quinta-feira, 1 de julho de 2010


BOM DIA EVANGELHO
2 de julho de 2010 — Sexta-feira
13ª Semana Comum
Sagrado Coração de Jesus – 6
(Cor Branca)

O outro nome para o amor é a misericórdia. Ela gera a vida em cada pessoa; e se maior é sua miséria, maior é a misericórdia divina para com ela. Por isso, Jesus vem dizer-nos em seu evangelho: “Quero misericórdia e não sacrifício”. Para quem não compreendeu a justiça divina, a atitude de Jesus de sentar-se à mesa com os pecadores causa estranheza, dúvida, interrogação. E é o Coração de Jesus sinal vivo e transparente deste amor de Deus por nossa humanidade.
Deus nos fala
A ganância faz dos pobres uma mercadoria, um objeto de lucro. Por isso não escutar o profeta é não escutar a Deus. Jesus perdoa, muda os pensamentos e transforma o pecador. Libertando-o da escravidão leva-o à liberdade do seguimento.

Oração
Obrigado, Senhor, pelo dom do meu batismo, por meio desse sacramento recebi o grande dom da fé. Concede-me cuidar e aumentar minha fé em Ti, de maneira que seja ela que ilumine minha vida em todo momento e circunstância.

Responsório (Salmo 118)
O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
O homem não vive somente de pão, mas de toda a palavra da boca de Deus.
Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus! De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!
Minha alma se consome o tempo todo em desejar as vossas justas decisões. Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.
Como anseio pelos vossos mandamentos! Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo! Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

Aclamação (Mt 11,28)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.

Evangelho (Mt 9,9-13)
O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Mateus.
Justiça e misericórdia
· 9 Saindo daí, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e lhe disse: «Siga-me!» Ele se levantou, e seguiu a Jesus. 10 Estando Jesus à mesa em casa de Mateus, muitos cobradores de impostos e pecadores foram e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11 Alguns fariseus viram isso, e perguntaram aos discípulos: «Por que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e os pecadores?» 12 Jesus ouviu a pergunta e respondeu: «As pessoas que têm saúde não precisam de médico, mas só as que estão doentes. 13 Aprendam, pois, o que significa: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’. Porque eu não vim para chamar justos, e sim pecadores.»* 9-13: Cf. nota em Mc 2,13-17. Com a citação de Oséias 6,6, Mateus esclarece o sentido da missão de Jesus: a justiça do Reino é inseparável da misericórdia. # Bíblia Sagrada - Edição Pastoral .
Palavra da Salvação. -Glória a vós, Senhor.

Comentário do Evangelho
Jesus, com sua prática, revela o projeto do Pai
Junto ao Mar da Galileia, em Cafarnaum, Jesus já havia chamado os quatro primeiros discípulos, que eram humildes pescadores (cf.30 nov.). Jesus se dirige, agora, ao publicano Mateus (Levi). Esta narrativa do chamado de Mateus realça a proposta de Jesus de abertura e acolhimento aos excluídos pelo Judaísmo. Nela, podemos perceber também os três círculos de proximidade a Jesus. Do lado de fora estão os fariseus, que rejeitam e são agressivos em relação a Jesus. Em um círculo intermediário estão os publicanos e pecadores (multidão), excluídos e esperançosos, que são tocados pelas palavras de Jesus e aproximam-se dele. E o círculo dos discípulos, que tomam posição decidida no seguimento de Jesus. O Judaísmo repudiava qualquer convívio com os excluídos, particularmente a refeição comum com eles. Jesus, com sua prática, revela o projeto do Pai, o Reino de misericórdia, onde a vida é promovida. Opõe-se à sociedade financeira de mercado e lucro, que exige o sacrifício dos excluídos para progredir. (Autor: José Raimundo Oliva)

A igreja celebra hoje
São Bernardino Realino

Diante da vida do santo de hoje, poderíamos afirmar que nada tinha para chegar aos altares, até que passou a ter tudo, pois decidiu-se por Jesus. São Bernardino Realino nasceu em Capri, frente a Nápoles, em 1530, numa nobre família que o promoveu para os estudos de Direito, o qual formado passou a exercer com sucesso em Nápolis.Como pedia o costume da época o jovem e agitado Bernardino andava armado com um punhal, até que diante de um desentendimento feriu gravemente um adversário, e por isso fugindo de complicações jurídicas e vingança foi do Sul para o Norte da Itália. Ao entrar na carreira política e administrativa São Bernardino Realino com muito êxito progrediu chegando a ser prefeito em muitas cidades, até Jesus passar em sua vida na pessoa de um Santo Sacerdote Jesuíta, que o falou sobre a riqueza da vida cristã e seus deveres, desta maneira Bernardino começou a rezar com empenho o Santo Terço que o arrancou de todo indiferentismo religioso.Durante sua linda caminhada de fé e testemunho, renunciou tudo e entrou com 35 anos na Companhia de Jesus e encaminhou-se ao Sacerdócio que exerceu na cidade de Lecce. Como exemplo do Rebanho e reflexo do Bom Pastor, São Bernardino no confissionário, pregação e direção espiritual salvava almas para Deus e com Deus que o levou para o Céu com 86 anos.São Bernardino...rogai por nós!
tjl@ - http://odiadossantos.carissimus.com/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário