quarta-feira, 27 de julho de 2011

A ousadia de recomeçar
Nós precisamos ter a coragem de começar tudo de novo, de maneira alguma podemos nos acomodar com o que já fazemos e já sabemos. A vida é movimento; é um aprendizado constante; é a capacidade de sempre dar respostas diferentes. É a sensibilidade de perceber que precisamos mudar certos hábitos, de agir e não de simplesmente reagir; é ter a ousadia de recomeçar, de ser quem somos, de enfrentar os desafios, de nos colocar a serviço dos que necessitam, na certeza de que nunca estamos sozinhos, porque Jesus está sempre conosco auxiliando-nos e mostrando-nos por onde devemos seguir.
Muitas vezes, não avançamos porque temos medo de errar. Coloquemo-nos a caminho e comecemos tudo de novo, porque unidos ao Senhor tudo podemos.
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4,13).
Jesus, eu confio em Vós! (http://luziasantiago.com/)

BOM DIA EVANGELHO
Dia 27 de Julho de 2011 — Quarta-feira
17ª Semana Comum
Formulário do 17º Domingo Comum
(Cor Verde)
http://www.capuchinhos.org/
As parábolas de Jesus vêm mostrar-nos o reinado de Deus sobre nós, pois Ele é o Senhor. O Reino é um tesouro escondido ou uma pérola preciosa no campo. Quem o descobre faz de tudo para possuí-lo. Nesta escola de Jesus os discípulos aprenderam que ele é a verdade, e por isso o proclamaram com toda fidelidade. Por isso, escolhamos o que é mais precioso, e abandonemos as bijuterias da vida.
Salmo 1
Feliz o homemque semeia na esperança, trabalha com perseverança aguarda com paciência, colhe sem vaidade, guarda sem egoísmo.- A água da montanha santa fecundou todas as raízes do Kilimanjaro. Maldito o homem que nada semeia e nada espera, nada colhe e nada ama. - A preguiça secou-lhe o rio. O Senhor conhece a árvore humana: o coração que a tornou estéril e o coração que a enche de frutos.

Antífona de Entrada (Sl 67,6-7.36)
Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo.
Oração
Pai, que eu seja decidido e rápido em desfazer-me do que me impede de acolher plenamente o teu Reino. Que meu coração nunca se apegue a coisa alguma deste mundo.
Deus nos fala
É a bondade, a misericórdia e a Palavra do Senhor que nos transformam e resplandecem em nossa vida. Quem descobre o que é o Reino de Deus, não o abandona jamais.

EVANGELHO
O Reino é como um tesouro -Evangelho segundo S. Mateus 13,44-46.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:«O Reino do Céu é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem encontra. Volta a escondê-lo e, cheio de alegria, vai, vende tudo o que possui e compra o campo.
O Reino do Céu é também semelhante a um negociante que busca boas pérolas.
Tendo encontrado uma pérola de grande valor, vende tudo quanto possui e compra a pérola.»
Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org
Comentário ao Evangelho do dia feito por
Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Carta 145
Um tesouro escondido
A esposa [do Cântico] dos Cânticos diz [...] que se levantou do leito para procurar o seu Bem-Amado na cidade, mas em vão; depois de ter saído da cidade, encontrou Aquele que o seu coração amava (cf. Ct 3, 1-4). Jesus não quer que encontremos a Sua adorável presença no repouso: Ele esconde-Se. [...] Oh! Que melodia para o meu coração é esse silêncio de Jesus. Ele faz-Se pobre para que possamos usar de caridade para com Ele; estende-nos a mão como um mendigo para que, no dia radioso do julgamento, quando Ele aparecer na Sua glória, possamos escutar as Suas doces palavras: «Vinde, benditos de Meu Pai! Recebei em herança o Reino que vos está preparado desde a criação do mundo. Porque tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber, era peregrino e recolhestes-Me, estava nu e destes-Me de vestir, adoeci e visitastes-Me, estive na prisão e fostes ter coMigo» (Mt 25, 34-36). Foi o próprio Jesus que pronunciou estas palavras, é Ele que quer o nosso amor, que o mendiga. Põe-Se, por assim dizer, à nossa mercê, não quer tomar nada sem Lho demos. [...]
Jesus é um tesouro escondido, um bem inestimável que poucas almas sabem encontrar, porque Ele está escondido e o mundo ama aquilo que brilha. Ah! Se Jesus Se tivesse querido mostrar a todas as almas com os Seus dons inefáveis, de certeza que não haveria nenhuma que O desdenhasse; mas Ele não quer que O amemos pelos Seus dons: Ele próprio é que deve ser a nossa recompensa.
Para encontrarmos uma coisa escondida, temos de nos esconder; a nossa vida deve, portanto, ser um mistério; é preciso assemelharmo-nos a Jesus, a Jesus diante de Quem se tapa o rosto (cf. Is 53,3). [...] Jesus ama-te com um amor tão grande que, se o visses, entrarias num êxtase de felicidade [...], mas não o vês e sofres com isso. Muito em breve Jesus «Se levantará para o julgamento, para salvar os humildes da terra» [Sl 76 (75),10].

Santo do dia : Santa Natália e companheiros, mártires, +852, S. Pantaleão, mártir, séc. III, Beata Maria Madalena Martinengo, abadessa, +1736, S. Celestino I, +432, Beato Tito Brandsma, presbítero, mártir, +1942, Mauro, Constantino I, Juliana, Natália,
São Pantaleão
Conhecido também com Pantaleon ou Pantaleimon
Era filho de um pagão de nome Eustorgius e mãe cristã Eubula, que o criou como cristão. Suas notáveis habilidades como médico fizeram com que o Imperador Maximiano o nomeasse seu médico. Solteiro convicto, e na corte dissoluta de Maximiano ele deixou sua fé e viveu uma vida bastante mundana para um cristão.
Entretanto, eventualmente ele ficou decepcionado com vida que levava e com sentimentos de culpa, que só conseguiu vencer com a ajuda do padre e amigo Hermolaus. Ele retornou a Igreja com uma fé redobrada. Trouxe seu pai para a fé. Deu sua fortuna para os pobres e os tratou de graça em sua casa, que transformou em um pequeno hospital. Diz a tradição que algumas de suas curas foram milagrosamente conseguidas, apenas com sua benção e oração.
Foi denunciado as autoridades anti-cristãs por outros médicos que tinham inveja de seu sucesso na corte. Durante o seu julgamento ele desafiou quais preces curariam um doente incurável. Os pagãos falharam em curar um paralítico, mas Pantaleão curou o homem com uma prece em nome de Jesus. Muitas das testemunhas do milagre se converteram. As autoridades tentaram suborna-lo para denunciar a fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos, mas falharam.Após, eles o ameaçaram com torturas, mas também falharam. Foi martirizado com afogamento, fogo e atirado as feras selvagens que milagrosamente deitaram a seus pés. Finalmente pregado em uma arvore e degolado em 305 DC.
Ele é um dos “14 Santos Ajudantes” da Igreja, e é muito venerado na França e Alemanha.
É padroeiro dos solteiros, dos médicos, biólogos e dos doentes do pulmão.
Inúmeras igrejas dedicadas a ele foram erigidas de Constantinopla a Roma. No Leste é venerado com o Grande Mártir e “ O Maravilhoso fazedor de milagres”.
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um médico segurando um pote de remédio; ou 2) curando um doente; ou 3) com as mãos acima de sua cabeça pregada em uma oliveira, com uma espada a seus pés; ou 4) com pregos atravessando suas mãos e pés ; ou 5) com uma pedra atada a seus pés; ou 6) com uma espada e um pote de remédio.
TJL@-WWW.PAULINAS.ORG.BR-WWW.VATICAN.VT-WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário