quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

BOM DIA EVANGELHO-04.JAN.013

 
Bom dia evangelho
04 de janeiro – sexta-feira
Que a Virgem Maria, que hoje veneramos com o título de Mãe de Deus, nos ajude a contemplar a face de Jesus, Príncipe da Paz. Que Ela nos ajude e nos acompanhe neste novo ano; que Ela obtenha para nós e para o mundo inteiro o dom da paz. Amém!

ORAÇÃO
Senhor Jesus, tu me chamaste para seguir-te. Faze de mim um discípulo autêntico, e que minha vida se espelhe na tua


Foram ver onde Jesus morava e permaneceram com ele.
 
 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,35-42
 
"Vinde e vede!" Jo 1,35-42

No dia seguinte, João estava lá, de novo, com dois dos seus discípulos. Vendo Jesus caminhando, disse: "Eis o Cordeiro de Deus!" Os dois discípulos ouviram esta declaração de João e passaram a seguir Jesus. Jesus voltou-se para trás e, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: "Que procurais?" Eles responderam: "Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras?" Ele respondeu: "Vinde e vede!" Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta das quatro horas da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido a declaração de João e seguido Jesus. Ele encontrou primeiro o próprio irmão, Simão, e lhe falou: "Encontramos o Cristo!" (que quer dizer Messias). Então, conduziu-o até Jesus, que lhe disse, olhando para ele: "Tu és Simão, filho de
João. Tu te chamarás Cefas!" (que quer dizer Pedro).
 
Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
Características do discípulo de Jesus


O testemunho de João Batista suscita nos seus ouvintes o seguimento do Senhor. Já dissemos anteriormente que uma das características do quarto evangelho é a corrente de testemunhas desencadeada pelo encontro com Jesus Cristo. Salvaguardando a cristologia como tema central, em que se afirma que Jesus é o "Cordeiro de Deus", o evangelho de hoje apresenta algumas características fundamentais do discípulo, segundo o evangelho de João: é aquele que ouve e recebe o testemunho, que busca encontrar o Senhor, que deseja conhecê-lo e que aceita o convite do "Rabbi": vai, vê, permanece e se torna testemunha do Messias.
Carlos alberto Contieri, sj

A igreja celebra hoje:    Santa Ângela de Foligno
(Virgem)
Nasceu em 1248, no povoado de Foligno, Úmbria, terra de Francisco de Assis (Itália). É considerada uma das primeiras místicas italianas. Era casada e mãe de vários filhos. Aos 37 anos, morrem-lhe os filhos, o marido e os pais. Provada pelo sofrimento e reconsiderando sua vida vazia e acomodada, abandonou tudo e ingressou na Ordem Terceira de São Francisco. Admiradora de Francisco de Assis, ela procurava imitá-lo na pobreza e no serviço aos irmãos. Viveu uma profunda experiência mística, a ponto de ser incompreendida pelos próprios contemporâneos. Ela conta num livro a sua experiência de Deus. Sua autobiografia é tida como uma das mais preciosas obras místicas católicas produzidas na Idade Média, marcando a vida espiritual de muitos cristãos. Santa Ângela está colocada ao lado de grandes místicos como Santa Teresa, São João da Cruz e outros ... O supremo bem da alma é a paz verdadeira e perfeita ... Quem quer, portanto, perfeito repouso procure amar a Deus com todo o coração, pois Deus mora no coração. Ele é o único que dá e que poder dar a paz, confessava ela.
ORAÇÃO

Prece diante do sofrimento
Deus, nosso Pai, quando o sofrimento vier nos visitar, e, na aflição, não quisermos aceitá-lo, dai-nos força para não cairmos no desespero. Conservai viva e inabalável a nossa esperança. Na hora da dor, fazei-nos compreender, Senhor: sois vós que lavrais nosso campo e trabalhais a nossa terra, até que as sementes germinem, cresçam as searas e produzam em nós abundantes frutos.
Twitter do Papa
E o twitter de Sua Santidade, heim? Em oito dias passou dos dois milhões de visualizações - bem pop, portanto. "Nós não possuímos a verdade, é a Verdade que nos possui a nós. Cristo, que é a Verdade, toma-nos pela mão", foi tuitado ontem. Aliás, tuitar não parece uma expressão tão pomposa quanto"na alocução de ontem proferiu o pensamento...", mas é a mesma coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário