quarta-feira, 5 de setembro de 2012

bom dia evangelho-06/set/012

Bom dia evangelho
Dia 06 de Setembro — Quinta-feira-

O Povo de Deus é o povo da nova Aliança que, unido em Comunidade, celebra sua fé e vive a caridade. Jesus, para formar esse novo povo pede aos discípulos que lancem suas redes ao mar, ou seja, que cheios de confiança nele anunciem o Evangelho. Eles obedecem ao pedido de Cristo e surpreendem-se pela quantidade de peixes. Talvez, por nossa falta de coragem é que o Evangelho deixa de ser conhecido e acolhido pelas pessoas. Pensemos!

Oração
Pai, confirma minha vocação de pescador de pessoas humanas, e conduze-me para águas mais profundas onde se encontram os que mais carecem de meu amor.


Joguem as redes - Evangelho (Lc 5,1-11)

O Senhor esteja convosco.Ele está no meio de nós.Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.Glória a vós, Senhor.

Naqueles tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho -
Mergulhar no amor de Deus

Em Lucas, de maneira diferente às narrativas de Marcos e Mateus, e também de João, o chamado dos primeiros discípulos é antecedido por um ato de pregação da palavra feito por Jesus. A barca que servira para Simão (Pedro) e os companheiros pescarem é agora usada por Jesus para sua pregação à multidão. E é na adesão a esta palavra que se obtêm bons resultados imprevisíveis, como mostra a pescaria abundante.
Na pessoa de Simão, estes pescadores são chamados também a assumirem o anúncio da palavra. É a palavra que, acolhida com confiança no coração, move à comunhão de vontade com Deus, na participação de sua vida divina e eterna. Deixar tudo e seguir Jesus significa mergulhar no amor de Deus que está semeado nos corações.
José Raimundo Oliva

 

A igreja celebra hoje


Zacarias, Mansueto, Beltrão,Petronio, Eleutério de Spoleto

São Eleuterius de Spoleto

Faleceu em 590. Os diálogos de São Gregório, o magno dizem que ele era um homem simples e foi o Abade do Mosteiro de São Marcos perto de Spoleto e muito conhecido porque era favorecido por Deus pelo dom dos milagres. Curava vários doentes apenas com sua benção e oração. Quando Eleuterius expulsava o demônio de uma criança dizia:

Se a criança é um servo de Deus o demônio não pode se atrever a se aproximar dela.”

Mais tarde São Eleuterius renunciou de seu posto na Abadia e migrou para a Abadia de Santo André em Roma onde ele viveu por muitos anos como um simples monge. Certa vez na vigília da Páscoa o Papa São Gregório, o magno não podia jejuar pois estava muito doente. Ele pediu a São Eleuterius para ir com ele a igreja de Santo André e oferecer orações a Deus por sua saúde para que ele pudesse praticar o jejum. Eleuterius orou com muitas lágrimas e o Papa, quando saiu da igreja, encontrou forças para jejuar como gostaria.

Um dos milagres mais famosos de São Eleuterius foi levantar um morto de seu caixão.

Ele faleceu no Mosteiro de Santo André, mas seu corpo foi trasladado para Spoleto.

Sua festa é celebrada no dia 6 de setembro.
VISITE: http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário