quinta-feira, 26 de maio de 2011


BOM DIA EVANGELHO
26 de maio de 2011 — Quinta-feira
São Filipe Néri
(Presb. Mem. Pref. Pascal ou Pastores, Cor Branca)
"Ensine cedo aos teus filhos que o pão dos homem é feito para ser dividido."

São Felipe Néri, de gênio otimista e alegre, embora vigoroso, nasceu em 1515. Trilhou sem demora os caminhos da santidade. Quando de sua estada em Roma para os estudos, amadureceu sua vocação ao sacerdócio nas associações e na assistência aos pobres e aos peregrinos. Atraiu jovens que aspiravam a uma vida religiosa intensa. Em certo momento de sua vida, vendeu seus bens e transformou-os em benefícios para os pobres. Tinha como lema: “Pecados e melancolia estejam longe de minha casa”. Morreu em 1595.
Livro de Salmos 96(95),1-2a.2b-3.10.
Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, terra inteira!
Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome, proclamai, dia após dia, a sua salvação.
Anunciai aos pagãos a sua glória e a todos os povos, as suas maravilhas.
Proclamai entre os povos: "O Senhor é rei!" Por isso, a terra está firme, não vacila; Deus governa os povos com equidade.
ORAÇÃO
Pai, completa a alegria que o Espírito Santo faz brotar em mim, pois estou disposto a permanecer unido a ti e a teu Filho, e a ser fiel aos teus mandamentos, apesar das adversidades.
Deus nos fala
A conversão é sempre fruto da graça de Deus, e ninguém tem maior atenção ou privilégio porque é mais observador da Lei. O convite de Jesus é sempre para nosso próprio bem: Permanecer em seu amor, guardar seus mandamentos.

EVANGELHO
Jesus nos oferece a alegria
Jo 15,9-11
Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.


COMENTANDO O EVANGELHO
Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Jesus, The Word to Be Spoken, cap.12
«Manifestei-vos estas coisas, para que [...] a vossa alegria seja completa»
A alegria é para nós uma necessidade e uma força, até fisicamente. Aquelas irmãs que cultivam o espírito de alegria não sentem tanto o cansaço e estão sempre prontas a fazer o bem. Plena de alegria, uma irmã prega sem pregar. Uma irmã alegre é como o raio de sol do amor de Deus, a esperança de uma alegria eterna, a chama de um amor que queima.
A alegria é uma das melhores garantias contra a tentação. O diabo carrega em si pó e lama, que lança sobre nós, para tal aproveitando todas as ocasiões. Um coração alegre sabe proteger-se disso.
A igreja celebra hoje
São Filipe Néri
1515-1595
Fundou a Congregação
dos Padres do Oratório
"Contanto que os meninos não pratiquem o mal, eu ficaria contente até se eles me quebrassem paus na cabeça." Há maior boa vontade em colocar no caminho correto as crianças abandonadas do que nessa disposição? A frase bem-humorada é de Filipe Néri, que assim respondia quando reclamavam do barulho que seus pequenos abandonados faziam, enquanto aprendiam com ele ensinamentos religiosos e sociais.

Nascido em Florença, Itália, em 21 de julho de 1515, Filipe Rômolo Néri pertencia a uma família rica: o pai, Francisco, era tabelião e a mãe, Lucrécia, morreu cedo. Junto com a irmã Elisabete, foi educado pela madrasta. Filipe, na infância, surpreendia pela alegria, bondade, lealdade e inteligência, virtudes que ele soube cultivar até o fim da vida. Cresceu na sua terra natal, estudando e trabalhando com o pai, sem demonstrar uma vocação maior, mesmo freqüentando regularmente a igreja.

Aos dezoito anos foi para São Germano, trabalhar com um tio comerciante, mas não se adaptou. Em 1535, aceitou o convite para ser o tutor dos filhos de uma nobre e rica família, estabelecida em Roma. Nessa cidade foi estudar com os agostinianos, filosofia e teologia, diplomando-se em ambas com louvor. No tempo livre praticava a caridade junto aos pobres e necessitados, atividade que exercia com muito entusiasmo e alegria, principalmente com os pequenos órfãos de filiação ou de moral.

Filipe começou a chamar a atenção do seu confessor, que lhe pediu ajuda para fundar a Confraternidade da Santíssima Trindade, para assistir os pobres e peregrinos doentes. Três anos depois, aos trinta e seis anos de idade, ele se consagrou sacerdote, sendo designado para a igreja de São Jerônimo da Caridade.

Tão grande era a sua consciência dos problemas da comunidade que formou um grupo de religiosos e leigos para discutir os problemas, rezar, cantar e estudar o Evangelho. A iniciativa deu tão certo que depois o grupo, de tão numeroso, passou à Congregação de Padres do Oratório, uma ordem secular sem vínculos de votos.

Filipe se preocupou somente com a integração das minorias e a educação dos meninos de rua. Tudo o que fez no seu apostolado foi nessa direção, até mesmo utilizar sua vasta e sólida cultura para promover o estudo eclesiástico. Com seu exemplo e orientação, encaminhou e orientou vários sacerdotes que se destacaram na história da Igreja e depois foram inscritos no livro dos santos.

Mas somente quando completou setenta e cinco anos passou a dedicar-se totalmente ao ministério do confessionário e à direção espiritual. Viveu assim até morrer, no dia 26 de maio de 1595. São Filipe Néri é chamado, até hoje, de "santo da alegria e da caridade".
tjl@ - www.paulinas.org.br- www.acidigital.com -hhttp://www.portaldaigreja.com/


Publicação: 25/05/2011 13:41 Atualização:
A presidente Dilma Rousseff determinou nesta quarta-feira (25/5) a suspensão da distribuição do kit anti-homofobia nas escolas públicas de todo o país. O material estava sendo preparado pelo Ministério da Educação.
Hoje pela manhã, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, se reuniu, à mando da presidente, com representantes das bancadas católicas e evangélicas do Congresso Nacional para tratar o assunto, em que ficou definido a não distribuição do material. Os deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) e Lincoln Portela (MG) participaram do encontro.
Segundo o ministro Gilberto Carvalho, a presidente Dilma só tomou conhecimento do conteúdo do material na noite de ontem e não teria gostado do que viu, por isso decidiu suspender a sua distribuição. O governo garantiu que todo o material está suspenso, inclusive o polêmico vídeo preparado por uma ONG, que trata sobre transexualidade, bissexualidade e homossexualismo.
TJL@26052011-0938LT

Nenhum comentário:

Postar um comentário