segunda-feira, 29 de outubro de 2012

BOM DIA-31.10.012

BOM DIA EVANGELHO
Dia 31 de Outubro — Quarta-feira
30ª Semana Comum-Em ação de graças – 39B-(Cor Verde)

Agradecer é reconhecer o bem que recebemos. Deus não se cansa de nos conceder seus bens, porque seu desejo é ver-nos felizes. Todos os dias experimentamos seu amor e sua bondade. E porque recebemos dele os bens, também queremos agradecer-lhe. Assim, por meio do sacrifício pascal de Jesus, manifestamos nossa gratidão ao Deus da vida. É bonito demais o gesto de agradecimento, e jamais podemos esquecer-nos dele.

 

Oração
Pai, conduze-me pelo verdadeiro caminho da salvação que passa pelo serviço misericordioso e gratuito a quem carece de meu amor.


       

Porta estreita, o que é?
Lc 13,22-30


Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando na sua viagem para Jerusalém. Alguém perguntou:
- Senhor, são poucos os que vão ser salvos?
Jesus respondeu:
- Façam tudo para entrar pela porta estreita. Pois eu afirmo a vocês que muitos vão querer entrar, mas não poderão.
- O dono da casa vai se levantar e fechar a porta. Então vocês ficarão do lado de fora, batendo na porta e dizendo: "Senhor, nos deixe entrar!" E ele responderá: "Não sei de onde são vocês." Aí vocês dirão: "Nós comemos e bebemos com o senhor. O senhor ensinou na nossa cidade." Mas ele responderá: "Não sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, vocês que só fazem o mal." Quando vocês virem Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus e vocês estiverem do lado de fora, então haverá choro e ranger de dentes de desespero. Muitos virão do Leste e do Oeste, do Norte e do Sul e vão sentar-se à mesa no Reino de Deus. E os que agora são os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

 

Comentário do Evangelho
O difícil desapego
Lucas faz uma segunda menção ao caminho de Jesus para Jerusalém, onde se consumará o seu ministério (cf. 9,51). Jesus vai ao encontro das multidões de peregrinos que acorrem à cidade para a celebração da Páscoa judaica.
A salvação é a comunhão de vida com Deus. Ela não resulta de nenhum mérito por observâncias religiosas ou legais, mas é alcançada na comunhão de amor com o próximo, principalmente o mais carente e necessitado.
Com o simbolismo da "porta estreita", Jesus refere-se à dificuldade que encontram para se converter aqueles que estão apegados à observância da Lei, com sua tradição de privilégios raciais e suas riquezas.
"Os últimos serão primeiros." Quem tomará lugar à mesa do Reino são todos aqueles que, em qualquer povo ou nação, se empenham em promover a vida neste mundo, sob o signo da paz.   
-José Raimundo Oliva


A IGREJA CELEBRA HOJE

Quentino, Afonso de Paula, Alonso Rodrigues, Wolfang

São Quentin de Amiens

Tambem conhecido como São Quentino.

Filho de um senador romano chamado Zeno. Converteu-se ao cristianismo e foi missionário em Gaul com São Luciano de Bouvais. Quentin ficou em Amiens e Luciano continuou para Bauvais.

Era um notável pregador e diz a tradição que durante as suas pregações ele fazia milagres para comprovarem a veracidade dos Evangelhos e com isso centenas se converteram em Amiens. Teve tanto sucesso que o prefeito Rictovarus (Rictius Varus) que viajava de Trier, durante as perseguições do Imperador Maximiano em 286, mandou prende-lo. Ele foi torturado repetidamente para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Quando Rictovarus retornou a Trier levou Quentin e em Somme ele foi novamente torturado e finalmente martirizado para renegar a sua fé e como não o fizesse foi degolado e seu corpo atirado no Rio Somme, mas seu corpo foi recuperado pelos seus seguidores e enterrado em um montanha perto de Somme ( hoje Saint Quentin) Meio século mais tarde, suas relíquias foram descobertas por uma devota chamada Eusébia. Uma jovem cega recuperou sua visão ao chegar perto das suas relíquias. Em 641 São Elígio (ardoroso devoto de São Quentin) colocou suas relíquias em um lindo Santuario feito com suas próprias mãos, e que fica atras do altar superior em Noyon. Mais tarde suas relíquias foram novamente trasladadas para Laon onde está até hoje. Seu túmulo permanece sendo um local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão.

É invocado contra a tosse e espirros.
    É padroeiro dos que trabalham em fechaduras.

Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado segurando um espeto, ou 2) com uma roda quebrada, ou 3) com a cadeira na qual foi transfixado, ou 4) sendo degolado, ou 5) com uma pomba voando em sobre sua cabeça .

Sua festa é celebrada no dia 31 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário