terça-feira, 7 de julho de 2015

bom dia evangelho - 8.julho

Bom dia evangelho


Foto: ACI Prensa
QUITO, 07 Jul. 15 / 04:16 pm (ACI).- O Papa Francisco presidiu durante esta terça-feira,7, uma Missa com mais de um milhão e meio de fiéis no Parque Bicentenário em Quito, como parte da sua visita apostólica no Equador, na qual que recordou o chamado de Cristo à unidade dentro da sua Igreja, assim como sua identidade evangelizadora.
DIA 8 DE JULHO - QUARTA-FEIRA
XIV SEMANA DO TEMPO COMUM (VERDE – OFÍCIO DO DIA)

Oração do dia
Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e daí aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Mateus 10,1-7)
Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o reino de Deus está chegando! (Mc 1,15).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
.
Naquele tempo, 10 1 Jesus reuniu seus doze discípulos. Conferiu-lhes o poder de expulsar os espíritos imundos e de curar todo mal e toda enfermidade.
2 Eis os nomes dos doze apóstolos: o primeiro, Simão, chamado Pedro; depois André, seu irmão. Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão.
3 Filipe e Bartolomeu. Tomé e Mateus, o publicano. Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu.
4 Simão, o cananeu, e Judas Iscariotes, que foi o traidor.
5 Estes são os Doze que Jesus enviou em missão, após lhes ter dado as seguintes instruções: "Não ireis ao meio dos gentios nem entrareis em Samaria;
6 ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel.
7 Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo".
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho
UM CHAMADO PESSOAL
            A lista do primeiro grupo de apóstolos, escolhidos entre tantas outras pessoas que seguiam Jesus, indica o caráter pessoal da vocação e da missão do discípulo. Quais terão sido os critérios usados pelo Mestre para escolher seus doze apóstolos? Pergunta difícil de ser respondida. Sem dúvida, não foi porque eram pessoas de excelente caráter e firmes na fé. Nem dotadas de alto cabedal de ciência teológica e versadas nas Escrituras. Tampouco provindas da classe alta da sociedade, que gozava de prestígio. Em suma, no âmbito puramente externo, não é possível reconhecer elementos que justifiquem o chamado de homens incultos, pescadores de profissão, originários de uma região cuja fama não era das melhores, cheios de limitações. Aliás, de Judas Iscariotes se diz, logo de saída, que haveria trair o Mestre. Essa falta de predicados desaconselhariam a escolha feita por Jesus.
            Ao longo da história da salvação, Deus serviu-se de meios precários para realizar seu plano. Basta considerar quais foram os grandes personagens da história salvífica, para nos darmos conta de como eram frágeis. Apesar disto, foram instrumentos válidos nas mãos de Deus, pois era ele quem realizava a salvação.
             O mesmo se deu com Jesus. O Reino não se difundiria no mundo devido à alta qualificação de seus colaboradores. Como outrora, Deus continuaria a ser o agente principal da salvação.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor).

Santo do dia

Santo Eugênio, zelava pela salvação das almas

Um dado importante é que de cada três Papas, praticamente, um foi oficialmente declarado santo. Assim aconteceu com Santo Eugênio, que se tornou para a Igreja o homem certo para o tempo devido. Eugênio III nasceu no fim do século XI, em Pisa na Itália e, depois de ordenado, consagrou-se a Deus como sacerdote, até que abandonou todas suas funções para viver como monge.

O grande reformador da vida monástica – São Bernardo – o acolheu a fim de ajudá-lo na busca da santidade, assim como no governo da Igreja, pois inesperadamente o simples monge foi eleito para sucessor na Cátedra de Pedro. A Roma da época sofria com a agitação de Arnaldo de Bréscia, que reclamava instituições municipais com eleições diretas dos senadores, talvez por isso chegou a impedir a ordenação e posse de Eugênio, já que tinha sido eleito pelo Espírito Santo numa instituição de origem divina.
O Papa Eugênio teve muitas dificuldades no governo da Igreja, tanto assim que, teve de sair várias vezes de Roma, mas providencialmente aproveitou para evangelizar em outras locais como Itália e França. Além de promover quatro Concílios e lutar pela restauração dos santos costumes, Santo Eugênio zelou pela salvação das almas, com tanta dedicação, que passou por inúmeros sofrimentos.
Santo Eugênio, rogai por nós!
tjl@ -www.palinas.org.br – Domtotal.com/liturgia –acidigital.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário