sexta-feira, 1 de julho de 2011

Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus CristoEm 1848, o Papa Pio IX foi expulso de Roma pelas forças revolucionárias. No ano seguinte, os exércitos franceses permitiram-lhe voltar à Cidade Eterna, após um ataque que durou de 28 de Julho a 1 de Julho. Invocando e dando graças pelo sangue derramado por Jesus por amor aos homens de todos os tempos, o Sumo Pontífice criou esta festa, situando-a no dia em que lhe foi possível voltar a Roma. S. Pio X alargou a festa à Igreja Universal. Nos nossos dias é celebrada solenemente em algumas congregações religiosas.
BOM DIA EVANGELHO
Dia 1º de Julho de 2011 — Sexta-feira
Sagrado Coração de Jesus

(Sol., Gl., Cr., Pf. Próp., Cor Branca)
Festa da Igreja : Sagrado Coração de Jesus (ofício próprio), Sagrado Coração de Jesus - Ano A (ofício próprio), Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo
Preciosíssimo Sangue de Cristo

Na festa da vida descobrimos que o amor é que nos realiza. Ele tem sua origem em Deus, que fez conosco, por meio de Jesus, sua Aliança eterna de amor. E Jesus selou este amor com sua Palavra e sua ação, sua Paixão e sua Morte. O Pai confirmou tudo que seu Filho realizou, ressuscitando-o dos mortos. Amor verdadeiro faz-nos geradores de vida num mundo tão ferido de morte. Cristão que ama o Coração de Jesus deve ser gerador de vida no mundo.
Antífona de Entrada (SALMO 32,11.19)
Eis os pensamentos do seu Coração, que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conservar-lhes a vida em tempo de penúria.
Oração
Pai, a mansidão e a humildade de Jesus sirvam de estímulo para mim, no relacionamento com os meus semelhantes. Livra-me da arrogância e da prepotência
Deus nos fala
Deus escolheu-nos para ser seu povo, porque nos amou plenamente em seu Filho Jesus Cristo. O coração orgulhoso não sabe compreender a imensidão do amor divino que se revela nos humildes e nos pequenos deste mundo.


EVANGELHO

Vinde a mim - Mt 11,25-30
Naquela ocasião, Jesus pronunciou estas palavras: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Comentário do Evangelho
O seu fardo suave é o compromisso no seguimento de Jesus
Estas suaves palavras de Jesus apresentam um estilo diferente dos demais textos dos evangelhos sinóticos, assemelhando-se ao estilo do evangelho de João. É um patrimônio da tradição das primeiras comunidades que guardavam a memória de Jesus e que Mateus inseriu em seu evangelho. A primeira parte do texto foi também adaptada no evangelho de Lucas. Os sábios e entendidos são os doutores da Lei e os demais componentes da cúpula político-religiosa dirigente da Judéia, fariseus, sacerdotes e anciãos. Estes, instalados em seu poder e a ele apegados, rejeitam a Jesus. Os pequeninos, cansados e carregados de fardos, são o povo excluído, sem poder, oprimido pela opressão religiosa e pela exploração econômica do Templo e do império romano. O coração de Jesus, manso e humilde é lugar de repouso para seus discípulos. O seu fardo suave é o compromisso no seguimento de Jesus, colocando suas próprias vidas a serviço da construção de um mundo novo de fraternidade, justiça e paz. (José Raimundo Oliva)

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Galo
Filho de pais nobres e ricos, descendente de família tradicional da corte da França, Galo nasceu no ano 489, na cidade de Clermont, na diocese de Auvergne. Foi tio e professor de outro santo da Igreja, o bispo Gregório de Tours.

Na sua época era costume os pais combinarem os matrimônios dos filhos. Por isso ele estava predestinado a casar-se com uma jovem donzela de nobre estirpe.

Mas Galo, desde criança, já havia dedicado sua alma à vida espiritual. Para não ter de obedecer à tradição social, ele fugiu de casa, refugiando-se no convento de Cournou, daquela mesma diocese.

Após intensas negociações, seu pai acabou permitindo que ele ingressasse na comunidade monástica. Foi assim que Galo iniciou uma carreira totalmente voltada para a fé e aos atos litúrgicos. Ele era tão dedicado às cerimônias da santa missa que se especializou nos cânticos. Contam os escritos que, além do talento para a música, era também dotado de uma voz maravilhosa, que encantava e atraía fiéis para ouvi-lo cantar no coro do convento.

Mas suas virtudes cristãs não se limitavam às liturgias. Sua atuação religiosa logo lhe angariou prestígio e, em pouco tempo, foi designado para atuar na corte de Teodorico, rei da Austrásia, atualmente Bélgica. Em 527, quando morreu o bispo Quinciano, Galo era tão querido e respeitado que o povo o elegeu para ocupar o posto.

Se não bastasse sua humildade, piedade e caridade, para atender às necessidades do seu rebanho Galo protagonizou vários prodígios ainda em vida. Um dos mais citados foi ter salvado a cidade de um pavoroso incêndio que ameaçava transformar em cinzas todas as construções locais. As orações de Galo teriam aplacado as chamas, que se apagavam na medida em que ele rezava. Outro muito conhecido foi o que livrou os habitantes de morrerem vítimas de uma peste que assolava a região. Diante da bênção de Galo, o fiel ficava curado da doença.

Ele morreu em 1o de julho de 554, causando forte comoção na população, que logo começou a invocá-lo como santo nas horas de dor e necessidade, antes mesmo de sua canonização ter sido decretada. Com o passar dos séculos, são Galo, foi incluído no livro dos santos da Igreja de Roma, cuja festa litúrgica foi mantida no dia da sua morte, como quer a tradição cristã.
TJL@-WWW.ACIDIGITAL.COM = WWW.VATICAN.VT = WWW.PAULINAS.ORG.BR

BOM DIA EVANGELHO-01/JULHO/011
ORAÇÃO DOS NAMORADOS
Senhor, revelaste a alegria do amorentre mim e uma pessoa.Hoje, de mãos dadas, vivenciamosesta maravilhosa experiência: o namoro.Namorar é aprender a amar,a respeitar as diferenças;é permitir a descoberta um do outro,formando, assim, uma aliança de felicidade.Ó Mestre, abençoa o nosso namoro.Ensina-nos a amar, compreender, servir,respeitar e perdoar um ao outro.Conserva acesa a chama desse amor aprendizem nossos corações.Ilumina os nossos projetos e,sendo tua vontade , faze-nos felizespara vivermos as realizações.Nós, como namorados,queremos sentir-te presentenos caminhos do amor,agora e sempre. Amém!
TJL@01072011-0842LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário