terça-feira, 6 de março de 2012

Bom dia Evangelho- 07 de março de 2012

Bom dia EvangelhoDia 07 de Março — Quarta-feira - 2ª Semana da Quaresma-(Cor Roxa)
Estamos vivendo a Quaresma, e a Palavra do Senhor com certeza vai penetrando nossas vidas. Se isso está realizando-se em nós, é Deus que nos concede sua graça. O profeta, como mensageiro de Deus, é ultrajado, mas coloca no Senhor sua esperança. Certamente nós temos também algumas dificuldades na vivência e no testemunho da fé. Os que dão testemunho estão sujeitos também a certas incompreensões, e aí se firma o testemunho. É atendendo às exigências da fé que damos nosso testemunho.
Antífona de Entrada (Sl 37,22-23)
Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação.

Deus nos fala
O profeta sabe o que diz e o valor do que anuncia; por isso, mesmo sofrendo ultrajes, coloca toda sua esperança no Senhor. E a conversão não é sentimento ou satisfação emocional, mas serviço prestado com amor. Por isso, o próprio Jesus veio dar-nos a vida e servir-nos no amor.

Oração
Pai, transforma-me em servidor de meus semelhantes, fazendo-me sempre pronto a doar minha vida para que o teu amor chegue até eles.
Evangelho
O Filho de Deus veio para dar a vida- Mt 20,17-28
Quando Jesus estava subindo para Jerusalém, chamou os discípulos para um lado e falou com eles em particular, enquanto caminhavam. Ele disse: Escutem! Nós estamos indo para Jerusalém, onde o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos não-judeus. Estes vão zombar dele, bater nele e crucificá-lo; mas no terceiro dia ele será ressuscitado.Então a mãe dos filhos de Zebedeu chegou com os seus filhos perto de Jesus, curvou-se e pediu a ele um favor. O que é que você quer?Perguntou Jesus. Ela respondeu: Prometa que, quando o senhor se tornar Rei, estes meus dois filhos sentarão à sua direita e à sua esquerda. Jesus disse aos dois filhos dela: Vocês não sabem o que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podemos! - responderam eles. Então Jesus disse: De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber, mas eu não tenho o direito de escolher quem vai sentar à minha direita e à minha esquerda. Pois foi o meu Pai quem preparou esses lugares e ele os dará a quem quiser.Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram zangados com os dois irmãos. Então Jesus chamou todos para perto de si e disse:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles, e os poderosos mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim. Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

Comentário do Evangelho
O Reino de Deus é amor e liberdade
Jesus, com seus discípulos, dirige-se a Jerusalém, para fazer aí a sua proclamação do Reino de liberdade e amor. Ele sabe que está jurado de morte pelos chefes religiosos e adverte os discípulos sobre isto (cf. Mt 16,21-23; 7,22-23). Porém, os discípulos ainda não entendem e acham que Jesus poderia liderar um movimento de libertação e reivindicam posições privilegiadas. A própria mãe de Tiago e João (filhos de Zebedeu) também pensa assim. Jesus faz a contraposição entre a opressão que os chefes das nações e os grandes fazem sobre o povo e a prática característica do Reino, a humildade e o serviço para a libertação e a comunicação de vida a todos, a qual deve ser assumida pelos discípulos.=José Raimundo Oliva
A IGREJACELEBRA HOJE
Santas Perpétua e Felicidade
Senhora e escrava, Perpétua e Felicidade sofreram a prisão juntas, na fé e na solidariedade, no ano de 203, na África do Norte.
O imperador Severo, também de origem africana, havia decretado a pena de morte para os cristãos. Perpétua era de família nobre, filha de pai pagão, tinha vinte e dois anos e um filho recém-nascido. Sua escrava, Felicidade, estava grávida de oito meses e rezava diariamente para que o filho nascesse antes da execução e obteve essa graça. Isso aconteceu num parto de muito sofrimento, dois dias antes de serem levadas à arena, para as feras famintas.
Perpétua escreveu um diário na prisão, onde relata todo o sofrimento de que foram vítimas e que figura entre os escritos mais realistas e comoventes da Igreja. Além de descrever os horrores da escuridão e a forma selvagem como eram tratadas no calabouço, ela narrou como seu pai a procurou na prisão, com autorização do juiz, para tentar fazê-la desistir da fé em Cristo e assim salvar sua vida.
Mas ambas, senhora e escrava, mantiveram-se firmes, também como outros seis cristãos que se tornaram seus companheiros no martírio. Elas que ainda não tinham sido batizadas fizeram questão de receber o sacramento na prisão, para reafirmar suas posições de cristãs e, em nenhum momento sequer, pensaram em salvar as vidas negando o cristianismo.
Segundo os escritos oficiais que complementam o diário de Perpétua, os homens foram despedaçados por leopardos. Perpétua e Felicidade foram degoladas, depois de atacadas por touros e vacas. Era o dia 07 de março de 203.
Perpétua viveu a última hora dando extraordinária prova de amor e de tranqüila dignidade. Viu Felicidade ser abatida sob os golpes dos animais, e docemente a amparou e a suspendeu nos braços; depois recompôs o seu vestido estraçalhado, demonstrando um genuíno respeito por ela. Esses gestos geraram na população pagã, um breve momento de comoção piedosa. Mas por poucos segundos, pois a vontade da massa enfurecida prevaleceu, até ver o golpe fatal da degolação.
Pelo martírio, Perpétua e Felicidade entram para a Igreja, que as veneram nesse dia com as honras litúrgicas.

Um pensamento:
""A santidade é a dimensão que melhor expressa o mistério da Igreja"."João Paulo aulo II
tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário