quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Bom dia Evangelho-6.8.014(quarta-feira)


Bom dia Evangelho 

Quarta-feira, dia 06 de Agosto de 2014


Transfiguração do Senhor – Festa - Ano A



A mais antiga oração de Nossa Senhora

Para pedir que a Santa Mãe de Deus nos livre de todos os perigos. Em 1927, no Egito, foi encontrado um fragmento de papiro que remonta ao século III. Este fragmento continha a mais antiga oração a Nossa Senhora que se conhece. Eis a oração:

“À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades,
mas livrai-nos sempre de todos os perigos,
ó Virgem gloriosa e bendita!”.
Evangelho do dia – Pão da vida!
Mateus 17,1-9
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3 Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!” Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.- Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor. 

Reflexão
Jesus sai da planície e sobe a montanha. Cria um ambiente diferente para entrar em contato com o Pai. E, Jesus, se transfigura diante de seus amigos. Seu objetivo maior era fazer ver o seu interior, a sua divindade. Sabe-se lá se os Apóstolos não estavam demais fixos somente na dimensão humana de Jesus... E isto serve também para nós. Somos convidados a ver, pela fé, não só a dimensão humana de Jesus, mas também sua divindade. Vendo através do humano seremos capazes de chegar ao divino de Jesus. A dimensão divina de Jesus é o núcleo central da nossa fé. Ou cremos que Jesus é o Filho do Deus altíssimo, ou, tudo fica sem sentido.Transfiguração era algo totalmente inédito, nunca visto, inusitado, incomum na vida dos Apóstolos. Jesus estava dando uma “palhinha” daquilo que seria a plenitude da ressurreição.Transfiguração tem tudo a ver com Ressurreição. E nós também seremos assim. Haveremos de nos transfigurar n’EleA ressurreição d’Ele é a base da nossa ressurreição. Também nós somos convidados à transfiguração interior, deletando tudo aquilo que não é transparente em nossa vida pessoal.
 
Hoje a igreja celebra:

S. Justo e S. Pastor, estudantes, mártires, +304

São Justo e São Pastor. Com alegria, toda a Igreja festeja neste dia, a Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, a qual se encontra testemunhada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Neste fato bíblico, nós nos deparamos com o segredo da santidade para todos os tempos: "Este é o meu Filho bem-amado, aquele que me aprove escolher. Ouvi-o!" (Mc 9,7) Sem dúvida, os santos que estamos lembrando hoje, somente estão no Eterno Tabor, por terem vivido esta ordem do Pai. Conta-se que eram jovens cristãos e estavam na escola, quando souberam que o perseguidor e governador Daciano acabara de entrar na cidade.Sendo assim, os santos Justo e Pastor, fugiram, mas foram pegos e entregues por pagãos ao grande perseguidor dos cristãos. Diante do governador que estava sobre o seu cavalo, os corajosos discípulos de Cristo não recuaram diante das ameaças, tanto assim que, frente à possibilidade do martírio, a resposta de São Justo e Pastor foi um canto de felicidade. O governador, ridicularizado pela fé que transfigurava aqueles jovens, mandou que lhes cortassem as cabeças, isto ocorreu em Alcalá de Henares, em Castela, no ano de 304. Santos Justo e Pastor, rogai por nós!
Convide seus filhos para ir à Missa. Não o faça com a voz do autoritarismo aprendido na sua infância, mas com a voz do amor, para que eles compreendam e vivam a experiência de Jesus ressuscitado em seus corações. -Lembre-se de que a família que reza unida (também durante a SantaMissa) permanece unida.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário