quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

BOM DIA EVANGELHO (04/01/12)


BOM DIA EVANGELHO
Dia 04 de Janeiro – Quarta-feira
Quarta-feira antes da Epifania
(Pf. Natal, Cor Branca)
Não são poucas as vozes que clamam em nossos ouvidos e querem conquistar-nos. Mas Jesus veio para nos fazer ouvir a voz do Pai, Deus justo e santo. Ele nos mostrou com sua própria vida qual é a justiça divina: a misericórdia! Desse modo nós, filhos e filhas de Deus, praticando a justiça divina mostramos por nossa ação e nossa atitude o jeito de Deus agir conosco. Isso é ser cristão de verdade: Viver do jeito que Jesus viveu.

Deus nos fala

Eis o desejo que todos devemos ter: Querer ver o Cristo e ficar com Ele. A pergunta de Jesus para os dois discípulos é para nossa humanidade inteira: “Que estais procurando?” É preciso hoje redescobrir a pessoa de Cristo, diante das muitas propostas que o mundo nos oferece.

Oração
Pai, faze-me permanecer sempre junto a teu Filho Jesus, enviado por ti para realizar todas as nossas esperanças de salvação.

Livro de Salmos 98(97),1.7-8.9.
-Cantai ao Senhor um cântico novo,  porque Ele fez maravilhas!
A sua mão direita e o seu santo braço  Lhe deram a vitória.

-Ressoe o mar e tudo o que ele contém,
o mundo inteiro e os que nele habitam.
Batam palmas os rios,  e as montanhas, em coro, gritem de alegria.

-Diante do Senhor que vem, que vem julgar a terra.
Ele governará o mundo com justiça  e os povos com rectidão.


Os primeiros discípulos
Evangelho segundo S. João 1,35-42.
Naquele tempo, estava João Baptista com dois dos seus discípulos.
Então, pondo o olhar em Jesus, que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus!»
Ouvindo-o falar desta maneira, os dois discípulos seguiram Jesus.
Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe: «Rabi que quer dizer Mestre onde moras?»
Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Eram as quatro da tarde.
André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus.
Encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» que quer dizer Cristo.
E levou-o até Jesus. Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas» que significa Pedra.(
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org )
Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Basílio de Seleuceia (?-c. 468), bispo -Sermão em louvor de Santo André, 4; PG 28,
1105-«Encontrámos o Messias!»
Levando Pedro consigo, André conduziu ao Senhor o seu irmão segundo a natureza e o sangue, para que se tornasse discípulo como ele; é a primeira gesta de André. Ele fez crescer o número dos discípulos; juntou-lhe Pedro, em quem Cristo encontraria o chefe dos Seus discípulos. Isto é de tal maneira verdade que quando, mais tarde, Pedro tiver uma conduta admirável, devê-lo-á ao que André tinha semeado. O louvor dirigido a um recai igualmente sobre o outro, pois os bens de um pertencem ao outro e um glorifica-se com os méritos do outro.
Que alegria Pedro trouxe a todos quando respondeu de imediato à pergunta do Senhor, quebrando o silêncio embaraçado dos discípulos! [...] Só Pedro pronunciou estas palavras:  «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo» (Mt 16,16). Falou em nome de todos; numa frase, proclamava o Salvador e o Seu desígnio de salvação. Como esta proclamação se conjuga bem com a de André! As palavras que André tinha dito a Pedro, quando o conduzira a Cristo
«Encontrámos o Messias» confirma-as o Pai celeste, ao inspirá-las a Pedro (Mt 16,17):  «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.»
Festa da Igreja:
Santa Elisabete Ana Baylei Seton
Elisabete Ana Bayley nasceu em Nova Iorque, onde cresceu e constituiu família dentro do protestantismo anticatólico dos Estados Unidos, no final do século dezoito. Catarina sua mãe, era filha de pastor anglicano e Ricardo seu pai, era um médico famoso e muito bem conceituado na comunidade. A menina veio ao mundo no dia 28 de agosto de 1774.
A infância de Elisabete foi muito infeliz, perdeu a mãe aos três anos de idade e sua madrasta a maltratou por anos e anos. Ela cresceu solitária pois, seu pai só pensava em seus compromissos profissionais, dando-lhe pouca atenção. Seu consolo era a Bíblia, que lia muito e sobre cujos ensinamentos meditava achando a paz. Enfim, aos dezenove anos casou-se com Guilherme Selton, um rico comerciante nova-iorquino e teve cinco filhos.
Mas uma grave tuberculose que acometeu o marido mudou sua vida. A família se transferiu para a Itália, onde ele esperava encontrar a cura. Lá ficaram hospedados na casa de uma família italiana, a dos amigos Felicchi. A cura do marido não veio e ele acabou falecendo. Entretanto, durante o tempo em que ficou naquela residência e país, Elisabete conheceu o catolicismo e se converteu. Era o ano 1805.
Ao voltar para a pátria, viúva e com os filhos para criar, seu calvário só aumentou. Contou sobre sua conversão à família, sendo então desprezada e depois abandonada. O mesmo o fez a sua comunidade. Elisabete, então com vinte e nove anos, passou inúmeras dificuldades materiais, sentindo na pele a marginalização a que era relegada a minoria católica. Até seus filhos deixaram de ter acesso à escola.
Elisabete, seguindo a orientação do Arcebispo de Baltimore e unindo-se a uma amiga de fé, Cecília da Filadélfia, criou em 1808, apesar de toda a oposição já citada, a primeira escola paroquial nos Estados Unidos. Esta escola de Baltimore é considerada um marco que muito contribuiria nos anos seguintes para a expansão da Igreja Católica naquele país.
Em junho de 1809, sempre sob a orientação do Arcebispo, ela fundou uma nova instituição religiosa feminina totalmente norte americana, a Ordem das Irmãs de Caridade de São José, para a qual doou todos os seus bens. A instituição, com a finalidade de proporcionar: educação cristã e cura de doentes, progrediu rapidamente. Assim, em 1812 obteve aprovação canônica para seguir as regras de São Vicente de Paulo. Atualmente a Ordem continuam cumprindo com suas funções em todo o território dos Estados Unidos e alguns países da América Latina, contando com milhares de integrantes.
Ainda jovem, aos quarenta e sete anos de idade, Elisabete Ana Bayley Selton morreu no convento de Maryland no dia 4 de janeiro de 1821. Ela foi a primeira cidadã norte americana a ser beatificada, em 1963, pelo Papa João XXIII. Depois, foi canonizada pelo Papa Paulo VI, em 1975, não por acaso no Ano Internacional da Mulher.

Santa Elisabete Ana Baylei Seton -1774-1821
Fundou a Ordem das Irmãs de Caridade de São José-EUA 
Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

Fonte: www.paulinas.org.br-www.cancaonova.org.br-www.evangelhodocotidiano.org.br-http://www.cademeusanto.com.br - http://www.arautos.org.br/-www.santuario.org.br-http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário