sexta-feira, 30 de abril de 2010

Meu Coração e Minha Língua
Meu coração e minha língua fizeram um trato: quando meu coração estiver enfurecido, minha língua guardará silêncio.
As palavras respondem aos sentimentos, e os sentimentos às idéias.
A uma língua que responderá palavras violentas; e um coração fechado em si, sucederão palavras e atitudes
que depreciam os demais.
Portanto cale-se quando seu coração não estiver sossegado e em calma; não diga.
Se em geral o coração não costuma ser bom conselheiro, menos o será quando não estiver em paz e não se sentir
senhor de si mesmo.
Cuidado com suas palavras, ao mesmo tempo em que ela abençoa ela pode destruir...
Eii amados... tudo o que não vem de Deus que caia por terra em sua vida!!!
Lembre-se colheremos o que plantamos!!!




BOM DIA EVANGELHO
Quarta Semana da Páscoa e 4ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca
Ano C - SEXTA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2010


Salmo: 2, 6-7.8-9.10-11 (+.7)Tu és meu filho, e eu hoje te gerei!
"Fui eu mesmo que escolhi este meu rei e em Sião, meu monte santo, o consagrei". O decreto do Senhor promulgarei, foi assim que me falou o Senhor Deus: "Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei".
Podes pedir-me, e em resposta eu te darei por tua herança os povos todos e as nações, e há de ser a terra inteira o teu domínio. Com cetro férreo haverás de dominá-los, e quebrá-los como um vaso de argila.
E agora, poderosos, entendei; soberanos, aprendei esta lição: Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória e prestai-lhe homenagem com respeito!

Oração

Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.

Evangelho
Jesus, o caminho para o Pai (Jo 14,1-6)

Jesus disse: - Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito. E, depois que eu for e preparar um lugar para vocês, voltarei e os levarei comigo para que onde eu estiver vocês estejam também. E vocês conhecem o caminho para o lugar aonde eu vou. Então Tomé perguntou: - Senhor, nós não sabemos aonde é que o senhor vai. Como podemos saber o caminho? Jesus respondeu: - Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.

Comentário do Evangelho
Jesus confirma seus discípulos
Durante a última ceia, tendo lavado os pés dos discípulos, e após a retirada de Judas, Jesus entra em um diálogo de intimidade com eles. É um diálogo caracterizado por palavras de esclarecimento, proporcionando confiança aos discípulos. Vive-se um momento em que Jesus chega à sublimidade da revelação. Está se completando o êxodo, a saída, da opressão do sistema religioso da sinagoga e do Templo. Enquanto em Jerusalém se comemora a Páscoa judaica, celebrando a saída do Egito, com a violência praticada contra as famílias egípcias e, depois, contra os cananeus, Jesus confirma a seus discípulos o caminho para uma nova terra, para uma nova realidade. Casa e caminho significam comunidade e missão, centradas no dom da vida eterna. A casa é o lugar da comunidade, não a sinagoga ou o Templo. Para os que creem, a comunidade se torna a morada do Pai. O caminho da missão é aventura do anúncio da vida nova para fora, para o mundo. Não mais concentrações em torno dos inúmeros cultos da Lei, na sinagoga, e dos sacrifícios, no Templo. O caminho da missão é o caminho do Pai, é Jesus, caminho para a vida eterna. (Autor: José Raimundo Oliva).
tjl@ - http://sao-tarcisio.blogspot.com/

quinta-feira, 29 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Quinta-feira, 29 de abril de 2010
Santa Catarina de Sena (Virgem e Doutora), Memória, 4ª do Saltério (Livro II), cor Branca


Antífona: Esta é uma virgem sábia, uma das jovens prudentes, que foi ao encontro de Cristo com sua lâmpada acesa, aleluia!

Oração: Ó Deus, que inflamastes de amor santa Catarina de Sena na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja, concedei-nos, por sua intercessão, participar do mistério de Cristo e exultar em sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 88 (89), 2-3.21-22.23-24.25 e 27 (+ cf. 2a)Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor
Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, de geração em geração eu cantarei vossa verdade! Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" E a vossa lealdade é tão firme como os céus.
"Encontrei e escolhi a Davi, meu servidor, e o ungi, para ser rei, com meu óleo consagrado. Estará sempre com ele minha mão onipotente, e meu braço poderoso há de ser a sua força.
Não será surpreendido pela força do inimigo, nem o filho da maldade poderá prejudicá-lo. Diante dele esmagarei seus inimigos e agressores, ferirei e abaterei todos aqueles que o odeiam.
Minha verdade e meu amor estarão sempre com ele, sua força e seu poder por meu nome crescerão. Ele, então, me invocará: ´Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu rochedo onde encontro a salvação!"

Evangelho: João (Jo 13, 16-20)
Quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a, mim

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16"Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes. 18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na escritura: 'Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar'. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou. 20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
O Servo e enviado

Os discípulos relutavam em aceitar que o Mestre Jesus lhes lavasse os pés. Este gesto foi interpretado como uma quebra de hierarquia e esvaziamento da autoridade. É que eles pensavam a sociedade organizada em camadas sociais, sobrepostas segundo a importância de cada uma, num sistema de precedências e privilégios.Jesus recusou-se a pactuar com esta mentalidade, oferecendo-lhes pistas para compreenderem a realidade de maneira diferente. Ele parte do princípio que "o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou". Isto vale tanto para o Mestre quanto para os discípulos.Entretanto, trata-se de saber que senhor é aquele que enviou Jesus, segundo a afirmação do Mestre. Sem dúvida, ele está falando do Pai, que fez de Jesus servo e enviado, e que acolhe também os discípulos do Filho como servos e os envia em missão. Se é possível falar em hierarquia, convém saber que só existe uma: a que sobrepõe Deus ao ser humano, o Criador à sua criatura. Além desta, qualquer tentativa de classificar as pessoas em mais ou em menos importantes será sem cabimento. Quem se imagina superior aos demais está usurpando o lugar de Deus. Só ele é o Senhor; todos nós somos irmãos e irmãs.Nesta perspectiva, o gesto de humildade de Jesus é perfeitamente compreensível. Ele agiu como servo, por ser servo. E, como ele, todos devem agir, pois também são servos. Portanto, o gesto de Jesus só é incompreensível para quem não pensa como Deus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, ©Paulinas]

Para sua reflexão: Jesus aplica a si a oração de um inocente perseguido. O extraordinário é que, ao cumprir-se a traição anunciada, seja motivo de fé na pessoa, Eu sou. Essa fé está na fase da missão. Lavar os pés tem uma dimensão simbólica e sacramental. O Senhor e Mestre lhes deu uma lição de como agir na comunidade cristã. Será feliz quem buscar servir como Jesus.
A IGREJA CELEBRA HOJE
SANTOS: Pedro de Verona (mártir), Vilfrido o Moço (bispo), Hugo de Cluny (abade), Roberto de Molesmes (abade), José Cottolengo, Antônia, Catarina de Sena.
Santa Catarina de Sena
Santa alguma teve papel tão ativo e surpreendente na Igreja como esta mística do século XIV, cuja vida empolgou artistas e escritores, atraídos por sua tão misteriosa personalidade.

Nasceu na cidade de Sena, no centro da Itália, no ano de 1347, última duma família de 25 filhos. Levou uma infância pobre, sem condições de estudar, mas revelando dons místicos extraordinários para conquistar e converter almas para Deus. Enquanto amadurecia esta vocação, Catarina ocupava-se nos serviços domésticos, demonstrando pendor especial para a oração, o silêncio e obras de mortificação e penitência a fim de mitigar os males do mundo. Aos poucos se revelavam nela traços duma personalidade empolgante. Não foi freira, ficou sempre leiga cristã devotada ao serviço da paz em favor da Igreja e da sociedade, embora exteriormente levasse o hábito das mantellate, da Ordem Terceira Dominicana.
Enquanto sua vocação, tão incomum, evoluía e manifestavam-se os primeiros sinais dos dons místicos, Catarina foi alvo de dolorosas incompreensões no lar e no meio ambiente. O sofrimento moral e físico é o tributo que os santos devem pagar para tornar fecunda a própria missão na Igreja! Foi o que se notou na vida tão extraordinária de Santa Catarina.
Como nenhuma outra mulher na história da Igreja, Catarina, de tendência mística, foi atirada pela Providência como peça de primeira importância na vida agitada e conturbada do seu século. De saúde fraca, débil, carregando os sinais da paixão de Cristo, foi levada à ação mais imprevisível para modificar o mundo, entre dificuldades que pareciam insuperáveis.
Numa época em que a sociedade, dominada pela aristocracia, não dava espaço social para a mulher, e a doutrina religiosa e moral era privilégio do clero, Catarina, de origem humilde, lançou-se numa atividade devoradora: escreveu centenas de cartas ao papa, aos governantes, aos cardeais, viajou várias vezes pela Itália até Avinhão na França, numa cruzada de bem e de paz. No fim, conseguiu uma vitória inacreditável: fez com que o papa, que há setenta anos estava exilado na França, voltasse para sua sede em Roma. O próprio Papa Urbano VI enaltecia a personalidade tão extraordinária desta mulher com estas palavras: "Esta pequena mulher nos envergonha a todos nós, nós nos amedrontamos e nos calamos, enquanto ela que, por natureza, pertence ao sexo fraco, não sente o menor receio, e até mesmo nos encoraja".
Mas dois males se abateram na já conturbada sociedade daquele tempo: a peste e o cisma. A peste assolou a Itália, ceifando um terço da população. Catarina com generosidade heroica dedicou-se ao serviço dos doentes ganhando, inclusive, a conversão de muitas almas.
Pouco depois irrompeu o grande cisma: dois papas simultaneamente disputavam o trono de São Pedro: o escândalo era enorme e pior ainda a confusão e incerteza dos fiéis. Catarina não hesitou em viajar para Roma e tomar a defesa do papa legítimo, Urbano VI; por meio de cartas, incita príncipes cristãos a serrarem fileiras em torno do papa de Roma. Da mesma forma age junto a cardeais, não lhes poupando as mais duras expressões.
Em 1380, a morte põe fim a seus lamentos e a suas preocupações com a sorte da Igreja. Tinha só 33 anos! Costumava repetir em sua vida agitada e sofrida: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja".
Deixou numerosos escritos de profunda espiritualidade e cartas de alto valor histórico e religioso: foi declarada Doutora da Igreja e Padroeira da Itália, pelo Papa Paulo VI, em 1970.
Estás obrigado a ajudar aos outros com palavra e em verdade, com
o exemplo de boas obras. (Santa Catarina de Sena)

quarta-feira, 28 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Quarta-feira, 28 de abril de 2010 Quarta Semana da Páscoa e 4ª do Saltério (Livro II),
cor Litúrgica Branca
Hoje: Dia da Educação, Dia Nacional da Caatinga, Dia do Cartão Postal e Dia da Sogra.

Antífona:
Senhor, eu vos louvarei entre os povos, anunciarei vosso nome aos meus irmãos, aleluia! (Sl 17,50; 21,23)

Oração:
Ó Deus, vida dos que crêem em vós, glória dos humildes e felicidade dos justos, atendei com bondade às nossas preces e saciai sempre com vossa plenitude os que anseiam pelas riquezas que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 66 (67), 2-3.5.6 e 8 (R/. 4)
Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem
Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós! Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos. Exulte de alegria a terra inteira, pois julgais o universo com justiça; os povos governais com retidão, e guiais, em toda aterra, as nações. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem! Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, e o respeitem os confins de toda a terra!

Evangelho:
João (Jo 12, 44-50)
Eu vim ao mundo como luz
Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: "Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas. 47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou". Palavra da Salvação!

Comentário Do Evangelho
Jesus, luz do mundo
A presença de Jesus no mundo tem um objetivo bem preciso: ser luz para a humanidade mergulhada nas trevas do pecado. Portanto, presença de salvação! A missão de Jesus insere-se na longa história de relacionamento do ser humano com Deus – da criatura com o seu Criador –, história pontilhada de infidelidade e insensatez por parte da criatura, e de fidelidade e esperança de reconciliação, por parte do Criador. A correta compreensão da identidade de Jesus exige situá-lo no contexto das iniciativas salvíficas de Deus.Assim, torna-se compreensível por que a pregação de Jesus faz constantes referências ao Pai. Crer no Filho leva necessariamente a crer no Pai. A credibilidade de um enviado está em estreita relação com a credibilidade de quem o enviou. Foi por esta razão que Jesus afirmou: “As coisas que digo a vocês, eu as digo como o Pai disse a mim”. E mais: quem o rejeita, na qualidade de enviado, será julgado por quem o enviou – o Pai –, já que sua missão consiste em salvar e não em condenar.O discípulo prudente deixa-se iluminar pelo Mestre, por saber-se iluminado por Deus. Caminhando como discípulo da luz, estará em condições de desmascarar as artimanhas do príncipe das trevas que insistem em fazê-lo desviar-se do caminho para o Pai.Quem, pelo contrário, rejeita a luz oferecida por Jesus, torna-se inimigo de Deus, pois se recusa a aceitar sua proposta de salvação. E caminhará para o julgamento! [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos: Paulo da Cruz, Vital e Valéria (mártires), Polião (mártir), Teodora e Dídimo (mártires), Cronano de Roscrea (abade), Pânfilo de Sulmona (bispo), Cirilo de Turov (bispo), Luquésio ( ou Lucius, beato franciscano, confessor), Luís Maria de Montfort, Pedro Maria Chanel (mártir).

São Pedro Chanel
Em 1824, ingressou no seminário de Bourg e em 1827 foi ordenado sacerdote. Foi vigário de Amberieu e de Gex. Entrou, depois, para a Sociedade de Maria, sob a guia do Pe. Colin. Em 1837 partiu em companhia de um confrade leigo para Futuna, uma pequena ilha no Oceano Pacífico, no arquipélago de Tonga. Sua pregação logo produziu frutos abundantes entre a geração jovem da ilha. Mas logo vieram a reação e a oposição dos líderes mais antigos, segundo eles ciosos de suas tradições e costumes, ameaçados pelo "sacerdote branco". Foi avisado pelos amigos do risco que corria e para que deixasse a ilha, São Pedro M. Chanel ignorou o aviso e decidiu permanecer e continuar a pregação. Foi morto a golpes de "tacape" no dia 28 de abril de 1841. Seu sacrifício não foi em vão. A semente de sua pregação germinou e todos os habitantes acolheram o cristianismo.

Para sua reflexão:
Jesus põe em paralelo crer e ver, sua pessoa e a do Pai. Ele é o mediador único, revelador do Pai. É a luz do mundo que se recebe pela fé. Na sua primeira vinda Jesus não veio para julgar, mas para salvar. Chegará o dia final em que a mensagem presente de Jesus, sua oferta e exigência, se voltado contra quem as rejeitou. Dar vida eterna é a finalidade da mensagem (Bíblia do Peregrino, Paulus 2002)

A palavra Rosário significa "Coroa de Rosas". Todas as vezes que dizemos uma Ave-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário completo Lhe damos uma coroa de rosas. O Santo Rosário é considerado uma oração completa, porque traz em síntese toda a história da nossa salvação. Em todas as aparições a Mãe Celeste nos convidou a recitar o Rosário como arma potente contra o mal, para nos levar à verdadeira paz.
TJL@ - http://sao-tarcisio.blogspot.com/ - http://mundocatolico.org.br/

ORAÇÃO DO PROFESSOR CRISTÃO
Deus, Pai e Senhor nosso, fonte de luz e de bondade, iluminai-nos a inteligência para que só ensinemos a verdade, abrasai-nos o coração para que irradiemos nas almas o amor sincero e generoso da virtude. Dai-nos uma dedicação incansável à infância e à juventude que confiastes ao nosso cuidado. Esta humanidade em flor, esperança da Igreja e do Brasil, é Vossa; para Vós quereis que a eduquemos. Fazei que o nosso magistério seja a resposta ao Vosso divino desejo, expresso no Evangelho: “Deixai que venham a mim os pequeninos” (Mc 10, 14b). E para os que trabalham conosco sem a consolação de Vos conhecer e amar, pedimo-Vos, Senhor a luz da fé que ilumina e a graça do Vosso amor que eleva e pacifica as consciências. Cristo Redentor, sob cuja proteção colocamos todos os nossos trabalhos e iniciativas, ajudai-nos a não desfalecer na difícil tarefa; assisti-nos hoje e sempre. Amém.(FONTE: WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR)TJL@28042010-0842LT

terça-feira, 27 de abril de 2010


Paz e Bem a todos!
Escândalos na Igreja
O Pe. Roger J. Landry foi ordenado sacerdote em 1999 na diocese de Fall River pelo bispo Sean O’Malley, OFM Cap.. Depois de obter a licenciatura de biologia pela Universidade de Harvard, o Pe. Landry fez seus estudos para o sacerdócio em Maryland, Toronto e, durante vários anos em Roma. Depois de sua ordenação sacerdotal, o Bispo O’Malley o enviou de regresso para Roma para concluir seus estudos de graduação em teologia moral e bioética. Atualmente é vigário paroquial na Paróquia do Espírito Santo em Fall River e capelão na escola secundária Bishop Connoly.
Qual deve ser a nossa resposta aos terríveis escândalos na Igreja?
Muitas pessoas vieram-me falar deste assunto. Muitas outras também gostariam, mas evitaram, creio que por respeito e para não chamar a atenção para um fato desagradável. Mas para mim era óbvio que tinham isso presente. Por isso, hoje, quero enfrentar este assunto de frente. Vocês têm direito. Não podemos fingir como se não houvesse acontecido. E eu quero debater qual deve ser a nossa resposta como fiéis católicos a este terrível escândalo.
Primeiramente, é preciso entender o acontecimento à luz da nossa fé no Senhor. Antes de escolher seus primeiros discípulos, Jesus subiu a montanha para orar durante toda a noite. Nesse tempo tinha muitos seguidores. Falou com seu Pai na oração sobre quais escolheria para que fossem seus doze apóstolos, os doze que Ele formaria intimamente, os doze que enviaria a pregar a Boa Nova em Seu nome. Deu-lhes poder de expulsar os demônios. Deu-lhes poder para curar os doentes. Eles viram como Jesus operou muitos milagres. Eles mesmos fizeram, em Seu nome, numerosos milagres.
Mas, apesar de tudo, um deles foi um traidor. O traidor tinha seguido o Senhor, tivera os pés lavados pelo Senhor, O viu caminhar pelas águas, ressuscitar pessoas e perdoar os pecadores. O Evangelho diz que ele permitiu que satanás entrasse nele e logo vendeu o Senhor por 30 moedas, e entregou-o no Horto de Getsêmani, simulando um ato de amor, um beijo. “Judas!”, disse o Senhor no horto do Getsêmani, “com um beijo entregas o Filho do Homem”. Jesus não o escolheu para que o traísse. Ele o escolheu para que fosse como os demais. Mas Judas foi sempre livre e usou sua liberdade para permitir que satanás entrasse nele e, por sua traição, terminou fazendo com que Jesus fosse crucificado e morto. Portanto, entre os primeiros doze que o próprio Jesus escolheu, um deles foi um terrível traidor. ÀS VEZES, OS ESCOLHIDOS DE DEUS TRAEM. Este é um fato que devemos assumir. É um fato que a Igreja primitiva assumiu. Se o escândalo de Judas tivesse sido a única coisa com que os membros da Igreja primitiva tivessem se preocupado, a Igreja teria acabado antes de começar. Em vez disso, a Igreja reconheceu que não se deve julgar algo (religioso) a partir daqueles que não o praticam, mas olhando para os que praticam.
Em vez de ficarem paralisados em torno daquele que traiu Jesus, concentraram-se nos outros onze. Graças ao trabalho, pregação, milagres e amor por Cristo desses homens, aqui estamos hoje. É graças aos onze – todos os quais, exceto São João, foram martirizados por Cristo e pelo Evangelho, pelo qual estiveram dispostos a dar suas vidas para proclamá-lo – que nós chegamos a escutar a palavra salvífica de Deus e recebemos os sacramentos da vida eterna.
Somos hoje confrontados pela mesma realidade. Podemos concentrarmo-nos naqueles que traíram o Senhor, naqueles que abusaram, em vez de amar a quem estavam chamados a servir. Ou podemos como a Igreja nascente, concentrarmo-nos nos demais, naqueles que permaneceram fiéis, nesses sacerdotes que continuam oferecendo suas vidas para servir a Cristo e para servir a todos por amor. Os meios de comunicação quase nunca prestam atenção aos “onze” bons, aqueles a quem Jesus escolheu e que permaneceram fiéis, que viveram uma vida de santidade silenciosa. Mas nós, a Igreja, devemos ver o terrível escândalo que estamos testemunhando a partir de uma perspectiva autêntica e completa.
O escândalo, infelizmente, não é algo novo para a Igreja. Houve muitas épocas em sua história em que esteve pior do que agora. A história da Igreja é como a definição matemática do cosseno, ou seja, uma curva oscilatória com movimento pendular, com altos e baixos ao longo dos séculos. Em cada uma dessas épocas em que a Igreja chegou ao ponto mais baixo, Deus suscitou grandes santos que levaram a Igreja de volta a sua verdadeira missão. Como se naqueles momentos de escuridão, a Luz de Cristo brilhasse mais intensamente. Eu gostaria de destacar um par de santos que Deus suscitou nesses tempos tão difíceis, porque sua sabedoria pode realmente nos guiar durante este tempo difícil.
São Francisco de Sales foi um santo que Deus fez surgir justamente depois da reforma protestante. A reforma protestante não brotou fundamentalmente por aspectos teológicos ou por problemas de fé – ainda que as diferenças teológicas apareceram depois – mas, por questões morais.
Houve um sacerdote agostiniano, Martinho Lutero, que foi a Roma durante o papado mais notório da história, o do Papa Alexandre VI. Este Papa jamais ensinou nada que fosse contra a fé – o Espírito Santo não permitiu – mas, foi simplesmente, um homem mau. Teve nove filhos de seis diferentes concubinas. Promoveu ações contra aqueles que considerava seus inimigos. Martinho Lutero visitou Roma durante seu papado e se perguntava como Deus podia permitir que um homem tão mau fosse a cabeça visível da Sua Igreja. Regressou a Alemanha e observou todo tipo de problemas morais. Os padres tinham, publicamente, casos com mulheres. Alguns tratavam de obter dinheiro vendendo bens espirituais. Grassava uma imoralidade terrível entre os leigos. Ele se escandalizou com esses abusos desenfreados, como teria ocorrido com qualquer que ame a Deus, reagiu precipitadamente e com fúria, e fundou a sua própria igreja. Naqueles mesmos tempos, Deus suscitou muitos santos que combateram essa situação equivocada e trouxeram de volta as pessoas para a Igreja fundada por Cristo. São Francisco de Sales foi um deles. Colocando em risco a própria vida, entrou na Suíça, onde os calvinistas dominavam e eram muito populares, pregando o Evangelho com verdade e amor. Foi espancado várias vezes nas estradas e abandonado como morto. Um dia perguntaram-lhe qual era a sua posição em relação ao escândalo que causavam tantos dos seus irmãos sacerdotes. O que disse é tão importante para nós como o foi para os que o escutaram. Ele não ficou enrolando. “Aqueles que cometem esse tipo de escândalos são culpáveis do equivalente espiritual a um assassinato, destruindo com seu mau exemplo a fé das outras pessoas em Deus”. Mas, ao mesmo tempo advertiu aos seus ouvintes: “Mas eu estou aqui hoje entre vocês para evitar-lhes um mal ainda pior. Enquanto que aqueles que causam o escândalo são culpados de assassinato espiritual, os que acolhem o escândalo – aqueles que permitem que os escândalos destruam sua fé – são culpados de suicídio espiritual. São culpáveis de cortar pela raiz sua vida com Cristo, abandonando a fonte da vida nos Sacramentos, especialmente a Eucaristia.” São Francisco de Sales andou entre os suíços e os habitantes da Savóia tratando de prevenir que cometessem um suicídio espiritual por causa dos escândalos. E eu estou aqui hoje para pregar o mesmo para vocês.
Qual deve ser a nossa reação? Outro grande santo que viveu antes, em tempos particularmente difíceis, também pode nos ajudar. O grande São Francisco de Assis viveu ao redor do ano 1200, que foi uma época de imoralidade terrível na Itália central. Os padres davam exemplos espantosos. A imoralidade dos leigos era ainda pior. O próprio São Francisco, sendo jovem, tinha escandalizado outras pessoas com sua maneira despreocupada de viver. Converteu-se, fundou a ordem franciscana e ajudou a Deus a reconstruir a Sua Igreja e chegou a ser um dos maiores santos de todos os tempos.
Certa vez, um dos irmãos franciscanos lhe fez uma pergunta. Esse frei era muito suscetível aos escândalos. “Irmão Francisco, que farias se soubesses que o sacerdote que está celebrando a Missa tem três concubinas ao seu lado?” Francisco, sem duvidar um instante, respondeu bem devagar: “Quando chegar a hora da Santa Comunhão irei receber o Sagrado Corpo do meu Senhor das mãos ungidas do sacerdote.”
Onde queria chegar Francisco? Queria deixar clara uma verdade formidável da fé e um dom extraordinário do Senhor. Não importa quão pecador seja um padre, sempre e quando tem a intenção de fazer o que faz a Igreja – na Missa, por exemplo, converter o pão e vinho na carne e sangue de Cristo, ou na confissão, não importa quão pecador seja, perdoar os pecados do penitente – o próprio Cristo atua nos sacramentos através desse ministro.
Seja o Papa João Paulo II que celebre a Missa, ou um sacerdote condenado a morte por um crime, em ambos os casos é o próprio Cristo quem atua e nos dá Seu Corpo e Seu Sangue. Dessa forma, o que Francisco estava dizendo, ao responder a pergunta do seu irmão religioso, que receberia o Sagrado Corpo do Seu Senhor das mãos ungidas do sacerdote, é que não ia permitir que a maldade ou imoralidade do padre o levasse a cometer suicídio espiritual.
Cristo pode continuar atuando, e de fato atua, inclusive através do mais pecador dos sacerdotes. E graças a Deus que assim o faz! Se sempre tivéssemos que depender da santidade pessoal do sacerdote, teríamos um grave problema. Os sacerdotes são escolhidos por Deus entre os homens e são tentados como qualquer ser humano e caem em pecado como qualquer ser humano. Mas Deus já sabia disso desde o princípio. Onze dos primeiros doze apóstolos se dispersaram quando Cristo foi preso, mas regressaram; um dos doze traiu o Senhor e infelizmente nunca regressou. Deus fez os sacramentos “à prova de sacerdote”, ou seja, independente da sua santidade pessoal. Não importa quão santos ou maus sejam, sempre que tenham a intenção de fazer o que a Igreja faz, o próprio Cristo atua, tal como atuou através de Judas quando Judas expulsou os demônios e curou os doentes.
Por isso, pergunto-vos novamente: Qual deve ser a resposta da Igreja a esses atos? Falaram muito a respeito na mídia. A Igreja precisa trabalhar melhor, assegurando que ninguém com inclinação para a pedofilia seja ordenado? Com certeza. Mas isto não seria suficiente. A Igreja deve atuar melhor ao tratar desses casos quando sejam notificados? A Igreja mudou a sua maneira de abordar esses casos e hoje a situação é muito melhor do que era nos anos oitenta, mas sempre pode ser aperfeiçoada. Mas ainda isso não seria suficiente. Temos que fazer mais para apoiar as vítimas desses abusos? Sim, temos que fazê-lo, por justiça e por amor! Mas tampouco isso é o adequado… A única resposta adequada a este terrível escândalo, a única resposta autenticamente católica a este escândalo – como São Francisco de Assis reconheceu em 1200, como São Francisco de Sales reconheceu em 1600 e incontáveis outros santos reconheceram em cada século – é a SANTIDADE! Toda crise que enfrenta a Igreja, toda crise que o mundo enfrenta, é uma crise de santidade. A santidade é crucial, porque é o rosto autêntico da Igreja.
Sempre há pessoas – um sacerdote encontra-se com elas regularmente e vocês devem conhecer várias delas também – que usam desculpas para justificar porque não praticam sua fé, porque lentamente estão cometendo suicídio espiritual. Pode ser porque uma freira se portou mal com eles quando tinham 9 anos. Porque não entendem os ensinamentos da Igreja sobre algum tema particular. Indubitavelmente haverá muitas pessoas atualmente – e vocês se encontram com elas – que dirão: “Para que praticar a fé, para que ir a Igreja, se a Igreja não pode ser verdadeira, quando os assim chamados escolhidos, são capazes de fazer esse tipo de coisa que estamos lendo?” Este escândalo é como um cabide enorme onde alguns procuram pendurar sua justificativa para não praticar a fé. Por isso é que a santidade é tão importante.
Essas pessoas necessitam encontrar em todos nós uma razão para ter fé, uma razão para ter esperança, uma razão para responder com amor ao amor do Senhor. As bem-aventuranças que lemos no Evangelho são uma receita para a santidade. Todos precisamos vivê-las melhor. Os padres precisam ser mais santos? Certamente. Precisam os frades e freiras serem mais santos e darem um melhor testemunho de Deus e do Céu? Sem a menor dúvida. Mas todas as pessoas na Igreja precisam fazer o mesmo, inclusive os leigos! Todos temos vocação para ser santos e esta crise é um chamado para que despertemos.
Estes são tempos duros para o sacerdote. São tempos duros para o católico. Mas também são tempos magníficos para ser um sacerdote e para ser um católico. Jesus disso nas bem-aventuranças: “Bem-aventurados serão quando os injuriarem, vos perseguirem e disserem falsamente todo tipo de maldades contra vocês por minha causa. Alegrem-se e regozijem-se porque será grande a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram aos profetas antes de vocês.” Eu experimentei essa bem-aventurança, da mesma forma que outros sacerdotes que conheço. No começo desta semana, quando terminei de fazer ginástica numa academia local, eu saía do vestiário com meu clergyman e uma mãe, mal me viu, afastou rapidamente seus filhos do caminho e os protegeu enquanto eu passava. Ficou me olhando quando passei e, quando já havia me afastado o suficiente, respirou aliviada e soltou os seus filhos. Como se eu fosse atacá-los no meio da tarde em plena academia! Mas enquanto todos nós talvez tenhamos que padecer tais insultos e falsidades por causa de Cristo, de fato, devemos regozijar-nos. É um tempo fantástico para ser cristão atualmente, porque é um tempo em que Deus realmente necessita de nós para mostrar Seu verdadeiro rosto. Em tempos passados nos EUA, a Igreja era respeitada. Os sacerdotes eram respeitados. A Igreja tinha reputação de santidade e bondade. Mas hoje já não é assim.
Um dos mais pregadores na história norte-americana, o bispo Fulton J. Sheen costumava dizer que preferia viver nos tempos em que a Igreja sofre em vez de florescer tranquilamente, nos tempos em que a Igreja tem que lutar, quando a Igreja tem que ir contra a cultura. São épocas para que os verdadeiros homens e mulheres dêem um passo à frente. “Até os cadáveres podem ir a favor da corrente”, costumava dizer o bispo, indicando que muitas pessoas dão testemunho quando a Igreja é respeitada, “mas são necessários verdadeiros homens e mulheres para nadar contra a corrente.”
Como isso é verdadeiro! É preciso ser um verdadeiro homem e uma verdadeira mulher para manter-se flutuando e nadar contra a corrente que se move em oposição à Igreja. É preciso ser um verdadeiro homem e uma verdadeira mulher para reconhecer que quando se nada contra a corrente das críticas, estamos mais seguros que quando apenas permanecemos grudados por inércia na rocha sobre a qual Cristo fundou sua Igreja. Estamos num desses tempos difíceis. É um dos grandes momentos para ser cristão.
Algumas pessoas prevêem que nesta região a Igreja passará por tempos difíceis e talvez seja assim, o mais a Igreja sobreviverá, por que o Senhor assegurou a sua sobrevivência. Uma das maiores réplicas na história aconteceu há justamente 200 anos. O imperador Napoleão engolia os países da Europa com seus exércitos, com a intenção final de dominar totalmente o mundo. Naquela ocasião disse uma vez ao cardeal Consalvi: “Vou destruir sua Igreja”. O cardeal respondeu: “Não, não poderá”. Napoleão, com seus 1,50 m de altura, disse outra vez: “Eu destruirei vossa Igreja.” O cardeal disse confiante: “Não, não poderá. Nem nós fomos capazes de fazê-lo!”.
Se os papas ruins, os sacerdotes infiéis e os milhares de pecadores na Igreja não tiveram êxito em destruí-la a partir de dentro – como dizia implicitamente ao general – como crê que poderá fazê-lo? O cardeal referia-se a uma verdade cruel. Mas Cristo nunca permitirá que sua Igreja fracasse. Ele prometeu que as portas do inferno não prevaleceriam sobre a sua Igreja, que a barca de Pedro, a Igreja que navega no tempo rumo ao seu porto eterno no céu, nunca naufragará, não porque aqueles que vão nela não cometam todos os pecados possíveis para afundá-la, mas porque Cristo, que também está na barca, nunca permitirá que isso aconteça. Cristo continua na barca e ele nunca a abandonará.
A magnitude de este escândalo poderia ser tal que de agora em diante vocês tenham dificuldade em confiar nos sacerdotes tanto como o faziam no passado. Isto pode acontecer e talvez não seja tão ruim. Mas nunca percam a confiança no Senhor! É a sua Igreja! Mesmo quando alguns dos seus eleitos O tenham traído, ele chamará outros que serão fiéis, que servirão vocês com o amor com que vocês merecem ser servidos, tal como ocorreu depois da morte de Judas, quando os onze apóstolos ficaram de acordo e permitiram que o Senhor escolhesse alguém para tomar o lugar de Judas, e escolheram o homem que terminou sendo São Matias, que proclamou fielmente o Evangelho até ser martirizado.
Este é um tempo em que todos nós precisamos esforçarmo-nos ainda mais em ser santos! Estamos chamados a ser santos, e como necessitamos ver esse rosto bonito e radiante da Igreja! Vocês são parte da solução, uma parte crucial da solução. Quando caminhem para receberem o Sagrado Corpo do Senhor das mãos ungidas deste sacerdote, peçam a Ele que os encha de um real desejo de santidade, um real desejo de mostrar Seu autêntico rosto.
Uma das razões pelas quais estou aqui como sacerdote é porque sendo jovem, impressionaram-me negativamente alguns sacerdotes que conheci. Via-os celebrar a Missa e quase sem reverência deixavam cair o Corpo do Senhor na patena, como se tivessem nas mãos algo de pouco valor em vez do Criador e Salvador de todos, em vez do meu Criador e Salvados. Lembro ter dito ao Senhor, reiterando meu desejo de ser sacerdote: “Senhor, deixa-me ser sacerdote para que possa tratar-Te como Tu o mereces!”. Isso me deu um desejo ardente de servir o Senhor. Talvez este escândalo permita que vocês façam o mesmo. Este escândalo pode ser algo que os conduza pelo caminho do suicídio espiritual ou algo que os inspire a dizer, finalmente, “Quero ser santo, para que eu e a Igreja possamos glorificar Teu nome como Tu o mereces, para que outros possam encontrar-Te no amor e na salvação que eu Te encontrei”. Jesus está conosco, como prometeu, até o final dos tempos. Ele continua na barca.Tal como a partir da traição de Judas, Ele alcançou a maior vitória na história do mundo, a nossa salvação por meio da sua Paixão, morte e Ressurreição, também através deste episódio Ele pode trazer, e quer trazer, um novo renascimento da santidade, para lançar uns novos Atos dos Apóstolos do século XXI, com cada um de nós – e isso inclui você – assumindo um papel de protagonista. Agora é o tempo para que os verdadeiros homens e mulheres da Igreja se ponham em pé. Agora é o tempo dos santos. Como você irá responder?
BOM DIA EVANGELHO
Terça-feira, 27 de abril de 2010
Quarta Semana da Páscoa e 4ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca
Hoje: Dia da Empregada Doméstica, dia Mundial do Teatro e dia do Engraxate


Antífona:
Alegremo-nos, exultemos e demos glória a Deus, porque o Senhor todo-poderoso tomou posse do seu reino, aleluia! (Ap 19, 7.6).


Oração: Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, celebrando o mistério da ressurreição do Senhor, possamos acolher com alegria a nossa redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 86(87), 1-3.4-5.6-7 (R/.Sl 116[117], 1a)
Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes


O Senhor ama a cidade que fundou no monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da cidade do Senhor.
Lembro o Egito e a Babilônia entre os meus veneradores. Na Filistéia ou em Tiro ou no pais da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: "Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança".
Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: "Foi ali que estes nasceram". E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: "Estão em ti as nossas fontes!"

Evangelho: João (Jo 10, 22-30)
Eu e o Pai somos Um

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da dedicação do templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: "Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o messias, dize-nos abertamente". 25Jesus respondeu: "Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
Uma incógnita sobre Jesus

O modo de proceder de Jesus bem como os seus ensinamentos deixavam desconcertados os seus adversários. Embora realizasse gestos prodigiosos, suficientes para revelar sua plena comunhão com o Pai, e falasse de maneira até então desconhecida, permanecia uma incógnita a seu respeito. Os judeus, que tinham tudo para reconhecê-lo como o Messias, permaneciam na incerteza. Por isso, ficavam à espera de que Jesus lhes “dissesse abertamente” quem ele era.A postura assumida pelos adversários impedia-os de compreender a verdadeira identidade messiânica de Jesus. Movidos pela suspeita, pela malevolência e pela crítica mordaz, jamais conseguiriam chegar à resposta desejada. Daí a tendência a acusar Jesus de blasfemo e imputar-lhe toda sorte de desvios teológicos e políticos.Em contraste com os adversários estavam os discípulos. Estes, sim, colocavam-se numa atitude humilde de escuta, atentos às palavras do Mestre, buscando desvendar-lhes seu sentido mais profundo. Dispuseram-se a segui-lo, para serem instruídos não só por suas palavras, mas também por seus gestos concretos de misericórdia, para com os mais necessitados. A comunhão de vida com o Mestre permitia-lhes descobrir sua condição de Messias, o enviado do Pai.
A incógnita sobre Jesus permanece para quem se posiciona diante dele como adversário. Quem se faz discípulo, não tem dificuldade de reconhecê-lo como Messias. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão:

Esta festa recordava a purificação do templo de Jerusalém por Judas Macabeu, depois da derrota dos inimigos de Israel. É preciso escutar o Pastor e nele crer para ter vida eterna. Este é o plano de Deus, e não existe outro caminho de salvação. O Pai e Jesus são um porque sua união é total. (Novo Testamento, Edições de Estudos, Editora Ave-Maria).

A igreja celebra hoje
Santos: Pedro Canísio (doutor), Antimo (bispo), Ásico ou Tassach (bispo), Maugoldo ou Maccul (bispo), Floriberto (bispo), Estêvão Pechersky (bispo), Zita de Lucca (virgem, franciscana da 3ª ordem), Pedro Armengol (beato), Antônio de Sena (beato), Tiago de Bitetto (beato), Hosana de Cattaro (beata e virgem), Turíbio de Lima (arcebispo), Tertuliano, João (abade)
Santa Zita
Santa Zita era filha de camponeses. Aos 12 anos foi trabalhar como empregada doméstica na casa de uma rica família. Perguntava-se sempre a si mesma: "Isto agrada ao Senhor?" Ou: "Isto O desagrada?" Foi-lhe confiado o encargo de distribuir esmolas a cada sexta-feira. E dava também do seu pouco, da sua comida, das suas roupas, daquilo que possuía, das suas parcas economias. Dizem que um dia foi surpreendida enquanto socorria os necessitados. Mas no seu avental o que era alimento se converteu em flores. Por 60 anos foi doméstica. Na hora da morte tinha ajoelhada a seus pés toda a família Fatinelli, a quem servira toda a vida. Morreu no dia 27 de abril de 1278. Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro.
tjl@ -
http://sao-tarcisio.blogspot.com/
http://mundocatolico.org.br/

segunda-feira, 26 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Segunda-feira, 26 de abril de 2010
Ano C
Quarta Semana da Páscoa e 4ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca


Santos: Pedro Canísio (doutor), Antimo (bispo), Ásico ou Tassach (bispo), Maugoldo ou Maccul (bispo), Floriberto (bispo), Estêvão Pechersky (bispo), Zita de Lucca (virgem, franciscana da 3ª ordem), Pedro Armengol (beato), Antônio de Sena (beato), Tiago de Bitetto (beato), Hosana de Cattaro (beata e virgem), Turíbio de Lima (arcebispo), Tertuliano, João (abade)

Antífona: Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele, aleluia!(Rm 6, 9)

Oração:
Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei de santa alegria os vossos filhos e filhas que libertastes da escravidão do pecado e concedei-lhes a felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 41 (42), 2-3; 42(43), 3.4 (+ cf. Sl 42[42], 3a)
Minha alma suspira por vós, ó meu Deus

Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minha alma por vós, ó meu Deus!
A minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso monte santo, até a vossa morada!
Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei ao som da hara, meu Senhor e meu Deus!

Evangelho: João (Jo 10, 1-10)
Eu vim para que tenham vida

Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
O Pastor das ovelhas

Jesus serviu-se da metáfora do pastor para explicitar que tipo de relação desejava estabelecer com seus discípulos. Queria superar os esquemas bem conhecidos na época, pelos quais os mestres tornavam-se verdadeiros tiranos dos discípulos. Sua intenção era ser um mestre diferente. Como?
Sendo um mestre legítimo, seria como o pastor que entra pela porta do curral e não por outras vias, à maneira dos mestres mal-intencionados. Estabelecendo um relacionamento cordial e amigo com seus discípulos, imitaria o pastor que conversa com suas ovelhas, chama-as pelo nome e as trata com carinho, pois sua função é cuidar delas.
Conduzindo os discípulos de maneira segura, para evitar extravios, assemelhar-se-ia ao pastor que se coloca à frente do rebanho. Suas ovelhas o seguem, sem hesitar, por reconhecerem a voz de seu guia. Defendendo seu rebanho dos perigos e das ciladas que a vida lhes prepara. Os mercenários, nos momentos de perigo, deixam as ovelhas entregues a si mesmas. Agem assim, porque são mercenário, incapazes de arriscar suas vidas para defender o rebanho. Jesus, pelo contrário, defenderá os seus discípulos, até o extremo, mesmo tendo de entregar sua própria vida. Portanto, é mais prudente deixar-se guiar por um tal pastor. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, ©Paulinas]

Para sua reflexão:

Jesus toma o título real, messiânico, divino de Pastor e o desenvolve em três variações: o pastor e os ladrões, a porta do redil, o dono e o assalariado. O porteiro não deixa os ladrões entrar; leva as ovelhas para fora, guiando-as, indo à frente; há uma relação pessoal do pastor com cada ovelha: conhece-as pelo nome e elas reconhecem a sua voz. Esses ladrões e bandidos podem ser falsos messias ou mestres abusivos. As ovelhas que reconhecem a voz são fieis que pela fé sintonizam com a voz. O que Deus era para o seu povo do Antigo Testamento, Jesus o é para os seus. Como Jesus, seus seguidores também são chamados a ser pastores.(cf. Novo Testamento, Edições de Estudos, Editora Ave-Maria)

A IGREJA CELEBRA
São Luís Maria Grignion de Montfort
Neste dia nós contemplamos o fiel testemunho de Luís que ao ser crismado acrescentou em seu nome Maria devido sua devoção, que permeou toda sua vida. Nascido na França, 1673 de uma família muito numerosa, São Luís Maria bem cedo sentiu o desejo que ir ao sacerdócio e assim percorreu o caminho dos estudos.Como Padre São Luís começou a comunicar o Santo Evangelho e levar através de suas missões populares o povo a viver Jesus por Maria. Grande pregador, homem de oração, amante da Santa Cruz, dos doentes e pobres; São Luís como bom escravo da Virgem Santíssima não foi egoísta, e fez de tudo para ensinar a todos o caminho mais rápido, fácil e fascinante de unir-se perfeitamente a Jesus, que consistia na consagração total e liberal a Santa Maria.São Luís já era homem de sacrifícios pela salvação das Almas, porém a maior penitência foi aceitar as diversas perseguições que o próprio Maligno derramou sobre ele; tanto assim que foi a Roma para pedir ao Papa permissão para ir fora da França, mas ele não concedeu. Na força do Espírito e auxiliado pela Mãe de Deus que nunca o abandonava, São Luís evangelizou e combateu na França os jansenistas que estavam afastando os povos dos sacramentos e da misericórdia de Senhor. São Luís que morreu em 1719 foi quem escreveu o Tratado da verdadeira devoção a Santíssima Virgem, que influência ainda hoje muitos filhos de Maria, inclusive o Papa João Paulo II que por viver aquilo que São Luís partilhou a nós adotou para a vida o Totus tuus, isto é, "Sou todo teu, ó Maria".

São Luís Maria Grignion de Montfort...rogai por nós!

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Bom dia Evangelho
Ano C – 3ª Semana da Páscoa
(Pf. Pascal, Cor Branca)
A Igreja celebra hoje -
Jorge, Adalberto de Praga, Geraldo

Livro dos Provérbios, 6,28-29
Pode alguém caminhar em cima de brasas e não queimar o próprio pé?O mesmo acontece com aquele que procura a mulher do próximo: quem a toca não ficará sem castigo.

Oração
Pai, que o corpo e o sangue de teu Filho Jesus sejam alimento para a minha caminhada em busca de ti, de maneira que eu não venha a desfalecer pelo caminho.

EVANGELHO
Jo 6,53-60

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele

53 Jesus respondeu: «Eu garanto a vocês: se vocês não comem a carne do Filho do Homem e não bebem o seu sangue, não terão a vida em vocês. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim e eu vivo nele. 57 E como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim, aquele que me receber como alimento viverá por mim. 58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os pais de vocês comeram e depois morreram. Quem come deste pão viverá para sempre. 59 Jesus disse essas coisas quando ensinava na sinagoga de Cafarnaum.A fé em Jesus exige decisão - 60 Depois que ouviram essas coisas, muitos discípulos de Jesus disseram: «Esse modo de falar é duro demais. Quem pode continuar ouvindo isso?* 51-59: A vida definitiva se encontra justamente na condição humana de Jesus (carne): Jesus é o Filho de Deus que se encarnou para dar vida aos homens, isto é, para viver em favor dos homens. A vida definitiva começa quando os homens, comprometendo-se com Jesus, aceitam a própria condição humana e vivem em favor dos outros. E Jesus dá um passo além: ele vai oferecer sua própria vida (carne e sangue) em favor dos homens. Por isso, o compromisso com Jesus exige que também o fiel esteja disposto a dar a própria vida em favor dos outros. A Eucaristia é o sacramento que manifesta eficazmente na comunidade esse compromisso com a encarnação e a morte de Jesus. (Bíblia Sagrada - Edição Pastoral )

Comentário do Evangelho
Comunhão com o Ressuscitado
A partir de uma discussão entre os próprios judeus, temos no Evangelho de João este texto com características de uma catequese sacramental eucarística que seria praticada nas primeiras comunidades cristãs. O comer a carne e beber o sangue do Cristo é uma expressão tipicamente sacramental. Ao redor da mesa eucarística, a comunidade de fé faz a experiência da comunhão com o Ressuscitado. Comer e beber significa assimilar a realidade humana de Jesus e identificar-se com ele enquanto o cumpridor da vontade do Pai. A fé não é o aprendizado de uma doutrina, mas a comunhão com o próprio Jesus e com os irmãos na comunidade. Esta comunhão de amor traduz-se em gestos concretos em prol da libertação dos oprimidos e em empenho no desabrochar e no restaurar da vida em plenitude. O próprio Jesus é o alimento e a fonte deste amor e desta vida que é eterna. (Autor: José Raimundo Oliva)
Santo do dia: São Jorge
A existência do popularíssimo são Jorge, por vezes, foi colocada em dúvida. Talvez porque sua história sempre tenha sido mistura entre as tradições cristãs e lendas, difundidas pelos próprios fiéis espalhados entre os quatro cantos do planeta.Contudo encontramos na Palestina os registros oficiais de seu testemunho de fé. O seu túmulo está situado na cidade de Lida, próxima de Tel Aviv, Israel, onde foi decapitado no século IV, e é local de peregrinação desde essa época, não sendo interrompida nem mesmo durante o período das cruzadas. Ele foi escolhido como o padroeiro de Gênova, de várias cidades da Espanha, Portugal, Lituânia e Inglaterra e um sem número de localidades no mundo todo. Até hoje, possui muitos devotos fervorosos em todos os países católicos, inclusive no Brasil.A sua imagem de jovem guerreiro, montado no cavalo branco e enfrentando um terrível dragão, obviamente reporta às várias lendas que narram esse feito extraordinário. A maioria delas diz que uma pequena cidade era atacada periodicamente pelo animal, que habitava um lago próximo e fazia dezenas de vítimas com seu hálito de fogo. Para que a população inteira não fosse destruída pelo dragão, a cidade lhe oferecia vítimas jovens, sorteadas a cada ataque.Certo dia, chegou a vez da filha do rei, que foi levada pelo soberano em prantos à margem do lago. De repente, apareceu o jovem guerreiro e matou o dragão, salvando a princesa. Ou melhor, não o matou, mas o transformou em dócil cordeirinho, que foi levado pela jovem numa corrente para dentro da cidade. Ali, o valoroso herói informou que vinha da Capadócia, chamava-se Jorge e acabara com o mal em nome de Jesus Cristo, levando a comunidade inteira à conversão.De fato, o que se sabe é que o soldado Jorge foi denunciado como cristão, preso, julgado e condenado à morte. Entretanto o momento do martírio também é cercado de muitas tradições. Conta a voz popular que ele foi cruelmente torturado, mas não sentiu dor. Foi então enterrado vivo, mas nada sofreu. Ainda teve de caminhar descalço sobre brasas, depois jogado e arrastado sobre elas, e mesmo assim nenhuma lesão danificou seu corpo, sendo então decapitado pelos assustados torturadores. Jorge teria levado centenas de pessoas à conversão pela resistência ao sofrimento e à morte. Até mesmo a mulher do então imperador romano.São Jorge virou um símbolo de força e fé no enfrentamento do mal através dos tempos e principalmente nos dias atuais, onde a violência impera em todas as situações de nossas vidas. Seu rito litúrgico é oficializado pela Igreja católica e nunca esteve suspenso, como erroneamente chegou a ser divulgado nos anos 1960, quando sua celebração passou a ser facultativa. A festa acontece no dia 23 de abril, tanto no Ocidente como no Oriente
Tjl/-
http://sao-tarcisio.blogspot.com/



VOCÊ É BOM EM TOMAR DECISÕES
Um grupo de crianças brinca próximo a duas vias férreas, uma das vias ainda está em uso e a outra está desativada.Apenas uma criança brinca na via desativada, as outras na via em operação.
O trem está vindo e você está exatamente sobre aquele aparelho que pode mudar o trem de uma linha para outra.Você pode fazer o trem mudar seu curso para a pista desativada e salvar a vida da maioria das crianças.Entretanto, isto significa que a solitária criança que brinca na via desativada será sacrificada.Você deixaria o trem seguir seu caminho?VOCÊ TEM QUE TOMAR UMA DECISÃO! O TREM NÃO PARARÁ ESPERANDO POR VOCÊ!A maioria das pessoas escolherão desviar o trem e sacrificar só uma criança.Você pode ter pensado da mesma forma, eu acho.Exatamente, salvar a vida da maioria das crianças à custa de uma só criança é a decisão mais racional que amaioria das pessoas tomariam, moralmente e emotivamente.Mas, você pensou que a criança que escolheu brincar na via desativada foi a única que tomou a decisão corretade brincar num lugar seguro?Não obstante, ela tem que ser sacrificada por causa de seus amigos ignorantes que escolheram brincar ondeestava o perigo.Este tipo de dilema acontece ao nosso redor todos os dias.No escritório, na comunidade, na política...E especialmente numa sociedade democrática, a minoria freqüentemente é sacrificada pelo interesse da maioria,não importa quão tola ou ignorante a maioria seja e nem a visão de futuro e o conhecimento da minoria.Além do mais, se a via tinha sido desativada, provavelmente não era segura.Se você desviou o trem para a outra via, colocou em risco a vida de todos os passageiros.E em sua tentativa de salvar algumas crianças sacrificando apenas uma, você pode acabar sacrificando centenasde pessoas.Se estamos com nossas vidas cheias de fortes decisões que precisam ser tomadas, nós não podemos esquecer quedecisões apressadas nem sempre levam ao lugar certo.Lembre-se de que o que é correto nem sempre é popular... E o que é popular nem sempre é correto.E que todo mundo comete erros; foi por isso que inventaram a borracha e o apagador.

TJL@23042010-0851LT

quinta-feira, 22 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO-22/ABRIL.
A verdadeira Presença
Que jamais, em tempo algum, o teu coração acalente o ódio.
Que o canto da maturidade jamais asfixie a tua criança interior.Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.Que as pedras do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.Que a música seja tua companheira de momentos secretos contigo mesmo.Que os teus momentos de amor contenham a energia de tua alma eterna.Que os teus olhos sejam dois sóis olhando a luz da vida em cada amanhecer.Que em teus momentos de solidão e cansaço esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudopassa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente, para que tu percebas a ternura invisíveltocando o coração que é centro da nossa alma.Que o teu coração sinta a PRESENÇA secreta do inexplicável!Que você sinta o quanto Deus te ama.Por isso nunca esqueça a presença de Deus que está em nós, que o teu viver seja pleno de paz e luz com
Jesus.
TJL@22042010-0928LT



BOM DIA EVANGELHO
Quinta-feira, 22 de abril de 2010
Terceira Semana da Páscoa, 2ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca

Hoje: Dia do Descobrimento do Brasil (510º ano), dia Internacional da Terra, dia da Comunidade Luso-Brasileira e dia da Aviação de Caça.


Antífona: Cantemos ao Senhor: ele se cobriu de glória. O Senhor é minha força e o meu cântico: foi para mim a salvação, aleluia! (Ex 15, 1-2)

Oração:

Ó Deus eterno e onipotente, que nestes dias vos mostrais tão generoso, dai-nos sentir mais de perto o vosso amor paterno para que, libertados das trevas do erro, siga-nos com firmeza a luz da verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 65(66), 8-9. 16-17. 20 (R/. 1)
Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira


Nações, glorificai ao nosso Deus, anunciai em alta voz o seu louvor! É ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.
Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!
Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou, longe de mim o seu amor!


Evangelho: João (Jo 6, 44-51)
Eu sou o pão vivo descido do céu

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: 'Todos serão discípulos de Deus'. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai.
47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
O ensinamento do Pai

É o Pai quem tem a iniciativa na dinâmica da fé dos cristãos. No seu amor, elege o ser humano para ser objeto de sua revelação, e o convida a aderir ao Filho Jesus. Só vai a Jesus quem é escolhido e impelido pelo Pai. Só se entrega a Jesus quem se deixa guiar pelo Pai. E tudo quanto o Pai realiza está em função de guiar a humanidade para o Filho. O ato de fé no Senhor Jesus é, portanto, indício de obediência ao ensinamento do Pai e de submissão à sua vontade.
A incredulidade configura-se como rebeldia contra o Pai. Não se trata de mera oposição a Jesus, numa atitude sem maiores conseqüências. Nem, tampouco, pode ser considerada como uma fatalidade na vida das pessoas, numa espécie de anulação de sua liberdade.
No ato de fé, está implicada a liberdade humana. Instruído pelo Pai, cabe ao ser humano acolher ou não a instrução recebida. Se a acolhe, sem dúvida será capaz de reconhecer em Jesus o enviado do Pai. Se a rejeita, não somente se tornará um adversário do Filho, mas também do Pai. Não é possível acolher a moção do Pai, mas fechar-se para o Filho. Ou seja, não dá para ficar no meio do caminho. Quem recebeu o ensinamento do Pai, necessariamente, irá a Jesus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]
A IGREJA CELEBRA HOJE
Santos: Sotero (papa, mártir), Caio (papa, mártir), Epipódio (mártir), Alexandre (mártir), Leônidas (mártir), Agapito I (papa), Teodoro de Sicélia (bispo), Oportuna (virgem e abadessa), Volfelmo (beato, abade), Francisco de Fabriano (beato, confessor franciscano da 1ª ordem), Bartolomeu de Cervere (beato, mártir), Miles
São Sotero
Foi Papa de 166 a 175, quando Marco Aurélio era imperador romano (161-180). Sobre ele são Dionísio escreveu: "Derramaste tua beneficência sobre os irmãos, enviando a muitas igrejas esmolas e socorrendo a todos os pobres, especialmente os que trabalhavam nas minas. Em todas as partes renovas a generosa caridade dos teus antecessores, socorrendo os que padecem por Cristo". Escreveu uma carta para encorajar os perseguidos de Corinto, como um pai amoroso. Exemplo de santidade, ensinou a redimensionar nossos problemas e a nunca perder a fé em Deus.
Para sua reflexão: Jesus é aquele Deus que alimenta seu povo como o fez no passado por meio de Moisés. O primeiro pão foi temporário e perecível. O pão de Jesus produz vida eterna. Este alimento está ligado ao sacrifício de Jesus que derrama seu sangue pelos seus. (Novo Testamento, Editora Ave-Maria)

TJL/ - http://sao-tarcisio.blogspot.com/

terça-feira, 20 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
20 de abril de 2010 — Terça-feira
Ano C - 3ª Semana da Páscoa
(Pf. Pascal, Cor Branca)


Jesus veio de Deus, para nos resgatar de nossas misérias e nos conduzir às verdes pastagens do Reino. Veio para nos dar a vida em plenitude. Claras como o dia são suas palavras: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”. Jesus não nega nossas necessidades humanas, mas é sempre urgente para nossa salvação querer o Filho de Deus, dom do Pai e nosso sustento em todos os dias.
Oração

Pai, dá-me sensibilidade para perceber que a presença de Jesus, na nossa história, é a grande obra que realizaste: dar-nos a vida eterna
Evangelho

Lugar privilegiado de encontro:
Eucaristia (Jo 6,30-35)

Eles disseram: - Que milagre o senhor vai fazer para a gente ver e crer no senhor? O que é que o senhor pode fazer? Os nossos antepassados comeram o maná no deserto, como dizem as Escrituras Sagradas: "Do céu ele deu pão para eles comerem." Jesus disse: - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: não foi Moisés quem deu a vocês o pão do céu, pois quem dá o verdadeiro pão do céu é o meu Pai. Porque o pão que Deus dá é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. - Queremos que o senhor nos dê sempre desse pão! - pediram eles. Jesus respondeu: - Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede.

Comentário do Evangelho

O sinal de Jesus é o resgate e o cultivo da vida
Respondendo àqueles que haviam participado da partilha dos pães, Jesus se apresenta como o enviado de Deus. Então lhe pedem um sinal para que vejam, para que creiam nele. Não entenderam o sinal da partilha dos pães. Querem um sinal espetacular como o de Moisés e o maná. É o apego do Judaísmo às suas tradições, fechados à novidade de Jesus. Querem um messias poderoso, mesmo que seja opressor e explorador. O sinal de Jesus é o resgate e o cultivo da vida. É a transformação das pessoas que, acolhendo o seu amor, passam a ser também fonte de vida para outros. Jesus deixa claro: o que vem do céu vem do Pai. O maná não foi dado por Moisés. É o Pai que dá o verdadeiro pão do céu, o pão que dá vida ao mundo. Jesus diferencia-se de Moisés. É uma nova realidade que deve ser acolhida. Os que o ouvem se sensibilizam tal como a samaritana no momento em que Jesus oferece a fonte d'água da qual quem beber nunca mais terá sede. Pedem desse pão para sempre. Jesus identifica-se como sendo ele próprio o pão da vida. É Jesus que alimenta a vida eterna em nós. Em toda a sua vida ele é doação. (Autor: José Raimundo Oliva).

Hoje a Igreja celebra :
S. Teodoro, presbítero, +613, Santa Inês de Montepulciano, virgem, +1312, Santa Sara, padroeira do povo cigano
Santa Inês de Monte Pulciano
Lembramos neste dia uma flor da Ordem Dominicana Santa Inês , que nasceu em Monte Pulciano no centro da Itália, numa família de posses. Graças a Deus ao sentir-se chamada a vida religiosa nada sofreu de oposição.Santa Inês inclinada a vida de oração e meditação, consagrou na vida religiosa e se destacou na obediência e variadas virtudes. Após uma linda caminhada foi nomeada ainda jovem para superiora, já que era conhecida como modelo de penitência, recolhimento, jejum, vida mística.Ocupada com a salvação das almas, desejava ardentemente a conversão de mulheres de uma casa em que funcionava um prostíbulo. Sendo assim Inês que bem sabia que a tudo pode ser mudado pela oração investiu e alcançou de Deus a mudança de todas e a transformação do lugar de pecado, numa casa religiosa, lugar de graça. Santa Inês entrou no Céu com 40 anos, depois de dizer:"Milhas filhas, amai-vos umas as outras, pois a caridade é o sinal dos filhos de Deus"Santa Inês de Monte Pulciano...rogai por nós!

Missa pelo Jubileu de Brasília A Arquidiocese de Brasília celebra Missa de Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro da Arquidiocese de Brasília e da cidade de Brasília, dia 20 de abril, às 23h, na Esplanada dos Ministérios.

segunda-feira, 19 de abril de 2010


BOM DIA EVANGELHO
Segunda-feira, 19 de abril de 2010
Terceira Semana da Páscoa, 2ª do Saltério (Livro II), cor Litúrgica Branca
Hoje: Dia do Índio e Dia do Exercito


Antífona: Ressuscitou o bom pastor, que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo rebanho, aleluia!

Oração: Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para que possam voltar ao bom caminho, concedei a todos os que se gloriam da vocação cristã rejeitem o que se opõe a este nome e abracem quanto possa honrá-lo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Salmo: 118 (119), 23-24.26-27.29-30 (R/.1b)Feliz é quem na Lei do Senhor Deus vai progredindo
Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!
Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.

Evangelho: João (Jo 6, 22-29)
Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas
pelo alimento que permanece até a vida eterna

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos. 23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças.
24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum. 25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: "Rabi, quando chegaste aqui?" 26Jesus respondeu: "Em verdade, em verdade, eu vos digo, estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo".
28Então perguntaram: "Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?" 29Jesus respondeu: "A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou".
Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
O alimento imperecível

Tendo sido procurado por interesses particulares, Jesus exorta o povo a buscar o alimento imperecível, que dura para a vida eterna. Mais importante que o pão material, necessário para matar a fome física, é o alimento que só o Filho do Homem pode oferecer.Estas palavras de Jesus podiam dar margem a mal-entendidos. Seus ouvintes corriam o risco de pensar em algo misterioso, conhecido só pelo Mestre, que tinha o poder mágico de substituir o alimento material.Entretanto, Jesus referia-se a algo muito mais simples: ele mesmo era o alimento que haveria de propiciar vida eterna a quem se dispusesse a acolhê-lo. Suas palavras deveriam ser tomadas num sentido espiritual-existencial. Alimentar-se de Jesus significa acolhê-lo como o Senhor de nossa própria existência. E isto resultará numa espécie de identificação da vida do discípulo com a do Mestre, passando por um processo de transformação. O parâmetro da ação do discípulo será o amor e a solidariedade. Os pobres e marginalizados serão objeto privilegiado de sua atenção. Por estar radicado em Deus, será livre para servir ao próximo, sem qualquer distinção. Este modo de viver terá como desfecho a vida eterna. É a obra de Jesus em nós.
[O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão:
O povo saciou-se de pão, viram Jesus como prodígio, mas não como sinal que revela o Cristo. Na verdade acorrem ao milagreiro, não ao enviado de Deus. O povo se entusiasma com um pão, recebido milagrosamente sem trabalho e que conserve a vida, indiferentemente? O milagre de um pão que prolonga a vida cotidianamente aponta para o dom de um pão que instaura uma vida nova, eterna, dom de Jesus.
A IGREJA CELEBRA HOJE:
Santos: Crescêncio de Florença (diácono), Elfege de Winchester (bispo, mártir), Jorge de Antioquia (bispo, mártir), Geraldo de Einsiedeln (eremita), Hermógenes, Aristônico, Galácio, Caio, Expedito e Companheiros (mártires de Melitene, na Armênia), Leão IX (papa), Pafnúcio de Jerusalém (presbítero, mártir), Sócrates e Dionísio (mártires da Panfília), Timão (um dos sete diáconos citados em At 6,5), Ursmar de Lobbes (abade, bispo), Vicente de Collioure (mártir).
Santo Expedito
Santo Expedito foi martirizado na Armênia. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Dioclesiano, que subira ao trono de Roma em 284. Levava uma vida devassa; mas um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou em sua vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou "cras....! cras....! cras....!" palavra latina que quer dizer: "Amanhã...! amanhã...! amanhã...!, isto é - Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!" Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!" É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo. No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios, o santo da "ultima hora", num sim, sem adiamentos.Origem histórica: Mártir de Metilene, é pouco conhecido dos historiadores, mas sua existência é certa. Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio, não se conhecendo o lugar de seu nascimento, mas parece provável que seja Metilene, localidade onde sofreu seu martírio. A Armênia é uma região da Ásia Ocidental, situada ao Sul do Cálcaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens dos Rios Tigre e Eufrates. Essa região foi sempre considerada uma terra de predileção. Aliás, pelo testemunho da Sagrada Escritura, foi sobre as montanhas armênias do Ararat que a Arca de Noé pousou quando as águas do dilúvio baixaram (Gênesis, 8.5). A Armênia foi uma das primeiras regiões a receber a pregação dos apóstolos Judas Tadeu, Simão e Bartolomeu, mas também local de inúmeras perseguições aos cristãos. Essa região foi regada com o sangue de muitos mártires, entre eles Santo Expedito. Sua cidade natal (com toda probabilidade) não passa hoje de uma pequena localidade chamada Melatia, cidade construída no século II pelo imperador romano Trajano. A partir de Marco Antonio, tornou-se residência da 12ª Legião, conhecida como "Fulminante", cuja missão era defender o império romano dos bárbaros asiáticos. Hoje Metilene é uma cidade mística e simples, onde sua população vive em calma, longe das agitações políticas. Além de Santo Expedito, que foi levado à morte a 19 de Abril de 303, sob o poder de Deocleciano, lá veneram-se outros Santos mártires, entre eles: São Polieucto, outro oficial do exército romano que foi martirizado no século III. Deocleciano subiu ao trono de Roma em 284. Por seu ambiente e por seu caráter, parecia oferecer aos cristãos garantias de benevolência, pois havia em seu palácio a liberdade de religião, sendo, inclusive, sua esposa Prisca e sua filha Valéria, cristãs, ou ao menos, catecúmenas. Sob influências de Galero, seu genro, pagão convicto, determinou a perseguição dos cristãos, ordenando a destruição de igrejas e livros sagrados, a cessação das assembléias cristãs e a abjuração de todos os cristãos. Galero, sempre incitado por sua mãe, também pagã, queria abolir para sempre o Cristianismo e através de insinuações maldosas e hábeis calúnias, fez crer a Deocleciano, que o cristianismo conspirava de várias formas contra a augusta pessoa do imperador. Deocleciano, então, empreendeu a exterminação sistemática dos cristãos, envolvendo, inclusive, os membros de sua própria família e os servidores de seu palácio. Foi uma hecatombe sangrenta: oficiais, magistrados, o bispo da Nicomédia (Antino), padres, diáconos, simples fiéis foram assassinados ou afogados em massa. Somente em 324, com a retomada da autoridade do imperador cristão Constantino, foi que tiveram fim as terríveis perseguições que durante três séculos tinham ensangüentado a Igreja. Para fazer a novena de Santo Expedito é necessário orar durante nove dias seguidos, sozinho ou em grupo. Deve-se rezar um credo, depois a oração a Santo Expedito, sem esquecer de pedir a benção desejada. Em seguida, um Pai Nosso e ascender uma vela. Para finalizar diga: "Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora e sempre pelos séculos Amém". Durante os nove dias peça perdão a Deus por seus pecados e mantenha bons pensamentos. Depois resta apenas ter fé e esperar pela graça.

Diante da ofensa o amor só conhece uma resposta: o perdão
total, irrestrito e incondicional. (Frei Anselmo Fracasso)


Dia do Índio
A música de Jorge Benjor diz que "todo dia era dia de índio", lembrando que os índios que viviam no Brasil eram donos da terra quando ele foi descoberto. Mas em outra estrofe, Benjor lembra que "agora ele só tem o dia 19 de abril".
Em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano.
No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio em 19 de abril.

Mudança de Vida
A vida muda em um minuto apenas.Em um minuto apenas DEUS providência o socorro.Pode ser um coração atento, uma mão amiga, um pedaço de papel impresso caído na calçada.Papel que o vento não o levou para longe.Um minuto apenas e o amor volta e a esperança renasce.Um minuto apenas e o sol rompe as nuvens clareando tudo.Não se desespere, espere, o socorro chega.Um minuto apenas...O panorama se modifica. A vida refloresce.Tenha paciência, não se entregue à desesperança. Aguarde.Enquanto você sofre DEUS providência o auxílio.Aguarde, um minuto apenas, sessenta segundos.Uma vida. Um minuto a mais.Em um minuto apenas, a misericórdia divina se derrama cheia de bênçãos em sua vida, tirando toda escuridão do seu coração.Hei!!!! Faça a diferença, em um minuto você pode salvar vidas, Evangelize!!!!!!!!!TJL@19042010-0844LT

sexta-feira, 16 de abril de 2010

BOM DIA EVANGELHO
Sexta-feira, 16 de abril de 2010
Segunda Semana da Páscoa e do Saltério (Livro II), cor litúrgica Branca
Hoje: Dia Nacional da Voz


Santos: Optato e seus companheiros (mártires), Engrácia (virgem e mártir), Turíbio de Astorga (bispo), Paterno ou Pair (bispo), Frutuoso de Braga (arcebispo), Magno de Órcades (mártir), Dgógão ou Drão, Contardo, Joaquim de Sena (beato), Guilherme de Polizzi (beato), Arcângelo de Bolonha (beato), Benedito José Labre (confessor franciscano) , Maria Bernadete Soubirous (virgem franciscana), Calisto de Corinto, Júlia, Marçal

Oração: Concedei, ó Deus, aos vossos servos e servas a graça da ressurreição, pois quisestes que o vosso Filho sofresse por nós o sacrifício da cruz para nos libertar do poder do inimigo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo.

Salmo: 26 (27), 1.4.13-14 (R/.cf.4ab)Ao Senhor eu peço apenas uma coisa:
habitar no santuário do Senhor

O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu tempo.
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor.
EVANGELHO
Jo 6,1-15Jesus sacia a fome do povo

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4Estava próxima a páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: "Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?"
Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: "Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um". 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9"Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" 10Jesus disse: "Fazei sentar as pessoas". Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!" 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: "Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo". 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
Palavra da Salvação!
Leituras paralelas nos Evangelhos Sinóticos: Mt 14, 13-21, Mc 6, 30-44, Lc 9, 10-17

Comentário o Evangelho
É tempo de Páscoa

O milagre da partilha do pão está inserido num contexto pascal. Seu simbolismo ajuda-nos a compreendê-lo.
O Evangelho observa que “a páscoa, a festa dos judeus, estava perto". A páscoa era a festa principal do calendário judaico. Recordava a libertação da escravidão egípcia e a entrada na Terra Prometida. Este episódio era considerado como a experiência fundante da fé do povo de Israel, pois nele Deus se revelara como protetor e libertador do povo eleito.
Outros elementos recordam a experiência do antigo Israel: o fato de Jesus se encontrar às margens do mar da Galiléia e ter subido a uma alta montanha, onde se sentou com os discípulos. O Mar Vermelho e o Monte Sinai são, aqui, evocados. O lugar deserto, onde se encontravam os ouvintes do Mestre, bem como a carência de alimentos e a posterior providência de Jesus para saciar a multidão também têm a ver com o fato de outrora.
Tendo como pano de fundo esta ambientação pascal, a cena evangélica significa que é missão do Ressuscitado ser o guia da comunidade cristã a caminho da Terra Prometida - a casa do Pai. O povo congregado em torno de Jesus é chamado a ser um povo de irmãos e irmãs para os quais a partilha solidária é uma exigência irrenunciável. Mesmo sendo muitos, ninguém será vítima do abandono ou da fome. Aqui, o egoísmo não pode ter vez! A Páscoa de Jesus convida-nos, pois, a renovar nossa condição de povo de Deus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: A multiplicação dos pães aparece em todos os Evangelhos, pois se refere ao milagre do maná no Êxodo e à celebração da Eucaristia na comunidade cristã. Jesus é fonte de vida, o pão da vida, que alimentou cinco mil e que continuará alimentando milhões de crentes. Felipe e André representam a visão humana, de um realismo impotente, forçada a calcular sem resolver; ao mesmo tempo dão voz à necessidade humana. Como na primeira multiplicação dos pães de Marcos, sobram doze cestos, o suficiente para alimentar um novo Israel. A resposta entusiasta do povo visando proclamar Jesus rei faz que o Mestre se afaste deles, pois buscam milagres e não fé.

A igreja celebra hoje:
São Benedito José Labre

Com alegria celebramos a vida de santidade de um dos homens de Deus mais diferente e original da Igreja. Nascido na França em 1748 São Benedito José Labre foi um destes Santos que enriqueceu o mundo com sua pobreza.Quando jovem São Benedito José já se preparava com uma vida de penitência para o ideal de ser monge Trapista, mas quanto completou começou a bater nas portas dos mosteiros que não o aceitavam devido a sua idade e constituição física muito frágil. Agora forte de coração descobriu a meditação e oração; disto inspiradamente resolveu ser um pobre e mendigo por Amor a Cristo.São Benedito não era sempre compreendido, por isso por diversas vezes recebia o nome de vagabundo e ladrão, mas oferecendo tudo pela conversão dos pecadores prosseguia suas peregrinações pelos Santuários da Europa. Sua espiritualidade consistia em ter 3 corações em 1, isto para Amar a Deus, o próximo e desprezar a si mesmo, e assim viveu até os 35 anos na pobreza de quem esperou tudo de Deus, e esmolou para ajudar os irmãos até ganhar a riqueza do Céu.São Benedito José Labre...rogai por nós!
Sem Cristo, a luz da razão não basta para iluminar o ser humano e o mundo. (Papa Bento XVI)

quinta-feira, 15 de abril de 2010


BOM DIA EVANGELHO
Quinta-feira, 15 de abril de 2010
2ª Semana da Páscoa, 2ª Semana do Saltério (Livro II), cor litúrgica Branca
Hoje: Dia do Desenhista e dia da Conservação do Solo

Antífona: Ó Deus, quando saístes à frente do vosso povo, abrindo-lhe o caminho e habitando entre eles, a terra estremeceu, fundiram-se os céus, aleluia! (Sl 67, 8s.20)

Oração

Meu Deus, tanto me tens amado, pessoalmente! Interessa-te tanto minha salvação e que eu alcance a vida eterna, que me enviaste teu Filho! Dai-me a graça de crer com fé viva nesta verdade, ajuda-me a corresponder ao teu amor de maneira crescente.

Salmo: 33 (34), 2 e 9.17-18.19-20 (R/.7a)

Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.
Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

Evangelho: João (Jo 3, 31-36)
O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão

31"Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro.
34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele". Palavra da Salvação!

Comentário o Evangelho
O testemunho de Jesus

Jesus apresentou-se como testemunha do Pai, uma vez que suas palavras reportam-se a tudo quanto dele viu e ouviu. Entender a identidade e a missão de Jesus é de suma importância no processo da fé. Por isso, Nicodemos devia ser bem instruído. Sua relação com o Mestre dependeria do peso que este discípulo iria dar às palavras de Jesus. E estas teriam mais valor se realmente o Filho falasse a partir de seu contato imediato com o Pai. Caso contrário, não passariam de meras palavras humanas.
Jesus, porém, apresenta-se como superior a todos os demais seres humanos, por ter experimentado a intimidade do Pai. Sua linguagem toca as verdades mais sublimes, porque “quem é da Terra, pertence à Terra e fala com um ser terreno”.
No entanto, a rejeição faz parte de sua missão, pois “ninguém aceita o seu testemunho”, mesmo sendo veraz. O Filho age, movido pelo Espírito que o Pai lhe conferiu abundantemente. O Espírito sugere-lhe as palavras que deve proclamar, de modo a garantir a fidelidade ao projeto de Deus, sem deturpações. De sua boca sai a Palavra de Deus capaz de tocar o coração humano e movê-lo à conversão. Seu domínio se estende sobre todas as coisas, já que tudo lhe foi entregue, por obra do amor do Pai.
Diante dos discípulos apresentam-se dois caminhos: o da fé que leva à vida eterna, e o da incredulidade que submete o ser humano à ira de Deus. Diante deles, Nicodemos viu-se obrigado a tomar uma decisão. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano A, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão:

O cristão tem a obrigação de dar testemunho dos dons recebidos de Deus. Existe uma estreita correspondência entre o escutar e o receber esse testemunho. Até é dom do Pai que vem por Jesus e se recebe com o Espírito. Deus faz tudo em todos. Crer e não crer são atitudes que configuram a vida inteira, com vida eterna ou como fracasso definitivo.
A IGREJA CELEBRA HOJE:
Santos: Basilissa e Anastácia (mártires de Roma), Crescêncio de Myra (mártir), Êutico de Ferentino (mártir), Huna da Alsácia (mãe de família), José de Veuster (também conhecido como Padre Damião de Molokai), Maron, Êutico e Vitorino (mártires de Roma), Máximo e Olimpíades (mártires de Córdova), Mundo de Argyle (abade), Ortário de Landelle (abade), Paterno de Vannes (bispo), Ruadan de Lothra (abade),Silvestre de Réome (abade), Teodoro e Pausilipo (mártires de Trácia), Laurentino Sossius (mártir, bem-aventurado), Nidger de Ausburgo (monge, bispo, bem-aventurado).
Cesar de Bus
Cesar de Bus, que desejava seguir a carreira militar, estava quase embarcando para atender ao chamado de seu irmão, capitão a serviço do rei Carlos IX, da França, quando foi impedido por uma enfermidade que o atingiu de maneira fulminante. Foi essa ocasião que o aproximou do bispo de Cavaillon, cidadezinha da Provença, onde ele tinha nascido em 3 de fevereiro 1544. Os jesuítas de Avignon, um humilde capelão e uma camponesa, que o assistiam durante a convalescença, com as suas palavras e os seus exemplos o reconduziram para a religião cristã, da qual ele havia se afastado. Não perdeu tempo: tão logo se curou, trocou de vida e se pôs a estudar para tornar-se sacerdote. Enquanto se preparava, começou a percorrer os sítios e fazendas ensinando o catecismo. Fundou, com o auxilio de um primo, Romillon, centros de instrução religiosa nos cantos mais escondidos e esquecidos, nos quais começou a experimentar novos métodos de ensino da doutrina às crianças do meio rural.
Cesar de Bus tornou-se sacerdote aos trinta e oito anos de idade e já reunia em torno de si muitos jovens, formando, com a ajuda dos bispos e dos sacerdotes da região, uma numerosa comunidade, que tomou o nome de Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, ou Doutrinários, os quais, por não terem pronunciado os votos, viviam todos juntos. Foi neste ponto que surgiu a divergência entre os dois fundadores: Cesar de Bus queria que eles pronunciassem finalmente os votos e Romillon queria que se mantivessem apenas padres. Assim, esse último se transferiu para a casa de Aix-en-Provance, enquanto Cesar permaneceu na sede de Avignon. Depois de um longo período de sofrimento causado por uma enfermidade, Cesar de Bus morreu no dia 15 de abril de 1607. Foi beatificado, em 1975, pelo papa Paulo VI, que autorizou sua celebração litúrgica para o dia do seu trânsito. [paulinas.org.br]

Dia da Conservação do Solo
A data de 15 de Abril foi escolhida para o Dia da Conservação do Solo em homenagem ao nascimento do americano Hugh Hammond Bennett (15/04/1881- 07/07/1960), considerado o pai da conservação dos solos nos Estados Unidos, o primeiro responsável pelo Serviço de Conservação de Solos daquele país. Suas experiências estudando solos e agricultura, nacional e internacionalmente, fizeram dele um conservacionista dedicado. Também pela capacidade de comunicação de seus textos, muito conquistou para a causa mundial da conservação. [IBGE]