terça-feira, 19 de julho de 2011



BOM DIA EVANGELHO
Terça-feira da 16ª semana do Tempo Comum
16ª Semana Comum -Formulário do 16º Domingo Comum
(Cor Verde)
Deus nos fala
Quando a mão divina se estende sobre seu povo, até a natureza obedece, e ele pode saborear a vida e a liberdade. E a Palavra de Deus rompe toda condição humana e nos reúne em torno dele, como única e verdadeira família: A do Reino!

Santo do dia : Santa Áurea, mártir, +856, Símaco, Santas Justa e Rufina, mártires, +287, Santo Arsénio, eremita, +séc. V

Livro de Êxodo 15,8-9.10.12.17.
Com o sopro das tuas narinas, as águas amontoaram-se,
as ondas ficaram paradas como um muro,
os abismos coalharam no coração do Mar.
O inimigo disse: «Perseguirei,
alcançarei, repartirei os despojos: .
Desembainharei a minha espada;neles se saciará a minha alma ..»
Sopraste com o teu vento, e o mar os recobriu.
Afundaram-se como chumbo nas águas alterosas.
Estendeste a tua direita: a terra engoliu-os.
mas conduzistes com amor o povo que libertastes
e com o vosso poder o levastes à vossa morada santa,
à morada segura que fizestes, senhor.
Oração
Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu.


Quem é da família de Jesus?
Evangelho segundo S. Mateus 12,46-50.
Naquele tempo, enquanto Jesus estava a falar à multidão, apareceram sua mãe e seus irmãos, que, do lado de fora, procuravam falar-lhe.
Disse-lhe alguém: «A tua mãe e os teus irmãos estão lá fora e querem falar-te.»
Jesus respondeu ao que lhe falara: «Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos?»
E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou: «Aí estão minha mãe e meus irmãos;
pois, todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está no Céu, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe.»
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org

Comentário ao Evangelho do dia feito por :
Santa Teresa do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Carta 142
«Todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai [...], esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe»
«Os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos diz o Senhor» (cf. Is 55,8). O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas antes em receber e amar muito. Está dito que a felicidade está mais em dar do que em receber (Act 20,35), e é verdade, mas quando Jesus quer tomar para Si a doçura de dar, não é delicado recusar. Deixemo-Lo tomar e dar tudo o que quiser; a perfeição consiste em fazer a Sua vontade, e a alma que se entrega totalmente a Ele é chamada pelo próprio Jesus «Sua mãe, Sua irmã» e toda a Sua família. Aliás, «se alguém Me tem amor, há-de guardar a Minha palavra; e o Meu Pai o amará, e Nós viremos a ele e nele faremos morada.» (Jo 14,23). Oh, como é fácil agradar a Jesus, deleitar o Seu coração; basta amá-Lo sem olharmos demasiado para nós próprios, sem examinar excessivamente os próprios defeitos [...].
Os directores espirituais fazem-nos aproximar da perfeição levando-nos a praticar um grande número de actos de virtude e têm razão, mas o meu director, que é Jesus, não me ensina a contar os meus actos; ensina-me a fazer tudo por amor, a não Lhe recusar nada, a estar contente quando me dá ocasião de Lhe mostrar que O amo, mas isso acontece na paz, no abandono; é Jesus que faz tudo e eu nada faço.
Jesus dá aos Seus discípulos o poder de curar os corpos, esperando confiar-lhes o poder, muito mais importante, de curar as almas. Observa como Ele mostra, simultaneamente, a facilidade e a necessidade desta obra. Efectivamente, que diz Ele? «A messe é abundante, mas os trabalhadores são poucos.» Não é para a sementeira que vos envio, mas para a colheita. [...] Falando assim, Nosso Senhor incutia-lhes confiança e mostrava-lhes que o trabalho mais importante já tinha sido realizado.
A IGREJA CELEBRA HOJE
São Serafim de Sarov
Prothor Moshnim nasceu em 1759, na cidade de Kursk, na Rússia, onde seus pais eram comerciantes. Aos dez anos, ficou muito doente. Nossa Senhora apareceu-lhe em sonho prometendo que seria curado por ela. De fato, alguns dias depois ele se recuperou, após tocar no quadro de Nossa Senhora durante uma procissão.
Desde menino, gostava de ler o Evangelho, ir à igreja e isolar-se para rezar. Confirmou sua vocação na idade de dezoito anos, quando ingressou no Mosteiro de Sarov. Lá, fez seus votos de abstinência, vigília e castidade. Costumava isolar-se em uma choupana numa floresta próxima, dedicado às orações e penitências. Mas durante três anos teve de ficar numa cama, após adoecer gravemente. Novamente, a Virgem Maria apareceu-lhe, dessa vez acompanhada por alguns santos, e curou-o após tocá-lo.
Aos vinte e sete anos, recebeu o hábito de monge e tomou o nome de Serafim, que em hebraico significa ardente. Tinha o dom de ver os anjos, santos, Nossa Senhora e Jesus Cristo também. Numa liturgia, viu o próprio Jesus entrando na igreja junto com os anjos e santos e abençoando o povo que estava na igreja. Serafim ficou tão atônito que por muito tempo perdeu a voz.
Sete anos depois, ele se isolou no interior da floresta, onde alcançou uma grande perfeição espiritual. Mas foi atacado por ladrões e seriamente ferido. Mesmo tendo uma constituição física muito forte, e na mão um machado, ele não ofereceu nenhuma resistência. E como não tinha dinheiro foi espancado, quase morrendo. Em seguida, os ladrões foram detidos e no julgamento o monge intercedeu por eles. Desde então, Serafim ficou curvado para o resto da vida.
Depois desse episódio, iniciou um período de penitência. Ficou durante mil dias e mil noites isolado na floresta. De dia ficava ajoelhado numa pedra com as mãos erguidas para o céu e à noite desaparecia dentro da floresta. Após outra aparição de Nossa Senhora, quase no final de sua vida, Serafim adquiriu o dom da transfiguração do Espírito Santo e tornou-se um guia espiritual dentro do mosteiro. Milhares e milhares de pessoas, de todas as classes sociais, foram enriquecidas com os seus ensinamentos. Para todos, apresentava-se radiante, humilde e caridoso. Dizia: "Alegria não é pecado. Ela afugenta o cansaço, que pode se transformar em desânimo; e não há nada na vida pior do que o desânimo".
Serafim morreu deixando claro o ensinamento que seguiu a vida toda: "É preciso que o Espírito Santo entre no coração. Tudo aquilo que nós fazemos de bom por causa de Cristo dá-nos a presença do Espírito Santo, mas a oração, que está sempre ao nosso alcance, no-lo dá muito mais". A igreja do Mosteiro de Sarov, na cidade de Krusk, abriga os seus restos mortais.

São Serafim de Sarov -1759-1835
Reitor do Colégio Português de Roma nomeado novo bispo de Bragança

VATICANO, 18 Jul. 11 (ACI) .- Segundo informou o Vatican Information Service nesta segunda-feira 18, Bento XVI nomeou como bispo de Bragança-Miranda o padre José Manuel Garcia Cordeiro, de 44 anos, pertencente ao clero da mesma diocese e atualmente reitor do Pontifício Colégio Português em Roma.
O Papa aceitou também a renúncia ao governo pastoral da diocese de Dom António Montes Moreira, ao atingir em abril do ano passado o limite de idade de 75 anos estabelecido pelo Direito Canónico.
O padre José Manuel Cordeiro, o mais jovem elemento do episcopado católico português, nasceu a 29 de maio de 1967 em Angola, Vila Nova de Seles, Luanda. Tendo vindo para Portugal em 1975 com a família na altura da independência do país africano, frequentou o Seminário Menor da diocese de Bragança, realizando depois os estudos de Filosofia e Teologia na sede do Porto da Universidade Católica Portuguesa. Foi ordenado sacerdote em Junho de 1991, para a diocese de Bragança - Miranda.

Segundo informou a Rádio Vaticano, entre os anos de 1991 a 1999 foi pároco, formador no Seminário diocesano e capelão do Instituto Politécnico de Bragança. De 1999 a 2004 realizou estudos de Liturgia, em Roma, no Ateneu de Santo Anselmo, obtendo o doutoramento. O futuro bispo foi vice-reitor do Pontifício Colégio Português de Roma, de 2001 a 2005, sendo então nomeado Reitor . Desde 2004 que era professor do Ateneu de Santo Anselmo. Desde 2010, era Consultor da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.
A diocese, localizada 520 km a nordeste de Lisboa, tem 6545 quilómetros quadrados de superfície e registrou uma população de 136 459 habitantes, segundo os resultados preliminares do Censos 2011.
O V.I.S informou que para o cuidado pastoral da diocese de Bragança, com uma população de 149,200 católicos, o futuro bispo contará com a ajuda de 100 sacerdotes, 4 diáconos permanentes e 119 religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário