Dia Litúrgico: Sexta-feira da 26ª
semana do Tempo Comum
Oração: Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens,
através dos séculos, pela agrada Escritura, e levastes o vosso servo São
Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça
de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. Por Cristo
nosso Senhor. Amém.
Evangelho (Lc 10,13-16)
Naquele tempo, disse Jesus: « Ai de ti, Corazim!
Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidônia se tivessem realizado os milagres
feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento,
vestindo-se de saco e sentando-se sobre a cinza. Pois bem: no dia do
julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. E tu,
Cafarnaum, serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada! Quem vos
escuta, é a mim que está escutando; e quem vos despreza, é a mim que está
desprezando; ora, quem me despreza, está desprezando aquele que me enviou ».
«Quem vos escuta, é a mim que está escutando»
Rev. D. Jordi SOTORRA i Garriga (Sabadell, Barcelona, Espanha)
Hoje, vemos Jesus dirigir o seu olhar para aquelas cidades da
Galiléia que tinham sido a causa das suas preocupações e nas quais Ele tinha
pregado e realizado as obras do Pai. Em nenhum destes locais como Corazim,
Betsaida e Cafarnaum tinha pregado ou feito milagres. A semeadura tinha sido
abundante, mas a colheita não foi boa. Nem Jesus os pode convencer...! Que
mistério o da liberdade humana! Podemos dizer não a Deus... A mensagem
evangélica não se impõe pela força, apenas se oferece e eu posso fechar-me a
ela; posso aceitá-la ou recusa-la. O Senhor respeita totalmente a minha
liberdade. Que responsabilidade a minha!
As expressões de Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!» (Lc 10,13) ao terminar a sua missão apostólica expressam mais sofrimento que condenação. A proximidade ao Reino de Deus não foi para aquelas cidades uma chamada à penitência e à mudança. Jesus reconhece que em Sidônia e em Tiro teriam aproveitado melhor toda a graça dispensada aos galileus.
A decepção de Jesus é maior quando se trata de Cafarnaum. «Serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada!» (Lc 10,15). Aqui tinha Pedro a sua casa e Jesus tinha feito desta cidade o centro da sua pregação. Mais uma vez vemos mais um sentimento de tristeza que uma ameaça com estas palavras. O mesmo poderia dizer de muitas cidades e pessoas da nossa época. Julgam que prosperam quando na realidade estão se afundando.
«Quem vos escuta, é a mim que está escutando» (Lc 10,16). Estas palavras com que o Evangelho termina são uma chamada à conversão e trazem esperança. Se ouvirmos a voz de Jesus ainda estamos a tempo. A conversão consiste em que o amor supere progressivamente o egoísmo na nossa vida, o qual é um trabalho sempre inacabado. São Máximo diz-nos: «Não há nada tão agradável e amado por Deus como o fato dos homens se converterem a Ele com sincero arrependimento».
As expressões de Jesus: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!» (Lc 10,13) ao terminar a sua missão apostólica expressam mais sofrimento que condenação. A proximidade ao Reino de Deus não foi para aquelas cidades uma chamada à penitência e à mudança. Jesus reconhece que em Sidônia e em Tiro teriam aproveitado melhor toda a graça dispensada aos galileus.
A decepção de Jesus é maior quando se trata de Cafarnaum. «Serás elevada até o céu? Até inferno serás rebaixada!» (Lc 10,15). Aqui tinha Pedro a sua casa e Jesus tinha feito desta cidade o centro da sua pregação. Mais uma vez vemos mais um sentimento de tristeza que uma ameaça com estas palavras. O mesmo poderia dizer de muitas cidades e pessoas da nossa época. Julgam que prosperam quando na realidade estão se afundando.
«Quem vos escuta, é a mim que está escutando» (Lc 10,16). Estas palavras com que o Evangelho termina são uma chamada à conversão e trazem esperança. Se ouvirmos a voz de Jesus ainda estamos a tempo. A conversão consiste em que o amor supere progressivamente o egoísmo na nossa vida, o qual é um trabalho sempre inacabado. São Máximo diz-nos: «Não há nada tão agradável e amado por Deus como o fato dos homens se converterem a Ele com sincero arrependimento».
SÃO JERÔNIMO
Jerônimo nasceu em uma família
muito rica na Dalmácia, no ano 347. Com a morte dos pais herdou uma boa fortuna
que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma
inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres
de retórica.
Ele foi batizado pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Passando pela França, conheceu um com monastério e decidiu se retirar para vivenciar a experiência espiritual. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino na Antioquia, em 379, dedicando-se à reflexão, ao estudo e divulgação do Cristianismo.
Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia do grego e do hebraico, para o latim. Neste trabalho ele dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e se tornou oficial no Concílo de Trento.
Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Morreu de velhice no ano 420, em Belém. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos.
Reflexão: Diz-nos um historiador: “Todos acorriam a ele, e cada qual procurava ganhar-lhe a vontade: uns louvavam sua santidade, outros a doutrina, outros sua doçura e trato suave e benigno, e finalmente todos tinham postos os olhos nele como em um espelho de toda virtude, de penitência, e oráculo de sabedoria”. (Pe. Ribadaneira)
(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
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Ele foi batizado pelo papa Libério, já com 25 anos de idade. Passando pela França, conheceu um com monastério e decidiu se retirar para vivenciar a experiência espiritual. Em 375, depois de uma doença, Jerônimo passou ao estudo da Bíblia com renovada paixão. Foi ordenado sacerdote pelo bispo Paulino na Antioquia, em 379, dedicando-se à reflexão, ao estudo e divulgação do Cristianismo.
Voltou para Roma em 382, chamado pelo papa Dâmaso, para ser seu secretário particular. Jerônimo foi incumbido de traduzir a Bíblia do grego e do hebraico, para o latim. Neste trabalho ele dedicou quase toda sua vida. O conjunto final de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se "Vulgata" e se tornou oficial no Concílo de Trento.
Devido a certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, viveu como um monge, continuando seus estudos e trabalhos bíblicos. Morreu de velhice no ano 420, em Belém. Foi declarado padroeiro dos estudos bíblicos.
Reflexão: Diz-nos um historiador: “Todos acorriam a ele, e cada qual procurava ganhar-lhe a vontade: uns louvavam sua santidade, outros a doutrina, outros sua doçura e trato suave e benigno, e finalmente todos tinham postos os olhos nele como em um espelho de toda virtude, de penitência, e oráculo de sabedoria”. (Pe. Ribadaneira)
(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
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