quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Bom dia evangelho
Quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Nossa Senhora do Rosário. Ofício de Memória, Ofício de Memória, 3ª do Saltério, cor Branca

Hoje celebramos o Dia dos Idosos e de Nossa Senhora do Rosário. A memória de Nossa Senhora do Rosário está ligada à vitória dos cristãos em Lepanto (Grécia) em 1771. São Pio V atribuiu esse feito histórico à oração que o povo cristão dirigira a Nossa Senhora do Rosário, antes conhecida como Nossa Senhora das Vitórias. Com Maria podemos meditar os mistérios de nossa redenção: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Que a Mãe de Deus proteja os idosos, e que eles sejam amados por nós.

Santos do Dia: Nossa Senhora do Rosário (proclamada bem-aventurada por todas as gerações), Helano, Osita, Mateus de Mântua.

Antífona: Anjos todos do Senhor, bendizei o Senhor; cantai a sua glória, louvai-o eternamente. (Dn 3, 58)

Oração: Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo, pela mensagem do Anjo, a encarnação do Cristo, vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição pela intercessão da Virgem Maria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Cântico de Maria (Magnificat): Lc 1, 46-47.48-49.50-51.52-53.54-55 (R/.49)
Bendita sejais, ó virgem Maria, trouxestes no ventre a palavra eterna!
A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu salvador.
Pois, ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O poderoso fez por mim maravilhas e santo é o seu nome!
Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o, respeitam. Demonstrou o poder de 'seu braço, dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor, fiel a seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

O Cântico de Maria, ou Magnificat, inspira-se no Antigo Testamento, em especial no Cântico de Ana (1Sm 2, 1-10), um salmo de ação de graças. Este hino canta a gratidão e a exultação da mãe de Jesus e de todo o povo de Deus pelo cumprimento das Promessas.

Evangelho: Lucas (Lc 1, 26-38)
Anúncio do nascimento de Jesus


Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!" 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim".

34Maria perguntou ao anjo: "Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?" 35O anjo respondeu: "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que nascer de ti, será chamado santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível". 38Maria, então, disse.' "Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" E o anjo retirou-se. Palavra da Salvação!

Leitura paralela: Mt 1, 18-25: Origem divina do Messias.
18A origem de Jesus Cristo, porém, foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José. Mas antes de morarem juntos, ficou grávida do Espírito Santo. 19José, seu marido, sendo homem justo e não querendo denunciá-la, resolveu abandoná-la em segredo. 20Mas enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho e disse: “José filho de Davi não tenhas medo de receber Maria, tua esposa, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus. É ele que salvará o povo de seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão com o nome de Emanuel1, que significa: Deus conosco. 24Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor lhe tinha mandado e aceitou sua mulher. 25E não teve relações com ela até que ela deu à luz um filho, a quem ele pôs o nome de Jesus.

Comentário o Evangelho
Eis a serva do Senhor

Maria ocupou um lugar de destaque no advento da salvação, aceitando acolher a proposta de Deus de assumir a maternidade do Messias Jesus. A escolha de Maria não se explica, no plano humano. Era uma jovem, já prometida em casamento a um descendente da casa de Davi. Não pertencia a nenhuma família nobre e rica, e habitava numa cidade escondida e mal-afamada. Não passava por sua mente ligar-se, de algum modo, ao Messias. Humanamente falando, ela não possuía os requisitos necessários para ser mãe do Salvador.
O diálogo de Maria com o anjo revelou a imagem que ela fazia de si mesma, bem como o que Deus pensava a respeito dela. Da parte de Deus, era considerada repleta de graça, amada por ele, bendita entre todas as mulheres. Em outras palavras, possuidora dos requisitos necessários para ser colaboradora de seu plano de salvação. Este requeria alguém totalmente disponível para Deus, despojado de si mesmo e dos próprios interesses, e disposto a assumir uma missão superior a tudo que se possa imaginar. Maria, por sua vez, tinha consciência de suas limitações. Não podia imaginar que Deus a tivesse em tão alta conta. Não conseguia conciliar a concepção do Messias com o fato de não ter conhecido homem algum. Estava longe de compreender o que significa conceber por obra do Espírito Santo. Contudo, como se sabia serva, não receou aceitar cegamente o projeto de Deus. [O EVANGELHO NOSSO DE CADA DIA, Ano B, ©Paulinas, 1996]

Para sua reflexão: Gabriel anuncia os acontecimentos finais. A Galiléia era zona limítrofe, longe de Jerusalém; Nazaré, um lugar sem importância, perto da importante cidade de Séforis. Maria estava “prometida”, com o vínculo legal dos esponsais, mas sem ter celebrado ainda o casamento, começo da coabitação. José era descendente de Davi, de nobreza decadente; mais tarde Lucas nos dará a árvore genealógica. A saudação corrente grega soa com os acordes de uma rica tradição bíblica, em contextos de renovação ou restauração. Atribui-se a figura emblemática, não a uma pessoa em particular. O Senhor está contigo; “Deus conosco” é o nome do anunciado em Is 7, 14-15 e é expressão própria de momentos importantes. Agora o anunciado se chamará Jesus (o Senhor que salva), equivalente a Josué e Isaías. É o descendente de Davi, herdeiro legítimo do trono; levará o título de Filho do Altíssimo. (Bíblia do Peregrino)

Nossa Senhora do Rosário
No dia 07 de outubro é comemorada a festa de Nossa Senhora do Rosário. Esta devoção teve origem na Idade Média (1571), após a vitória do exército católico sobre o turco, em uma batalha, a qual foi atribuída a intervenção de Nossa Senhora, invocada pela oração do rosário.
A oração do rosário, que simboliza uma coroa de rosas que teria sido entregue a Nossa Senhora, é uma das mais antigas da tradição católica. Diz-se que remonta aos anacoretas orientais que utilizavam pequenas pedrinhas para marcar sua oração vocal. Foram os padres dominicanos os grandes responsáveis por sua difusão, pois, segundo uma lenda, conta-se que Nossa Senhora teria aparecido a São Domingos, recomendando-lhe a recitação do rosário pela salvação do mundo. Foi o papa Pio V, dominicano, que animou essa prática, que rapidamente difundiu-se entre os católicos. É comum atribuir o pedido de Nossa Senhora para que se reze o rosário, em suas aparições de Fátima e Lourdes. E, quem poderia negar um pedido carinhoso de mãe?
A tradição católica remete a oração do rosário (ou do terço) ao pedido especial que o orante faz a Nossa Senhora para que interceda firmemente pela salvação da humanidade. Que a festa de Nossa Senhora do Rosário anime em nossos corações o desejo de dedicarmo-nos mais a esta oração, percorrendo junto com Maria os mistérios da vida de Jesus Cristo.

Oração a Nossa Senhora do Rosário
Nossa Senhora do Rosário, daí a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do santo rosário, no qual, à recitação da Ave Maria, se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.
São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com Maria na recitação do terço, para que, por meio dessa devoção cheguemo-nos ao mistério amoroso de Jesus, e Nossa Senhora do Rosário nos leve à vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Saiba colocar a sua vida nas mãos do Senhor, pois Ele assim entregou
a sua vida nas mãos do Pai. (Frei João Lopes da Silva)

Nenhum comentário:

Postar um comentário