quinta-feira, 17 de novembro de 2016

bom dia evangelho - 18.novembro - 6ª feira

BOM DIA EVANGELHO
18.NOVEMBRO – Ano da Graça do Senhor de 2016
6ª-feira da 33ª Semana do Tempo Comum -Cor: Verde
Pe. Alejandro León com jovens sírios / Foto: Missões Salesianas
MADRI, 17 Nov. 16 / 05:00 pm (ACI).- O Pe. Alejandro León é um missionário salesiano que vive há mais de 13 anos no Oriente Médio e desde 2011 está na Síria, precisamente quando começou a guerra. Assegura que está nesse país em guerra para “ser sinal da misericórdia e do amor de Deus”, embora implique arriscar a própria vida e estar, em muitas ocasiões, perto da morte.

ORAÇÃO 
Pai de bondade e de amor, que escolhestes vosso servo Frediano para testemunhar a fé os povos, dai-nos seguir seus exemplos e viver com fidelidade nossa consagração batismal, levando aos homens e as mulheres vossa palavra de libertação.
Evangelho - Lc 19,45-48
Fizestes da casa de Deus um antro de ladrões.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19,45-48
Naquele tempo:
45 Jesus entrou no Templo 
e começou a expulsar os vendedores.
46 E disse: 'Está escrito:  'Minha casa será casa de oração'.
No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões.'  47 Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo
procuravam modo de matá-lo. 48 Mas não sabiam o que fazer,
porque o povo todo ficava fascinado
quando ouvia Jesus falar.

Palavra da Salvação.

Reflexão - Lc 19, 45-48

Existem muitas pessoas que se vangloriam do fato de participar ativamente da Igreja, possuir ministérios ou ter um cargo importante na comunidade eclesial. Mas infelizmente, existem pessoas que usam do fato da pertença na comunidade para substituir as relações de serviço por relações de poder, para dominar, oprimir, buscar promoção pessoal e desvalorizar as outras pessoas que fazem parte da comunidade. A religião para essas pessoas é uma forma não de adorar ao Deus vivo e verdadeiro, mas sim de promover o culto a si próprio e buscar a satisfação dos seus próprios interesses. A esses diz Jesus: "sofrerão a mais rigorosa condenação".

SANTO DO DIA

SÃO FREDIANO

Frediano teria nascido na Irlanda, numa data desconhecida do século IV. Cristão e monge, o jovem saiu de sua terra natal como peregrino e estudante, com destino à Roma, onde viveu como ermitão. 
A sua vida austera, de trabalho, oração e penitência, somada à sabedoria e cultura, logo se fizeram evidentes. Assim sendo, o clero da região e o povo, decidiram que Frediano era o cidadão mais indicado para ser Bispo. Foi eleito e consagrado Bispo de Luca, em 560. 
Conduziu o rebanho de sua diocese com muito zelo e caridade. Sempre cuidando dos pobres, era incansável, na busca de esmolas para construir asilos, creches, hospitais, igrejas e mosteiros. 
Utilizou toda a ciência que possuía sobre matemática, engenharia, agricultura e hidrografia, para ajudar a população. Uma das mais citadas de suas realizações foi o desvio do curso de um rio que comumente inundava a região. 
O Bispo Frediano morreu no dia 18 de março de 588.
(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)
REFLEXÃO:  Nossa Igreja ofereceu ilustres homens e mulheres para a santificação da humanidade. Dentre eles temos a figura de são Frediano, eremita que foi reconhecido pela sua capacidade de administrar conflitos e incentivar a proclamação da fé. Que o testemunho cristão deste santo inspire-nos a viver fielmente nossa vocação missionária.

tjl@ CNBB.org.br –acidigital.com – a12.com – arqRio.com – evangelli.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário