domingo, 31 de março de 2013

BOM DIA EVANGELHO-01 ABRIL.


BOM DIA EVANGELHO
 
01 de abril -  2ª-FEIRA NA OITAVA DA PÁSCOA
Santo do dia : Santo Hugo de Grenoble, bispo, +1152

Oração
"Não se opor ao erro é aprová-lo, e não defender a verdade é suprimi-la; e a nossa negligência em defender a verdade, quando podemos fazê-lo, é tão pecado quanto incentivar o erro. " Papa São Félix III

EVANGELHO
O Senhor esteja convosco! — Ele está no meio de nós! — PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor!

(Mt 28, 8-15) As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se, e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.
Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar a meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”. Quando as mulheres partiram, alguns guardas do túmulo foram à cidade, e comunicaram aos sumos sacerdotes tudo o que havia acontecido. Os sumos sacerdotes reuniram-se com os anciãos, e deram uma grande soma de dinheiro aos soldados, dizendo-lhes: “Dizei que os discípulos dele foram durante a noite e roubaram o corpo, enquanto vós dormíeis. Se o governador ficar sabendo disso, nós o convenceremos. Não vos preocupeis”.
Os soldados pegaram o dinheiro, e agiram de acordo com as instruções recebidas. E assim, o boato espalhou-se entre os judeus, até o dia de hoje.

- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Meditação

Em meio às tempestades da vida você busca fortalecer a fé em Cristo ressuscitado? - Quando sente que em sua vida tudo parece escuro, qual a primeira atitude que toma? - Você busca sempre partilhar alegrias e esperanças, angústias e dores? - Como você acolhe os que o procuram buscando uma amizade sincera? - Faça um ato de fé na Ressurreição de Cristo.(Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R)
Comentário ao Evangelho do dia feito por
São Pedro Crisólogo (c. 406-450), bispo de Ravena, doutor da Igreja
Sermão 76, 2-3; CCL 24A, 465-467

«Ide anunciar aos Meus irmãos que partam para a Galileia. Lá Me verão»

O anjo tinha dito às mulheres: «Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá O vereis» (Mt 28,7). Ao dizer isto, não era a Maria Madalena e à outra Maria que o anjo se dirigia mas, nestas duas mulheres, era a Igreja que ele enviava em missão, era a Esposa que o anjo enviava ao encontro do Esposo.
Enquanto elas se afastam, o Senhor vem ao seu encontro e saúda-as, dizendo: «Salve!» [...] Ele dissera aos discípulos: «Não vos detenhais a saudar ninguém pelo caminho» (Lc 10,4); nesse caso, como pode ir ao encontro destas mulheres e cumprimentá-las tão jubilosamente? Ele não espera que O reconheçam, não procura ser identificado, não Se presta a que Lhe façam perguntas, mas apressa-Se, cheio de ímpeto, a ir ao encontro delas. [...] Eis o que faz a força do amor; ele é mais forte do que tudo, passa por cima de tudo. Ao saudar a Igreja, é a Si mesmo que Cristo saúda, pois fê-la Sua, ela tornou-se Sua carne, ela tornou-se o Seu corpo, como atesta o apóstolo Paulo: «É Ele a cabeça do Corpo, que é a Igreja» (Col 1,18). Sim, é de facto a Igreja, em toda a sua plenitude, que aquelas duas mulheres personificam. [...]
Quando Ele encontra estas mulheres, elas estão já num estádio de maturidade da fé: dominaram as próprias fragilidades, e concentram-se no mistério, procurando o Senhor com todo o fervor da sua fé. Por isso, merecem que o Senhor Se lhes ofereça quando vai ao seu encontro e lhes diz: «Salve!» O Senhor não só consente em que O toquem, mas que O agarrem à medida do amor que Lhe têm. [...] Tais mulheres são, na Igreja, o modelo dos mensageiros da Boa Nova.

A igreja celebra hoje: São Valério-565-619 -São Valério

Valério nasceu no ano 565, em Auvergne, na França. Sua família era muito pobre e ele trabalhava no campo. Ainda pequeno, tinha uma enorme sede de saber e, para aprender a ler e escrever, ele mesmo foi procurar um professor, e pediu que lhe ensinasse o alfabeto.
Mais depressa do que qualquer outro de sua idade, Valério já dominava a escrita e a leitura. Após conhecer a Sagrada Escritura, procurou um parente sacerdote que vivia num mosteiro próximo. Passou ali alguns dias, percebeu sua vocação para a vida religiosa e pediu seu ingresso naquela comunidade. Depois de um bom tempo realizando várias tarefas internas, foi aceito e recebeu as ordens sacerdotais.
Pouco depois, mudou-se para um mosteiro sob a direção espiritual de Columbano, o grande
evangelizador da Gália, atual França, que depois foi canonizado, onde aconteceu seu primeiro prodígio. Designado para cuidar da horta do convento, sem nenhum produto a não ser com o trabalho de suas próprias mãos, acabou com as pragas que assolavam anualmente as plantações. Tornou-se tão conhecido na região e tão respeitado internamente que foi testado em sua humildade. Com autorização do abade Columbano, procurou o rei Clotário, conseguindo dele um grande terreno para construir um mosteiro, em Leuconai, na França. Logo depois o local já contava, também, com uma igreja e várias celas para religiosos.
A fama do sacerdote Valério se propagou ainda mais, de modo que dezenas de homens, jovens e idosos, procuravam o convento para ingressarem na vida religiosa sob a sua orientação. Mas novamente sentiu-se impelido ao trabalho de evangelização. Na companhia de seu auxiliar Valdolem, viajou por todo o país pregando e convertendo pagãos.
Diz a tradição que o monge Valério possuía o dom da cura e há vários relatos sobre elas. Como a de um paralítico que voltou a andar ao toque de suas mãos e muitos doentes desenganados que se curavam na hora, na presença da população. Além disso, tinha o dom da profecia e um dom especial sobre os animais. Conta-se que, quando passava pela floresta, os pássaros vinham ao seu encontro, seguiam-no, pousavam em suas mãos, braços e ombros, parecia que "conversavam" com ele.
Valério morreu no dia 1o de abril de 619, no mosteiro de Leuconai, depois de converter milhares de pagãos, ter feito muitos discípulos e ter entregado sua vida à Deus, através do seu vigoroso e intenso apostolado. O culto de são Valério se propagou rapidamente, até mesmo porque o rei Hugo, seu devoto, dizia que o santo costumava orientá-lo em sonho, sendo muito festejado, além da França, na Itália, Alemanha e Inglaterra, no dia de sua morte.

S. Hugo de Grenoble, bispo

Era beneditino e confessor. O que o distinguiu? A sua retidão, uma constante busca de Deus. Achou, num primeiro momento, que iria encontrá-lo na vida monástica. Mas Deus nem sempre concorda com os homens, por mais santos que eles sejam.
Deus o quis Bispo de Grenoble, aos 27 anos de idade. Depois, tornou-se, ele mesmo, um formador de santos, sobretudo construindo mosteiros, hospitais, e organizando a sua diocese, que dirigiu por 52 anos. Morreu em 1152.
Até hoje, a vida de Santo Hugo está sendo estudada, desde a canonização, que se deu no pontificado de Inocente II -

TJL@ -WWW.EVANGELHODOQUOTIDIANO.ORG.BR
 VISITE:Seminário São Tomás de Aquino
Rua Havaí, 430 - Parque Santa Inês -07700-00 -Caieiras - SP
Brasil -Reitor: Pe. Pedro Rafael Morazzani Arráiz, EP -Tel: 55 11 2256-9377
seminario@virgofloscarmeli.org

A Verdadeira Igreja de Cristo é formada pelos Santos e pelo Sangue dos Mártires, são aqueles que seguem as verdades do Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário