segunda-feira, 12 de julho de 2010


BOM DIA EVANGELHO
13 de julho de 2010 — Terça-feira
15ª Semana Comum
Formulário do 15º Domingo Comum
(Cor Verde)
Jesus ficou inquieto com a frieza daquelas duas cidades. Diante da mensagem do Reino ali proclamada, que o levou a dizer: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! E não deixa nenhuma dúvida sobre suas palavras, referindo-se a Sodoma e Gomorra, cidades pagãs, que se tivessem ouvido a Palavra teriam se convertido. Olhemos, porém, para nós e perguntemo-nos sobre qual é nossa acolhida, e qual o efeito que a Palavra do evangelho provoca em nós. Pensemos.
Deus nos fala
A fé deve provocar em nós uma grande confiança no Senhor, para que assim vençamos todos os medos e dificuldades. Deus nos dá muitas oportunidades, para que voltemos para Ele e vivamos conforme o evangelho.
Responsório (SALMO 47)
O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
O Senhor estabelece sua cidade para sempre.
Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora é a alegria do universo.
Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.
Pois eis que os reis da terra se aliaram, e todos juntos avançaram; mal a viram, de pavor estremeceram, debandaram perturbados.
Como as dores da mulher sofrendo parto, uma angústia os invadiu; semelhante ao vento leste impetuoso, que despedaça as naus de Társis.
OraçãoPai, que eu seja movido à conversão e à penitência pelo testemunho de Jesus, o qual me atrai para ti.
As cidades que não creram
Evangelho (Mt 11,20-24)
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Ma­teus.
Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.
21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”
Palavra da Salvação. Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Tiro e Sidônia
Concluído o "discurso missionário" em que Mateus reúne várias sentenças de Jesus, seguem-se um julgamento sobre "esta geração" que rejeitou João Batista e Jesus e uma lamentação sobre três cidades. Esta dura lamentação está também em Lucas inserida no envio dos "setenta e dois" em missão. A lamentação não se dirige às grandes cidades helênicas da Galileia, como Séforis e Tiberíades. As cidades imprecadas são de médio porte, sob influência de sinagogas locais. Corazim e Betsaida situavam-se ao norte de Cafarnaum, todas às margens do Mar da Galileia. Cafarnaum é a cidade da residência de Jesus. As cidades comparadas são: Tiro e Sidônia, cidades gentias, na costa norte mediterrânea, e malvistas pelos judeus; Sodoma e Gomorra são cidades-símbolo da corrupção na tradição de Israel, destruídas por castigo divino no Primeiro Testamento. A censura às cidades tem o sentido de censura ao poder político-religioso nelas sediado. Autor: José Raimundo Oliva
Santo Henrique e Cunegundes
Muitos acusam a Idade Média como um tempo de trevas da história, e não tem como não pensar isto se não abrimos os olhos e olhamos para o alto, pois neste lugar é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros Santos e Santas. Henrique e Cunegundes fazem parte deste "lustre", pois viveram uma perfeita harmonia de afetos, projetos e ideais de santidade.Henrique era filho de duque e nasceu num castelo na Alemanha em 973, pertencia a uma família santa e por isso foi educado também por cônegos e mais tarde pelo bispo de Ratisbona; adquirindo assim toda uma especial formação cristã. Conta-se que espiritualmente ele preparou-se intensamente para assumir o trono da Alemanha, mas isto sem saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: "Entre seis"; e com isto interpretou primeiramente que teria seis dias antes de morrer, mas como não aconteceu preparou-se em vista de seis meses e em seguida seis anos, até que por Providência assumir o reinado.No caso de Henrique o adágio de que "por trás de um grande homem está uma grande mulher", funcionou pois casou-se com a princesa de Luxemburgo, Cunegundes que era um mulher de muitas virtudes e inúmeros dons ao ponto ajudar por vinte sete anos seu esposo na organização do império e implantação do Reino de Deus. Com a morte de Henrique II e seu reconhecimento de santidade, Conegundes foi morar num mosteiro, onde cortou o cabelo, vestiu hábito pobre e passou a obedecer suas superioras até ir ao encontro de Henrique no Céu, isto quando tinha 61anos. Sendo assim, ambos morreram sob a coroa de Sacro Romano no Império terrestre e a coroa da glória no Império Celeste.Santo Henrique II e Santa Cunegundes...roguem por nós!

FONTE:
WWW.PAULINAS.ORG.BR - WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR- http://sao-tarcisio.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário