BOM DIA EVANGELHO
Como em outros países da América Latina, a fé
dos paraguaios está cheia de amor a Virgem.www.acidigital.com
DIA 14 DE JULHO - TERÇA-FEIRA
XV DOMINGO DO TEMPO COMUM *(VERDE, GLÓRIA,
CREIO – OFÍCIO DO DIA)
Oração
Espírito de penitência, que eu saiba acolher o apelo de Jesus, e me disponha a mudar de vida, segundo as exigências do Reino..
Espírito de penitência, que eu saiba acolher o apelo de Jesus, e me disponha a mudar de vida, segundo as exigências do Reino..
Evangelho (Mateus
11,20-24)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 11 20 Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se:
21 "Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza.
22 Por isso vos digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Tiro e para Sidônia que para vós!
23 E tu, Cafarnaum, serás elevada até o céu? Não! Serás atirada até o inferno! Porque, se Sodoma tivesse visto os milagres que foram feitos dentro dos teus muros, subsistiria até este dia.
24 Por isso te digo: no dia do juízo, haverá menor rigor para Sodoma do que para ti!"
Palavra da Salvação.
Comentário ao Evangelho
IMPENITÊNCIA
CENSURADA
Como os antigos profetas, Jesus lançou terríveis invectivas contras Corozaim, Betsaida e Cafarnaum, cidades que se recusaram a acolher sua pregação e converter-se de seus pecados. A impenitência destas cidades era injustificável. Afinal, a pregação de Jesus tinha sido suficientemente clara, revelando as exigências de Deus para aquele povo pecador. E mais, suas palavras haviam sido confirmadas por meio de numerosos milagres. Portanto, só lhes restava dar ouvidos às palavras de Jesus, e se converterem.
As palavras incisivas do Mestre são justificáveis. Sua passagem pela vida das pessoas corresponde a um apelo escatológico, último, dirigido pelo Pai. Rejeitá-lo significa fechar-se à oferta da salvação provinda de Deus. Acolhê-lo é sinal de abertura para o Pai e para a vida eterna propiciada por ele.
Seria admirável se Jesus, vendo alguém colocar-se no caminho da condenação, nada fizesse para demovê-lo desta atitude insensata. Ao falar duro, estava tentando chamar as cidades impenitentes ao bom senso. Bastava ver o que aconteceu com Sodoma e Gomorra, para se darem conta do futuro que teriam pela frente. Insistir na impenitência correspondia a caminhar para o mesmo destino delas.
Como os antigos profetas, Jesus lançou terríveis invectivas contras Corozaim, Betsaida e Cafarnaum, cidades que se recusaram a acolher sua pregação e converter-se de seus pecados. A impenitência destas cidades era injustificável. Afinal, a pregação de Jesus tinha sido suficientemente clara, revelando as exigências de Deus para aquele povo pecador. E mais, suas palavras haviam sido confirmadas por meio de numerosos milagres. Portanto, só lhes restava dar ouvidos às palavras de Jesus, e se converterem.
As palavras incisivas do Mestre são justificáveis. Sua passagem pela vida das pessoas corresponde a um apelo escatológico, último, dirigido pelo Pai. Rejeitá-lo significa fechar-se à oferta da salvação provinda de Deus. Acolhê-lo é sinal de abertura para o Pai e para a vida eterna propiciada por ele.
Seria admirável se Jesus, vendo alguém colocar-se no caminho da condenação, nada fizesse para demovê-lo desta atitude insensata. Ao falar duro, estava tentando chamar as cidades impenitentes ao bom senso. Bastava ver o que aconteceu com Sodoma e Gomorra, para se darem conta do futuro que teriam pela frente. Insistir na impenitência correspondia a caminhar para o mesmo destino delas.
(O comentário do
Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese
Bíblica)
Santo do Dia
São Camilo de
Léllis - 1550-1614 - Fundou a congregação dos
Ministros Camiliano
SÃO CAMILO LELLIS
Camila Compelli e João de Lellis eram já idosos quando o filho foi
anunciado. Ele, um militar de carreira, ficou feliz, embora passasse pouco
tempo em casa. Ela também, mas um pouco constrangida, por causa dos quase
sessenta anos de idade. Do parto difícil, nasceu Camilo, uma criança grande e
saudável, apenas de tamanho acima da média. Ele nasceu no dia 25 de maio de
1550, na pequena Bucchianico, em Chieti, no sul da Itália. Cresceu e viveu ao
lado da mãe, uma boa cristã, que o educou dentro da religião e dos bons
costumes. Ela morreu quando ele tinha treze anos de idade. Camilo não gostava
de estudar e era rebelde. Foi então residir com o pai, que vivia de quartel em
quartel, porque, viciado em jogo, ganhava e perdia tudo o que possuía. Apesar
do péssimo exemplo, era um bom cristão e amava o filho. Percebendo que Camilo,
aos quatorze anos, não sabia nem ler direito, colocou-o para trabalhar como
soldado. O jovem, devido à sua grande estatura e físico atlético, era
requisitado para os trabalhos braçais e nunca passou de soldado, por falta de
instrução. Tinha dezenove anos de idade quando o pai morreu e deixou-lhe como
herança apenas o punhal e a espada. Na ocasião, Camilo já ganhara sua própria
fama, de jogador fanático, briguento e violento, era um rapaz bizarro. Em 1570,
após uma conversa com um frade franciscano, sentiu-se atraído a ingressar na
Ordem, mas foi recusado, porque apresentava uma úlcera no pé. Ele então foi
enviado para o hospital de São Tiago, em Roma, que diagnosticou o tumor
incurável. Sem dinheiro para o tratamento, conseguiu ser internado em troca do
trabalho como servente. Mesmo assim, afundou-se no jogo e foi posto na rua.
Sabendo que o mosteiro dos capuchinhos estava sendo construído, ofereceu-se
como ajudante de pedreiro e foi aceito. O contato com os franciscanos foi fundamental
para sua conversão. Um dia, a caminho do trabalho, teve uma visão celestial,
nunca revelada a ninguém. Estava com vinte e cinco anos de idade, largou o jogo
e pediu para ingressar na Ordem dos Franciscanos. Não conseguiu, por causa de
sua ferida no pé. Mas os franciscanos o ajudaram a ser novamente internado no
hospital de São Tiago, que, passados quatro anos, estava sob a sua direção.
Camilo, já tocado pela graça, dessa vez, além de tratar a eterna ferida passou
a cuidar dos outros enfermos, como voluntário. Mas preferia assistir aos
doentes mais repugnantes e terminais, pois percebeu que os funcionários, apesar
de bem remunerados, abandonavam-nos à própria sorte, deixando-os passar
privações e vexames. Neles, Camilo viu o próprio Cristo e por eles passou a
viver. Em 1584, sob orientação do amigo e contemporâneo, também fundador e
santo, padre Filipe Néri, constituiu uma irmandade de voluntários para cuidar
dos doentes pobres e miseráveis, depois intitulada Congregação dos Ministros
Camilianos. Ainda com a ajuda de Filipe Néri, estudou e vestiu o hábito negro
com a cruz vermelha de sua própria Ordem, pois sua congregação, em 1591,
recebeu a aprovação do Vaticano, sendo elevada à categoria de ordem religiosa.
Eleito para superior, dirigiu por vinte anos sua Ordem dos padres enfermeiros,
dizem que com "mão de ferro" e a determinação militar recebida na
infância e juventude. Depois, os últimos sete anos de vida preferiu ficar
ensinado como os doentes deviam ser tratados e conviver entre eles. Mesmo sofrendo
terríveis dores nos pés, Camilo ia visitar os doentes em casa e, quando
necessário, chegava a carregá-los nas costas para o hospital. Nessa hora,
agradecia a Deus a estatura física que lhe dera. Recebeu o dom da cura pelas
palavras e orações, logo a sua fama de padre milagreiro correu entre os fiéis,
que, ricos e pobres, procuravam sua ajuda. Era um homem muito querido em toda a
Itália, quando morreu em 14 de julho de 1614. Foi canonizado em 1746. São
Camilo de Lellis, em1886, foi declarado Padroeiro dos Enfermos, dos Doentes e
dos Hospitais.
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