segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

bom dia evangelho - 19.janeiro - terça-feira


BOM DIA EVANGELHO

Terça-feira da 2ª semana do Tempo Comum

Santo do dia : Beatos Tiago Sales, presbítero, e Guilherme Saultemouche, religioso, mártires da Eucaristia, +1593,  Beatos José Imbert, João-Nicolau Cordier,Tiago Bonnaud e companheiros, mártires da Revolução Francesa (séc. XVIII),  
S. Canuto, rei, m., +1086,  Santos Mário, Marta e filhos, mm., +270

Foto acima: Damasco, 15 Jan. 16 / 11:30 am (ACI).- As cenas de crianças, homens e mulheres sofrendo de fome na Síria tomaram as redes sociais e a mídia nos últimos dias comovendo o mundo. Em consonância com esta denúncia sobre o drama vivido em algumas cidades deste país, o coordenador internacional para os projetos no Oriente Médio da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), Padre Andrzej Halemba, constatou que a comida se transformou na “arma mais mortal” na guerra civil em curso no país, onde o quilo do arroz chega a cerca de 600 reais.

Oração:  Vinde Senhor Jesus e neste dia, liberta-me de toda angústia e de toda maldade, preenche todos os espaços do meu ser com a tua bondade e a tua sabedoria. Obrigado Senhor Jesus. Amém

Evangelho segundo S. Marcos 2,23-28. 

Cristiãos perseguidos/com FOME- Foto: Flickr European Commission DGECHO (CC-BY-ND-2.0
Passava Jesus através das searas num dia de sábado e os discípulos, enquanto caminhavam, começaram a apanhar espigas.
Disseram-Lhe então os fariseus: «Vê como eles fazem ao sábado o que não é permitido».
Respondeu-lhes Jesus: «Nunca lestes o que fez David, quando teve necessidade e sentiu fome, ele e os seus companheiros?
Entrou na casa de Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, que só os sacerdotes podiam comer, e também os deu aos companheiros».
E acrescentou: «O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado.
Por isso, o Filho do homem é também Senhor do sábado».

Comentário do dia 
Bento XVI, papa de 2005 a 2013 
Exortação apostólica Sacramentum caritatis, 74 (trad © Libreria Editrice Vaticana)
«O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado»
É particularmente urgente no nosso tempo lembrar que o dia do Senhor é também o dia de repouso do trabalho. Desejamos vivamente que isto mesmo seja reconhecido também pela sociedade civil, de modo que se possa ficar livre das obrigações laborais sem ser penalizado por isso. De facto, os cristãos — não sem relação com o significado do sábado na tradição hebraica — viram no dia do Senhor também o dia de repouso da fadiga quotidiana. Isto possui um significado bem preciso, ou seja, constitui uma relativização do trabalho, que tem por finalidade o homem: o trabalho é para o homem e não o homem para o trabalho.

É fácil intuir a tutela que isto oferece ao próprio homem, ficando assim emancipado duma possível forma de escravidão. Como já tive ocasião de afirmar, o trabalho reveste uma importância primária para a realização do homem e o progresso da sociedade; por isso torna-se necessário que aquele seja sempre organizado e realizado no pleno respeito da dignidade humana e ao serviço do bem comum. Ao mesmo tempo, é indispensável que o homem não se deixe escravizar pelo trabalho, que não o idolatre, pretendendo achar nele o sentido último e definitivo da vida. É no dia consagrado a Deus que o homem compreende o sentido da sua existência e também do trabalho.
 São Canuto

Contribuiu para a evangelização tinha sensibilidade com as viúvas, os órfãos e os mais necessitados

São Canuto nasceu no ano de 1040 na Dinamarca. Filho de um rei, era sucessor natural. Mas aconteceu que, pela sua vida de oração, testemunho, caridade e justiça, quando o pai faleceu, muitos moveram-se com artimanhas para colocar seu irmão no trono de maneira injusta. Quanto à sua posição, ele não era apegado ao poder nem o queria para si, então esperou. Depois do falecimento do irmão, ocupou o seu lugar que era de justiça. Homem de Deus, um sinal para o povo, ele contribuiu para a evangelização. Primeiro, com o seu exemplo, pois acreditava que a melhor forma de educar uma nação é o bom exemplo. Ele viveu para sua esposa e para seu filho Carlos, que mais tarde se tornaria também um santo. Pai santo, esposo santo, um governador, um homem de poderes; mas que usou esses poderes para servir, a modelo de Nosso Senhor Jesus Cristo. São Canuto, amado por muitos e odiado também como Nosso Senhor, foi vítima de artimanhas por pessoas fechadas para Deus e para o bem, porque ele tinha muita sensibilidade com as viúvas, os órfãos e os mais necessitados. Nele, batia um coração que se assemelhava ao de Jesus. Como rei, possuiu muitos desafios e, ao perceber os inimigos se armando, participou de uma Eucaristia como era de costume. Nela, ele não só recebeu o Nosso Senhor, mas, em nome de Jesus, perdoou todos os seus inimigos. Foi então assassinado. São Canuto, rogai por nós!

tjl@ - Domtotal.com.br – Evangelhodoquotidiano.com – Vatican.va

Nenhum comentário:

Postar um comentário