Oração do dia
Ó Deus, força daqueles que esperam em
vós, sede favorável ao nosso apelo e, como nada podemos em nossa fraqueza,
dai-nos sempre o socorro da vossa graça, para que possamos querer e agir
conforme vossa vontade, seguindo os vossos mandamentos. Por Nosso Senhor Jesus
Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Evangelho (Mateus
6,19-23)
O Senhor esteja convosco. Ele está
no meio de nós. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Glória a vós, Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 19 "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.
20 Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.
21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.
22 O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.
23 Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!"
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 19 "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.
20 Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.
21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.
22 O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.
23 Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!"
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.
Comentário ao Evangelho
O TESOURO
IMPERECÍVEL
A parábola do tesouro imperecível está calcada numa idéia corrente no judaísmo, segundo a qual existe um tesouro celeste, não sujeito à corrupção. Imaginava-se que as boas obras acumulavam crédito, a ser resgatado no dia do juízo final. Por isso, no AT, o velho Tobias aconselhou seu filho a dar esmolas, segundo suas posses. Na abundância, deveria ser generoso com os pobres. Na carência, deveria partilhar do seu pouco. A motivação dada era a seguinte: "Assim acumulas em teu favor um precioso tesouro para o dia da necessidade".
O discípulo do Reino ajunta um tesouro no céu, mediante suas boas obras. No contexto do Sermão da Montanha, estas correspondem ao conjunto de atitudes e comportamentos compatíveis com os ensinamentos precedentes - Bem-aventuranças e Antíteses -, e com o que seguirá. O discípulo encontra, neste Sermão, as pautas de ação correspondentes à vontade do Pai, para as quais está reservada a devida recompensa.
Deixar-se guiar por outros parâmetros é pura insensatez. Seria semelhante a ajuntar tesouros efêmeros, fáceis de serem destruídos e roubados.
O mais sensato é optar pelos ensinamentos de Jesus e deixar-se guiar por eles, pois são portadores de recompensa e podem garantir a vida eterna, junto do Pai. Fora das palavras de Jesus, só existe frustração.
A parábola do tesouro imperecível está calcada numa idéia corrente no judaísmo, segundo a qual existe um tesouro celeste, não sujeito à corrupção. Imaginava-se que as boas obras acumulavam crédito, a ser resgatado no dia do juízo final. Por isso, no AT, o velho Tobias aconselhou seu filho a dar esmolas, segundo suas posses. Na abundância, deveria ser generoso com os pobres. Na carência, deveria partilhar do seu pouco. A motivação dada era a seguinte: "Assim acumulas em teu favor um precioso tesouro para o dia da necessidade".
O discípulo do Reino ajunta um tesouro no céu, mediante suas boas obras. No contexto do Sermão da Montanha, estas correspondem ao conjunto de atitudes e comportamentos compatíveis com os ensinamentos precedentes - Bem-aventuranças e Antíteses -, e com o que seguirá. O discípulo encontra, neste Sermão, as pautas de ação correspondentes à vontade do Pai, para as quais está reservada a devida recompensa.
Deixar-se guiar por outros parâmetros é pura insensatez. Seria semelhante a ajuntar tesouros efêmeros, fáceis de serem destruídos e roubados.
O mais sensato é optar pelos ensinamentos de Jesus e deixar-se guiar por eles, pois são portadores de recompensa e podem garantir a vida eterna, junto do Pai. Fora das palavras de Jesus, só existe frustração.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta,
Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE)
Santo do Dia
SÃO ROMUALDO
Romualdo era descendente dos duques
de Orseoli e nasceu em Ravena, na Itália, no ano de 956. Sua família não tinha
vínculo algum com a religião e por isso o rapaz teve uma vida de prazeres e
diversões irresponsáveis até os vinte anos. De repente, ao atingir essa idade,
tomou conhecimento de como é fácil desperdiçar uma vida por valores sem
sentido. Tudo aconteceu por causa de uma luta mortal. Sérgio, o pai de
Romualdo, travou um duelo com seu melhor amigo e obrigou o filho a assisti-lo.
A cena de sangue, da qual seu pai saiu como vencedor e assassino, chocou
Romualdo e o fez recolher-se a um convento. Depois de passar algum tempo na
França, em contato com a espiritualidade da Abadia de Cluny, retornou à Itália.
Repensou a existência e decidindo-se pela vida monástica, ingressou na Ordem de
São Bento. Em pouco tempo, tornou-se um exemplo para todos, mas isso lhe atraiu
algumas inimizades. Tanta era sua disciplina, tamanha era sua dedicação, que
passou a sofrer oposição de seus irmãos de ordem. Deixou o convento, indo viver
na companhia de Marinho, um eremita famoso. Aperfeiçoou-se tanto no trabalho
espiritual que atraiu vários amigos para a vida religiosa. Até o próprio pai
acabou se convertendo por causa dele, abandonando tudo para viver na reclusão
de um mosteiro. Mais tarde, seu pai também foi canonizado, sendo celebrado como
são Severo. Romualdo fundou vários conventos, sendo o mais famoso deles o de
Campo Maldoli, na Toscana, que acabou dando origem à Ordem dos Camaldulenses,
criada por ele. Mas sua grande obra foi a reforma da disciplina monástica, que
fez os conventos recuperarem os verdadeiros valores cristãos em sua época.
Introduziu uma nova característica na vida dos monges, que além da vida
contemplativa consistia na participação ativa dos problemas do seu tempo, como
as missões na Boêmia e na Polônia, as peregrinações à Terra Santa, a reforma do
clero e muitos outros pontos vitais para a Igreja. Em suas peregrinações
espirituais, reformou mosteiros e fundou outros novos em Verghereto, em Lemmo,
Roma, Fontebuana, Vallombrosa e em Val de Castro, perto de Fabiano. Romualdo,
pressentindo sua morte, despediu-se dos monges e quis morrer sozinho, o que
aconteceu no dia 19 de junho de 1027 no Convento de Val de Castro. Seu túmulo
foi local de muitos prodígios e, quando seu corpo foi exumado, cinco anos
depois, foi encontrado incorrupto. Venerado pelos devotos, em 1569 o papa
Clemente VIII canonizou-o e indicou o dia do seu trânsito para a festa
de São Romualdo, o "pai dos monges camaldulenses".
TJL@ - Fonte: www.paulinas.org.br – Vatican.VA – Cançaonova.com/liturgia
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