terça-feira, 2 de agosto de 2011


Leituras do dia

Desde seus primórdios, a Igreja cristã propôs a seus fiéis ritmos de oração destinados a uma progressão contínua. Assim, o Ano Litúrgico revive em nós a realidade do Mistério de Cristo.
O Ano Litúrgico é, portanto, um calendário religioso que contém as datas dos acontecimentos da História da Salvação.
De acordo com esse calendário religioso, ANEXO abaixo/leia a leitura proposta pela Igreja para o dia de hoje 02 DE AGOSTO DE 2011.
TJL@02082011-0835LT



BOM DIA EVANGELHO
Dia 02 de Agosto — Terça-feira
18ª Semana Comum -(Sto. Eusébio e S. Pedro Julião – Mem. Fac.)
Formulário do 18º Domingo Comum -(Cor Verde)

Nossa fé não pode ficar paralisada nos momentos de crise ou de insegurança. É necessária a confiança no Senhor, em qualquer situação que estejamos vivendo. Certamente precisamos pedir o auxílio da graça de Cristo, como fez Pedro: “Senhor, salva-me!” Jesus, porém, deixa bem claro que é preciso crescer na confiança e na fé, mesmo que tenhamos de enfrentar as águas agitadas da vida. Manifestemos, pois com alegria nossa fé no Senhor que nos salva.
Rezar Cantando
Oração
Pai, aproxima-me de Jesus de quem brota a salvação e a vida, para que eu possa ser curado do egoísmo que me impede de fazer o bem ao próximo

Livro de Salmos 51(50),3-4.5-6a.6bc-7.12-13.
Tem compaixão de mim, ó Deus, pela tua bondade;
pela tua grande misericórdia, apaga o meu pecado.
Lava-me de toda a iniquidade; purifica-me dos meus delitos.
Reconheço as minhas culpas e tenho sempre diante de mim os meus pecados.
Contra ti pequei, só contra ti, fiz o mal diante dos teus olhos;
Por isso é justa a tua sentença e recto o teu julgamento.
Eis que nasci na culpa e a minha mãe concebeu-me em pecado.
Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova e dá firmeza ao meu espírito.
Não me afastes da tua presença, nem me prives do teu santo espírito!

Deus nos fala
A Palavra de Deus que agora ouviremos tem muito a dizer-nos pessoalmente e a nossa Comunidade. Caminhar ao encontro de Cristo exige fé, confiança e constância. Assim devemos ser nós e cada Comunidade cristã.

EVANGELHO

O que é puro? Mt 15,1-2.10-14

Alguns fariseus e escribas vindos de Jerusalém dirigiram-se a Jesus perguntando: "Por que os teus discípulos desobedecem à tradição dos antigos? Eles não lavam as mãos quando vão comer!". Jesus chamou a multidão e disse: "Escutai e compreendei. O que torna alguém impuro não é o que entra pela boca, mas o que sai da boca, isso é que o torna impuro". Então os discípulos se aproximaram e disseram-lhe: "Sabes que os fariseus ficaram indignados ao ouvir as tuas palavras?" Ele respondeu: "Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-os! São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois caem no buraco".


Comentário do Evangelho
O Projeto de Jesus é diferente
Uma das características dominantes nas narrativas dos evangelhos é o registro da contradição entre a mensagem de Jesus e a tradicional mensagem dos chefes religiosos de Israel, particularmente representados pelos fariseus e escribas. Tal contradição, levantada por Jesus será o principal motivo para sua perseguição e morte. Mateus, no Sermão da Montanha já caracterizara esta contradição na sucessiva fala de Jesus, sempre com a introdução: "Ouviste o que foi dito aos antigos... eu porém vos digo...". Ao infringir a observância dos sábados e, agora, ao descartar os critérios legais de pureza, Jesus atinge e remove alguns dos principais fundamentos da doutrina da Lei. A reação imediata suscitada entre os chefes religiosos é de indignação, para, em seguida, passar ao projeto da morte de Jesus. A planta plantada pelo Pai é aquela que dá frutos de amor e misericórdia, na liberdade dos filhos de Deus que se empenham na construção de um mundo de justiça e paz. F: José Raimundo Oliva

Santo do dia : Santo Eusébio de Vercelli, bispo, +370, Beato Pedro Fabro, presbítero, +1564, S. Pedro Julião Eymard, presbítero, +1868, Beato João de Rieti, religioso, eremita, +1350, Beata Joana de Aza, mãe de S. Domingos, +1190, S. Gaudêncio de Évora, mártir, séc. II?
São Euzébio de Vercelli
Nasceu na Sardenha em 283 e morreu em Vercelli na Itália em agosto de 371. Sua festa era comemorada no dia 16 de dezembro, dia que foi consagrado bispo.
Euzébio era filho de um mártir que morreu no calabouço. Sua mãe o levou e sua irmã para Roma onde Euzébio foi criado, educado e eventualmente ordenado. Ele serviu em Vercelli com tanto sucesso que foi eleito em 340 pelo clero e pelo povo bispo. Ele foi o primeiro bispo de Vercelli que é conhecido pelo nome. Durante seus 26 anos de episcopado consagrou primeira catedral de Vercelli. Ele decidiu que o modo de ter uma vida de oração era viver com alguns dos seus colegas em uma comunidade de monges. Ele foi o primeiro no Oeste a combinar a vida monástica com a vida paroquial, um exemplo logo seguido por Santo Agostinho.
Em 354 o Papa Libério indicou Euzébio para convencer o Imperador Constantino a fazer uma assembléia e um Consilho de modo a resolver as diferenças entre os católicos e os arianos. Ele teve sucesso e o Consilho teve lugar em Milão em 355.Embora os prelados católicos eram em maior numero Euzébio sentiu que eles queriam vencer pela força e recusou-se a comparecer no Concilio até que Constantino o forçou .
O sofrimento de Euzébio começou com a recusa em condenar o grande teólogo e Doutor da Igreja, Santo Athanásio .Quando os bispos foram chamados para assinar a condenação de Athanásio, Euzébio apresentou o Credo de Nicene, que ele ajudou a escrever, e insistiu que todos o assinassem antes de condenar Athanásio. Com o credo aprovado as teses de Athanásio estariam em perfeita consonância com a Igreja. Isto gerou um grande tumulto e o imperador chamou Euzébio, Dionísio e Caglia e exigiu que eles condenassem Athanásio. Eles pelo contrario apoiavam as sua teses e eram a favor da sua inocência e diziam que ele não poderia ser condenado sem antes ser ouvido. Eles também pediram ao Imperador que não usasse força para coagir as decisões do clero. O Imperador ameaçou executa-los mas devido a resistência de Euzébio ele apenas o baniu para um exílio.
Euzébio ficou 6 anos no exílio em Scythopolis na Palestina.
Euzébio viajou para Alexandria para, com São Athanásio tentar corrigir os erros da Igreja. Ele tomou parte no Concilio em 362 onde, com São Melitão tentaram acertar as diferenças entre os catolicismo e o arianismo.
Em Vercelli existe um velho manuscrito do Evangelho em Latin que teria sido escrito por Euzébio e é considerado um tesouro e seria o mais antigo Evangelho que se conhece ainda hoje. Ele ainda escreveu a "Codex Vercellensis" que é uma séria e bem escrita tese contra o arianismo. Ele seria também o autor do Credo de São Athanásio.


Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68

TJL@-WWW.VATICAN.VT-http://www.cademeusanto.com.br/-http://www.portaldaigreja.com/-http://www.facebook.com/fraternidadeocaminho
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário