quinta-feira, 9 de julho de 2015

bom dia evangelho - 9.julho - quinta-feira

BOM DIA EVANGELHO

 Papa Francisco no encontro com o mundo da escuela e da universidad / Foto: Captura Youtube
QUITO, 08 Jul. 15 / 12:05 pm (ACI).- O Papa Francisco deu um discurso na última terça-feira, 6, na Pontifícia Universidade Católica do Equador com motivo do Encontro com o mundo da escola e da universidade, no qual exortou os jovens e docentes a assumirem seus estudos universitários como um compromisso solidário com os mais necessitados e o cuidado responsável da Criação.
DIA 9 DE JULHO - QUINTA-FEIRA
SANTA PAULINA DE JESUS RELIGIOSA E VIRGEM(BRANCO, PREFÁCIO COMUM OU DAS VIRGENS)

Oração
            Senhor Jesus, dá-me coragem suficiente para levar adiante tua missão, proclamando a chegada do Reino e colocando-me a serviço da vida.

Evangelho (Mateus 10,7-15)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 10 7 "Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo.
8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!
9 Não leveis nem ouro, nem prata, nem dinheiro em vossos cintos,
10 nem mochila para a viagem, nem duas túnicas, nem calçados, nem bastão; pois o operário merece o seu sustento.
11 Nas cidades ou aldeias onde entrardes, informai-vos se há alguém ali digno de vos receber; ficai ali até a vossa partida.
12 Entrando numa casa, saudai-a: ‘Paz a esta casa’.
13 Se aquela casa for digna, descerá sobre ela vossa paz; se, porém, não o for, vosso voto de paz retornará a vós.
14 Se não vos receberem e não ouvirem vossas palavras, quando sairdes daquela casa ou daquela cidade, sacudi até mesmo o pó de vossos pés.
15 Em verdade vos digo: no dia do juízo haverá mais indulgência com Sodoma e Gomorra que com aquela cidade.  Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho
O REINO CHEGOU
            Os discípulos foram enviados com a tarefa de dar continuidade à missão de Jesus. A dupla face do messianismo do Filho de Deus se expressaria no ministério dos apóstolos. Não somente com palavras, mas também com obras, eles se poriam a serviço do Reino.
            Aos apóstolos competia proclamar a chegada do Reino dos Céus, na pessoa de Jesus. De que modo? Deus foi plenamente Senhor da vida de Jesus. Nada nem ninguém jamais o desviou do caminho traçado pelo Pai. Somente ao querer do Pai ele se submeteu. Jamais cedeu a qualquer tipo de tentação. Por isso, o Reino dos Céus se encarnou em sua pessoa e  ação. Este evento deveria ser proclamado a todos os povos.
            Por outro lado, como sucedeu com Jesus, a pregação dos apóstolos encontraria apoio nos milagres realizados por eles. Os quatro milagres apontados relacionam-se com a proteção da vida humana da investida das doenças, da morte e dos espíritos impuros. O ministério apostólico, portanto, estava destinado a colocar-se a serviço da vida. Onde esta fosse defendida, restaurada ou garantida, aí estaria acontecendo o milagre do Reino, cuja presença seria historicamente perceptível.
            A vida de Jesus é o ponto de referência da ação do apóstolo. A fidelidade à missão acontece na medida em que realmente o Filho de Deus continua atuando na pessoa de seus enviados.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutos).

SANTO DO DIA

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus

Hoje comemoramos a santidade de vida da naturalizada brasileira Amábile Lúcia Visintainer que nasceu no ano de 1865 e partiu para a Glória em 1942. Nascida em Vigolo Vattaro (Itália), com apenas 10 anos de idade emigrou com seus pais para o Brasil dirigindo-se para o Estado de Santa Catarina, no sul do país.
Santa Paulina, antes de entrar para a vida consagrada, dedicou-se religiosamente em cuidar de uma senhora com câncer e a partir desta experiência caridosa deu-se a descoberta do Carisma que fora reconhecido em 1895 pelo Bispo de Curitiba, Paraná, com o nome de Filhas da Imaculada Conceição.
Na oração litúrgica da Igreja é pedido a Deus para nós fiéis a virtude do serviço, motivado pelo amor, a qual mais brilhou no coração da virgem Paulina do Coração Agonizante de Jesus.
Santa Paulina, rogai por nós!
TJL@ - Paulinas.org.br – cancaonova.com – acidigital.com – Domtotal.com/liturgia


Nenhum comentário:

Postar um comentário