quinta-feira, 26 de novembro de 2015

bom dia evangelho - sexta-feira- 27.novembro

BOM DIA EVANGELHO

DIA 27 DE NOVEMBRO - SEXTA-FEIRA
XXXIV SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE – OFÍCIO DO DIA)
REDAÇÃO CENTRAL, 24 Nov. 15 / 01:20 pm (ACI).- A Igreja se prepara para iniciar o tempo de Advento neste domingo, 29 de novembro, e como é tradição os fiéis se reunirão para rezar e acender a primeira vela da Coroa do Advento. Confira a seguir, cinco detalhes que todo cristão deve saber sobre a Coroa. 
Oração do dia
Levantai, ó Deus, o ânimo dos vossos filhos e filhas, para que, aproveitando melhor as vossas graças, obtenham de vossa paternal bondade mais poderosos auxílio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Lucas 21,29-33)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! (Lc 21,28


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Jesus 
21 29 acrescentou ainda esta comparação: "Olhai para a figueira e para as demais árvores.
30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão.
31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus.
32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra.
33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão".
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho
PALAVRA IRREVOGÁVEL
Do Senhor é que nos vem o auxílio e a proteção
O cristão é alguém atento aos acontecimentos e para quem os fatos da história são ocasiões de discernimento da vontade de Deus. Na continuidade do discurso escatológico, discurso sobre o fim, isto é, sobre o que é definitivo, Jesus conta essa parábola da figueira, que é a ilustração do dito no versículo 28. A fé e a esperança que brotam da fé permitem que se possa levantar a cabeça. Nossa condição de cristãos, enquanto peregrinos neste mundo, é viver na esperança. A esperança não é simplesmente um bom desejo para o futuro, mas a experiência de viver a vida apoiada na palavra e no destino final de Jesus Cristo, que venceu o mal e a morte. O conteúdo próprio da esperança cristã é a participação no destino final do Senhor. Mais uma vez, a conclusão desta breve parábola exorta à confiança no que não passa, no que dá firmeza e sustenta a esperança, a saber, a palavra de Jesus. Para o fiel cristão é preciso, mesmo nas situações mais dramáticas da existência humana, experimentar, ao menos saber, que o Senhor está perto e manter o olhar fixo nele, pois é dele que nos vem o auxílio e a proteção; é ele nosso refúgio e fortaleza.

Pe. Carlos Alberto Contieri, sj

Santo do dia
São Virgílio, rogai por nós!

Nasceu na Irlanda na primeira década do século VIII, foi monge e depois abade no mosteiro de Aghaboe. Monge viajante, desejoso de peregrinar por Cristo junto a Columbano, Quilano e Gallo.
 Em 743 deixou a ilha para seguir sua grande missão, na região da Baviera, o duque Odilon designou-lhe a abada de São Pedro de Salisburgo (atual Áustria) e logo depois, a sucessão do Bispo João.
 O problema foi que São Bonifácio, apóstolo da Alemanha, desaprovou a escolha por não ter sido consultado. Então Virgílio foi consagrado Bispo somente em 755, quando São Bonifácio faleceu.
 Virgílio era de cultura profunda, conhecedor das ciências matemáticas, era chamado de “geómetra”. Viveu antes de Galileu e Copérnico e tinha teorias que eram condenadas pela doutrina católica da época. Foi para Roma para se justificar com o Papa, deixou a ciência de lado e abraçou integralmente o seu apostolado a serviço do Reino de Deus como poucos bispos consagrados o fizeram.
 O monge Irlandês deixou de lado a vida acadêmica para dedicar-se a organização da Diocese de Salisburgo, inaugurando em 774 a primeira Catedral.
 Continuou evangelizando a Áustria de norte a sul, inclusive uma parte do norte da Hungria. Fundou e restaurou mosteiros e igrejas, com isso construiu o primeiro catálogo e crônica dos mosteiros beneditinos.
 Morreu e foi sepultado na Abadia de Salisburgo em 27 de novembro de 784, em meio à forte comoção dos fiéis, que transformaram essa data a de sua tradicional festa. Séculos depois, suas relíquias foram trasladadas para a bela Catedral de Salisburgo. Em 1233, foi canonizado, e o dia de sua festa mantido. São Virgílio foi proclamado padroeiro de Salisburgo.

tjl@ - Paulinas.org.br – Domtotal.com/liturgia - http://www.acidigital.com/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário