terça-feira, 19 de outubro de 2010

Bom dia evangelho
19 de outubro de 2010 — Terça-feira
São Paulo da Cruz
"Estamos com a juventude que procura fazer do mundo uma casa para todos."
(Presb., MFac., Cor Branca
)

São Paulo da Cruz, depois de um período de vida eremítica, dedicou-se à pregação popular sob forma de missão. Sua pregação era centrada na paixão de Cristo. Fundou a Congregação dos Passionistas, abrindo um caminho que une a contemplação das dores do Crucificado à obra da evangelização. Em sua vida e em seus escritos deixa um testemunho de confiança e de alegria, hauridas no mistério da cruz. Nasceu em 1694 e morreu em 1775. Com ele, louvemos ao Senhor!


INVOQUEMOS O ESPÍRITO SANTO PARA FAZERMOS A LEITURA DO EVANGELHO:

Oração do Espírito Santo
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos
Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.


Salmo:
O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca a vaidade... (Sl 23,4)

EVANGELHO
Lamparinas acesas! Lc 12,35-38

E Jesus disse ainda:
- Fiquem preparados para tudo: estejam com a roupa bem presa com o cinto e conservem as lamparinas acesas. Sejam como os empregados que esperam pelo patrão, que vai voltar da festa de casamento. Logo que ele bate na porta, os empregados vão abrir. Felizes aqueles empregados que o patrão encontra acordados e preparados! Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o próprio patrão se preparará para servi-los, mandará que se sentem à mesa e ele mesmo os servirá. Eles serão felizes se o patrão os encontrar alertas, mesmo que chegue à meia-noite ou até mais tarde.

Comentário do Evangelho
O tema da vigilância, que é o núcleo do Evangelho de hoje, era próprio das primeiras comunidades cristãs, entre as quais havia a expectativa de uma volta em breve de Jesus, morto e ressuscitado, seguindo-se o julgamento final. Os três Evangelhos sinóticos (Mt, Mc, Lc) apresentam sinais desta expectativa. Era a Parusia, expectativa escatológica e apocalíptica. Com o passar do tempo, as comunidades começaram a perceber que a "volta" de Jesus tinha outro sentido. No Evangelho de João, escrito na última década do primeiro século, não há referências a esta Parusia. Em João as palavras de Jesus revelam a sua presença, junto com o Pai, já, entre os homens e mulheres que praticam a vontade de Deus, no amor fraterno e universal. Neste Evangelho de Lucas, os servos que estão de prontidão, esperando o seu senhor, são proclamados bem-aventurados. São os que estão atentos, empenhados em fazer a vontade de Deus, que é o serviço à vida, na construção de um mundo novo. Nesta parábola, é admirável como o próprio Senhor arregaçará sua veste e se porá a servir àqueles que encontrar vigilantes, como Jesus na última ceia, no Evangelho de João (Jo 13,2-15).Fonte:Congregação do Santíssimo Redentor

A igreja celebra hoje
Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues e São Paulo da Cruz

Hoje lembramos a coragem, santidade e consequentemente o martírio de irmãos nossos: João de Bribeuf, Isaac Jegues, Renato Goupel, João de Landi, Gabriel Lalmant, Antônio Daniel, Carlos Gurmier e Natal Chabanel, todos missionários jesuítas de origem francesas.
A região dos grandes lagos, nos confins entre os Estados Unidos e o Canadá, era habitada no século XVII por tribos peles vermelhas que não conheciam as vantagens do Evangelho. Nossos irmãos enfrentaram as dificuldades próprias da adaptação nas terras diferentes, climas, línguas e principalmente tribos indígenas guerreiras, que faziam da missão um perigo, mas assim mesmo, os santos missionários preferiram arriscar a vida que é Jesus.
Acabaram pagando a missão com o sangue, já que em 1642, em lugares diversos foram sendo presos e martirizados por ferozes tribos, que chegaram a arrancar o coração de alguns para devorar, na crença de receber a coragem daqueles homens de Deus e do povo merecedor da salvação em Cristo Jesus.

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Paulo da Cruz

Grande valente também foi são Paulo da Cruz. Nasceu no norte da Itália em 1694, de piedosos pais que muito educaram o filho no cristianismo. Quando jovem de oração e contemplativo, fez uma aliança com colegas, a fim de sempre meditarem a paixão e morte de Jesus. De início trabalhou com o pai e não sentia o chamado ao sacerdócio, mas ao apostolado, assim partilhou com um bispo o impulso de propagar a devoção à paixão e morte Daquele que morreu por amor à humanidade e salvação de cada um.
Enviado pelo bispo tronou-se instrumento de conversão para milhares, até que o bispo ordenou-o sacerdote, e mais tarde o papa deu a licença para aceitar candidatos em seu noviciado.
Nasceu desta maneira a congregação dos padres parsionistas com a finalidade de firmar nos corações dos fiéis um grande amor à paixão e morte de Nosso Senhor, através das missões populares.
Profundos devotos da sagrada paixão, o fundador são Paulo da Cruz desde que começou o apostolado sozinho não abandonou o hábito preto, a cruz branca e as duras penitências, como se alimentar de pão e água e dormir no chão. Depois de muito evangelizar e alcançar para o povo milagres, associou-se a cruz e Nossa Senhora das Dores, para entrar como vitorioso no céu em 1775, somando 81 anos de idade.
TJL@ -

Não Sei
Não sei se a vida é curta ou longa demais pra nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe, Braço que envolve, Palavra que conforta, Silêncio que respeita, Alegria que contagia, Lágrima que corre, Olhar que acaricia, Desejo que sacia, Amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura, enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. TJL@19102010-0831LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário