domingo, 31 de janeiro de 2010

Bom dia evangelho
Segunda-feira- 01/fevereiro/2010
Ano C – São Lucas

Oração

Pai, faze-me anunciador da compaixão que tens por mim, a qual se manifesta na libertação de meu egoísmo e na abertura do meu coração para o serviço ao meu semelhante.
Evangelho

Mc 5,1-20 - Recomeçar a partir de Cristo
Jesus e os discípulos chegaram à região de Gerasa, no lado leste do lago da Galiléia. Assim que Jesus saiu do barco, foi encontrar-se com ele um homem que estava dominado por um espírito mau. O homem vinha do cemitério, onde estava morando. Ninguém conseguia prendê-lo, nem mesmo usando correntes. Muitas vezes já tinham amarrado as suas mãos e os seus pés com correntes de ferro, mas ele quebrava tudo, e ninguém conseguia dominá-lo. Passava os dias e as noites nos montes e entre os túmulos, gritando e se ferindo de propósito com pedras. Ele viu Jesus de longe, correu, caiu de joelhos diante dele e gritou: - Jesus, Filho do Deus Altíssimo! O que o senhor quer de mim? Em nome de Deus eu peço: não me castigue! Ele disse isso porque Jesus havia mandado: "Espírito mau, saia desse homem!" Jesus perguntou: - Como é que você se chama? Ele respondeu: - O meu nome é Multidão, porque somos muitos. E pedia com muita insistência a Jesus que não expulsasse os espíritos maus para fora daquela região. Acontece que num morro perto dali havia muitos porcos comendo. Os espíritos pediram a Jesus com insistência: - Nos mande ficar naqueles porcos; nos deixe entrar neles! Ele deixou, e os espíritos saíram do homem e entraram nos porcos. E estes, que eram quase dois mil, se atiraram morro abaixo, para dentro do lago, e se afogaram. Os homens que estavam tomando conta dos porcos fugiram e espalharam a notícia na cidade e nos campos. Muita gente foi ver o que havia acontecido. Quando chegaram perto de Jesus, viram o homem que antes estava dominado por demônios; e ficaram espantados porque ele estava sentado, vestido e no seu perfeito juízo. Os que tinham visto tudo aquilo lhes contaram o que havia acontecido com o homem e com os porcos. Então começaram a pedir com insistência a Jesus que saísse da terra deles. Quando ele estava entrando no barco, o homem curado pediu com insistência: - Me deixe ir com o senhor! Mas Jesus não deixou e disse: - Volte para casa e conte aos seus parentes o que o Senhor lhe fez e como ele foi bom para você. Então ele foi embora e contava, na região das Dez Cidades, o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

Comentário do Evangelho
A prática de Jesus é libertadora
Jesus já expulsara o espírito impuro do homem na sinagoga.
Era a denúncia do espírito opressor da sinagoga. Agora, em território de exclusividade gentílica, é a denúncia do espírito do Império Romano que dominava a região. O espírito que possuía o homem era uma "legião", nome da unidade militar romana de ocupação. A legião é expulsa para os porcos, identificados com os romanos, que se lançam no mar, como foi submerso o exército do faraó, na saída do Egito. Esta tradição, dentro da interpretação judaico-cristã, é uma afirmação da prática de Jesus como libertação da opressão, religiosaou política. A narrativa termina com o envio, por Jesus, daquele homem gentio, que se faz missionário em território gentílico, anunciando a misericórdia de Deus.
A igreja celebra hoje: Santo João Bosco1815-1888 - Fundou a Congregação dos Padres Salesianos e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos
Santo João Bosco
João Melquior Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, numa família católica de humildes camponeses em Castelnuovo d'Asti, no norte da Itália, perto de Turim. Órfão de pai aos dois de idade, cresceu cercado do carinho da mãe, Margarida, e amparo dos irmãos. Recebeu uma sólida formação humana e religiosa, mas a instrução básica ficou prejudicada, pois a família precisava de sua ajuda na lida do campo. Aos nove anos, teve um sonho que marcou a sua vida. Nossa Senhora o conduzia junto a um grupo de rapazes desordeiros que o destratava. João queria reagir, mas a Senhora lhe disse: "Não com pancadas e sim com amor. Torna-te forte, humilde e robusto. À seu tempo tudo compreenderás". Nesta ocasião decidiu dedicar sua vida a Cristo e a Mãe Maria; quis se tornar padre. Com sacrifício, ajudado pelos vizinhos e orientado pela família, entrou no seminário salesiano de Chieri, daquela diocese. Inteligente e dedicado, João trabalhou como aprendiz de alfaiate, ferreiro, garçom, tipógrafo e assim, pôde se ordenar sacerdote, em 1841. Em meio à revolução industrial, aconselhado pelo seu diretor espiritual, padre Cafasso, desistiu de ser missionário na Índia. Ficou em Turim, dando início ao seu apostolado da educação de crianças e jovens carentes. Este "produto da era da industrialização", se tornou a matéria prima de sua Obra e vida. Neste mesmo ano, criou o Oratório de Dom Bosco, onde os jovens recebiam instrução, formação religiosa, alimentação, tendo apoio e acompanhamento até a colocação em um emprego digno. Depois, sentiu necessidade de recolher os meninos em internatos-escola, em seguida implantou em toda a Obra as escolas profissionais, com as oficinas de alfaiate, encadernação, marcenaria, tipografia e mecânica, repostas às necessidades da época. Para mestres das oficinas, inventou um novo tipo de religioso: o coadjutor salesiano. Em 1859, ele reuniu esse primeiro grupo de jovens educadores no Oratório, fundando a Congregação dos Salesianos. Nos anos seguintes, Dom Bosco criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e os Cooperadores Salesianos. Construiu, em Turim, a basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e fundou sessenta casas salesianas em seis países. Abriu as missões na América Latina. Publicou as Leituras Católicas para o povo mais simples. Dom Bosco agia rápido, acompanhou a ação do seu tempo e viveu o modo de educar, que passou à humanidade como referência de ensino chamando-o de "Sistema Preventivo de Formação". Não esqueceu do seu sonho de menino, mas, sobretudo compreendeu a missão que lhe investiu Nossa Senhora. Quando lhe recordavam tudo o que fizera, respondia com um sorriso sereno: "Eu não fiz nada. Foi Nossa Senhora quem tudo fez". Morreu no dia 31 de janeiro de 1888. Foi beatificado em 1929 e canonizado por Pio XI em 1934. São João Bosco, foi proclamado "modelo por excelência" para sacerdotes e educadores. Ecumênico, era amigo de todos os povos, estimado em todas as religiões, amado por pobres e ricos; escreveu: "Reprovemos os erros, mas respeitemos as pessoas" e se fez , ele próprio, o exemplo perfeito desta máxima.
Fonte>
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sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Anime-se!!!
Você foi traído?

Perdoe.
Você foi abandonado?
Sinta o abraço de Deus.
Você foi maltratado?
Ame mais ainda.
Você perdeu o emprego?
Creia que existe uma nova oportunidade.
Você não conseguiu o que desejava?
Lembre-se que nem sempre o que desejamos é o melhor a acontecer.
Você não se sente amado?
Ame, é amando que recebemos.
Você sente desanimado? Anime-se, Deus conta com você!!! Amados filhos de Deus, Deus quer nos tornar mais e mais pérolas preciosas. Acredite que os sofrimentos de hoje serão a vitória de amanhã, basta você colocar seus problemas em Deus e deixá-lo conduzir seus passos!!! (fonte: Pe. Marcelo Rossi).
Lembra-Te
Tu fostes feito Cristo, por Cristo, para viver com Cristo e em Cristo e apenas para Cristo;
Ser Cristo, é Consagrar! (Lc 22,19) É perdoar! (Jo 20,23)É abençoar! (Lc 24,30) É zelar pelas ALMAS; (Jo 21, 15-17)Ser Cristo não é administrar bens materiais, mas zelar pelos bens espirituais; (I Cor 14,1)Ser Cristo não significa intensa atividade social, mas intensa atividade espiritual; (Gal 5,16-18)Ser Cristo não é matar só a fome do corpo, mas principalmente a fome da alma com a Eucaristiae a Palavra; (Jo 4,13-14)Ser Cristo não é ser o assistente social do bairro, mas o condutor e guia espiritual da Igreja; (Jo 21,17)Ser Cristo não é guiar para o lote de terra, mas conduzir para a morada eterna; (Jo 18,36) (Mt 6,19-20)Ser Cristo não é só curar feridas do corpo, mas antes perdoar, sarando as feridas da alma; (Lc 5,23)Ser Cristo não é estar nas periferias, mas ao redor do sacrário, pois o teu coração deve estar dentro Dele; (Jo 15,19-20)Ser Cristo não é fazer grandes discursos, mas sermões plenos da Palavra Eterna. (Mt 5,1-11)Ser Cristo não é dar só a vida pelos homens, mas principalmente dar a vida pelas almas.(Jo 10,11-17)Para ser CRISTO, deves firmar-te em Cristo, nos dois pilares: Maria e Eucaristia.Eles sustentarão a Igreja... e você!

Santo Cura D'Ars disse: "Se encontrares um anjo e um sacerdote, cumprimenta primeiro o sacerdote..."

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho
Sexta-feira - 29 de janeiro de 2010
3ª Semana Comum - Formulário do 3° Domingo Comum - (Cor Verde)
Santos do dia: Antonieta, Emma, Dositeo,
Oswaldo

O Reino de Deus vai penetrando nossa existência e nossa sociedade, pois é fonte que nunca deixa de jorrar a bondade e a misericórdia de Deus sobre nós. E nós, humanos, vamos percebendo pouco a pouco que ele é a verdade: “O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra”. Não impeçamos, pois, que a semente do Reino nasça, cresça e produza frutos em nós.
OraçãoPai, dá-me sensibilidade para perceber teu Reino acontecendo no meio de nós, aí onde lutamos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

Evangelho
Mc 4,26-34 - A semente: paciência e esperança

Jesus disse: - O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. É a própria terra que dá o seu fruto: primeiro aparece a planta, depois a espiga, e, mais tarde, os grãos que enchem a espiga. Quando as espigas ficam maduras, o homem começa a cortá-las com a foice, pois chegou o tempo da colheita. Jesus continuou: - Com o que podemos comparar o Reino de Deus? Que parábola podemos usar para isso? Ele é como uma semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce muito até ficar a maior de todas as plantas. E os seus ramos são tão grandes, que os passarinhos fazem ninhos entre as suas folhas. Assim, usando muitas parábolas como estas, Jesus falava ao povo de um modo que eles podiam entender. E só falava com eles usando parábolas, mas explicava tudo em particular aos discípulos.
Comentário do Evangelho - Conversão a partir da Palavra semeada

Das duas parábolas, ambas introduzidas por: "Jesus dizia-lhes", a primeira é exclusiva de Marcos. O conteúdo é a ação de Deus nos corações, inspirando-os à conversão a partir da Palavra semeada. Ao discípulo missionário cabe lançar a semente, estar atento às mudanças, permanecer solidário e em comunhão com aqueles a quem foi enviado. É o mesmo Espírito que age no discípulo e naqueles com quem este se relaciona. O Reino de Deus não é como os frondosos cedros do Líbano que ornaram o Templo de Jerusalém e contribuíram para a glória de Salomão. É como o pequeno grão de mostarda, que se espalha à beira do Mar da Galileia, humilde, porém cresce o suficiente para dar abrigo às aves do céu, para acolher a vida. As duas parábolas, uma da paciência e outra da esperança, são orientações para nossa ação missionária.
A igreja celebra hoje:
São Pedro Nolasco

No século XII o Espírito Santo ocupado em redimir o presente suscitou um cristão de rica família francesa , que desde criança cultivava um grande amor aos pobres : São Pedro Nolasco. No seu tempo as lutas políticas e invasões dos povos árabes muito influenciava a vida dos cristãos, tanto que uns eram obrigados a seguirem deuses, outros impedidos de viver o Cristianismo e a maioria presa e feita escrava.Com a morte do pai, e já terminado seus estudos humanísticos Pedro foi para a Espanha, onde encontrou sofrimentos físicos e morais nas regiões invadidas, tanto assim que compadecido aplicou toda sua fortuna no resgate de cerca de trezentos cristãos. Nesta ação, mais do que um ato de caridade estava o desabrochar da nova Ordem com a missão de conquistar a redenção dos cativos, esta inspiração Pedro colheu do coração do Cristo crucificado.Emitido os três votos: castidade, obediência e pobreza, em companhia, aprovado pelo rei e abençoado pelo Papa o nome oficial foi: Ordem da Virgem Santíssima das Mercês para a Redenção dos Escravos. São Pedro Nolasco entrou no céu em 1256, mas antes teve a alegria, mesmo a base de sofrimento, de juntamente com os mercedários conseguir a libertação de milhares de cristãos.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Segunda-feira - 25 de janeiro de 2010
Conversão de São Paulo -(Ap, Gl, Pr. Ap, Cor Branca)
Santos do dia:
Paulo de Tarso, Juventino, Elvira, Apolo,Ananias,
A celebração da conversão de São Paulo apóstolo toca profundamente nossa vida cristã. Ele compreendeu que a graça de Deus é misericordiosa e que o amor do Crucificado é maior que todos os bens. A voz amorosa de Deus ressoou profundamente nele: “Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é o Cristo que vive em mim” (Gl 2,20). Depois de sua conversão, só se alegrava no amor de Cristo, e julgava-se o mais feliz dos homens. Que sua vida e sua santidade ajudem-nos a viver no amor e na misericórdia divinos.
Oração

Senhor Jesus, contemplando tua ascensão para junto do Pai, assumo a tarefa de levar, ao mundo inteiro e a toda criatura, a mensagem do teu Evangelho.
Evangelho
Mc 16,15-18 - Encontro com Jesus, conversão, discipulado, comunhão e missão
Então ele disse: - Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.
Comentário do Evangelho

Boa-Nova a toda criatura!
Paulo (Saulo), fiel discípulo do rabino Gamaliel e perseguidor dos discípulos de Jesus, converte-se a partir do testemunho de fé que estes discípulos davam, até o martírio. Após sua conversão, Paulo retira-se um tempo para a Arábia e em sua cidade, Tarso. Cerca de oito a dez anos após sua conversão, é convidado por Barnabé a integrar a comunidade de Antioquia, de onde parte para sua primeira missão. Paulo relê o Primeiro Testamento à luz da novidade de Jesus. Não tendo conhecido Jesus, a teologia de Paulo é centrada em sua morte e ressurreição (o Cristo), sob a ótica messiânica da tradição do Judaísmo em vigor em seu tempo. Pouco tempo após a morte de Paulo, Marcos escreve o seu Evangelho, cuja tônica é a encarnação do Filho de Deus, Jesus de Nazaré. Marcos resgata assim as memórias históricas de Jesus, que conviveu com os discípulos, desde o batismo de João até o momento em que foi arrebatado dentre eles. Marcos, sem se preocupar com as narrativas sobre o Ressuscitado, encerra seu Evangelho com o anúncio do túmulo vazio. A parte final do Evangelho é um acréscimo tardio, com coletâneas sobre aparições do Ressuscitado, na perspectiva messiânica escatológica, extraídas dos outros três Evangelhos. (Direitos reservados José Raimundo Oliva).
A igreja celebra hoje: São Paulo
São Paulo, o apóstolo, mártir e um dos grandes missionários, místicos e teólogos da Historia da Igreja. Ele nasceu na cidade de Tarsus na Cilicia, Ásia Menor (hoje Turquia).Filho de uma tribo de judeus de Benjamim. Tornou-se um cidadão romano chamado Saul e foi criado como fariseu (a mais rígida seitas judias do período)em Tarso, aprendeu a arte de fazer tendas uma profissão que muito útil quando passou a peregrinar por todo o império romano), me estudou a lei judia e o Grego e o Latin. Enviado por algum tempo para Jerusalém ele encontroou ali um professor o famoso rabino Gamaliel, e ficou especialista no Torah. Após desenvolver forte laços com Jerusalém ele retornou a Tarso- quase certo antes de Jesus começar o seu ministério público - e ali gradualmente teve contato com as novas seita do nazareno, como os primeiros seguidores de Cristo eram chamados, alguns anos após a Crucificação. Paulo tornou-se um dedicado oponente da nova igreja e estava presente ao martírio de São Esteves; de fato ele guardou a roupa daqueles que jogavam pedras no protomartir e assim "consentiu na sua morte".(Atos 7:58-8:1). Indo para Damasco para fazer a perseguição aos Nazarenos ele foi convertido enquanto estava na estrada (Atos 9:1-19;22:5-16 e 26:12-18).Deixado cego por uma luz brilhante, que ele entendeu que era o próprio Cristo e foi levado para Damasco e ficou por três dias na escuridão. Sendo batizado por Ananias, sua visão voltou imediatamente e ele deixou a cidade e ficou vários anos na Arábia em prece e meditação. Retornando a Damasco, e começou a pregar a sua fé com grande habilidade, convicção e persistência que ele, as vezes, tinha que escapar sendo baixado pelas paredes da cidade por meio de uma cesta. Ele foi a Jerusalém onde se encontrou com Pedro e outros apóstolos desconfiados mas com a ajuda de Barnabas consegui convence-los de sua sinceridade. Após pregar em Cilicia e Caesarea ,em 45 AD Paulo embarcou em sua primeira das suas grandes jornadas missionárias. Com Barnabas, e Marcos, Paulo (como ele passou a ser conhecido) velejou até Chipre e Turquia , estabelecendo comunidades cristãs na Antiópia, Psidia, Iconium e por toda a Ásia Menor. Seus esforços missionários criaram muita revolta em algumas cidades–ele foi até mesmo apedrejado e deixado para morrer pela multidão enfurecida em uma delas- mas ele encontrou solo espiritual fértil entre o Gentios. Paulo retornou a Antiópia com noticias que ele havia aberto a porta da fé (ato 14:27) para os Gentios. Esta oportunidade iniciou a maior controvérsia na comunidade Nazarena, e uma disputa começou no Conselho de Nazaré, o qual enfim decidiu que a conversão deveria abranger tambem os Gentios e qualquer outro povo pagão.Paulo foi o mais ardente missionário entre as populações pagãs do Império Romano. No ano de 50 DC ele iniciou a sua segunda jornada missionária desta vez para Silas, viajando da Azia Menor até a Macedônia e a Grécia.Em Atenas ele encontrou-se com os filósofos Stoic e Epicurean e depois foi para Corinto, onde ficou por um ano. Na sua terceira jornada missionária ele foi para Grécia, passou dois anos em Ephesus (hoje Turquia) visitando Colossa, Philadelphia, Laodicea e Corinto. No seu retorno a Jerusalem 5 anos depois ele foi atacado por inimigos dos judeus e foi salvo de morte certa por um esquadrão de soldados romanos. Acusado por Sanhedrin de trazer gentios para o templo, ele usou seus privilégios de cidadão romano para ser enviado para Ceasarea para julgamento pelo governador. Ele ficou três anos na prisão e quando o seu jjulgamento afinal aconteceu ele apelou para Roma. Foi entao enviado de navio para Roma sob uma guarda romana, mas o navio naufragou ao chegar em Malta. Finalmente julgado em Roma, foi absolvido. Paulo permaneceu alguns anos na obscuridade, estudando e meditando. Acredita-se que foi para a Síria, Palestina, Grécia, Creta e Espanha. Preso mais uma vez, foi trazido de volta para Roma e colocado em confinamento vigiado. Ele escreveu então, o que seria o seu destino, na sua Segunda carta a Timóteo (4:6-8). Seu martírio se deu em 67 DC sob o comando do Imperador Nero, Paulo teria sido decapitado (conforme relatado por Tertuliano); mas de acordo com os apócritos "Atos de São Paulo" ele foi espancado até a morte e conseguiu a conversão dos dois soldados romanos, Longus e Cestus, que o trouxeram para o local da execução. Ele teria sido enterrado no cemitério da Via Ostia que pertencia a um cristão chamado Lucina, local onde hoje está erigida a Basílica de São Paulo de Fuori le Mure (" São Paulo de fora dos muros").
Um dos mais imaginativos, eloqüentes, e apaixonados escritores cristãos, Paulo foi aprisionado, espancado, afogado, apedrejado, e finalmente martirizado pela sua fé. Durante as suas jornadas missionarias ele escreveu muitas, várias e extensas cartas. Um terço do novo testamento são as suas cartas. Seus admiráveis escritos tiveram um profundo efeito na teologia cristã, especialmente a Christologia (conceito de Cristo Homem-Deus) e as suas teses no que se refere as graças, predestinação, a liberdade de escolha , o batismo, e a perfeição cristã são tidos como doutrinas cristãs.Seus escritos são : Romanos, Primeiro e Segundo Tessalonicenses , Primeiro e Segundo Timóteo, Tito, e Filimon. Liturgicamente São Paulo é comemorado em 29 de junho junto com São Pedro e em 25 de janeiro é a festa do dia da sua conversão. Ele é tradicionalmente simbolizado com o livro e a espada.Sua festa é celebrada no dia 29 de junho com São Pedro. Ele é considerado o primeiro Doutor da Igreja Católica.
Para se ter idéia da força de São Paulo no Brasil, a Epístola de Paulo ao Coríntios , cap 14, Versículos 1 a 20, é lida na UBAMDA na consagração de um médium.
NA:Cumpre notar que os Atos de São Paulo:
É um escrito considerado apócrifo datado da segunda metade do segundo século e compilado por um cristão ortodoxo na Ásia Menor. Consta de vários pequenos tratados e contos incluindo a Terceira Carta de Paulo aos Corintos, O Ato de Paulo e Tecla, e o Martírio de São Paulo.O trabalho pretende elogiar Paulo e exaltar seus feitos e os de outros apóstolos, mas se apóia em duvidosas fontes históricas e de acordo com Tertuliano em seu tratado ‘De Batismo” o compilador foi afastado de sua posição como presbítero por causa disto. Não obstante, os Atos são usados por figuras respeitadas como Origens e São Cipriano nos seus trabalhos.
Martirologia de São Paulo
Um trabalho apócrifo que conta a morte de Paulo datado do final do segundo século.Ele conta que Paulo em seus últimos dias inclusive sua condenação a morte na presença do Imperador Nero e a conversão do dois oficiais romanos, Longus e Cestus, os quais levaram Paulo ao local de sua execução. Atos de Paulo&Tecla :Também um escrito apócrifo das aventuras e trabalhos de Paulo e Tecla. Ele supostamente relembra como Paulo veio para Iconium e ali pregou com tanta eloqüência a beleza da castidade que convenceu a já prometida Tecla a abandonar seus planos de casamento. O povo local ficou tão furioso que Paulo foi espancado e Tecla foi queimada viva. Ela foi miraculosamente salva e foi para Seleucia pregar os Evangelhos. Os atos também incluem uma descrição da morte de Tecla em Seleucia. Embora o trabalho tenha algumas valiosas informações históricas, é geralmente considerado apócrifo. Era muito popular durante os primeiros séculos da Igreja e está incluído nos Atos de São Paulo e foi preservado em um grande numero de manuscritos e traduções.

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quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho( Sexta-feira, 22.01)
II Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 2ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde


Santos do Dia: Artêmio de Clermont (bispo), Urbano, Prilidiano e Epolônio (mártires de Antioquia), Bertrando de Saint Quentin (abade), Exuperâncio de Cingoli (bispo), Feliciano de Foligno (bispo) e Messalina (virgem), (mártires), Macedônio Critófago (eremita de Antioquia), Mardônio, Musônio, Eugênio e Metélio (mártires de Neocesaréia de Mauritânia), Surano de Sora (abade), Zâmio de Bolonha (bispo), Felix O'Dullany (bispo, bem-aventurado), João Grove (mártir, bem-aventurado), Marcolino de Forli (dominicano, bem-aventurado), São Vicente Pallotti, William da Irlanda (jesuíta, mártir, bem-aventurado)

Antífona: Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome. Deus altíssimo! (Sl 65,4)

Oração:
Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e daí ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho do Dia: Marcos (Mc 3, 13-19)
Chamados pelo nome para estar com Jesus


Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer "filhos do trovão"; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu. Palavra da Salvação!
Sinóticos: Mt 10, 1-4; Lc 6, 12-16 (A Instituição dos Doze); Leituras paralelas: Jo 1, 40-44; At 1,13

Comentando o Evangelho
O chamado dos doze

O chamado dos doze foi de suma importância para o ministério de Jesus. Superava-se, assim, o risco de cair numa forma de personalismo, no qual tudo estivesse centrado na sua pessoa, sobrando pouco ou nenhum espaço, até mesmo para o Pai. Os Evangelhos, pelo contrário, testemunham que o Pai e seu Reino constituíram os eixos da vida de Jesus, sendo o ponto de convergência de tudo quando ele dizia ou fazia.
A presença dos doze, no ministério de Jesus, expressa sua disposição de partilhar com eles a missão recebida do Pai. Como Jesus, os doze teriam a tarefa de pregar, proclamar a Boa Nova do Reino e expulsar os demônios, manifestando, assim, a eficácia do Reino na vida de quem era oprimido por forças malignas.
Desde o início, o relacionamento entre Jesus e seus companheiros de missão foi de proximidade e confiança. Não era usual esta forma de os mestres tratarem seus discípulos. Em geral, a veneração do discípulo pelo mestre exigia que se mantivesse uma respeitosa distância entre eles. Era uma forma de sublinhar o desnível da relação: superioridade do mestre - inferioridade do discípulo, sabedoria de um - ignorância do outro etc.
Fazendo-se próximos de Jesus, os discípulos são introduzidos numa nova pedagogia. O Mestre irá instruí-los com o testemunho de sua própria vida, fazendo-os partilhar de sua missão e destino. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Pe. Jaldimir Vitório, ©Paulinas, 1997]

Para sua reflexão: Eis dois elementos importantes para o discípulo do Messias: (1) “estar com Jesus”, isto é ser “companheiro” do Senhor, ser aprendiz e, para aprender com Jesus é necessário estar com ele; (2) “ser chamado por ele”, isto é, ser possuído por ele, ficar sob o controle dele, compartilhar um pouco do seu poder. Quando nós somos batizados “em nome de Jesus” significa dizer que estamos sendo convidados para ser companheiros (discípulos ou seguidores) do Senhor ressuscitado e aprender com ele como participar da sua missão e de seu poder. Mas ser discípulo do Senhor requer uma contrapartida nossa: a renúncia do pecado e de tudo que não é do agrado de Deus. É ter uma vida reta e seguir o seu evangelho. Não é fácil, mas é a nossa única opção de sucesso verdadeiro e absoluto; o resto é relativo! Responda para si: considero-me um discípulo fiel do Senhor? Como

A igreja celebra hoje:
São Vicente

O mártir Vicente era diácono de Saragoça, na Espanha - homem eminente pela doutrina e pelo zelo. Estava a serviço do bispo Valério, que, por ser doente, servia-se dele também na pregação oficial.
Acusados como cristãos, na perseguição de Diocleciano, foram processados e condenados à morte. Para o bispo bastante idoso, o magistrado decidiu mostrar certa demência, condenando-o só ao desterro, ao passo que com Vicente quis usar as torturas mais requintadas. Foi submetido ao acúleo, tortura que consistia em meter puas de cana entre as unhas e a carne; depois os garfos de ferro lhe dilaceraram as carnes; finalmente, foi exposto numa grelha a um fogo lento. As atas do martírio dramatizam até o inverossímil o duelo travado entre os carrascos e Vicente. Às mais cruéis torturas respondia com paciência imperturbável, com coragem sobre-humana, e chegou a pôr em ridículo os meios de coerção usados para dobrar-lhe a vontade. Mesmo depois de morto, seu corpo foi atirado aos urubus, e os restos, ao mar. Era o ano 305.
Santo Agostinho dedicou-lhe vários panegíricos, e também Santo Ambrósio e Leão Magno. O poeta Prudêncio dedicou-lhe vários hinos. Por esta celebridade, seu culto entrou no calendário litúrgico.
O dízimo nos educa à fraternidade e nos coloca na dimensão amorosa em
que todos somos irmãos e filhos do mesmo Pai. (Pe. Walter J. Brito Pinto)
Os sonhos nunca desaparecem sempre que as pessoas não os abandonem. tjl@

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Bom dia evangelho
21 de janeiro de 2010 — Quinta-feira
Santa Inês-
Pedro Damião, Severiano, Sérvulo, Fortunato, Zacarias,Germano,Irene,Roberto
Ano C - (VgMt, Mem., Cor Vermelha)


Santa Inês era ainda muito jovem, tinha por volta de 16 anos, quando foi colocada diante da escolha entre Cristo ou a vida do mundo. Sem dúvida, escolheu o martírio pelo qual encontrou-se definitivamente com seu amado, Jesus Cristo: uma espada lhe atravessou o peito! Foi seu natal. Deu-nos grande lição de firmeza, apesar de sua pouca idade. A fé madura e sincera não olha idade ou condição social. Nós somos adultos de verdade em nossa fé?
Oração

Pai, conduze-me ao teu filho Jesus, por meio do qual o Reino mostra sua eficácia em mim, fazendo a vida e a esperança renascerem em meu coração
Evangelho

Mc 3,7-12Jesus e a multidão
-* 7 Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galiléia o seguia. 8 E também muita gente da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e da Sidônia, foi até Jesus, porque tinha ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9 Então Jesus pediu aos discípulos que arrumassem uma barca, para ele não ficar espremido no meio da multidão. 10 Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal se jogavam sobre ele para tocá-lo. 11 Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés gritando: «Tu és o Filho de Deus!» 12 Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.* 7-12: Jesus se retira, mas atrai a multidão de todos os lugares. Ele acolhe o povo, mas também toma distância. O projeto de Jesus não pode ser atrapalhado por um assistencialismo que só atende às necessidades imediatas. É preciso destruir pela raiz as estruturas injustas; estas é que produzem todo tipo de necessidades na vida do povo.(Bíblia Sagrada - Edição Pastoral ).

Comentário do Evangelho

Jesus penetra nos corações pela humildade de seu amor encarnado
Estando Jesus em plena atividade em seu ministério na Galileia, Marcos faz um sumário desta missão com uma grandiosidade que parece ser mais um efeito literário para realçar a importância do movimento de Jesus. O povo da Galileia seguia Jesus, e a este povo juntava-se muita gente vinda das diversas regiões gentílicas vizinhas. Marcos caracteriza, assim, o ministério de Jesus como que dirigido a todos os povos, de maneira diferenciada do exclusivismo do Judaísmo. Dentre as multidões encontram-se alguns com "espíritos impuros". O título Filho de Deus era um título de poder associado a faraós e imperadores. A expectativa do messias glorioso e poderoso é própria dos "espíritos impuros". Jesus reprime e rejeita as manifestações de que ele seja o messias poderoso. Ele exprime a sua relação com Deus com a expressão "Abba" (carinhosamente: "paizinho"), e não como um filho de um rei poderoso. Jesus penetra nos corações pela humildade de seu amor encarnado e não pelo poder que violenta a liberdade. Em Deus confio,
A Igreja celebra hoje:
Santa Inês

Fazemos com grande alegria a Memória de Santa Inês, uma mulher que sofreu duplo matírio: o da castidade e o da fé. O nome de Inês deriva de uma palavra grega que significa "casta". Seu nome com todo seu significado tornou-se uma profecia e uma programa de vida.Da maneira que é hoje, a castidade, pureza e a virgindade no começo da Igreja também era um desafio, um ato heróico. Agora sem dúvida, dentre tantas mártires, foi Santa Inês uma das maiores que educada em família profundamente cristã viveu ,com a graça de Deus, sua afetividade e sexualidade de modo Santo.Conforme fontes segurar, Santa Inês tinha apenas treze anos quando estourou a perseguição de Diocleciano contra os cristãos. Devido sua beleza interior e exterior atraiu os olhares até do filho do prefeito de Roma, que a entregou como Cristã , ao imperador .Santa Inês entrou no céu como mártir em 304. No início quiseram diálogo, depois foi presa ,torturada arrastada para adorar um ídolo, além de ser jogada numa zona de prostituição, onde nada aconteceu, pois: "Jesus Cristo vela sobre a vida e a pureza ...Ele é meu defensor e abrigo. Podes derramar o meu sangue, nunca, porém, conseguirás profanar o meu corpo, que é consagrado a Cristo!"Santa Inês...rogai por nós!

tjl@

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Bom Dia Evangelho
19 de janeiro de 2010 — Terça-feira
Ano C - 2ª Semana Comum
Formulário do 2° Domingo Comum
(Cor Verde) – Santos do dia:
Mário&Marta , Canuto Lavard, Gumersindo,Geroncio, Ábaco, Júlio, Henrique,Firmino, Juliano(Simão,o leproso)
Deus tudo fez por amor de nós. E, corresponder ao seu amor é praticar o bem, a caridade e a misericórdia aos outros, irmãos e irmãs nossos. É o amor e a misericórdia que dão sentido às leis, como a do sábado para os judeus. A preocupação de Jesus é o crescimento na vida nova, na Nova Aliança que Ele veio trazer, e não se os discípulos estavam cumprindo ao pé da letra as leis religiosas existentes. Ele é a nova Lei, o Vinho novo da nova vida.
Oração

Pai, ensina-me a ser fiel a ti, vivendo os Mandamentos, sem fanatismo, e sim com a liberdade de quem está em plena sintonia contigo.
Evangelho
Jesus e o sábado - Mc 2,23-28

Num sábado, Jesus e os seus discípulos estavam atravessando uma plantação de trigo. Enquanto caminhavam, os discípulos iam colhendo espigas. Então alguns fariseus perguntaram a Jesus: - Por que é que os seus discípulos estão fazendo uma coisa que a nossa Lei proíbe fazer no sábado? Jesus respondeu: - Vocês não leram o que Davi fez, quando ele e os seus companheiros não tinham comida e ficaram com fome? Ele entrou na casa de Deus, na época do Grande Sacerdote Abiatar, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros. No entanto, é contra a nossa Lei alguém comer desses pães; somente os sacerdotes têm o direito de fazer isso. E Jesus terminou: - O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem tem autoridade até mesmo sobre o sábado.
Comentário do Evangelho

Somos chamados a abrir caminhos, para que o pão seja farto na mesa de todos.
O "caminho" é uma palavra-chave no Evangelho de Marcos. João Batista é aquele que veio para preparar o caminho do Senhor. Logo no início do ministério de Jesus, Marcos apresenta os discípulos de Jesus abrindo caminho entre as plantações de trigo, e, na segunda parte de seu Evangelho, a linha mestra é Jesus a caminho de Jerusalém, no desfecho de seu ministério; e sobre vários episódios é dito que acontecem "no caminho". Jesus abre o caminho da liberdade que supera as estreitas observâncias do Judaísmo, impostas pelas elites religiosas das sinagogas e de Jerusalém, que oprimiam o povo. É o caminho da vida, na contramão da ordem do poder opressor e desumano. Caminho que vai sendo aberto apesar das repressões, das difamações e das ameaças daqueles que querem garantir seu poder às custas da exploração dos pequenos e humildes. Somos chamados a abrir caminhos, rompendo as cercas ideológicas ou materiais armadas pelo sistema do poder, para que o pão seja farto na mesa de todos.
A igreja celebra hoje:

São Canuto
Estamos neste dia celebrando o testemunho de São Canuto que nasceu em 1040 na Dinamarca. Era o primogênito e herdeiro da coroa. Bem cedo já se mostrova amigo de Jesus, pois pela oração cultivava tão profunda oração que o levava ao termor de Deus.Quando seu pai morreu recebeu São Canuto o direito do trono, mas seu ambicioso irmão apoderou-se do direito; o Santo nada fez até que seu irmão faleceu. Casado com uma nobre Princesa teve um filho, chamado Carlos, também Santo reconhecido pela Igreja.Para todos ,São Canuto era um pai, que tinha como regime a justiça e caridade. Caridoso em extremo para os órfãos , viúvas e necessitados, agora quanto os malvados opressores do povo era enérgico juiz. Sabendo que o melhor educador de uma nação é o bom exemplo que vem de cima, considerou seu primeiro dever o de ser um modelo ao seu povo.Dedicava São Canuto tempo à oração e meditação a Palavra de Deus, acompanhada de uma verdadeira devoção à Virgem Santíssima. Por fim, fez o máximo para propagrar pelos meios do reino o Reinado de Deus, isto no concreto significou ajudou a Igreja na Evangelização, igrejas construídas, conventos, escolas e hospitais.São Canuto aqui na terra só parou de fazer o bem porque devido uma falha do irmão, o povo da Dinamarca ficou revoltado. Por isso ao entrar numa igreja para rezar pela paz na nação foi atacado por agitadores e morto.São Canuto...rogai por nós!tjl@

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho
18 de janeiro de 2010 — Segunda-feira
Ano C - 2ª Semana Comum
Pelos cristãos leigos - 12 (Cor Verde) Santos do dia:
Prisca, Liberato, Amancio, Jaime, Margaret da Hungria, Beatriz de Vicencia, Catedra

O jejum, que é a indicação do tempo de espera, já terminou. Ele já está presente e agora é a hora da festa, da nova relação entre as pessoas. É hora do relacionamento de amor e de misericórdia. É hora de colocar vinho novo em vasilhas novas. É hora de nos deixarmos transformar pela força e pela graça do Evangelho: vinho novo em odres novos! Quem está agarrado a normas e determinações, em estruturas e tantas outras formas de segurança, não sente nem percebe o vinho novo presente.
Oração

Senhor Jesus, não me deixes desanimar, no lento caminho de adaptação de minha vida às exigências do teu Reino.
EVANGELHO

Coerência - Mc 2,18-22
Os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Algumas pessoas chegaram perto de Jesus e disseram a ele: - Os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam. Por que é que os discípulos do senhor não jejuam? Jesus respondeu: - Vocês acham que os convidados de um casamento jejuam enquanto o noivo está com eles? Enquanto ele está presente, é claro que não jejuam! Mas chegará o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; então sim eles vão jejuar! - Ninguém usa um retalho de pano novo para remendar uma roupa velha; pois o remendo novo encolhe e rasga a roupa velha, aumentando o buraco. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Por isso, o vinho novo é posto em odres novos.
Comentário do Evangelho

A novidade de Jesus é o Espírito
O tema central desta narrativa de Marcos é a liberdade em relação à observância legal do jejum. Esta palavra aparece seis vezes nos três primeiros versículos. A presença de Jesus entre os discípulos é motivo de alegria, não de luto e jejum. A imagem do casamento como momento de alegria foi usada pelos profetas para anunciar a união do Senhor com seu povo. As duas parábolas que se seguem são tiradas do ambiente caseiro. Elas exprimem bem a novidade de Jesus que não combina com a prática legalista da tradição religiosa da sinagoga e do Templo. Um pano novo não se aplica como remendo em roupa velha. O vinho novo fermenta produzindo gazes que fazem pressão sobre os odres fechados. Se os odres forem velhos, couros enfraquecidos, eles não resistem à pressão, se rompem, e se perdem os odres e o vinho. A novidade de Jesus é o Espírito que liberta e vivifica. Este Espírito não se enquadra na mentalidade religiosa legalista, que tolhe a vida. (Direitos reservados -José Raimundo Oliva).
A igreja celebra nesta segunda-feira 18.janeiro:

São Suplício
O Santo de hoje nasceu na França e ao ser chamado pelo Senhor ao Ministério Sacerdotal foi obediente e ao alcançar idade entrou para o clero, sendo que exerceu com tanto empenho e amor o Ministério, que o Espírito Santo escolheu-o para bispo de Bourges.Viveu num período em que a França estava definindo sua identidade política e social, e por outro lado a Igreja definida e decidida pela Evangelização tratava de ir ao encontro do povo nas aldeias. Bourges , no centro da França foi evangelizada no século II e tornou-se arquidiocese premiada com seis santos entre seus bispos.O trabalho de São Suplício marcou aquela região, pois grande pregador e administrador investiu tudo na salvação das almas do seu povo, assim na formação do clero e implantação da vida monástica. Outra grande influência de São Suplício na França aconteceu quanto a pacificação de situações que envolviam os grupos étnicos, que percorriam a região. Morreu em 647 e foi sepultado numa abadia beneditina.São Suplício...rogai por nós!http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm - tjl@ - www.paulinas.org.br

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho
Sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
I Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde


Santos do Dia: Bonito de Clermont (monge, bispo) , Ceovulfo (rei da Nortúmbria, Inglaterra, monge), Efísio da Sardenha (mártir), Habacuc (profeta bíblico do Antigo Testamento), Isidoro de Alexandria (presbítero), Ida de Limerick (virgem), João Calabites (eremita), Laudato de Bardsey (abade), Macário, o Grego (eremita de Alexandria), Malardo de Chartres (bispo), Maura e Brita (virgens de Tours), Máximo de Nola (bispo), Miquéias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Paulo de Tebas (eremita), Secundina de Roma (virgem, mártir), Tarsícia de Rodez (virgem), Francisco Fernando de Capillas (dominicano, mártir, bem-aventurado), Pedro de Castelnau (monge, mártir, bem-aventurado)
Antífona: Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só foz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração: Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: Marcos (Mc 2, 1-12)
A cura do Paralítico


1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar; nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados".

6Ora, alguns mestres da lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7"Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus". 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu intimo, e disse: "Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, disse ele ao paralítico: 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim.” Palavra da Salvação!
Contexto: O ministério de Jesus na Galiléia. Leitura paralelas: Mt 9, 1-8; Lc 5, 17-26. O evangelho de hoje é sempre válido para a sexta-feira da primeira semana do tempo comum; a I leitura e o Salmo Responsorial são específicos para os anos pares
Comentário o Evangelho
Fé e incredulidade

É chocante o contraste entre a fé do paralítico e dos que o traziam até Jesus, para ser curado, e a incredulidade de alguns escribas, presentes nesta ocasião.

Para que o homem fosse curado, pessoas de boa vontade superaram todos os obstáculos a fim de fazê-lo chegar até Jesus. Mas, a presença da multidão impedia-lhes o acesso. Por isso, resolveram abrir um buraco no teto, por onde puderam descer a maca do paralítico. Só uma fé profunda pode explicar este gesto quase desesperado. E Jesus o descobre, e o recompensa. Por sua vez, 95 escribas ruminam, em seus corações, pensamentos malévolos a respeito da ação de Jesus. Tomam-no por usurpador de um poder exclusivo de Deus, porque perdoa os pecados daquele pobre homem, antes mesmo que lhe solicitassem a cura. Sua incredulidade leva-os a acusar Jesus de blasfemo. E que, no fundo, não suportavam conviver com a misericórdia que jorrava do coração do Mestre.
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A incredulidade dos escribas não foi suficientemente forte para bloquear Jesus. Ele continuou a agir com absoluta liberdade, sempre conforme o querer do Pai. Não só per¬doou todos os pecados do paralítico, como também, devolveu-lhe a saúde, recompensando-lhe a fé.

Os incrédulos podem até permanecer firmes em sua incredulidade. Só não podem dizer que não tinham motivos para crer. O milagre de Jesus não dava margem para dúvidas. [O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1997]
A igreja celebra hoje:
Santo Arnaldo Jassen


Santo Arnaldo Janssen era o segundo entre 11 irmãos, uma família profundamente católica, da classe média. Trata se um gigante espiritual, cuja biografia é impossível de ser resumida. Com apenas 20 anos de idade habilitou-se como professor de todas as matérias ginasiais em Bonn. Em seguida entrou no seminário maior de Münster, sendo ordenado em 5 de agosto de 1861. Por 12 anos foi professor e escritor de obras divulgadas. Foi diretor do Apostolado da Oração em Bonn. Renunciou ao cargo de professor e diretor do Apostolado da Oração e começou sua grande obra como fundador, a qual se dedicou até sua morte. Eis outras de suas fundações: Fundador da Sociedade Verbo Divino (1875), das Missionárias Servas do Espírito Santo (1889) e das Servas do Espírito Santo da Adoração Perpétua (1896) todos os três institutos em Steyl, na Holanda. Pioneiro das missões entre pagãos e entre católicos num clero escasso na América Latina e nas Ilhas Filipinas. Pioneiro do movimento moderno nos países de língua alemã, holandesa e eslava. Promotor do cuidado espiritual para com os migrantes, imprensa católica, apostolado dos leigos, etc. No final da vida foi obrigado a se refugiar para escapar ao Kuturkampf- perseguições à Igreja no recém Império alemão, dos últimos anos de governo de Bismarck.

Nascemos por amor, vivemos para amar e somente o amor eterniza nossas vidas. (Frei Neylor Tonin)
Dê um peixe a um homem faminto e você o alimentará por um dia. Ensine-o a
pescar, e você o estará alimentando pelo resto da vida. (Provérbio Chinês
)
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Bom dia Evangelho
Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
I Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde


Santos do Dia: Barbascêmino de Selêucia-Ctesifon (bispo) e Companheiros (mártires), Dácio de Milão (bispo), Félix de Nola (presbítero), Félix de Roma (presbítero), Macrina (viúva, mãe de São Basílio Magno, de São Gregório de Nissa e de São Pedro de Sebaste), Malaquias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Sabas de Serbia (monge, bispo), Amadeu de Clermont (monge, bem-aventurado), Odo de Novara (monge, bem-aventurado), Pedro Donders (missionário redentorista, bem-aventurado)

Antífona: Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só foz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração: Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: Marcos (Mc 1, 40-45)
A cura de um leproso


Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: "Se queres, tens o poder de curar-me". 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: "Eu quero: fica curado!" 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: "Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!" 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação!
Contexto: O ministério de Jesus na Galiléia. Leitura paralelas: Mt 8, 2-4; Lc 5, 12-16. O evangelho de hoje é sempre válido para
a quinta-feira da primeira semana do tempo comum; a I leitura e o Salmo Responsorial são específicos para os anos pares


Comentário o Evangelho
Jesus compadecido


É comovente contemplar a sensibilidade de Jesus, em relação aos sofredores. Tem-se a impressão de que, quanto maior o sofrimento humano, tanto maior sua capacidade de comover-se. Nestas horas, a misericórdia falava mais alto.

O encontro com o leproso tocou, fundo, no coração de Jesus. Imaginemos aquele homem deformado e repelente, lançando-se aos pés do Mestre, em cujas mãos colocava a própria cura: "Se queres, tu tens o poder de curar-me!"

A reação natural seria a de censurá-lo, e ordenar que se afastasse, pois os leprosos não podiam conviver com as pessoas sadias. Outra reação seria a de afastar-se sem demora, para evitar o risco de contágio e o da impureza adquirida pelo simples contato com o doente.

Tudo se passa de forma diferente com Jesus. A presença daquele homem sofredor move-o à compaixão. Daí o gesto inesperado: Jesus toca o leproso. Sem dúvida, houve quem se escandalizasse e passasse a considerá-lo como impuro, como faziam com quem entrava em contato com os portadores da lepra.

Este tipo de tradição não tinha nenhum valor para Jesus. Seu único desejo era ver aquele infeliz livre de sua doença. E o cura!

A reação do ex-leproso é compreensível. Apesar da advertência de Jesus, saiu gritando o que lhe acontecera. A compaixão do Senhor deixou-o maravilhado. (O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1997)

A igreja celebra hoje:
São Félix de Nola, Confessor


De origem síria, era sacerdote. Aprisionado por ocasião das perseguições de Décio e Valeriano, sofreu com inquebrantável firmeza diversos suplícios, até que foi libertado do cárcere por um Anjo. Mais tarde, recusou por humildade o Bispado de Nola. Embora não tenha sido morto por ódio à fé, é chamado de mártir pelo muito que sofreu por amor a Jesus Cristo.

Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a
ganhar a vida; o outro a construir uma vida. (Sandra Carey)


Não se pode separar a paz da liberdade, porque ninguém pode
estar em paz consigo mesmo se não é livre. (tjl@)
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quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho
I Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde

Santos do Dia:
Barbascêmino de Selêucia-Ctesifon (bispo) e Companheiros (mártires), Dácio de Milão (bispo), Félix de Nola (presbítero), Félix de Roma (presbítero), Macrina (viúva, mãe de São Basílio Magno, de São Gregório de Nissa e de São Pedro de Sebaste), Malaquias (profeta bíblico do Antigo Testamento), Sabas de Serbia (monge, bispo), Amadeu de Clermont (monge, bem-aventurado), Odo de Novara (monge, bem-aventurado), Pedro Donders (missionário redentorista, bem-aventurado)

Antífona: Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só foz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração: Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Evangelho: Marcos (Mc 1, 29-39)
A dedicação de Jesus à missão de curar os doentes


Naquele tempo,29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa.

34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Qúando o encontraram, disseram: "Todos estão te procurando". 38Jesus respondeu: "Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim". 39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. Palavra da Salvação!

Contexto: O ministério de Jesus na Galiléia. Leitura paralelas: Mt 8, 14-15; Lc 4, 38-39; Mt 8, 16; Lc 4, 40-44. O evangelho de hoje é sempre válido para a quarta-feira da primeira semana do tempo comum; a I leitura e o Salmo Responsorial são específicos para os anos pares

Comentário o Evangelho
E pôs-se a servi-los


O gesto da sogra de Pedro, após ter sido curada, chama a atenção para um aspecto, às vezes negligenciado por quem foi objeto da misericórdia de Jesus. Como retribuir o benefício recebido, de forma a manifestar gratidão? Colocando-se a serviço do próximo. Não existe maneira melhor de mostrar-se grato ao Senhor.

Seria pura ingratidão se alguém, que foi libertado ou curado de algum mal, levasse uma vida egoísta, pensando só em si mesmo. Os gestos de Jesus traziam a marca do amor, de alguém que estava voltado para as necessidades e carências do próximo. Por isso, estava sempre pronto a servir quem quer que fosse. As multidões procuravam-no, trazendo seus doentes e gente possuída pelo demônio. A ninguém ele despedia, sem antes libertá-los de seus males.

Esta disposição de Jesus é uma lição de vida. A sogra de Pedro parece tê-la aprendido. Assim que se viu livre da febre, a qual poderia vir a ser fatal, pôs-se a servir Jesus e os discípulos que o acompanhavam. Servi-los, significou vir ao encontro de suas necessidades de missionários, cansados por causa das suas peregrinações por cidades e aldeias. Significou matar-lhes a fome, providenciar-lhes repouso, fazê-los recuperar as forças para continuar a missão. Esta foi a maneira concreta que ela encontrou para retribuir a graça recebida. (O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1997)
A igreja celebra hoje:
São Pedro Donders


Nasceu em Tilburg, Brabante do Norte em 27 de outubro de 1805. Filho de Arnold e de Petronila van den Brekel. Profundamente impressionado pelas lições do apóstolo Paulo (Hb 5,1) ordenou-se sacerdote aos 32 anos de idade em Oogstgeest, deixou sua pátria e trabalhou apostolicamente por quase 45 anos na Guiana Holandesa. Quando o vicariato apostólico da Guiana Holandesa foi confiado aos redentoristas que queriam se ocupar das almas mais abandonadas, são Pedro Donders pediu para ser admitido entre eles, em 27 de junho de 1867. Emitiu os votos perpétuos, tornando assim, definitivamente mais um dos filhos de Santo Afonso. Logo depois retornou para o meio dos leprosos entre os quais trabalhou com a maior dedicação até 1856. Além dos leprosos, ocupou-se dos índios e negros escravos e não escravos. O seu primeiro livro intitulou-se "Novo Apóstolo dos negros, dos índios e dos leprosos" São Pedro Donders naturalmente também se ocupou dos brancos em seus serviços sacerdotais. De 1842 a 1856 trabalhou na capital Paramaribo e de 1883 a 1885 em Corronie, na costa. Morreu em Batávia - na época, colônia dos leprosos no dia 14 de janeiro de 1887, aos 82 anos de idade.

Palavras humanas nem sempre são sábias, pois palavras hipócritas
são sempre ditas sem sabedoria. (Paulo de Lacerda)


Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem
o último rio poluído, sem peixe, o Homem irá ver que dinheiro não se come. (Provérbio Indígena)
tjl@

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho -Terça-feira, 12 de janeiro de 2010
I Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde


Santos do Dia: Antônio Maria Pucci (presbítero), Arcádio da Mauritânia (mártir), Bento Biscop (abade), Cesária de Arles (abadessa), João de Ravena (bispo), Martinho de León (agostiniano), Probo de Verona (bispo), Satiro da Acaia (mártir), Tatiana de Roma (mártir), Tígrio e Eutrópio (mártires de Constantinopla), Vitoriano de Asan (abade), Zótico, Rogato, Modesto, Catulo e Companheiros (mártires da África), Bernardo de Corleone (capuchinho, bem-aventurado), João Gaspar Cratz, Manuel d'Abreu, Bartolomeu Alvarez e Vicente da Cunha (jesuítas, mártires do Vietnam, bem-aventurados), Margarida Bourgeoys (virgem, fundadora da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora, bem-aventurada), Pedro Francisco Jamet (presbítero, bem-aventurado)

Antífona: Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só foz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração: Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: Marcos (Mc 1, 21b-28)
Jesus ensina em Cafarnaum e cura um endemoniado


21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei.

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24"Que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus". 25Jesus o intimou: "Cala-te e sai dele!" 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: "O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!" 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galiléia. Palavra da Salvação!

Contexto: O ministério de Jesus na Galiléia. Leitura paralela: Lc 4, 31-37. O evangelho de hoje é sempre válido para a terça-feira da primeira semana do tempo comum; a I leitura e o Salmo Responsorial são específicos para os anos pares.

Comentário o Evangelho
Ensinava com autoridade


A autoridade com que Jesus falava e realizava milagres chamava a atenção das pessoas. Embora houvesse muitos mestres e se tivesse notícia de indivíduos capazes de operar prodígios, ele se distinguia de todos os demais. Não era um milagreiro qualquer, nem um rabi como tantos outros. Em que consistia a sua originalidade?

As palavras e a ações de Jesus apontavam para algo que o superava. Não correspondiam àquilo que se podia esperar de um ser humano comum. Por exemplo, o modo como se defrontava com os espíritos imundos, e os submetia destemidamente, tinha algo de insólito.

O segredo de tudo isto é que Jesus era detentor de um poder, recebido de Deus. Era o Pai mesmo quem agia por meio do Filho. Por isso, o povo percebia existir algo de especial no que ele fazia. O próprio Jesus afirmava não agir por conta própria, e sim, por iniciativa divina. Jamais dissera estar nele a fonte de seu poder. Antes, buscava sempre levar seus ouvintes e espectadores a atribuir a Deus tudo o que viam e ouviam. As ações do Mestre eram verdadeira revelação do Pai.

Ao constatar que Jesus ensinava, com autoridade, uma doutrina nova, as pessoas podiam reconhecer, logo, a ação de Deus no meio delas. (O EVANGELHO DO DIA, Ano “A”. Jaldemir Vitório. ©Paulinas, 1997)

A igreja celebra hoje:
São Tomás de Córi


Este santo é especialmente reconhecido pela Igreja Católica já que restaurou os templos dos Santos Lugares em Jerusalém, depois do terrível destroço que fizeram ali os persas.

No ano 600 o rei persa Cosroes, pagão e inimigo da religião católica invadiu a Terra Santa na Palestina, e ajudado pelos judeus e samaritanos foi destruindo e queimando sistematicamente todo o católico: templos, casa religiosas, altares, etc. Mandou matar a milhares de cristãos em Jerusalém, a muitos outros os vendeu como escravos e, a outros, desterrou-os sem piedade. Um deles foi o Arcebispo de Jerusalém, São Zacarias, e foi São Modesto superior de um dos conventos da Terra Santa que Deus chamaria para reconstruir os templos. Heráclito, o novo governante, conseguiu afastar aos persas da cidade, situação que o santo aproveitou para começar o projeto de reconstrução, para o que contou com a ajuda de suas monges a recolher.

O primeiro que reconstruiu foi o templo do Santo Sepulcro, e em seguida o do Getsemani ou o Horto das Oliveiras e a Casa da Última Ceia, ou Cenáculo.

O Arcebispo Zacarias tinha morrido no desterro, e o imperador Heráclito nomeou como sucessor de este a São Modesto. Nomeou-o Patriarca Arcebispo de Jerusalém, sendo uma eleição muito oportuna, porque então sim teve facilidade para dedicar-se a reconstruir as centenas de templos e demais lugares Santos destruídos pelos bárbaros. Modesto continuou incansável seu trabalho de reconstruir templos, conseguir contribuições e inspecionar os trabalhos nos diversos sítios.

Morreu em 18 de dezembro enquanto levava um valioso carregamento de ajuda para a restauração dos Santos lugares, foi envenenado por uns perversos para poder lhe roubar os tesouros que levava. [ACI DIGITAL]

A gente não se liberta de um hábito, atirando-o pela janela: é
preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau. (Mark Twain)
Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades. (Epicuro)

tjl@

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho - Segunda, 11 de janeiro de 2010
I Semana do Tempo Comum - Ano “C” (Ímpar) - 1ª Semana do Saltério (Livro III) - Cor Verde


Santos do Dia: Alexandre de Fermo (bispo, mártir), Anastácio de Castel Sant'Elia (abade), Honorata de Pavia (virgem, irmã do bispo Santo Epifânio), Higino (papa, mártir), Lêucio de Bríndisi (bispo), Palemão de Tebaida (abade, considerado o iniciador da vida monástica no Oriente), Paulino de Aquiléia (bispo), Pedro, Severo e Lêucio (mártires de Alexandria), Sálvio (mártir da África), Sálvio de Amiens (bispo), Teodósio de Belém (abade), Vital de Gaza (eremita), Bernardo Scammaca (presbítero dominicano, bem-aventurado), Tomás de Cori (franciscano, bem-aventurado)

Antífona:
Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só foz: Eis aquele cujo poder é eterno.

Oração: Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho: Marcos (Mc 1, 14-20)
Jesus inaugura a sua pregação
14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15"tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos vos, e crede no Evangelho!". 16E, passando à beira do mar da Galiléia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: "Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens".
18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus. Palavra da Salvação!
Essa passagem bíblica também está presente no sinótico Lc 12, 42-46
Comentando o Evangelho
Os seguidores de Jesus
Dois traços marcaram o ministério de Jesus desde os seus primórdios. Ele não foi um pregador solitário, apegado à tarefa recebida do Pai, sem partilhá-la com ninguém. Pelo contrário, quis contar com colaboradores que o ajudassem a levar a cabo sua missão. Os escolhidos foram pessoas simples, pescadores do lago da Galiléia, cujas vidas se transformaram totalmente, a partir do encontro com o Senhor. Eles foram convidados a deixar tudo e seguir o Mestre, que lhes deu como missão saírem pelo mundo, atraindo as pessoas para Deus. Um horizonte novo despontou para eles. O desafio lançado por Jesus foi acolhido com generosidade. Nada os impediu de romper com o mundo e seguir o Mestre.
Outro traço do ministério de Jesus: ao chamar os discípulos e confiar-lhes uma missão, o Senhor deu a entender que sua obra deveria ser levada adiante e expandir-se, a partir da sementinha lançada por ele.
Jesus anunciou a chegada do Reino e realizou sinais indicadores de sua presença. Durante sua vida terrena, não se poupou para fazer o Reino acontecer. Agora, cabia aos discípulos levar adiante o anúncio da Boa-Nova, para que o apelo do Reino atingisse a todos, sem distinção. Jesus colocou diante deles um mar diferente, a humanidade inteira, onde a função de pescadores haveria de continuar. Era hora de pescar muitas pessoas para Deus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Pe. Jaldimir Vitório, ©Paulinas, 1997]
A igreja celebra hoje
Santo Teodósio

Teodósio, cujo nome significa "um presente de Deus", nasceu na Capadócia, atual Turquia, em 423, de pais ricos, nobres cristãos. Recebeu uma boa e sólida formação desde a infância sendo educado dentro dos preceitos da fé católica. Quando ainda muito jovem, era ele quem fazia as leituras nas assembléias litúrgicas de sua cidade. Um dia, lendo a história de Abraão, identificou-se com ele e descobriu que seu caminho era o mesmo do patriarca, que deixara sua terra para se encaminhar aonde Deus lhe apontava. Teodósio decidiu fazer o mesmo, seguindo inicialmente em peregrinação à Terra Santa, para conhecer os caminhos trilhados por Jesus.
Dotado de dons especiais como da profecia, prodígio, cura e conselho, sentiu a confirmação do seu chamado por Deus, ao se encontrar com Simeão, o estilista, outro Santo que havia optado por viver acorrentado e numa torre alta construída por ele mesmo. Simeão que nunca o tinha visto ou conhecido, o chamou pelo próprio nome e o avisou de que Deus o havia escolhido para converter e salvar muita gente. Teodósio entrou então para um convento próximo à Torre de Davi, onde rapidamente foi escolhido para a provedoria de uma igreja consagrada a Nossa Senhora. Mas sentia que aquela não era a sua obra, preferia a vida solitária da comunidade monástica do deserto, como era usual naquela época.
Depois, seguindo a orientação de São Longuinho, que o aconselhava em sonhos, foi habitar numa caverna, que segundo dizem fora ocupada pelos Reis Magos ao regressarem de Belém. Alí se entregou às duras penitencias e orações, passando a pregar com um senso de humildade que contagiava a todos que por lá passavam. Logo começou a receber discípulos e outros monges formando uma nova comunidade religiosa cenobítica, isto é, viviam uma vida retirada mas em comunicação servindo a comunidade movidos pelos mesmos interesses, princípios e prerrogativas cristãs.
Numerosos discípulos, de diversas nacionalidades, foram atraídos e reunidos por ele. Edificou três conventos, um para os que falavam grego, outro para os eslavos e o terceiro para os de idiomas orientais como hebreu, árabe e persa. Todos nos arredores de Belém. Construiu também três hospitais, um para anciãos, outro para atender todos os tipos de doenças e o terceiro para os que tinham enfermidades mentais. Aliás uma idéia muito nova para essa época e pouco freqüente no mundo inteiro. Além disso ergueu quatro igrejas.
Sua fama o levou ao posto de arquimandrita da Palestina, isto é, superior geral de todos os monges. Mas sua atuação contra os hereges acabou por condená-lo ao exílio, por confrontar-se com o Imperador Anastácio. Só quando o imperador morreu é que ele pôde voltar à Palestina reconquistando seu posto de liderança entre os monges. Quando Teodósio morreu, com cento e cinco anos, em 529, seu corpo foi depositado na cova feita por ele mesmo, há muitos anos, naquela gruta onde os Reis Magos dormiram, entre Jerusalém e Belém. Seu enterro foi acompanhado pelo Arcebispo de Jerusalém e muitos cristãos da Cidade Santa assistiram ao seu funeral onde aconteceram inúmeras graças e prodígios, que ainda sucedem no local de sua sepultura, embora tenha sido profanada e saqueada pelos árabes sarracenos. Seu culto se difundiu rapidamente pelo mundo cristão e se mantém ainda hoje muito forte. [www.paulinas.org.br]
-A lâmpada que você leva na mão para iluminar o caminho de alguém ilumina
primeiro você mesmo e o seu caminho. (Pe. Luiz Cechinato)

-A nossa geração não lamenta tanto os crimes dos perversos quanto o estarrecedor silêncio dos bondosos. (Martin Luther King)
tjl@

sábado, 2 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho
4 de janeiro de 2010 — Segunda-feira
Ano c – São Marcos - Segunda-feira depois da Epifania
Santos:
Angela de Foligno, Caio, Aquino, Tito, Prisciliano, Hermes, Elizabeth Seton (Pf. Epifania, Cor Branca)

Jesus proclama com a força de seu amor e de sua presença que o Reino está próximo e é necessária a conversão. Esse “grito” de Jesus na Galileia continua a ressoar em nossas Comunidades, no meio das grandes e pequenas cidades, e principalmente em nosso coração: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. O convite de Jesus é para nosso próprio bem, e sua Palavra há de penetrar em nós profundamente, gerando conversão e vida nova.
Oração

Pai, torna-me beneficiário do Reino anunciado por Jesus, e dá-me, de novo, a alegria de viver e de empenhar-me pelo advento de um mundo melhor e mais fraterno.
Evangelho
Jesus começa o seu trabalho na Galiléia

Mt 4,12-17.23-25
Quando Jesus soube que João tinha sido preso, foi para a região da Galiléia. Não ficou em Nazaré, mas foi morar na cidade de Cafarnaum, na beira do lago da Galiléia, nas regiões de Zebulom e Naftali. Isso aconteceu para se cumprir o que o profeta Isaías tinha dito: "Terra de Zebulom e terra de Naftali, na direção do mar, do outro lado do rio Jordão, Galiléia, onde moram os pagãos! O povo que vive na escuridão verá uma forte luz! E a luz brilhará sobre os que vivem na região escura da morte!" Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: - Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto! Jesus andou por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, anunciando a boa notícia do Reino e curando as enfermidades e as doenças graves do povo. As notícias a respeito dele se espalharam por toda a região da Síria. Por isso o povo levava a Jesus pessoas que sofriam de várias doenças e de todos os tipos de males, isto é, epiléticos, paralíticos e pessoas dominadas por demônios; e ele curava todos. Grandes multidões o seguiam; eram gente da Galiléia, das Dez Cidades, de Jerusalém, da Judéia e das regiões que ficam no lado leste do rio Jordão.
Comentário do Evangelho

Jesus começou a anunciar: "Convertei-vos, pois o Reino dos Céus está próximo".
Jesus havia se deslocado para as margens do Jordão, a leste da Judeia, ao encontro de João Batista. Identificado com o apelo à conversão na pregação de João, após a prisão deste, Jesus volta para a Galileia, abandona sua cidade de origem e parte para Cafarnaum. Enquanto João escolhera o deserto como referência para seu anúncio, Jesus orientou seu ministério para as regiões habitadas, com maior ou menor concentração de população, através da Galileia. Mateus apresenta os acontecimentos da vida de Jesus, às suas comunidades de discípulos oriundos do Judaísmo, como sendo o cumprimento das antigas Escrituras. Com um resumo da missão de Jesus, Mateus descreve o ministério de Jesus voltado, também, para os vários povos das regiões vizinhas da Galileia, com uma abrangência universalista.
A igreja celebra:
Santa Ângela de Foligno

Nascida em Foligno, perto de Roma, no ano de 1248, a história de conversão e santidade de Ângela é muito animadora para nós, pois tudo indica para a ação do Espírito Santo, que é o real santificador da nossa carne tendida ao pecado e a tentação. Bela jovem, bem prendada pela natureza, alegre e vaidosa, casou-se com um moço rico da cidade. Desta união nasceram vários filhos, que aos poucos foram morrendo assim como aconteceu com o pai. Ângela que gostava muito de se divertir na sociedade aos quarenta anos parou e questionou-se diante dos acontecimentos e do seu vazio interior. Registrou a própria Ângela: "Descontente comigo mesma, comecei a pensar seriamente em minha vida. Deus me mostrou os meus pecados e minha alma encheu-se de pavor, prevendo a possibilidade de minha condenação...Pedi a Nossa Senhora que conduzisse a um Sacerdote esclarecido ao qual pudesse fazer minha confissão geral". Depois foi em romaria até a cidade de Assis, onde está o túmulo de São Francisco, e ali radicalmente se converteu, destribuiu os bens aos pobres e entrou para a Ordem Terceira Franciscana. Ao permanecer viúva amou o Crucificado no Mistério de sua Paixão, teve experiência profundas com o Senhor e vivendo os votos de castidade, pobreza e humildade. A vida de Santa Ãngela, como a dos santos todos, foi selada pela cruz e pela certeza da vitória sobre o Demônio que a tentava na sexualidade e queria vê-la na descrença da misericórdia Divina. Santa Ângela faleceu em 1309 com a graça de vitórias alcançadas, pois na oração e pelas obras de caridade tudo suportou.
Santa Ângela de Foligno...rogai por nós!

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sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Bom dia Evangelho (01.janeiro.2009)
Ano C - São Marcos SANTO DO DIA: Santa Maria, Mãe de Deus; Santa Zedislava de Lemberk, mãe de família; Santo Elói ou Elígio
SE QUISERES CULTIVAR A PAZ, PRESERVA A CRIAÇÃO
Oração
Pai, dá-me a luz do teu Espírito, para que, como Maria, eu possa compreender o desígnio de amor que tens para mim, e ser-lhe fiel.
Evangelho
Solenidade da Mãe de Deus (Lc 2,16-21)
Eles foram depressa, e encontraram Maria e José, e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham dito a respeito dele. Todos os que ouviram o que os pastores disseram ficaram muito admirados. Maria guardava todas essas coisas no seu coração e pensava muito nelas. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de louvor a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo tinha acontecido como o anjo havia falado. Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.
Comentário ao Evangelho do dia feito por : João Paulo II, Papa entre 1978 e 2005 Homilia de 01/01/02 (© copyright Libreria Editrice Vaticana Mãe de Deus, Mãe do Príncipe da Paz «Salve Santa Mãe santa, que destes à luz o Rei do céu e da terra» (antífona de entrada).
Hoje, oitavo dia depois do Natal e primeiro dia do ano, a Igreja dirige-se com esta antiga saudação à Santíssima Virgem Maria, invocando-a enquanto Mãe de Deus. O Filho eterno do Pai tomou n'Ela a nossa carne e tornou-se, através d'Ela «filho de David, filho de Abraão» (Mt 1, 1). Maria é, portanto, a verdadeira Mãe, a Theotokos, a Mãe de Deus! Se Jesus é a Vida, Maria é a Mãe da Vida. Se Jesus é a Esperança, Maria é a Mãe da Esperança. Se Jesus é a Paz, Maria é a Mãe da Paz, a Mãe do Príncipe da Paz. Entrando no novo ano, pedimos a esta Mãe santa que nos abençoe. Peçamos-lhe que nos dê Jesus, a nossa bênção completa, com a qual o Pai abençoou a história de uma vez por todas, fazendo com que se tornasse uma história de salvação. [...] O Menino nascido em Belém é a Palavra eterna do Pai feita carne para nossa Salvação: é «Deus connosco» que traz conSigo o segredo da verdadeira paz. Ele é o Príncipe da Paz (Is 7, 14; 9, 5). [...]«Salve, Santa Mãe!» [...] O Menino que apertas contra o peito tem um nome querido aos povos da religião bíblica: «Jesus», que significa «Deus salva». Assim Lhe chamava o arcanjo, antes mesmo de que Ele fosse concebido no teu seio (Lc 2, 21). Na face do Messias recém-nascido reconhecemos a face de cada um dos teus filhos ultrajados e explorados. Reconhecemos em especial a face das crianças, seja qual for a sua raça, o país ou a cultura a que pertençam. Para elas, ó Maria, pelo futuro delas, te pedimos que enterneças os corações endurecidos pelo ódio, a fim de que se abram ao amor e de que a vingança ceda finalmente o lugar ao perdão. Ó Mãe, alcança-nos que a verdade desta afirmação – não há paz sem haver justiça e não há justiça sem haver perdão – se imprima no coração de todos. A família humana poderá assim reencontrar a paz verdadeira, que nasce do encontro entre a justiça e a misericórdia. Mãe santa, Mãe do Príncipe da Paz, ajuda-nos! Mãe da humanidade e Rainha da Paz, ora por nós!
A Igreja celebra hoje Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus
Graças ao Espírito Santo que conduz a Igreja Católica, podemos iniciar o ano civíl pedindo que a Santa Maria passe à frente de cada dia deste novo tempo. De modo concreto, isto acontece com a Solenidade que inaugura o calendário dos santos, com a Mãe e molde de todos os santos: Theotokos, Santa Maria, Mãe de Deus. Santa Maria é a Mãe de Deus (Theotokos) porque assim o Pai, Filho e o Espírito quiseram: "Deus Pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria. Deus Filho comunicou a sua Mãe tudo que adquiriu por sua vida e morte: seus méritos infinitos e suas virtudes admiráveis. Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que ele possui" (São Luís Maria Grignion de Montfort). Todo este querer da Santíssima Trindade tornou-se possível devido o ativo sim da Virgem: "Eu sou a serva do Senhor. Aconteça-me segundo a tua palavra!" (Lc 1,38). O "fiat" da Virgem Santíssima permitiu a Encarnação do Verbo que a escolheu desde toda eternidade para ser mãe da segunda Pessoa da Trindade, esposa do Espírito e filha predileta do Pai. Este dogma Mariano, afirmada nas Sagradas Escrituras e sustentada pela Tradição Viva da Igreja, foi declarada oficialmente pela Igreja no Concílio Ecumênico de Éfeso, em 413, em oposição à oposição à heresia de Nestório, que destruía a unidade pessoal do Cristo. Nesse concílio a Santa Maria foi chamada Theotokos, isto é, geradora de Deus, e desde então, com maior clareza os cristãos puderam e em todos os dias deste ano poderemos recorrer a sua poderosa intercessão de Mãe do Deus, que se fez nosso irmão e de sua Mãe feita nossa também: "Mulher eis aí teu filho! Em seguida, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe!" (Jo 19,26-27).Santa Maria, Mãe de Deus...rogai por nós!
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