segunda-feira, 3 de setembro de 2012

BOM DIA EVANGELHO-04/SET/012


BOM DIA EVANGELHO

Dia 04/setembro/012-Terça-feira-22ª Semana Comum-(Cor Verde)
O cristão autêntico não perde tempo a discutir coisas que não são essenciais, mas preocupa-se com estar vigilante e instruído pela Palavra do Senhor. Cristo intervém em nossa vida com a autoridade do Pai. Por isso, nenhum mal resiste a sua presença. O poder de Deus é mais forte do que a morte, do que a opressão e tudo o mais que vem tirar a vida e a dignidade das pessoas.

Oração
Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo.


Jesus falava com autoridade -Evangelho (Lc 4,31-37)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.  Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Autoridade de Jesus
Lucas reproduz, com poucas diferenças, a semelhante narrativa de Marcos. Porém, ele a coloca antes da vocação dos primeiros discípulos, enquanto Marcos a coloca depois. O contexto é o do ensinamento com autoridade de Jesus. "Autoridade" significa competência, coerência e autenticidade. O gesto espantoso de exorcismo é uma expressão da força transformadora da sua palavra e de seu ensino, que liberta as mentes das ideologias religiosas que deformam a face de Deus. Em confronto com os ensinamentos de Jesus encontra-se na sinagoga um espírito impuro que o questiona: "Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Viste para nos destruir?". É o espírito que reina na sinagoga e Jesus vem libertar os que ali estão submissos a este espírito.
O anúncio da Palavra abala todo sistema religioso convencional e formal. A Palavra fecunda é a que renova as comunidades e a sociedade, promovendo a unidade em torno da justiça, da dignidade humana e da paz.

(José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje

Rosa de Viterbo, Vitalício, Bonifácio, Silvano, Rosária

Santa Rosária


Tambem conhecida como Rosália.

Nasceu em Palermo, filha de Sinibald “Lorde de Roses e Quinquina”, descendente de Carlos Magno. Desde sua infância Rosália foi chamada para dedicar sua vida a Jesus. Quando jovem ela mudou-se para uma caverna perto de sua casa e lá viveu o resto de sua vida. Na parede da caverna ela escreveu: “Eu, Rosália, filha de Sinibald, tomei a resolução de viver nesta caverna pelo amor ao meu Senhor Jesus". Rosária permaneceu assim separada do mundo em orações e penitencia e faleceu sozinha em 1160 e sua caverna foi derrubada por trabalhadores e lá ficou enterrada até 1625, quando uma praga assolou a cidade, e ela apareceu numa visão a um caçador perto da caverna. Suas relíquias foram levadas para Palermo numa parada pela rua principal. Três dias mais tarde a praga acabou e a intercessão de Rosária foi creditada em salvar a cidade e ela foi mais tarde proclamada sua padroeira.

Sua tumba passou a ser local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão.

Sua festa é celebrada no dia 4 de setembro.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário