quarta-feira, 4 de julho de 2012

BOM DIA EVANGELHO-5/7/012


BOM DIA EVANGELHO

Dia 05 de Julho — Quinta-feira-13ª Semana Comum-Santíssima Eucaristia – 3A -(Cor Branca)

Quem se sente incomodado com a voz dos profetas também deseja emudecê-la. O profeta Amós, mesmo diante daqueles que querem calar sua voz, sente-se livre e com liberdade responde ao chamado de Deus. Os Mestres da Lei opuseram-se a Jesus, mas nem então nem depois ele deixou de anunciar a verdade do Reino e de praticar a misericórdia, libertando os oprimidos.

Oração
Pai, que minha fé ilimitada em teu Filho Jesus seja penhor de perdão e cura. Que o poder de Jesus me cure a partir do meu interior.


Fé que faz milagres -Evangelho (Mt 9,1-8)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.  Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,  1entrando em um barco, Jesus atravessou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade.  2Apresentaram-lhe, então, um paralítico deitado numa cama. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”  3Então alguns mestres da Lei pensaram: “Esse homem está blasfemando!” 4Mas Jesus, conhecendo os pensamentos deles, disse: “Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações?  5O que é mais fácil, dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te e anda’?  6Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, disse, então, ao paralítico “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”.  7O paralítico então se levantou, e foi para a sua casa.  8Vendo isso, a multidão ficou com medo e glorificou a Deus, por ter dado tal poder aos homens. - Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
O perdão dos pecados

No bloco de dez milagres coletados por Mateus, nos capítulos 8 e 9 de seu evangelho, temos, hoje, a narrativa de cura de um paralítico. Mateus resume a narrativa de Marcos, rica em pitorescos detalhes. No texto se percebe que o essencial é o perdão dos pecados, sendo a cura apenas o seu sinal. As elites religiosas das sinagogas e do Templo humilhavam e mantinham o povo submisso, imputando-lhes o caráter de "pecador" por não observarem as centenas de preceitos da Lei. A própria doença era considerada como fruto do pecado. A libertação do pecado só poderia ser feita no Templo, mediante ofertas, em nome de Deus. Agora, o homem paralítico, considerado pecador, está libertado por Jesus, pode mover-se e ter iniciativas. Em Jesus, Deus dá aos humanos o poder de libertar-se dos pecados, e no amor e na prática da justiça, transformar o mundo.  -José Raimundo oliva

A IGREJA CELEBRA HOJE

Filomena, Agatão, Cirila, Antônio Maria Zaccaria

Santo Antônio Maria Zaccaria


Nasceu em 1502 em Cremona. Ele tinha dois anos quando seu pai de nome Lazzaro faleceu e sua mãe Antonia Pescorali, viuva com 18 anos devotou-se ao seu único filho.

Ele estudou medicina em Pádua e formou-se com 22 anos. Trabalhando entre os pobres de Cremona ele sentiu-se chamado para a vida religiosa. Deu tudo que tinha para a sua mãe e trabalhou como catequista e foi ordenado aos 26 anos. A tradição diz que anjos eram vistos ao redor do seu altar, durante a sua primeira missa.

Em Milão ele estabeleceu a congregação Sociedade dos Clérigos de São Paulo ( Barnabistas)e as Angélicas de São Paulo (irmãs não enclausuradas)

Esses grupos ajudaram a reformar a fé a moral e encorajaram os leigos a trabalhar juntos em um apostolado e comungarem com freqüência. Em um missão de paz Antônio ficou doente e morreu na casa de sua mãe. A tradição diz que nos seus últimos momentos teve uma visão de São Paulo. Faleceu no dia 5 de julho de 1539 e foi canonizado em 27 de março de 1897 pelo Papa Leão XIII.

Sua festa é celebrada no dia 5 de julho.

Convite:   Missa na Paróquia Nsa. Nazaré (DF)-QI - 01 Lago Sul

Dia 05 de julho - Nesta quinta-feira

Hora - 12h 15 min - celebrada pelo Pe. José de Debortoli(Paróquia Nsa. das Graças)

LOCAL -Lago Sul - Qi 1 - Ao lada daSéde do  CNPq

Fonte: www.catequisar.org.br-www.cancaonova.org.br-www.paulinas.org.br- www.acidigital.com-www.vatican.vt -www.editorasantuario.com.Br-www.mundocatolico.org.Br-www.portaldaigreja.com-http://www.VATICAN.VA


 O caminho é estreito e difícil para aquele que caminha por ele com pena de si e tristeza; porém é largo e fácil para aquele que caminha com amor.”(Santo Agostinho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário