quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bom dia evangelho
 
Dia 28 de Setembro — Sexta-feira- 25ª. Semana Comum-(Cor Verde)

Jesus faz uma pergunta séria para os discípulos, pois já estava com eles há bom tempo: “Quem dizeis que eu sou?” E Pedro em nome dos discípulos responde: “O Cristo de Deus”. Para nós já não pode haver dúvida sobre quem é Jesus. Estamos alicerçados na grande história do povo da nova Aliança vivida até nossos dias. Mas, é nossa responsabilidade agora tornar viva a fé que recebemos como herança.

Oração
Pai, só tu podes revelar-me a identidade de teu Filho Jesus. Que eu a conheça de forma verdadeira para poder conformar com ela a minha vida

Evangelho


Pedro afirma:"Jesus é o Messias!"
 Lc 9,18-22

Certa vez Jesus estava sozinho, orando, e os discípulos chegaram perto dele. Então ele perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Eles responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou.

- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
Pedro respondeu:
- O Messias que Deus enviou.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.

Comentário do Evangelho
Prática humilde e amorosa de Jesus

A expectativa dos discípulos era a de um messias que libertaria o povo judeu do império romano e criaria um estado poderoso. O modelo deste estado era o reinado de Israel sob o rei Davi, ao qual a tradição atribuíra grande prosperidade, glória e poder. Jesus repreende os discípulos. Com sua prática humilde e amorosa, ele distanciava-se muito de tal concepção. Jesus exprimia a singeleza de sua condição humana identificando-se com o "Filho do Homem". Os gestos de amor de Jesus tinham tal efeito transformador nas pessoas que os possuídos pela ideologia opressora os interpretavam como gestos de poder. Corre a imagem de um Jesus taumaturgo, um João Batista ou um antigo profeta ressuscitado ou um Elias que voltou. Se Jesus pretendesse se mostrar poderoso, destruiria seus inimigos, como a divindade no Antigo Testamento. A opção pelo amor remove a competição pelo poder. A comunicação de vida pelo amor supera a destruição da vida pelo ódio e pelo poder. O poder necessariamente mata os que o ameaçam, porém o amor de Deus garante a permanência na vida. -
José Raimundo Oliva
 
A igreja celebra hoje

Bernardo Montjoux,Wenceslau, Exupério, Eustóquia, Lourenço Ruiz
São Wenceslau

Conhecido também como São Wenceslaus da Bohemia

Nasceu em 903 em Budweiss na Bohemia hoje Republica Checa.

Seus pais eram o Duque Wratislaw, um cristão.Ele recebeu uma boa educação de sua avó Santa Ludmila. Após a morte de seu pai, Dragomir agindo como regente opôs ao cristianismo e Wenceslaus tomou a rédeas do governo. Ele colocou seu ducado sob a proteção da Alemanha, introduziu o rito romano no lugar do rito Slavico que já havia caído em desuso em vários paises e este fato motivou o aumento do número de sacerdotes em seu ducado.Wencelaus tomou o voto de castidade e era conhecido pela suas virtudes. O Imperador Otto I conferiu a ele o titulo real . Por razões religiosas e por instigação de Dragomir ele foi morto pelo seu irmão Boleslaw. Seu corpo foi desmembrado em pedados e enterrado no local de sua morte. Vários milagres foram reportados em seu túmulo e tres anos mais tarde Boleslaw arrependido, ordenou o traslado de sua relíquias para a Igreja de São Vitor em Praga. O traslado de suas relíquias é festa em Praga no dia 27 de junho . É considerado mártir porque morreu por razoes religiosas.  Morreu em 28 de setembro de 929 em Alt-Bunzlau.  É o padroeiro de Praga, da Republica Checa, da antiga Thecoslováquia , da Morávia, da Bohemia e dos fabricantes de vinho. Na arte litúrgica da Igreja é mostrado com uma águia; ou 2) com um cajado; ou 3) colhendo uvas.  Sua festa é celebrada no dia 28 de setembro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário