quinta-feira, 20 de outubro de 2016

bom dia evangelho - 21.outubro-sexta-feira

BOM DIA EVANGELHO
 20 DE OUTUBRO – ANO DA GRAÇA DO SENHOR DE 2016
6ª-feira da 29ª Semana Tempo Comum
Cor: Verde
Papa Francisco. Foto: ACI Prensa
Vaticano, 20 Out. 16 / 03:40 pm (ACI).- Embora fosse muito aguardado pelos brasileiros, o Papa Francisco não poderá viajar ao Brasil em 2017, quando o país celebrará os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.
A informação foi confirmada nesta quinta-feira pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) à equipe da Canção Nova em Roma, após uma audiência com o Santo Padre.

ORAÇÃO
 Ó Deus, destes a Santa Úrsula a fortaleza da graça para ir ao encontro do martírio com toda a coragem: concedei que, apoiados em suas preces e instruídos pelo seu exemplo, possamos avançar no caminho do vosso amor, por entre as dificuldades da vida, e chegar à contemplação de vossa beleza. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Evangelho - Lc 12,54-59
Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,54-59
Naquele tempo:
54 Jesus dizia às multidões:
'Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva.
E assim acontece.
55 Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor.
E assim acontece.
56 Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?
57 Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58 Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado,
procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho.
Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda,
e o guarda te jogará na cadeia.
59 Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo.'
Palavra da Salvação.
Reflexão - Lc 12, 54-59
Devemos saber reconhecer o tempo em que estamos vivendo. Vivemos os últimos tempos, o tempo pós-pascal. Tempo de edificação do Reino de Deus na história dos homens. Tempo de fazer com que o mistério da cruz e da ressurreição produzirem frutos de fraternidade, justiça e solidariedade. Tempo de presença do Espírito Santo na vida de todos, tempo de crescimento no amor e na verdade. Tempo de reconciliação, de construção da paz e da vida nova. Tempo de sentir os apelos do reino que se manifestam na história, apelos para nos comprometermos com os pequenos, apelos para celebrarmos o Deus atuante na história.

SANTO DO DIA


SANTA ÚRSULA E COMPANHEIRAS

Úrsula nasceu no ano 362, filha dos reis da Cornúbia, na Inglaterra. Era uma linda menina, meiga, inteligente e caridosa. Cresceu muito ligada à religião, seguindo aos princípios da fé e amor em Cristo. A fama de sua beleza se espalhou e logo os pedidos de casamento sugiram. Por motivos políticos, seu pai aceitou a proposta feita por um duque pagão. 
Pela obediência à seu pai Úrsula aceitou, mas pediu que ficasse ainda três anos solteira. Neste tempo pensava em converter o pretendente ou fazê-lo desistir das núpcias. Mas ao seu tempo a jovem precisou ir ao encontro do noivo. Com ela viajaram mais onze meninas virgens, que se casariam com soldados do rei. 
Aconteceu então o imprevisto. Navegando pelo Reno, o navio de Úrsula cruzou o território dominado pelos Hunos, povo bárbaro e pagão. Logo os soldados hunos mataram todos e apenas Úrsula escapou, pois Átila, o rei dos Hunos, ficou maravilhado com a beleza e juventude da nobre princesa. Ele tentou seduzi-la e lhe propôs casamento. Mas, a custo da própria vida, Úrsula o recusou dizendo que já era esposa do mais poderoso de todos os reis da Terra, Jesus Cristo. Cego de ódio ele pessoalmente a degolou. Tudo aconteceu em 21 de outubro de 383. 
(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO 
O martírio de Úrsula e de suas companheiras retrata para nós a perseverança na fé mesmo em condições adversas. Sabemos que em períodos de tranquilidade é fácil manter o coração e a boca no louvor ao Senhor. Mas será que quando vierem as dores e as cruzes saberemos reconhecer a bondade de Deus em nossa vida?

TJL@ - ArqRio.COM – A12.COM – Evangelli.net – CNBB.org.br – Vatican.va –Acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário