quarta-feira, 20 de março de 2013

EVANGELHO-21.MARÇO


Bom dia evangelho
21 de março de 13 -Quinta-feira da 5ª da Quaresma

Santo do dia : S. Nicolau de Flue, eremita, confessor, +1487, Trânsito de S. Bento

Oração: Pai, ajuda-me a acolher, sem preconceitos, a revelação de Jesus, pois sua identidade messiânica de Filho de Deus transparece nas palavras e nos sinais que ele realizou
Evangelho

A verdade vos tornará livres - Jo 8,31-42

Jesus disse aos judeus que acreditaram nele: “Se permanecerdes em minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos tornará livres”. Eles responderam: “Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?” Jesus respondeu: [...] “Todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado. O escravo não permanece para sempre na casa, o filho nela permanece para sempre. Se o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. Bem sei que sois descendentes de Abraão. No entanto, procurais matar-me, porque minha palavra não encontra espaço em vós. Eu falo do que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”. Eles responderam: “Nosso pai é Abraão”. Jesus lhes disse: “Se fôsseis filhos de Abraão, praticaríeis as obras de Abraão! Agora procurais matar-me, porque vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto Abraão não fez. Vós fazeis as obras do vosso pai”. Eles disseram então a Jesus: “Nós não nascemos da prostituição. Só temos um pai: Deus”. Jesus respondeu: “Se Deus fosse vosso pai, certamente me amaríeis, pois é da parte de Deus que eu saí e vim. Eu não vim por conta própria; foi ele quem me enviou”.

Comentários:  Em Jesus se revela a libertação
Depois do episódio da mulher adúltera, retornamos ao discurso de Jesus. O gênero do discurso é um dos traços característicos do evangelho segundo João.
Os destinatários desta parte do discurso são os judeus que haviam crido em Jesus (v. 31), mas que têm dificuldade de se abrir e compreender em profundidade seu ensinamento, e colocá-lo em prática.
É em Jesus que se revela a verdade de Deus que liberta. Esta verdade não é, em primeiro lugar, movimento do intelecto, mas algo recebido na fé e na escuta atenta da Palavra encarnada de Deus. É essa verdade, recebida como dom pela revelação, que permite ao ser humano não cair na escravidão. O pecado escraviza e nega a liberdade, pois é fechamento à comunhão com Deus.
Carlos Alberto Contieri, sj

A igreja celebra hoje

São Nicolau Flue

Também conhecido como São Nicholas von Flue -Nasceu em 1417 em Sachselm, Canton Obwalden, Lago Lucerna , Suíça. De uma família de prósperos fazendeiros que possuíam os Alpes Kluster e o Estado de Flueli, em Sachsterberg, daí o seu sobrenome. Foi soldado, casou-se ficou casado por 30 anos e foi pai de 10 filhos Enquanto trabalhava no campo, por várias vezes era envolto em uma luz e caía em êxtase e experimentava revelações e visões. Ele passava suas noites em oração. Assim em 1467, com a aprovação de sua família, tornou-se um eremita e saiu de casa descalço, apenas com um rosário e um báculo. Teve uma visão de um raio indicando onde deveria construir sua cela e lá passou o resto de sua vida –21 anos- sem comer, vivendo apenas com a sua comunhão diária.Certa vez os magistrados do local ordenaram que sua cela fosse vigiada por 28 dias para ter a certeza que ninguém lá entrava ou levava comida. Uma vez o Bispo Thomas foi visita-lo e notando sua pele extremamente seca, e praticamente em carne e osso, ordenou que ele comesse um pedaço de pão e bebesse um pouco de vinho que havia levado. Nicolau recusou, mas o bispo insistiu e ele obedeceu, mas engasgou-se com o pedaço de pão e o bispo viu então que seu jejum era um Dom Divino. A sua reputação de santidade espalhou-se e ele atraiu estudantes espirituais. Em 1481 ele foi chamado para intermediar uma disputa que ameaçava a Suíça de uma guerra civil. Ele deixou sua ermida e se dedicou ao serviço e teve sucesso em evitar o conflito. Ele recebeu os poderosos – inclusive o Imperador Frederico III- os humildes, as crianças e muitos peregrinos vinham a sua cela para receber o seu conselho. Ele é considerado por muitos como Pai de seu país e honrado tanto pelos católicos como pelos protestantes suíços pela sua sabedoria, santidade e trabalho para unificar o seu país. Faleceu em 21 de março de 1487 de causas naturais. Foi canonizado em 1947 pelo Papa Pio XII .É o padroeiro dos conselheiros, magistrados, grandes famílias e da Suíça .Sua festa é celebrada no dia 21 de março.


Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68



Mandai Vosso Santo Anjo

Ouvi-nos, Senhor santo, Pai todo-poderoso. Deus eterno, e dignai-vosmandar do cèu o vosso Santo Anjo para que ele guarde, assista, proteja, visite e defenda todos os que moram nesta casa. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.  tjl@

Nenhum comentário:

Postar um comentário