quarta-feira, 11 de maio de 2011

BOM DIA EVANGELHO
12 de maio de 2011 — Quinta-feira
3ª Semana da Páscoa
(Pref. Pascal, Cor Branca)
Festa da Igreja : Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia
Santo do dia : Santos Nereu e Aquiles (ou Aquileu), mártires, séc. III, Beata Joana de Portugal, virgem, +1490, S. Pancrácio, mártir, +304

Jesus continua dizendo-nos: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai”. Reunidos na Comunidade manifestamos nossa fé no Cristo, e temos certeza que é Ele quem nos atrai para bem junto dele. Nele temos a vida e a redenção. Longe dele a vida perde seu sentido. É Deus quem nos plenifica em seu amor, intensamente dado a nós por Jesus. O maná do deserto matou apenas a fome, mas o Pão da vida eterna perpetua nossa vida. Acolhemos essa verdade na fé. Hoje pedimos por todos os Enfermeiros que se dedicam em favor da vida, pois celebramos o Dia Mundial da Enfermagem.

Oração
Espírito de docilidade ao Pai, reforça minha disposição para acolher os ensinamentos divinos e colocar-me, resolutamente, na busca do Ressuscitado.

Deus nos fala
A fé nasce da escuta da Palavra de Deus; por isso, é preciso anunciá-la com ardor, para que o ouvinte se convença de sua verdade. Jesus é para nossa humanidade o pão descido do céu, e nele todos podem conhecer o Pai.

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu"
Evangelho segundo S. João 6,44-51
.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não atrair; e Eu hei-de ressuscitá-lo no último dia.
Está escrito nos profetas: E todos serão ensinados por Deus. Todo aquele que escutou o ensinamento que vem do Pai e o entendeu vem a mim.
Não é que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que tem a sua origem em Deus: esse é que viu o Pai.
Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê tem a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
Os vossos pais comeram o maná no deserto, mas morreram.
Este é o pão que desce do Céu; se alguém comer dele, não morrerá.
Eu sou o pão vivo, o que desceu do Céu: se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, pela vida do mundo.»

COMENTANDO O EVANGELHO NSJC
Santa Teresinha do Menino Jesus (1873-1897), carmelita, doutora da Igreja
Manuscritos Autobiográficos C (Livraria Apostolado da Imprensa, Porto 1959, pp. 315-316)

«Ninguém pode vir a Mim, se o Pai que Me enviou o não atrair»
Minha Madre, creio que é necessário dar-vos ainda algumas explicações sobre a passagem do Cântico dos cânticos: «Arrasta-me atrás de ti. Corramos!» (cf Ct 1,4) [...] «Ninguém [disse Jesus] pode vir a Mim, se Meu Pai que Me enviou o não atrair». Em seguida, [...] ensina-nos que basta bater, para que abram, procurar para encontrar e estender humildemente a mão para receber o que se pede (Lc 11,9ss.). Diz-nos ainda que tudo o que se pede a Seu Pai em Seu nome Ele o concede (Jo 16,23). [...]
Que vem a ser pedir para ser «atraído», senão unir-se de maneira íntima ao objecto que seduz o coração? Se o fogo e o ferro tivessem razão e este último dissesse ao outro: «Atrai-me», não provaria acaso que deseja identificar-se com o fogo de maneira que ele o penetre e o embeba da sua substância ardente e pareça não fazer senão uma só coisa com ele? Madre minha querida, eis a minha oração, peço a Jesus que me atraia para as chamas do Seu amor, que me una estreitamente a Si, que viva e opere em mim. Sinto que quanto mais o fogo do amor me abrasar o coração, tanto mais direi: «Atraí-me», tanto mais também as almas que se aproximarem de mim (pobre pedacinho de ferro inútil, se me afastasse da fogueira divina), tanto mais estas almas correrão com rapidez ao odor dos perfumes do seu Bem-Amado, porque a alma abrasada de amor não pode continuar inactiva: sem dúvida mantém-se como Santa Madalena aos pés de Jesus, escutando a Sua palavra doce e inflamada. Parecendo não dar nada, dá muito mais do que Marta (Lc 10,39ss.).

A IGREJA CELEBRA HOJE
São Pancrácio
As catacumbas romanas atraem devotos e turistas de todo o mundo. Ali estão enterrados os santos dos primeiros anos do catolicismo. Entre eles, do adolescente Pancrácio, com as inscrições confirmando o seu martírio.
Pancrácio nasceu em Roma, filho de pais cristãos, nobres, ricos e amigos do imperador Diocleciano. Órfão, ainda muito criança foi morar com um tio chamado Dionísio. Com o seu apoio conseguiu estudar em Roma, indo morar na mesma casa onde fazia seu retiro o papa Marcelino, que respeitava Pancrácio por sua modéstia, doçura, piedade e profunda fé.
Mas como a perseguição de Diocleciano não dava tréguas a cristão nenhum, Pancrácio, então com catorze anos de idade, e seu tio Dionísio foram denunciados e levados a júri.
O tio foi imediatamente morto. Pancrácio ainda mereceu uma certa consideração do imperador. Afinal, estava na flor da idade e era filho de alguém que havia sido seu amigo. Diocleciano tentou envolver Pancrácio com promessas, astúcias e, finalmente, ameaças. Nada deu resultado. Como o adolescente respondia a tudo afirmando que não temia a morte, pois a levaria direto a Deus, o imperador perdeu a paciência e mandou logo decapitá-lo. Era o dia 12 de maio de 304.
O seu túmulo se encontra numa das estradas mais famosas de Roma, a Via Aurélia, no cemitério de Ottavilla, onde, no século VI, o papa Símaco mandou erguer uma igreja em sua homenagem, existente até hoje. Há muitas outras igrejas em louvor a são Pancrácio na Itália, França, Inglaterra e Espanha, onde seu culto se difundiu. A ele também foram dedicados os mosteiros de Roma, fundado por são Gregório Magno, e o de Londres, fundado por santo Agostinho de Canterbury.
A fama de santidade de são Pancrácio se espalhou e sua devoção é muito intensa até hoje. Ele é o padroeiro dos enfermos na Itália, padroeiro dos trabalhadores na Espanha e padroeiro da Juventude da Ação Católica na América Latina.

TJL@ -WWW.PAULINAS.ORG.BR –WWW.ACIDIGITAL.COM -

Cardeal Raymundo Damasceno eleito presidente da CNBB
BRASILIA, 10 Mai. 11 (ACI) .- Após as eleições realizadas na sua última 49ª assembléia geral reunida em Aparecida, a CNBB tem uma nova presidência. O Cardeal arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis foi eleito na segunda-feira (9) como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Já o arcebispo de São Luís (MA), Dom José Belisário da Silva é agora o novo vice-presidente da entidade que terá a Dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo da Prelazia de São Félix da Araguaia (RS),como novo secretário-geral.
NOTÍCIA COMPLETA – WWW.ACIDIGITAL.COM
http://www.portaldaigreja.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário