quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Evangelho-14.fev


Bom dia evangelho
Quinta-feira, 14 de fevereiro
Oração do Espírito Santo

Invoquemos a presença do Espírito Santo para ler e refletir a liturgia de hoje:
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos 
Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemo
Evangelho
 
Evangelho: Lc 9,22-25
         - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.- Glória a vós, Senhor.

      
   Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”
- Palavra da Salvação.   - Glória a vós, Senhor.
 
Comentário do Evangelho
Antes de iniciar a subida para Jerusalém, Lucas nos oferece esta prolepse da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que tem por finalidade, nos evangelhos, prevenir os discípulos contra o escândalo da paixão e morte de Jesus, e dispô-los, como também o eleitor, a não desanimarem diante da paixão e morte, mas permanecerem firmes com o Senhor até o fim, para experimentarem a alegria e a força da sua ressurreição. Este anúncio é a oportunidade de alertar os discípulos sobre as condições do seguimento: o caminho é o mesmo que o Senhor vai percorrer, por isso é preciso uma profunda liberdade diante da própria vida (renunciar a si mesmo), para atualizar a entrega de Jesus Cristo. A vida verdadeira não está na defesa das seguranças pessoais, mas na disposição da própria vida: "Quem quiser salvar a sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará".
A igreja celebra hoje
 
São Cyrilo & Methodius
Eles nasceram em Thessalonica, Grécia nos meados do século nono. Irmãos e Apóstolos dos Eslavos. Cirilo ,as vezes chamado de Constantino, era um padre e Methodius um monge. Cirilo estudou em Constantinopla e tornou-se professor e Methodius serviu como governado da região Eslava e entrou para um monastério. Em 861 eles foram enviados pelo Imperador Michael (842-867) para converterem os Khazars na Rússia e subseqüentemente foram despachados para Morávia ( uma região na Europa Central ao leste de Bohemia) a pedido do príncipe Ratislav, para trabalhar entre o seu povo. Cirilo e Methodius falavam fluentemente a língua eslava. Eles também conhecia o alfabeto chamado "glagolithic" que hoje é chamado Cyrílico ou Cyrilic ( em homenagem a São Cyrilo) e assim iniciaram a literatura Eslava. A nova linguagem e o seu sucesso trouxe inimigos na Alemanha. O Papa Nicolau I (858-867) os chamou de volta, mas ele morreu enquanto estavam viajando para Roma. Assim eles compareceram ante o Papa Adriano II (867-872) o qual aprovou a sua missão e o uso do Eslavo na Liturgia. Ciriro faleceu em 14 de fevereiro de 869 foi enterrado na Igreja de São Clemente. Methodius foi consagrado Bispo e fundou a Diocese de Morávia e a de Pannonia. Ele tornou-se Arcebispo de Velebrod ( uma área da moderna Eslováquia ou República Checa). Devido a ambição dos bispos germanos em 874 Methodius foi deposto e aprisionado pelo Rei Luis, o alemão (843-876) e foi solto anos mais tarde atendo ao apelo do Papa João VIII (872-882). Chamado a Roma Methodius teve que se defender de acusações de praticas não ortodoxas. Ele teria omitido na sua tradução do Credo, a palavra Filho (filioque) o que na época não havia sido introduzida em todo o Ocidente e nem mesmo em Roma. Ele convenceu ao Papa que ele era Ortodoxo e ele renovou sua permissão para continuar usando a língua Eslava na Liturgia. Methodius finalmente retornou a Constantinopla e terminou a tradução das sagradas escrituras que havia iniciado com Cirilo e iniciou o uso do eslavo na Missa e nas cerimônias públicas . A linguagem usado na Rússia, Servia, Ucrânia e Bulgária foi criada por Cirilo e Methodius.
Na arte litúrgica da Igreja eles são mostrados como um bispo oriental e um monge segurando uma igreja entre eles ou com uma foto do ultimo julgamento e ou Cirilo com um longo casaco de filósofo. São patronos da antiga Iugoslávia e da antiga Checoslováquia. Methodius faleceu em 4 de abril de 885 e o Papa João Paulo II , em 31 de dezembro de 1980, proclamou ambos co-padoeiro da Europa junto com São Benedito. Sua festa é celebrada no dia 14 de fevereiro.
tjl@

Nenhum comentário:

Postar um comentário