quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"O que você ganha ao atingir seu objetivo não é tão importante quanto o que você se torna ao atingir seu objetivo".

A frase acima é de Zig Ziglar. O texto, abaixo, de Aldo Novak.


Posso apostar que você deve ter um ou dois sonhos, um ou dois objetivos, que parecem nunca ser atingidos. Você tenta e tenta novamente. Mas não dá certo.

Primeiro as boas notícias: agradeça a Deus por ainda haver coisas que você não consegue obter. A vida seria monótona se você tivesse absolutamente tudo aquilo que deseja. Na verdade, não há nada mais monótono do que a perfeição. Ótima de ser buscada, mas não necessariamente de ser atingida.

Agora, as más notícias: não há como enfiar uma peça quadrada em um buraco redondo; não há como enfiar um triângulo em um retângulo; e, infelizmente, não há como o mundo mudar para que você consiga aquilo que tanto deseja. Em outras palavras, o buraco vai continuar a ser exatamente como é ou, se mudar, não é provável que mude para o formato que você deseja que mude. É como a ilusão de que "ele (ou ela) vai mudar depois do casamento". Claro que vai, mas não necessariamente do jeito que você deseja.

Sabe aquelas pessoas que reclamam de tudo e de todos?

São pessoas que acreditam, ingenuamente, que o mundo tem que mudar de formato para que elas possam se encaixar. Estão sempre tensas, sempre negativas e sempre achando que o mundo lhes deve algo. Elas são como pinos redondos, que teimam em forçar sua entrada em buracos triangulares! Sua profissão é um buraco quadrado, mas você é retangular e tenta forçar a entrada; o resultado é stress. Sua saúde é um buraco em formato de estrela, mas você é circular e tenta forçar sua saúde (comendo e bebendo como louco); o resultado, é seu peso aumentando e as doenças derivadas disso; a pessoa que você ama, os amigos que você deseja, a vida com a qual você sonha... Tudo são "buracos em determinado formato" que o universo colocou na sua frente. E você não tem absolutamente nenhum poder para mudar!

Então, o que fazer?

Se você chegou até aqui no texto, agora é hora das ótimas notícias: Embora você não tenha nenhum poder para mudar o formato dos buracos (e a maioria das pessoas passa a vida tentando essa estratégia), você pode mudar completamente o formato dos pinos!

Isso mesmo! Você não tem que ser um quadrado a vida inteira, só por ter crescido quadrado! Mude a única coisa que precisa mudar para atingir seus objetivos: *VOCÊ*! Mude o pino para que tenha o mesmo formato do buraco!

Essa é a fórmula da grande maioria dos vencedores.

Este é o caso de um ator, por exemplo, que deseja ser contratado para uma peça. Ele tenta o papel, mas é recusado. Volta para casa e estuda melhor o personagem, treina diante do espelho, e vai melhorando.

Volta para o teste, e eles o recusam novamente. Ele volta para casa, tenta mudar mais uma vez, acerta sua voz, expressão corporal e altera até seus pensamentos! Depois de passar por vários "nãos", um dia ele está pronto e recebe sinal verde para subir ao palco. Ele usou a estratégia de mudar o pino, não o buraco.

Mude o formato do pino. Porque quando você muda, o mundo muda. Veja o caso de um advogado indiano, chamado Mohandas Karamchand, formado em Londres, e acostumado a usar terno e gravata, mantendo sofisticados e elaborados comportamentos típicos da região.

Quando voltou para a Índia, este advogado engajou-se no movimento de libertação de seu país e rapidamente descobriu que era um pino redondo, em uma situação quadrada. Mohandas Karamchand rapidamente mudou o formato do pino, deixando terno e gravata no armário e vestindo somente uma túnica; no processo de mudança, Mohandas Karamchand abandonou os hábitos sofisticados de Londres e adotou os hábitos simples de seu povo.

Aos poucos, ao mudar o formato do pino, Mohandas Karamchand se transformou no mais importante elo da resistência indiana.

Conhecido como Mahatma Gandhi: o Homem do Milênio, aquele advogado usou essa simples fórmula, e mudou a geografia política do planeta.

Mude o formato do pino.Porque quando você muda, o mundo muda.

É por isso que Zig Ziglar afirma que "O que você ganha, ao atingir seu objetivo, não é tão importante quanto você se torna ao atingir seu objetivo". Porque para atingir um objetivo, você tem que mudar, você tem que se tornar alguém diferente, melhor, mais adaptado e uma pessoa mais completa.

Mude o formato do pino. Porque quando você muda, o mundo muda.

---------------
* "A princípio as montanhas são montanhas, e os rios são rios. Depois as montanhas deixam de ser montanhas e os rios não são mais rios. Por fim, as montanhas são montanhas e os rios são rios. A iluminação não é uma conquista, é uma realização. E quando você despertar tudo terá mudado e nada mudou. Se um cego descobre que pode ver, o mundo terá mudado?"

DISPONÍVEL:
http://sao-tarcisio.blogspot.com/
Dan Millman

Nenhum comentário:

Postar um comentário