Bom dia Evangelho
Segunda-feira, 26 de julho-ano C
Santa Ana e São Joaquim-avós de Cristo-Século I
Oração
Pai, dobra a dureza do meu coração que me impede de ouvir e compreender a palavra de teu Filho. Faze-me penetrar nos mistérios do Reino escondido nas parábolas.
Evangelho
Evangelho
Ver e ouvir Jesus -Mt 13,16-17
Jesus continuou, dizendo: - Mas vocês, como são felizes! Pois os seus olhos vêem, e os seus ouvidos ouvem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: muitos profetas e muitas outras pessoas do povo de Deus gostariam de ver o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.
Comentário do Evangelho
Comentário do Evangelho
"Se compreenderdes, sereis bem-aventurados"
Várias vezes encontramos nos Evangelhos a proclamação de bem-aventuranças (makarioi: bem-aventurados, às vezes traduzido simplesmente por felizes). São conhecidas as bem-aventuranças do início do Sermão da Montanha, em Mateus (5,3-11), e do sermão da planície, em Lucas (6,20-22). Outras podem ser lembradas: "Bem-aventurado aquele que não se escandalizar por causa de mim!" (Mt 11,6; Lc 7,23); "Bem-aventurados, antes, os que ouvem a Palavra de Deus e a observam" (Lc 11,28); "Se compreenderdes isso e o praticardes, sereis bem-aventurados" (Jo 13,17); "Bem-aventurados sois, se sofreis injúrias por causa do nome do Cristo" (1Pd 4,14). A bem-aventurança não é a promessa de uma recompensa a uma ação que se propõe. A bem-aventurança é a confirmação de um estado de felicidade em que se vive, na prática de ações em conformidade com a vontade de Deus. Os discípulos que usufruem a presença de Jesus, aos quais está sendo revelada a proposta do Reino, são bem-aventurados. Eles veem Jesus e ouvem as suas palavras - coisas que muitos profetas e justos gostariam de ter visto e ouvido. há tempo para tudo. No tempo da encarnação os primeiros discípulos gozaram desta bem-aventurança. Porém, terminado o ministério de Jesus na história, são "bem-aventurados os que não viram e creram!" (Jo 20,29). Joaquim e Ana, pai e mãe de Maria segundo a tradição, são bem-aventurados por sua filha.
Autor: José Raimundo Oliva
Autor: José Raimundo Oliva
A igreja celebra hoje 26/7/010
26 de julhoSanta Ana e São Joaquim
Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do messias, como previam as sagradas profecias. Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha de dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim ele o desejasse. Por isso a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal. Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias. No Evangelho, Jesus disse: "Dos frutos conhecereis a planta". Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de sua ação. Maria, ao nascer no dia 8 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus. A princípio, apenas santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também são Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.
tjl@ - http://www.tarcisio.blogger.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário