quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

bom dia evangelho - 5.fev.015- quinta-feira

BOM DIA EVANGELHO

 Quinta-feira da 4ª semana do Tempo Comum


Oração: Ó Divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites.

Evangelho segundo
S. Marcos 6,7-13. 
Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros
e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro;
que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas.
Disse-lhes também: "Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali.
E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles".
Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento,
expulsaram muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.

Comentário do dia 
Tomás de Celano (c. 1190-c. 1260), biógrafo de São Francisco e de Santa Clara 
«Vita Prima» de São Francisco
«Começou a enviá-los dois a dois»
Entrou na Ordem um novo aspirante de qualidade e o seu número foi assim elevado para oito. Então o bem-aventurado Francisco reuniu-os a todos e falou-lhes longamente do Reino de Deus, do desprezo do mundo, da renúncia à vontade própria e da docilidade que tinham de exigir ao seu corpo. Depois dividiu-os em quatro grupos de dois e disse-lhes: «Ide, meus bem-amados, percorrei dois a dois as diversas regiões do mundo, anunciai a paz aos homens e pregai-lhes a penitência que obtém o perdão dos pecados. Sede pacientes na prova, certos de que Deus cumprirá o que decidiu e manterá as suas promessas. Respondei humildemente a quem vos interrogar, abençoai os que vos perseguirem, agradecei aos que vos insultarem e vos caluniarem, pois esse é o preço do Reino dos Céus (Mt 5,10-11).»

Eles acolheram com alegria a missão que lhes confiava a santa obediência e prostraram-se aos pés de São Francisco, que abraçou cada um deles ternamente dizendo-lhes com fé: «Confiai a Deus todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós» (1Ped 5,7). Era a sua frase habitual quando enviava um irmão em missão.

Santa Águeda
Santa Águeda ficou conhecida tanto pelo seu nome verdadeiro Águeda, como por Ágata. Não se tem conhecimento das datas de seu nascimento ou morte. Acredita-se que ela viveu durante o século III, na Sicília e foi martirizada durante a perseguição aos cristãos no império de Décio, por volta de 251, sendo seu suplicio um dos mais cruéis da época contra cristãos.
Segundo a tradição Santa Águeda foi entregue a uma mulher de má conduta para desviá-la de Deus. Como mantivesse a firmeza da fé, foi submetida a cruéis torturas: desconjuntamento dos ossos, dilaceramento dos seios. Foi arrastada sobre cacos de vidros e carvões em brasa.
Santa Águeda é uma das santas mais populares da Itália, apenas Roma chegou a ter 12 igrejas a ela dedicadas.+
www.seminario-campos.org.br

tjl@ - sao-tarcisio.blogpot.com – paulinas.org.br – Vatican.va – evangelhodoquotidiano.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário