quinta-feira, 22 de julho de 2010




BOM DIA EVANGELHO
21 de julho de 2010 — Quarta-feira
16ª Semana Comum
Formulário do 16º Domingo Comum
(Cor Verde)

Jesus conta-nos a parábola do semeador. As sementes do Reino estão semeadas no chão do mundo. A dificuldade é saber por que elas nasceram aqui e ali, e frutificaram; e a mesma semente não vingou em outros lugares. Mas o semeador fiel não se cansa de semear, mesmo que haja rejeição para acolher a semente da verdade e da vida. Que na fé e na dedicação produzamos frutos abundantes para o Reino de Deus.
Deus nos fala
Todo profeta é chamado e enviado por Deus. Independente do que somos, importa escutar o chamado dele. A Palavra, semente da verdade, é proclamada, e só não produz seus efeitos onde encontra a resistência humana.
SALMO – 70
Minha boca anunciará vossa justiça.
Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!
Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Li­ber­tai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.
Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.
Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensi­nastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.
Oração
Pai, dá-me ouvidos dóceis que me coloquem em comunhão com Jesus, de modo que eu possa deixar-me instruir e me transformar por ele.
Evangelho - Que tipo de terreno sou?
Mt 13,1-9
Naquele mesmo dia Jesus saiu de casa, foi para a beira do lago da Galiléia, sentou-se ali e começou a ensinar. A multidão que se ajuntou em volta dele era tão grande, que ele entrou num barco e sentou-se; e o povo ficou em pé na praia. Jesus usou parábolas para ensinar muitas coisas. Ele disse: - Escutem! Certo homem saiu para semear. Quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, e os passarinhos comeram tudo. Outra parte das sementes caiu num lugar onde havia muitas pedras e pouca terra. As sementes brotaram logo porque a terra não era funda. Mas, quando o sol apareceu, queimou as plantas, e elas secaram porque não tinham raízes. Outras sementes caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Mas as sementes que caíram em terra boa produziram na base de cem, de sessenta e de trinta grãos por um. E Jesus terminou, dizendo: - Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam.
Comentário do Evangelho
Jesus, esclarecedor do mistério do Reino dos CéusAs parábolas, partindo de imagens de fatos da vida comum, por comparações, são elaboradas para a compreensão das palavras de Jesus, movendo os ouvintes a se comprometerem com o projeto do Reino de Deus. Enquanto o Evangelho de Mateus reúne ao todo 22 parábolas, o Evangelho de Marcos reúne apenas 6 e o de Lucas ultrapassa ambos, com 31 parábolas. A parábola de hoje é comum aos três evangelistas. Ela poderia ser mais bem denominada como "parábola dos terrenos", pois o seu núcleo são os diversos terrenos nos quais cai a semente, nos quais o leitor deve procurar sua identificação. Com esta parábola do semeador, Mateus inicia um bloco de sete, dando ao conjunto a forma de um discurso de Jesus, esclarecedor do mistério do Reino dos Céus. Depois da parábola, vem a explicação do porquê falar em parábolas (Mt 13,10-17), e, em seguida, a explicação detalhada de seu significado. Autor: José Raimundo Oliva
A igreja celebra hoje
Cláudio de Troyes, Daniel, Lorenço de Brindise, Jucundina, Paxedes, João da Síria
São Cláudio de Troyes
Era um soldado romano do exército de Aurelius. Recebeu Santa Julia de Troyes como escrava e espólio de guerra (muito comum naquela época). Ela o converteu ao cristianismo e mais tarde ele foi preso junto com São Jucundinus e Santa Julia que foram torturados para renegarem a sua fé. Como não o fizessem, foram duramente martirizados publicamente durante as perseguições do Imperador Aurelius.
Como, milagrosamente, não parecia sofrer durante o martírio e continuava a cantar hinos de louvor a Jesus o proconsul encarregado do martírio, furioso mandou que fosse decapitado em Troyes, Gaul ( hoje França) e suas relíquias estão guardada no Convento de Jouarre, França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário