bento Revelli (monge, bispo de Albenga), Damião (mártir de Alexandria), Etelvaldo de Lindisfarne (monge, bispo), Eulália de Barcelona (virgem, mártir), Gaudêncio de Verona (bispo), Goscelino de Turim (abade), Marina (virgem), Melécio de Antioquia (bispo), Modesto (diácono, mártir), Modesto e Amônio (mártires de Alexandria), Modesto e Juliano (o primeiro, mártir de Cartago; o segundo, de Alexandria), Umbelina (abadessa, irmã de São Bernardo), Antônio de Saxônia e Companheiros (franciscanos, mártires, bem-aventurados), Nicolau Saggio (da Ordem dos Mínimos, bem-aventurado), Reginaldo de Orleáns (religioso, bem-aventurado), Tiago Fenn e Companheiros (mártires de Tyburn, Inglaterra, bem-aventurados).
Santa Eulália
Lembramos neste dia a santidade de Eulália virgem e mártir. Viveu em Barcelona no fim do século III numa família que a educou para o bem e para a fé em Jesus Cristo.Quando pequena Eulália gostava da companhia das amigas cristãs , e por outro lado fugia do pecado e era inimiga da vaidade. Aconteceu que possuía apenas 14 anos quando chegou à Espanha a perseguição contra os cristãos por parte do terrível Diocleciano; Eulália soube dos fatos e desejou alegremente o martírio, para assim glorificar e estar com o Cristo.Os pais religiosos resolveram viajar a fim de esconderem-se juntamente com a menina, mas Santa Eulália fugiu e foi parar diante do governador que escutou daquela jovem e bela moças duras verdades quanto a ignorância da perseguição aos cristãos. De início o governador admirado pela ousadia da Santa a entregou para que apostasse da fé, ou seja, que adorasse aos deuses, mas sua resposta foi: " Eu sou Eulália, serva do meu Senhor Jesus Cristo, o Rei dos Reis e Senhor de todos os dominadores ".Diante da fé e coragem da jovem Eulália o governador mandou os algozes queimarem o seu corpo com ferros em brasa, e sua oração durante o sofrimentos era esta: "Agora, ó Jesus, vejo no meu corpo os traços de vossa sagrada paixão ". O final de tudo foi no próprio fogo onde Santa Eulália foi consumida pelas chamas, mas tudo isto por que Eulália já estava toda consumida pelo Amor de Deus, que a levou para o céu.Santa Eulália...rogai por nós!

Existem três classes de pessoas às quais se pode dizer sempre a verdade: os
amigos, os santos e os sábios. (Pe. Héber Salvador de Lima)


Reflexão apostólica
Aproveitemos a vida em equipe para nos ajudarmos uns aos outros em nosso caminho de santificação e de trabalho apostólico, a exemplo das primeiras comunidades cristãs.
Torne-se um lago!

Um dia Santa Terezinha pediu a uma jovem noviça triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo de água e bebesse."Qual é o gosto?" Perguntou Santa Terezinha."Ruim" disse a noviça.Santa Terezinha sorriu e pediu a jovem noviça que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago.As duas caminharam em silêncio e a jovem noviça jogou o sal no lago, então Santa Terezinha disse:"Beba um pouco dessa água".Enquanto a água escorria do queixo da jovem, Santa Terezinha perguntou:"Qual é o gosto?""Bom!" Disse a jovem noviça."Você sente o gosto do sal?" Perguntou Santa Terezinha."Não" disse a jovem.Santa Terezinha então sentou ao lado da jovem noviça, pegou sua mão e disse:"A dor na vida de uma pessoa não muda.Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos.Então,quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o sentido das coisas.
tjl@12022010-0946lt

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
V Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde

Jesus veio para salvar a todos, e não apenas um povo. Todos os homens e mulheres que se abrem à verdade do evangelho alcançam a redenção de Cristo. O que une a humanidade não são as diferenças de raças ou culturas, mas a mesma fé e o mesmo amor naquele que veio de junto do Pai: Jesus Cristo! Por isso, Jesus acolhe aquela mulher que lhe suplica misericórdia. E, sendo hoje, o Dia Mundial dos Enfermos, peçamos ao Senhor que lhes conforte e lhes dê a paz.

Antífona: Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é nosso Deus. (Sl 94, 6-7)

Oração: Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho do dia: marcos (mc 7, 24-30)

A ação de Jesus tem grande alcance naqueles que têm fé
Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio.
27Jesus disse: "Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos". 28A mulher respondeu: "É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair". 29Então Jesus disse: "Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha". 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. Palavra da Salvação!
Essa passagem bíblica também está presente no seguinte sinótico
Mt 15, 21-28 e Mt 8, 29+ (Cura da filha de uma siro-fenícia)

Comentando o evangelho
A persistência recompensada


O encontro de Jesus com a mulher Cananéia contém uma série de elementos atípicos.

O Mestre encontrava-se em território pagão, dentro de uma casa, pensando poder passar despercebido. Seu anonimato foi revelado pela presença de uma mulher que, tendo ouvido falar dele, veio lançar-se-lhe aos pés.

Sendo mulher, estrangeira e pagã, a atitude mais natural de Jesus seria de mantê-la à devida distância, porque, segundo a tradição da época, um mestre que se prezava não contactava com mulheres, com estrangeiros, nem com pagãos. Apesar disso, o Mestre aceitou dialogar com ela, embora, tenha sido um diálogo um tanto ríspido.

Jesus não mostrou nenhuma intenção de atendê-la. Mas a mulher ficou firme no seu propósito: obter a cura de sua filhinha, vítima de um espírito maligno. Tampouco se dobrou aos argumentos do Mestre, segundo os quais os destinatários de seu poder taumatúrgico eram, preferencialmente, os "fi­lhos", ou seja, os judeus. Sentia-se no direito de partilhar, pelo menos, as migalhas dos bens oferecidos aos "filhos". Por isso, estava disposta a ser tratada como os cachorrinhos que comem as migalhas caídas da mesa de seus donos.

Segura do que queria, e sabendo que tinha recorrido à pessoa certa, a mulher não cedeu. Resultado: sua persistência foi recompensada. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Pe. Jaldimir Vitório, ©Paulinas, 1997]
A igreja celebra hoje
Santos do Dia: Adolfo de Osnabrück (monge, bispo), Ardano de Tournus (abade), Bento de Aniane (abade, eremita), Calógero de Ravena (bispo), Castrense de Cápua (bispo), Gregório II (papa), Jonas de Demeskenyanos (eremita), Lázaro de Milão (bispo), Lúcio (bispo de Adrianópolis) e Companheiros (mártires), Pascoal I (papa), Saturnino, Dativo, Félix, Ampélio e Companheiros (mártires),Severino de Agaunum (abade), Teodora (imperatriz), Isabel Salviati (monja camaldulense, bem-aventurada), Heloísa de Coulombs (virgem, bem-aventurada).
Santo Castrense
Castrense viveu no século V, era cristão e bispo de Cartagine, atual Tunísia, África. Durante a invasão dos Vândalos, comandados pelo rei Genserico, ele foi lançado ao mar, junto com outros sacerdotes e fiéis, dentro de um velho navio desprovido de velas, remos e leme. Com certeza, o intuito era que morressem afogados, mas milagrosamente ele sobreviveu, desembarcando na costa italiana, próxima a Nápolis. Pelos registros, ele retomou sua missão apostólica e logo se tornou bispo de Castel Volturno. Depois, de acordo com o antiquíssimo "Calendário Marmóreo" de Nápolis, ele também foi eleito bispo de Sessa, aceitando a difícil tarefa de conduzir os dois rebanhos, os quais guiou com amor e zelo paternal. Castrense era humilde e carismático, penitente e caridoso, durante a sua vida patrocinou dois episódios prodigiosos, registrados nos arquivos da Igreja: libertou um homem possesso pelo demônio e salvou um navio cheio de passageiros de uma grande tempestade. Assim, a fama de santidade já o acompanhava, quando morreu como mártir de Jesus Cristo, em 11 de fevereiro de 450, em Sessa, Nápolis. Logo passou a ser venerado pela população em toda Campânia e em muitas outras cidades, inclusive na África. As relíquias do Santo, foram transferidas, antes do século XII, de Sessa para Cápua e depois por determinação de Guilherme II o Bom, último rei normando da Sicília, foram enviadas para Monreale. Em 1637, foram transladadas para a Capela anexa à Catedral de Monreale, em uma urna de prata com uma placa onde se pode ler "São Castrense, eterno baluarte da cidade de Monreale". As mais recentes informações sobre este Santo de origem africana, datam de 1881, e foram encontradas durante as escavações arqueológicas na gruta de Calvi, próximas de Monreale. São pinturas do século VII que retratam o bispo Castrense, nas duas dioceses e ao lado de outros mártires da mesma época e região. Mas ainda hoje encontramos o efeito da sua presença na Catânia, seja na pequena região que leva o nome de São Castrense, seja nas diversas igrejas e no convento feminino beneditino erguido ao lado da Catedral, sendo tudo dedicado à sua memória. Inclusive nas manifestações de sua devoção quando da comemoração de sua passagem no dia 11 de fevereiro. Data oficializada pela Igreja, quando reconheceu o seu martírio e declarou o bispo Castrense, Santo e padroeiro da cidade de Monreale. Neste dia a sua estátua segue em procissão da Catedral de Monreale, indo para a de Sessa e retornando após o culto litúrgico. Dizem os devotos que durante este trajeto muito graças são alcançadas por sua intercessão. [www.paulinas.org.br]
Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional. [Roger Crawford]

Nenhuma ciência é mais bem provada do que a religião da Bíblia. (Isaac Newton)
tjl@ -
www.paulinas.org.br- www.arautos.org.br - www.padremarcelorossi.com.br-www.mundocatolico.org.br

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
Santa Escolástica (Virgem e fundadora) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Branca

A rainha de Sabá reconhece a sabedoria de Salomão, e agradece a Deus por ter-lhe concedido tão grande dádiva. O coração humano precisa ser transformado pelo Evangelho, para que suas más inclinações sejam vencidas. Para entrar no Reino é preciso convertê-lo.

Antífona: Exultemos de alegria, pois o Senhor do universo amou esta virgem santa e gloriosa.

Oração: Celebrando a festa de santa Escolástica, nós vos pedimos, ó Deus, a graça de imitá-la, servindo-vos com caridade perfeita e alegrando-nos com os sinais do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Evangelho do dia: Marcos (Mc 7, 14-23)

O que torna impuro o homem é o que sai do seu interior
Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir, ouça".

17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: "Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa, pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?" Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.

20Ele disse: "O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro, e são elas que tornam impuro o homem". Palavra da Salvação!

Essa passagem bíblica também está presente no seguinte sinótico
Mt 15, 10-20 (Ensinamento sobre o puro e o ímpio)

Comentário o Evangelho
De onde vem a impureza?

Jesus buscou recuperar a interioridade e a profundidade da prática da fé, contrapondo-se à exterioridade e superficialidade dos escribas e fariseus. Exortava seus discípulos a perceberem que a verdadeira contaminação do ser humano não provém do seu exterior, e sim, do coração. Assim, quem pretende apresentar-se puro diante de Deus, deve, antes, purificar o seu íntimo de onde provém todo o mal.

Esta purificação não consiste num gesto exterior, como seria um banho ou uma lavagem de mãos. Ela acontece quando a pessoa, sintonizada com Deus, elimina tudo o que pode perturbar sua relação com o próximo. Quem é puro, pensa bem de seu semelhante; respeita-lhe a vida, o corpo e a propriedade; é misericordioso no trato com ele; não age com dolo ou malícia. Estes são sinais inequívocos de pureza interior.

Se isto não acontece, por mais que o indivíduo se lave com água, estará cheio de impurezas e despreparado para realizar um culto agradável a Deus. As coisas materiais são indiferentes; não têm um poder mágico de contaminação.

Portanto, os discípulos não devem dar atenção às insinuações dos fariseus. Não vale a pena buscar a pureza pelo caminho indicado por eles. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulina, 1998]

Para sua reflexão: Em Mc 7,19 o coração representa a consciência livre, isto é, a fonte da vida moral do ser humano. Os doze pecados citados em Mc 7, 21-22 continuam nos dias de hoje também; alguns deles estão incluídos nos Dez Mandamentos! Os discípulos, naquela época, tinham dificuldades de entender essas colocações de Jesus, mas essa falta de entendimento não continua hoje também em nosso meio? Como libertar-se das nossas impurezas, se não abrimos o nosso coração para o entendimento e a prática da Palavra?
A igreja celebra hoje:
Santos do Dia: André e Apônio (mártires), Austreberta de Pavilly (abadessa), Baldegundes (abadessa de Sainte-Croix, Poitiers), Desiderato de Clermont (bispo), Erlufo de Werden (bispo, mártir), Guilherme de Maleval (eremita), Protádio de Besançon (bispo), Sálvio de Albelda (abade), Silvano de Terracina (bispo), Sotéria de Roma (virgem, mártir), Zótico, Irineu, Jacinto, Amâncio e Companheiros (um grupo de dez soldados, mártires de Roma), Alexandre de Lugo (dominicano, mártir, bem-aventurado), Luís Stepinac (cardeal, mártir, bem-aventurado), Clara de Agolanti (viúva, bem-aventurada), Eusébio de Murano (eremita, bem-aventurado), Hugo de Fosse (monge, bem-aventurado), Pagano da Sicília (monge, bem-aventurado).
Santa Escolástica
Santa Escolástica era irmã de São Bento, colaborando com este seu irmão na fundação de um ramo de beneditinas (comunidade religiosa). Sentiu-se sempre ligada ao santo irmão pelo ideal de consagração a Deus e por uma comum vocação de fundadores. Bento, de monges, Escolástica, de irmãs, que passaram a ter o nome de beneditinas, ou por ter São Bento codificado os estatutos da Ordem, ou por ter sido ele o seu grande inspirador. Consagrada a Deus desde sua infância costumava visitar o irmão uma vez por ano no mosteiro. E assim por sua vez São Bento procedia e costumava visitar a irmãzinha. Passavam o dia em santos colóquios e louvores ao Senhor. À noite tomavam juntos a refeição. Certa vez Santa Escolástica, vendo o aproximar-se da noite rogou-lhe: " Não me deixes esta noite, suplico-te! - para que possamos falar a noite toda sobre as alegrias da vida celestial!" E São bento lhe respondeu: "De forma alguma, mina irmã, de forma alguma posso permanecer fora do mosteiro!" Quando a religiosa ouviu a negativa do irmão, juntou as mãos sobre a mesa e apoiou a cabeça para rogar a Deus que não o deixasse ir. Naquele momento trovões prenunciaram uma grande tempestade que nem São Bento e os freis que com eles estavam poderiam sair. São Bento então começou a dizer: "Que Deus perdoe você, minha irmã. Que é que você fez?" E ela respondeu: "Pedi ao a você e você não me ouviu; Então pedi ao Senhor e Ele me ouviu". E assim passaram a noite, conforme Escolástica desejou: em santos colóquios com todos os freis. Três dias após, estando em oração, São Bento viu a alma de sua irmã subindo ao céu em forma de pomba. Teve tanta certeza de sua partida para a eternidade que pediu que fossem buscar seu corpo para enterrá-lo no próprio túmulo. Não foi por pouco a insistência dessa sua irmã: era uma despedida em que Deus realizava sua santa vontade!

Precisamos amar para não adoecer. (Sigmund Freud)

A verdade sempre brilha no final, quando toda a gente se tiver afastado. (Júlio Ceron)Alberto Moura

Dia Mundial do Enfermo
No dia 11 de fevereiro de 1858, ocorreu em Lourdes, na França, a célebre aparição da Virgem Maria em que esta declarou: “Sou a Imaculada Conceição”. Desde então, milhões de fiéis buscam no santuário ali construído a saúde do corpo e da alma.

Em alusão a tal data, o Papa João Paulo II instituiu o Dia Mundial do Enfermo, no ano de 1993. Seu principal objetivo é sensibilizar os governos e a sociedade civil para que os enfermos tenham a melhor assistência possível.

A Igreja Católica também enfatiza a importância de ajudá-los a valorizarem o sofrimento em seu significado cristão de aproximação com Deus. Outra intenção é defender a formação moral e espiritual dos agentes sanitários.

Uma cidade é escolhida a cada ano para a celebração da data na presença do Papa, em um dia de orações e incentivo ao envolvimento de todos. [Fonte: Editora FTD]

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bom dia Evangelho - Terça-feira
9 de fevereiro de 2010
V Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde

Antífona: Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é nosso Deus. (Sl 94, 6-7).
-O templo nos faz compreender a presença de Deus no meio de seu povo, mas Ele ultrapassa a realidade do templo. Religião verdadeira é a que cumpre a vontade de Deus, pratica a caridade e a misericórdia, torna viva a justiça e cria relacionamento fraterno. Quem não acolhe a Deus também não acolherá o irmão.

Oração: Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho do Dia:

Marcos (Mc 7, 1-13)Descrição sobre as tradições farisaicas
Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.

5Os fariseus e os mestres da lei perguntaram então a Jesus: "Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" 6Jesus respondeu: "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: `Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens".

9E dizia-lhes: "Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: `Honra teu pai e tua mãe'. E ainda: `Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: `O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban
[1], isto é, consagrado a Deus'. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas". Palavra da Salvação!
Essa passagem bíblica também está presente nos seguintes sinóticos
Mt 15, 1-20; Lc 11,38 (Discussão sobre as tradições farisaicas).
Comentário o Evangelho
Uma falsa piedade

Certas atitudes dos escribas e fariseus deixavam Jesus irritado. O modo como praticavam a religião parecia-lhe inconveniente. Para umas coisas, eram muito severos; para outras, faziam o que lhes era mais cômodo. Assim, eram rigorosos quando se tratava da pureza exterior, a ponto de não se sentarem ã mesa, sem terem lavado, cuidadosamente, as mãos. Quando, porém, se tratava de cuidar de seus pais, não tinham um mínimo de piedade filial. Assim, não tinham escrúpulos de distorcer a Lei de Moisés só para não ter que ajudar os pais carentes. Tal atitude impiedosa invalidava a preocupação com a pureza ritual e tudo o mais que faziam com a intenção de agradar a Deus.
Jesus não suportava um tipo de religião em que o indivíduo se esforça para mostrar-se piedoso diante de Deus, sem gestos de misericórdia em relação ao próximo.
E o que dizer, quando este próximo era o pai ou a mãe? A Lei era severa quanto ao respeito devido aos pais. O mandamento - "Honrarás pai e mãe" - era acompanhado de uma série de exigências bem concretas.
Assim, quando os escribas e fariseus consagravam a Deus o que era devido a seus pais, estavam se opondo à vontade divina. E nem tinham moral para criticar os discípulos que comiam com as mãos impuras.
Portanto, os doentes estavam no caminho certo, quando tentavam tocar em Jesus. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulina, 1998]
Para sua reflexão:

Ao revelar-se como o Filho de Deus, Jesus relativiza as regras e preceitos humanos. Não os anula, mas mostra que são válidos se estiverem relacionados com Ele. Ele é a norma, a encarnação do mandamento de Deus e a Palavra viva. Jesus não quis mudar o homem a partir de fora. Quis mudá-lo a partir de dentro, transformando-lhe o coração, entendido biblicamente, como o eu profundo do homem, onde se dão as suas decisões pelo bem ou pelo mal, por Deus ou contra Deus. Em nome da coerência com a prática da Palavra pedimos ao Senhor que nos liberte do formalismo, do legalismo mesquinho, que dá grande importância ao que a não tem, para que não transformemos a religião em algo de externo, sem valor diante de Ti. E então, se lemos a Palavra no cotidiano, como Ela tem transformado de fato a nossa vida?


A igreja celebra hoje:

Santos do Dia: Alberto de Fontenelle (monge, bispo), Alexandre e Companheiros (mártires de Roma), Alto de Altomünster (abade), Amon, Emiliano, Lassa e Companheiros (mártires de Membressa, na África), Amônio e Alexandre (mártires de Soli, em Chipre), Aniano de Llanengan (eremita), Apolônia de Alexandria (virgem) com Metras, Quinta e Serapião (todos mártires), Elídio de Llandaff (bispo), Miguel do Equador (religioso), Nebrídio de Egara (bispo), Nicéforo de Antioquia (mártir), Primo e Donato (diáconos, mártires da África), Reinaldo de Nocera (monge, bispo), Sabino de Canossa (bispo), Álvaro de Córdoba (dominicano, bem-aventurado), Mariano Scoto (abade, bem-aventurado)
Santa Apolônia
Quarenta anos de idade, cristã, padeceu nas mãos dos centuriões romanos. Motivados pela agitação da festa do primeiro milênio do Império, os cristãos foram criticados por um adivinho do Egito (Alexandria). O massacre aconteceu no mesmo momento e entrando nas casas dos cristãos, saqueavam-nos, roubando-lhes tudo o quer fosse precioso e matando-os. Até que chegou a vez de entrarem na casa de Apolônia: aprisionaram-na e arrancaram-lhes dentes, enquanto pediam-lhe que blasfemasse contra Cristo. E para fazê-la temer ainda mais, prometeram acenderam o fogo dizendo que a jogariam dentro. Apolônia lançou-se ao fogo sem que precisassem lançá-la, provando até quanto poderia chegar por amor a Cristo. Essa santa foi a mais popular da Idade Média.

Amor exigente, comm noção dos devidos limites e obrigações, forma
o verdadeiro caráter. (Pe. Sérgio J. de Souza)
tjl/ - www.mundocatolico.com.br
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010
V Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde

Santos do Dia: Dionísio, Emiliano e Sebastião (monges mártires da Armênia), Elgiva (abadessa, virgem), Estêvão Cuénot (bispo, mártir), Estêvão de Grandmont (abade), Honorato de Milão (bispo), Jacoba de Settesoli (franciscana terciária), Jerônimo Emiliani (presbítero) ,João Carlos Cornay (mártir de Tonkin), João da Mata (presbítero, fundador da Ordem dos Trinitários), Josefina Bakhita (virgem), Juvêncio de Pavia (bispo), Niceto de Besançon (bispo), Paulo, Lúcio e Ciríaco (mártires de Roma), Paulo de Verdun (monge, bispo), Pedro Igneus (bispo, cardeal), Quinta da Alexandria (virgem, mártir), Isaías de Cracóvia (agostiniano, bem-aventurado)

Antífona: Entrai, inclinai-vos e prostrai-vos: adoremos o Senhor que nos criou, pois ele é nosso Deus. (Sl 94, 6-7)
Oração:

Velai, ó Deus, sobre a vossa família com incansável amor; e, como só confiamos na vossa graça, guardai-nos sob a vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho do Dia: Marcos (Mc 6, 53-56)
Curas em Genesaré


Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galiléia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. Palavra da Salvação!
Essa passagem bíblica também está presente no seguinte sinótico
Mt 14, 34-36 (Curas na região de Genesaré)
Comentário o Evangelho
O contato salvador

A presença de Jesus causava alvoroço por onde ele passava. De toda parte, aparecia gente transportando doentes em macas, para depositá-los nas praças públicas, junto do Mestre, na esperança de poder fazê-los tocar no manto dele, a fim de serem curados.
Este gesto de tocar estava carregado de simbolismo. O contato físico estabelecia uma ligação direta com a fonte do poder curador, possibilitando ao doente recuperar a saúde. Simbolizava a comunhão entre Jesus e aquele que desejava ser curado. Portanto, podia ser tomado como expressão da fé e da confiança no Mestre. Era uma forma de bater às portas de um mundo misterioso onde a vida era restaurada. Era, também, uma maneira de o humano aproximar-se do sagrado e estabelecer com ele um relacionamento de intimidade.
De sua parte, Jesus não proibia as pessoas de tocá-lo, nem se sentia incomodado com isto. Por quê? Ele sabia que tinha sido enviado para os pobres, destinatários privilegiados de sua ação. Os que buscavam tocá-lo eram pobres. Daí não ter por que irritar-se com eles. Por outro lado, se estes, ao tocá-lo, ficavam curados, tanto melhor. Isto era um sinal claro da presença do Reino na história humana, restaurando a vida.
Portanto, os doentes estavam no caminho certo, quando tentavam tocar em Jesus. [O EVANGELHO DO DIA. Jaldemir Vitório. ©Paulina, 1998]

Para sua reflexão:
O manto de um profeta pode ser sinal de sua profissão. (2Rs 2,13). A ideia do toque no ente ou coisas consideradas sagradas é uma prática bem típica do cristão católico. No tempo de Jesus aqui no nosso meio, tocar o seu manto era uma atitude de plena fé do fiel no seu Mestre. A liturgia da Igreja é muito rica em exemplos e oportunidades em que o fiel católico pode exercitar a sua fé pelo toque: no sacrário, num crucifixo, etc. Que esta atitude de fé seja, na sua relação intima com o Senhor, destituída de propagandas e exibicionismos que descaracterizariam algo muito sério do seu relacionamento com o Divino.
A Igreja celebra hoje
– Santos do Dia: Dionísio, Emiliano e Sebastião (monges mártires da Armênia), Elgiva (abadessa, virgem), Estêvão Cuénot (bispo, mártir), Estêvão de Grandmont (abade), Honorato de Milão (bispo), Jacoba de Settesoli (franciscana terciária), Jerônimo Emiliani (presbítero) ,João Carlos Cornay (mártir de Tonkin), João da Mata (presbítero, fundador da Ordem dos Trinitários), Josefina Bakhita (virgem), Juvêncio de Pavia (bispo), Niceto de Besançon (bispo), Paulo, Lúcio e Ciríaco (mártires de Roma), Paulo de Verdun (monge, bispo), Pedro Igneus (bispo, cardeal), Quinta da Alexandria (virgem, mártir), Isaías de Cracóvia (agostiniano, bem-aventurado).
São Jerônimo Emiliano
Jerônimo Emiliano nasceu em Veneza, em 1481. Aos 15 anos, tornou-se soldado e, aos 25, senador. Amante dos prazeres, das festas, Jerônimo Emiliano tinha 28 anos quando caiu prisioneiro de guerra de Luis XII. Na prisão começou a meditar sobre o sentido da vida. Depositando-as cadeias sob o altar de Nossa Senhora, Jerônimo mudou radicalmente de vida. Vendeu o que possuía e entregou tudo aos pobres e necessitados. Dedicou-se de corpo e alma aos órfãos, às viúvas e aos jovens entregues `a prostituição. Fundou hospitais, orfanatos, asilos, escolas profissionalizantes para meninos. Vivia em companhia dos pobres, dos mendigos, dos injustiçados, de quem se tornou pai e defensor. Suas atividades apostólicas estenderam-se por varias cidades da Itália, como Verona, Brescia, Como e Bergamo. Em Samasca, Bergamo, surge a Sociedade dos Clérigos Regulares, os Padres Samascos, por ele fundada, cujo apostolado era o ensino gratuito de órfãos e jovens carentes. São Jerônimo Emiliano morreu em Samasca, enquanto assistia os doentes, no dia 8 de fevereiro de 1537. Foi canonizado em 1767. É o protetor dos órfãos e dos jovens abandonados. tjl@ -fonte: http://mundocatolico.org.br/.
Alegria é Remédio, você sabia?
Eii, você sabia, que a medicina tem comprovou que pelo menos 20 minutos de bons pensamentos, afeta o sistema imunológico das pessoas.Os anticorpos tornam-se mais resistentes, tornando as pessoas saudáveis.Você sabia, que a alegria evita rugas?Você sabia, que através da alegria e de uma boa alimentação o corpo absorve o que é saudável e joga fora o que não serve?O interessante é que a Bíblia diz isso.Como sempre a Palavra de Deus está sempre à frente da sabedoria humana.Em Provérbios 17,22 está escrito:"O coração alegre é bom remédio".A alegria de Deus em nossas vidas é saúde.Possamos então pensar em coisas boas, em coisas que edifiquem, em coisas que inspirem...Não tenhamos maus pensamentos.Não sejamos daqueles que sofrem antecipadamente, através de perigos imaginários.Tenhamos Jesus como nosso fundamento e nosso condutor...Quando nos abandonamos em Deus, nossa vida é transformada!!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BOM DIA EVANGELHO - Sexta-feira
5 de fevereiro de 2010
ANO C – SÃO LUCAS - Santa Águeda
(VgMt., Mem., Cor Vermelha)Santos:
Ágata (Agueda), Felícia, Águeda,Genuino, Adelaide de Vilich, Pedro Batista

Águeda é a pérola rara, pois manifesta em seu nome e em sua vida a bondade­ de Deus. Virgem e mártir, nasceu em Palermo (Sicília) em data desconhecida. Sofreu muitas torturas na prisão, mas “ia ao cárcere contente e gloriando-se disso, como convidada para as bodas”. Os sofrimentos provocados pela tortura a levaram à morte. Morreu por volta do ano 250. Que ela nos ajude a ser uma Igreja viva, vibrante e que transmita ao mundo a bondade e a misericórdia do Senhor.
Oração

Pai, que as contrariedades da vida jamais me intimidem e impeçam de seguir adiante, cumprindo minha missão de evangelizador.
EVANGELHO DO DIA
A morte de João Batista (Mc 6,14-29)

O rei Herodes ouviu falar de tudo isso porque a fama de Jesus se havia espalhado por toda parte. Alguns diziam: - Esse homem é João Batista, que foi ressuscitado! Por isso esse homem tem poder para fazer milagres. Outros diziam que ele era Elias. Mas alguns afirmavam: - Ele é profeta, como um daqueles profetas antigos. Quando Herodes ouviu isso, disse: - Ele é João Batista! Eu mandei cortar a cabeça dele, e agora ele foi ressuscitado! Pois tinha sido Herodes mesmo quem havia mandado prender João, amarrar as suas mãos e jogá-lo na cadeia. Ele havia feito isso por causa de Herodias, com quem havia casado, embora ela fosse esposa do seu irmão Filipe. Por isso João tinha dito muitas vezes a Herodes: "Pela nossa Lei você é proibido de casar com a esposa do seu irmão!" Herodias estava furiosa com João e queria matá-lo. Mas não podia porque Herodes tinha medo dele, pois sabia que ele era um homem bom e dedicado a Deus. Por isso Herodes protegia João. E, quando o ouvia falar, ficava sem saber o que fazer, mas mesmo assim gostava de escutá-lo. Porém no dia do aniversário de Herodes apareceu a ocasião que Herodias estava esperando. Nesse dia Herodes deu um banquete para as pessoas importantes do seu governo: altos funcionários, chefes militares e autoridades da Galiléia. Durante o banquete a filha de Herodias entrou no salão e dançou. Herodes e os seus convidados gostaram muito da dança. Então o rei disse à moça: - Peça o que quiser, e eu lhe darei. E jurou: - Prometo que darei o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino! Ela foi perguntar à sua mãe o que devia pedir. E a mãe respondeu: - Peça a cabeça de João Batista. No mesmo instante a moça voltou depressa aonde estava o rei e pediu: - Quero a cabeça de João Batista num prato, agora mesmo! Herodes ficou muito triste, mas, por causa do juramento que havia feito na frente dos convidados, não pôde deixar de atender o pedido da moça. Mandou imediatamente um soldado da guarda trazer a cabeça de João. O soldado foi à cadeia, cortou a cabeça de João, pôs num prato e deu à moça. E ela a entregou à sua mãe. Quando os discípulos de João souberam disso, vieram, levaram o corpo dele e o sepultaram.
Comentário ao Evangelho do dia feito por :

Missal Romano Prefácio para a Natividade e Martírio de S. João Baptista - «João Baptista, testemunha de Cristo durante toda a sua vida»
Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente,É verdeiramente nosso dever, é nossa salvação, Dar-vos graças, sempre e em toda a parte,Por Cristo, nosso Senhor.Ao celebramos hoje a glória do Precursor, São João Baptista,Proclamado o maior entre os filhos dos homens,Anunciamos as Vossas maravilhas:Antes de nascer, ele exultou de alegria, sentindo a presença do Salvador;Quando veio ao mundo, muitos se alegraram pelo seu nascimento;Foi ele, entre todos os Profetas, Que mostrou o Cordeiro que tira o pecado do mundo;Nas águas do Jordão, ele baptizou o Autor do BaptismoE, desde então, a água viva tem poder de santificar os crentes;Por fim, deu o mais belo testemunho de Cristo,Derramando por Ele o seu sangue.Por isso, com os Anjos e os Santos no Céu, Proclamamos na terra a Vossa glória,Cantando numa só voz:Santo, Santo, Santo.(Referências bíblicas : Mt 11, 11; Lc 1, 41.14; Jo 1, 29)

Hoje a Igreja celebra :
Santa Águeda, virgem, mártir, +251
Santa Agatha ou Santa Agueda
Santa Ágata foi uma das mais veneradas virgens do inicio da igreja Ela foi martirizada e executada nas perseguições conduzidas pelo Imperador Trajanus Decius numa serie de campanhas anti cristãs que o mesmo conduziu de 250 a 253. Ágata está na lista da Martirologia Hieronyminiana e na Martirologia Cartaginense do sexto século. Está tambem indicado o local do seu martírio na Catania, Sicília . O Papa Damascus escreveu um hino em sua honra e incluiu um poema para ela, escrito por uma outra pessoa, em seu livro de devoções. Segundo os atos de seu martírio, ela era filha de uma proeminente e nobre família siciliana e era muito bonita. Um senador romano de nome Quintianus nomeado prefeito da região, pediu Agata em casamento. Quando ela recusou e ele descobriu que ela era cristã, ele retaliou, colocando-a em um bordel onde ela milagrosamente escapou incólume.Quando isto não funcionou, Quintianus acusou-a de pertencer a seitas fora da lei e ela foi condenada e esticada na roda, acoitada, marcada com ferros em brasa e finalmente seus seios foram cortados.Nenhum remédio ou ataduras foram permitidas que se colocassem nas suas feridas e ela foi jogada num calabouço escuro e sem comida. Conta a tradição que ela teve uma visão de São Pedro acompanhado de um jovem carregando uma tocha. O jovem aplicou óleos medicinais em seus ferimentos, ficando curada. Quatro dias mais tarde, furioso pela cura milagrosa de Santa Ágata, Quintianus mandou que a rolassem nua, sobre uma cama de carvão em brasa misturado com pedaços de vasos. Ágata orava com grande paixão e fervor a Deus dizendo : "Meu Senhor e Jesus Cristo, Vós sois meu coração e a minha mente. Leve-me e faça-me seu."Santa Ágata acreditava que a morte seria um feliz final para a sua torturas. Os carrascos tinham o cuidado para não deixa-la morrer e carregaram o seu corpo alquebrado de volta a cela, enquanto ela orava pela liberdade. Naquele exato momento um terremoto sacudiu a prisão e ela então veio a falecer.No seu funeral, inexplicavelmente apareceu um jovem com uma tocha para honra-la. Pouco tempo depois, Quintianus foi jogado no rio pelo seu cavalo e afogou-se. No primeiro aniversário da morte de Ágata o vulcão do Monte Edna iniciou uma erupção. Os devotos de Santa Ágata tomaram o seu véu e colocando-o na ponta de uma lança subiram a montanha e o fluxo de lava milagrosamente parou. Santa Ágata também curou a mãe de Santa Luzia em um visão. Ela é a padroeira da Catania e é invocada contra terremotos e erupções.Uma santa que resiste a tais torturas é muito reverenciada e o local de sua tumba é um local sagrado para os cristãos. São Gregório, o Magno tomou a igreja dos Góticos em Roma, e a consagrou a Santa. A Igreja de Santa Ágata está lá até hoje, para lembrarmos dela. Mais tarde pinturas de Santa Ágata carregando seus seios cortados em um prato, foram confundidos com pães e isto levou a prática dos pães de Santa Ágata, que são distribuídos no dia da santa para uma grande variedade de doenças e infortúnios.Sua intercessão como padroeira de Malta é creditada, como tendo preservado a ilha dos Turcos em 1551.A sua tumba está na Catania, Sicília e o seu véu está num santuário na Catedral de Florença. Varias igrejas são dedicadas a ela.Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada como uma mártir com uma palma e os dois seios em um prato ou as vezes como os seios em duas pinças ou coroada com palmas. Ela é mostrada no mosaico de Santo Apolinário Nuevo em Ravenna, Itália e em outro mosaico, mostrando seu martírio por Sebastião del Piombo, no Palácio del Pitti em Florença, Itália.
Fonte:
http://www.cademeusanto.com.br/santa_agatha.htm - www.paulinas.org.br - www.arautos.org.br - http://sao-tarcisio.blogspot.com/