quinta-feira, 26 de maio de 2011


BOM DIA EVANGELHO
25 de maio de 2011 — Quarta-feira
5ª Semana da Páscoa
(Pref. Pascal, Cor Branca)

Deus está sempre de braços abertos para nos acolher, e acalenta-nos em sua ternura divina. Por isso, Jesus não hesita em nos dizer que Ele é “a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor”. A vida do Pai chega até nós por seu Filho Jesus. A videira, o povo eleito do Senhor, não pode produzir uvas azedas, a infidelidade, pois se estamos ligados a esse tronco divino, o povo eleito só pode produzir frutos de misericórdia, de bondade, de conversão. O Tempo Pascal deve conduzir-nos à bela seara do Senhor.
oração
Pai, reforça minha união com teu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que esperas de mim.
Santo do dia : S. Beda, o Venerável, Doutor da Igreja, +735, São Gregório VII, papa, +1085, Santa Maria Madalena de Pazzi, virgem, +1607

Livro de Salmos 122(121),1-2.3-4a.4b-5.
Que alegria, quando me disseram: «Vamos para a casa do SENHOR!»
Os nossos pés detêm-se às tuas portas, ó Jerusalém!
Jerusalém, cidade bem construída, harmoniosamente edificada.
Para lá sobem as tribos, as tribos do SENHOR, segundo o costume de Israel, para louvar o nome do SENHOR.
Nela estão os tribunais da justiça, os tribunais da casa de David.
Deus nos fala
Os ritos e as fórmulas servem para nos orientar, mas não têm fim em si mesmos, pois o principal é acolher a salvação que Cristo nos ofertou. A imagem da videira empregada por Jesus é a do povo eleito, que necessita deixar-se amoldar pela verdade do Reino.

EVANGELHO

Jo 15,1-8
Quem está unido a Jesus produz frutos
-* 1 «Eu sou a verdadeira videira, e meu Pai é o agricultor. 2 Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. 3 Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. 4 Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. 5 Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. 6 Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo, e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.»
* 15,1-6: A comunidade cristã não é uma instituição, mas uma participação na vida de Jesus. Unido a Jesus, cada membro é chamado a testemunhá-lo, colocando a comunidade em contínua expansão e crescimento.
* 7-17: O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida. Bíblia Sagrada - Edição Pastoral
Comentário ao Evangelho do dia feito por :
São Francisco Xavier (1506-1552), missionário jesuíta
Carta de 5/11/1549, n.º 90, 34-36
«Sem Mim, nada podeis fazer»

Que ninguém alimente a ilusão de pensar distinguir-se nas coisas grandes, se de antemão não se distinguir nas coisas simples. Crede que há muitas espécies de fervor, ou melhor, de tentações. [...] Alguns, para não terem de renunciar à própria vontade levando a cabo o que lhes dita a obediência, almejam fazer coisas mais importantes sem reparar que, se não possuem a virtude das pequenas coisas, ainda menos possuirão a das grandes. Com efeito, ao lançarem-se em coisas insignes e difíceis com fraco espírito de abnegação e grandeza de alma, dão por si a confundir zelo com tentação, por já não terem forças que cheguem. [...]
Digo-vos tudo isto não para que afasteis o vosso coração de empreendimentos árduos que, por sua vez, vos darão azo a que vos distingais como grandes servos de Deus e assim possais ser relembrados pelos vossos sucessores, mas apenas para que, nas pequenas coisas, vos mostreis grandes, progredindo no conhecimento das tentações e do vosso próprio valor, e desse modo coloqueis todo o vosso ânimo em Deus. Se assim perseverardes, não duvido de que crescereis continuamente em humildade e vida interior, e assim dareis muito fruto noutras almas, vivendo em paz e segurança onde quer que vos encontreis.
A IGREJA CELEBRA HOJE
Santa Maria Madalena de Pazzi
Nasceu em Florença, Itália em 1566 de uma família distinta e foi batizada com o nome de Catherine. Foi educada no Convento de São João em Florença Ela foi compelida a casar-se pelo seu pai, mas recusou-se e com a idade de 16 anos ela entrou para a Ordem das Carmelitas Descalças no Convento de Santa Maria do Anjos, em Florença, em 1582. Quando ela recebeu o hábito ela escolheu o nome de Maria Madalena.
Ela ocupou vários cargos no convento e era extremamente capaz e eventualmente tornou-se a Madre Superiora. Seriamente doente, ela experimentou vários êxtases. Após recupera sua saúde ela praticava extrema mortificações e experimentou anos de forte consolação espiritual e suas irmãs copiavam o que ela dizia durante os êxtases e as Atas desses êxtases foram mais tarde publicados. Eles guardam o espirito da beleza de sua vida.
Maria Madalena encontrou sua vocação na reforma da de todos os estados da vida da Igreja para a conversão de todos os homens. Ela acreditava que o sofrimento levaria a um profundo plano espiritual e ajudaria a salvar uma alma. Maria Madalena tem a reputação de ter o dom da profecia, ler as mentes e fez varias curas milagrosas durante a sua vida. Morreu em 25 de maio de 1607.
Ela foi canonizada em 1669 pelo Papa Clemente IX.
Ela é mostrada na arte litúrgica da Igreja com os 1)Instrumentos da Paixão ajoelhada diante da Santa Trindade; 2)Cristo a coroando com três coroas de espinhos e a Virgem dando a ela rosas.
Ela é ainda é mostrada: 3) recebendo o Sagrado Sacramento de Jesus. 4)recebendo o véu branco da Virgem Maria 5)sendo presenteada com o anel por Jesus 6)coroada com espinhos e abraçando a cruz 7) com chamas saindo do seu peito.
Sua festa é celebrada no dia 25 de maio junto com Santa Maria Madalena de Sophie Barat .
=TJL@-WWW.ACIDIGITAL.COM-WWW.PAULINAS.ORG.BR- WWW.PADREMARCELOROSSI.COM.BR - WWW.MUNDOCATOLICO.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário