quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

bom dia evangelho-3.jan.013


Bom dia evangelho
03 de janeiro de 2013 –QUINTA-FEIRA

A Igreja, que é "a coluna e sustentáculo da verdade" (1Tm 3,15), guarda fielmente a fé uma vez por todas confiada aos santos (Cf. Jd 1,3). É ela que conserva a memória das Palavras de Cristo, é ela que transmite de geração em geração a confissão de fé dos apóstolos. Como uma mãe que ensina seus filhos a falar e, com isso, a compreender e a comunicar, a Igreja, nossa Mãe, nos ensina a linguagem da fé para introduzir-nos na compreensão e na vida da fé. (Catecismo da Igreja Católica)


Oração
Pai, tu enviaste Jesus com a missão de nos introduzir no Reino da fraternidade. Dá-me a graça de reconhecê-lo e fazer-me seguidor dele.

 
O testemunho de João -Jo 1,29-34
No dia seguinte, João viu que Jesus vinha a seu encontro e disse: "Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. É dele que eu falei: 'Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia'! Eu também não o conhecia, mas vim batizar com água para que ele fosse manifestado a Israel". João ainda testemunhou: "Eu vi o Espírito descer do céu, como pomba, e permanecer sobre ele. Pois eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água disse-me: 'Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, é ele quem batiza com o Espírito Santo'. Eu vi, e por isso dou testemunho: ele é o Filho de Deus!"

Comentário do Evangelho -
O Cordeiro de Deus

O testemunho de João Batista é situado no tempo: "no dia seguinte" (v. 29). A história é o lugar aberto ao testemunho. Há uma tríplice afirmação sobre Jesus: ele é o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (v. 29), aquele sobre quem o Espírito permanece (cf.vv. 32-33), ele é o Filho de Deus (v. 34). A expressão "cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" aparece uma única vez no Novo Testamento. Rica de significado, ela é um título cristológico. Pode evocar tanto o servo sofredor de Is 53,7 quanto o cordeiro imolado de Ap 14,10; 17,14, ou ainda o cordeiro pascal(cf. Jo 19,14), sem defeito, de quem nenhum osso foi quebrado (cf. Jo 19,31-36).
Carlos Alberto Contieri, sj

Santo do dia -  Santa Genoveva
 
 
Esta Santa, padroeira de Paris, nasceu no ano de 422 dentro de uma família simples. Desde criança teve o coração inclinado à vida religiosa, embora não houvesse, na época, mosteiros de freiras. Santa Genoveva, ao estar junto dos pais e diante do missionário Germano, ouviu do santo: "Felizes vós que tendes esta menina. Ela será grande diante de Deus e, atraídos pela sua virtude, muitos pecadores abandonarão o caminho do erro e seguirão a Jesus Cristo".
Aos quinze anos fez voto de castidade, viveu intensamente a penitência, oração e amor a Jesus. A vida de Genoveva fora transformada pelo Espírito Santo em uma proposta, atraindo assim muitas moças que também se consagraram a Deus epermaneceram com a família.
Santa Genoveva tornou-se protetora de Paris, porque os hunos ameaçavam destruir a cidade, mas ela corajosamente exortou o povo a não fugir e confiar em Deus, desta maneira, a obediência do povo à voz de Deus livrou a todos da possível catástrofe.
A padroeira de Paris, em vida terrena, fora devota de Nossa Senhora, São Martinho e Dionísio, isto até entrar na Glória dos Santos, com os quais intercede sem cessar por cada um de nós! Santa Genoveva, rogai por nós!
Pergunto:
Em clima de um Natal de Luz e Bençãos, você já fez uma retrospectiva de oque fez de bom ou ruim neste ano? Já perdoou alguém que te magoou?

É SEMPRE BOM FICAR ATENTO:
Oração de São Bento (pedidos de proteção contra o inimigo)
A Cruz sagrada seja minha Luz  -Não seja o Dragão meu guia
Retira-te Satanas  -Nunca me aconse-lhes coisas vãs  -É mal o que tu me ofereces
-Bebe tu mesmo do teu veneno  -Rogai por nós bem aventurado São Bento  -Para que sejamos dignos das promessas de Cristo
Em Latim
Crux Sacra Sit Mihi Lux =Non Draco Sit Mihi Dux =Vade Retro Sátana
Nunquam Suade Mihi Vana =Ipse Venena Bibas

Nenhum comentário:

Postar um comentário