terça-feira, 11 de setembro de 2012

bom dia evangelho-12/set/012


Bom dia evangelho
Quarta-feira, 12/set/012

Santíssimo Nome de Maria



Maria é a bem-aventurada de Deus, pois sublime foi sua missão: escolhida entre todas as mulheres para ser a Mãe de Jesus. Ela é a inspiração de nossa humanidade no cumprimento da vontade de Deus sobre nós. E são bem-aventurados todos os que procuram e se esforçam por viver com amor sua fé, desejosos de fazer em primeiro lugar em sua vida a vontade de Deus.

Oração
Pai, faze-me solidário com os mais pobres deste mundo, e ensina-me a partilhar, de modo que chegue até eles a esperança e a alegria que Jesus veio nos trazer.


Felizes são vocês...   Lc 6,20-26
Jesus olhou para os seus discípulos e disse:
- Felizes são vocês, os pobres, pois o Reino de Deus é de vocês.
- Felizes são vocês que agora têm fome, pois vão ter fartura.
- Felizes são vocês que agora choram, pois vão rir.
- Felizes são vocês quando os odiarem, rejeitarem, insultarem e disserem que vocês são maus por serem seguidores do Filho do Homem. Fiquem felizes e muito alegres quando isso acontecer, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês. Pois os antepassados dessas pessoas fizeram essas mesmas coisas com os profetas.
- Mas ai de vocês que agora são ricos, pois já tiveram a sua vida boa.
- Ai de vocês que agora têm tudo, pois vão passar fome.
- Ai de vocês que agora estão rindo, pois vão chorar e se lamentar.
- Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas.


Comentário do Evangelho
As bem-aventuranças

Lucas, como Mateus, apresenta Jesus proclamando as bem-aventuranças na fase inicial do seu ministério, na
Galileia, seguindo-se uma série de sentenças instrutivas sobre as práticas essenciais do Reino, a serem assumidas pelos discípulos. As bem-aventuranças são um estado particular de felicidade decorrente da comunhão com Deus, que por elas se alcança. Jesus revela que Deus vem ao encontro daqueles que são pobres, que passam fome, que estão chorando e que são vítimas das perseguições dos poderosos que rejeitam a libertação e a vida que Jesus veio comunicar a todos. Às quatro bem-aventuranças se contrapõe a advertência dos quatro "ais" dirigidos aos ambiciosos da riqueza, que na acumulação e no luxo espoliam os pobres. Estes estão convidados a aderir às bem-aventuranças, à solidariedade e à partilha, características do mundo novo possível.
F:José Raimundo Oliva

 

A igreja celebra hoje


Guido de Anderlecht, Silésio,Vitória Fornari

São Guy (Guido)de Anderlecht


Nasceu em 950 em Anderlecht na Bélgica, de família pobre e foi educado pelos pais piedosos na religião cristã. Por muito anos ele abraçou a pobreza como se fosse um desejo de Deus para com ele .Cuidou do doentes e pobre na sua juventude .Certa vez quando trabalhava nos campos um anjo arava a terra para ele de modo que ele pudesse orar com tranqüilidade e sem se distrair. Ficava sempre por perto da igreja de sua terra e ajudava os padres de tal forma, que eles o fizeram sacristão, e ele as vezes vivia na igreja por vários dias e passava as noites em oração.Um mercador em Bruxelas propôs ao rapaz uma oportunidade de subir na vida e ofereceu a ele uma parte em projeto, que poderia trazer a fortuna para ambos. Mas na primeira expedição através do oceano o navio naufragou e Guy tomou como sinal que ele devia voltar a vida que vivia anteriormente  Foi como um andarilho até Roma como penitencia pela sua ambição, e depois a Jerusalém onde trabalhou como guia para os peregrinos e depois voltou a Bruxelas. Embora ele nunca entrou para nenhuma Ordem Religiosa, ele fez o voto de castidade e dedicava grande parte de seu tempo para orar e trabalhar como sacristão.  Muitos milagres post-mortem foram atribuídos a ele. Um festival anual formou-se em torno da área onde ele foi enterrado e em geral as festas envolviam cavalos e pessoas que lidavam com eles. Ele morreu em 1012 em Anderlecht de exaustão e seu túmulo foi esquecido até que um cavalo o desenterrou. Suas relíquias foram trasladadas para uma igreja próxima em 1076 e vários milagres foram creditados a sua intercessão. Não obstante, por causa da guerra, suas relíquias foram trasladadas e escondidas em vários locais por séculos, mas foram destruídas por protestantes fanáticos no 18° século. Ele é padroeiro da cidade de Anderlecht na Bélgica, dos estábulos, dos sacristãos e daqueles que trabalham com cavalos. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um camponês orando com um anjo a arar a terra para ele, ou 2) com um camponês com um livro, ou 3) como um peregrino com um chapéu, ou 4) como um peregrino com um cajado, um rosário e com um machado a seus pés.

Sua festa é celebrada no dia 12 de setembro.



Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário