segunda-feira, 5 de março de 2012

BOM DIA EVANGELHO-05/MARÇO/2012


BOM DIA EVANGELHO
Dia 05 de Março – Segunda-feira-2ª Semana da Quaresma-(Cor Roxa)

A Palavra de Deus é como que a palavra dirigida a um amigo, que tanto queremos bem. Deus dirige-nos sua Palavra porque deseja e espera nosso bem. Temos, porém, de fazer nossa parte, acolhendo-a e deixando-nos conduzir por ela. O profeta realça a realidade de não vida presente no povo, que é o pecado. Mas, Jesus vem mostrar-nos que a misericórdia do Pai está sempre pronta para nos acolher, nos perdoar e nos fazer viver de novo. Vivamos, pois, a Quaresma com abertura de coração.
Antífona de Entrada (Sl 25,11-12)
Tende compaixão de mim, ó Deus, e libertai-me! Meus pés estão firmes no caminho reto, nas assembleias bendirei ao Senhor.
Deus nos fala
O pecado é uma realidade no mundo e não nos deixa viver. Certamente damos nossa infeliz contribuição para que ele aconteça. Mas, a força da misericórdia e da bondade de Deus é muito maior que nossas fraquezas juntas. A Palavra do Senhor dá-nos alento e faz-nos confiar na misericórdia do Pai.
Oração
Magnificat
A minh'alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
O poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.
Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
EVANGELHO
Não julguem...não condenem...perdoem
Lc 6,36-38
"Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.
Não julguem os outros, e Deus não julgará vocês. Não condenem os outros, e Deus não condenará vocês. Perdoem os outros, e Deus perdoará vocês. Dêem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês".
Comentário do Evangelho
Não julgar, mas perdoar
Enquanto Mateus qualifica Deus como perfeito ("Sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito" - Mt 5,48), Lucas qualifica Deus como misericordioso ("Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso"). A perfeição tem um sentido muito amplo, e pode significar até autossuficiência e poder. A misericórdia, por sua vez, significa relação amorosa e humilde com o próximo. Em Jesus, Deus revela-se como sendo amor e misericórdia.
O "julgar" no texto de Lucas é empregado com o sentido de "condenar". O exercício do julgamento crítico dos fatos para melhor compreensão da realidade é saudável. A distorção está em condenar as pessoas, pois todas são filhas de Deus e objeto do seu amor misericordioso.
Na oração do Pai-Nosso, em Mateus, pedimos que sejamos perdoados, assim como nós perdoamos. Mantendo esta mesma estrutura, podemos orar: não nos condeneis, como nós não condenamos, dai-nos, como nós damos...
A medida boa recebida em recompensa é uma forma de expressão para a compreensão de que a felicidade e a alegria que almejamos estão em viver em comunhão de vida com os irmãos. Perdoando, não condenando, partilhando, removendo as estruturas que geram pobres e ricos, é assim que descobrimos nossa vida em Deus, já neste mundo. -José Raimundo Oliva
A igreja celebra hoje - São José da Cruz (Religioso)
Nasceu na cidade de Ísquia, nas proximidades de Nápoles, em 1625. Seu nome de batismo era Caitano. Ingressou na Ordem dos franciscanos. Foi um homem sagaz, austero, sábio nos julgamentos, intransigente consigo mesmo e admirador de São Francisco, procurando encarnar em si o exemplo de vida evangélica do Pobrezinho de Assis. Em 1671 foi enviado ao Piemonte, para fundar o primeiro convento da Ordem. Tornou-se mestre de noviços e mais tarde providencia e geral da Ordem Franciscana. Levou vida austera, despojada de tudo. A mobília de seu quarto consistia em um crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora, um breviário e um leito duríssimo, composto de dois pedaços de couro e uma coberta de lã. Possuía apenas um hábito de pano grosseiro, que usou por 65 anos, até sua morte. Devotou aos pobres ternura e amor, socorrendo-os em suas necessidades. Morreu em 1737, com 84 anos de idade. Foi canonizado por Gregório XVI. São José da Cruz rogai a Deus por nós!!!
Telefones Úteis -Tenha sempre em mãos estes telefones de emergência
Falta de união
Chame Romanos 12 -
Desanimado com seu trabalho
Chame Salmos 126
Se as pessoas parecerem cruéis
Chame João 15
Se você for desprezado
Chame Salmos 27
Se o mundo parecer pequeno para você
Chame Salmos 19
Se você precisar ser frutífero
Chame João 15
Se seu bolso está vazio
Chame Salmos 37
Se você está perdendo a confiança nas pessoas
Chame 1 Coríntios 13
Quando Deus parecer distante
Chame Salmos 139
Quando em tristeza
Chame João 14
Quando os homens falharem com você
Chame Salmos 27
Quando o mundo parecer maior do que Deus
Chame Salmos 90
Quando você estiver em perigo
Chame Salmos 91
Quando você estiver solitário e com medo
Chame Salmos 23
Quando você se sentir deprimido e abandonado
Chame Romanos 8:31-39
Quando você for amargurado e criticado
Chame 1 Coríntios 13
Quando você tiver pecado
Chame Salmos 51
Quando você sair de casa para trabalhar ou viajar
Chame Salmos 121
Quando você pensa em retorno de investimentos
Chame Marcos 10
Quando você precisar da segurança e garantia de Cristo
Chame Romanos 8:1-30
Quando você precisar de coragem para uma tarefa
Chame Josué 1
Quando você precisar paz e descanso
Chame Mateus 11:25-30
Quando você estiver preocupado
Chame Mateus 6:19-34
Quando sua fé precisar ser exercitada
Chame Hebreus 11
Quando suas orações forem egoístas
Chame Salmos 67
FONTE: http://www.meusanto.com.br/ - www.paulinas.org.br-www.cancaonova.org.br-www.evangelhodocotidiano.org.br-http://www.cademeusanto.com.br - http://www.arautos.org.br//www.bibliacatolica.com.br/blog//-www.santuario.org.br-
http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário