quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BOM DIA EVANGELHO-12/JANEIRO/012

BOM DIA EVANGELHO
Dia 12 de Janeiro — Quinta-feira
1ª Semana Comum -Santíssima Eucaristia – 3A -(Cor Branca)11/01/2012

Somos sustentados pela graça e pela misericórdia divinas. O povo do Senhor, convocado por sua Palavra, deposita nele sua confiança. A Arca da Aliança é a certeza que o Senhor está do seu lado na luta. Hoje, nosso sustento é a certeza da presença de Cristo, que se dá de muitos modos, mas principalmente pela Eucaristia, presença viva e real do Senhor. É neste espírito e na certeza de sua presença que celebramos nossa fé.
Antífona de Entrada (Sl 77,23-25)
O Senhor abriu as portas dos céus, fez chover maná para alimentar seu povo; deu-lhes o pão do céu, e o homem se nutriu com o pão dos Anjos.

Deus nos fala

O povo de Israel confia no Senhor, e como sinal dessa confiança manda buscar a Arca da Aliança. Também aquele homem que sofria a doença da lepra manifestou sua plena confiança em Jesus. E nós manifestamos a mesma fé?

Oração
Pai, dá-me forças para combater e vencer as forças do mal que impedem o Reino acontecer na minha vida e na história humana.



Jesus cura um leproso
Evangelho (Mc 1,40-45)
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos. Glória a vós, Senhor.
Um leproso chegou perto de Jesus, ajoelhou-se e disse:
- Senhor, eu sei que o senhor pode me curar se quiser.
Jesus ficou com muita pena dele, tocou nele e disse:
- Sim! Eu quero. Você está curado.
No mesmo instante a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
E Jesus ordenou duramente:
- Olhe! Não conte isso para ninguém, mas vá pedir ao sacerdote que examine você. Depois, a fim de provar para todos que você está curado, vá oferecer o sacrifício que Moisés ordenou.
Então Jesus o mandou embora. Mas o homem começou a falar muito e espalhou a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar abertamente em qualquer cidade, mas ficava fora, em lugares desertos. E gente de toda parte vinha procurá-lo.
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
A libertação do leproso
Nas narrativas dos evangelhos, o leproso é apresentado como um "impuro" e não como um doente. A lepra era objeto de severas restrições legais, predominando o aspecto de "impureza" sobre o problema da doença. Implicava a exclusão religiosa e social do leproso. O procedimento do sacerdote em relação à lepra estava detalhadamente determinado no Livro do Levítico, nas regras referentes ao puro e impuro (capítulos 13 e 14). Jesus, por ter se aproximado e tocado no leproso, passou a ser considerado, também, como um impuro e, assim, não podia entrar mais na cidade. Jesus fica fora, em lugares desertos. Porém, as multidões vêm a ele. O deserto é o lugar dos excluídos, em oposição à cidade, que é o centro do poder. Contudo, é no deserto onde se dá o encontro com Jesus, no qual se dá o encontro com Deus. A libertação do leproso de sua impureza exprime a missão de Jesus, e a nossa missão: libertar os excluídos pelos critérios religiosos e sociais, e integrá-los no convívio fraterno. Fonte:José Raimundo Oliva

Santo do dia

São Fulgêncio

O Santo de hoje chama-se Fulgêncio e nasceu perto de Cartago em 467 e pertenceu a igreja de Cristo. De ótima família, teve exemplar formação intelectual que o levou a ocupar grandes cargos na sociedade.
São Fulgêncio sempre buscava convivência e formação religiosa com monges de um mosteiro vizinhos, até que tocado pelos escritos de Santo Agostinho se consagrou à vida monástica. Devido a sua fé Católica sofreu provações, ameaças e perseguições já que na África estavam presentes por vândalos,pagãos e cristãos arianos que também não amavam ao Igreja de Cristo
Por causa de suas qualidades e saber São Fulgêncio foi escolhido para bispo em Ruspe. Trabalhou muito para a reorganização da diocese, procurando firmar a fé ortodoxa, ameaçada por doutrinas. Exilado com outros 60 bispo São Fulgêncio na ilha da Sardenha montou uma espécie de conselho teológico, e sempre escrevia: "A caridade é fonte e origem de todos os bens...Cristo constituiu a escada da caridade por onde todo cristão pode subir ao céu". .
Ao retornar a sua sede episcopal foi muito bem acolhido por aqueles que recebiam seus escritos. Com muita luta, firmeza e doçura Fulgêncio combateu os abusos contra doutrina até que em 533 entrou no céu o Santo bispo. São Fulgêncio...rogai por nós!

Fonte: www.paulinas.org.br-www.cancaonova.org.br-www.evangelhodocotidiano.org.br-http://www.cademeusanto.com.br - http://www.arautos.org.br/-www.santuario.org.br-http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário