quarta-feira, 11 de setembro de 2013

bom dia evangelho-12 de setembro

Bom dia evangelho
12 de setembro - Quinta-feira da 23ª semana do Tempo Comum
Festa da Igreja : Santíssimo Nome de Maria
Santo do dia : Beata Maria Vitória Fornari, viúva, religiosa, fundadora, +1617,  S. Guido de Anderlecht, peregrino, +1012
Oração
Senhor Jesus, dá-me força e coragem para retribuir o ódio com o amor e, assim, poder conquistar meus inimigos para o Reino.
Lucas 6,27-38
Aleluia, aleluia, aleluia.
Se nós nos amamos, irmãos, Deus vive unido conosco e, em nós, seu amor fica
pleno! (1Jo 4,12).
 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. 
6 27 Falou Jesus aos seus discípulos: “digo-vos a vós que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam,
28
 abençoai os que vos maldizem e orai pelos que vos injuriam.
29
 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra. E ao que te tirar a capa, não impeças de levar também a túnica.
30
 Dá a todo o que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho reclames.
31
 O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.
32
 Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam.
33
 E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores.
34
 Se emprestais àqueles de quem esperais receber, que recompensa mereceis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.
35
 Pelo contrário, amai os vossos inimigos, fazei bem e emprestai, sem daí esperar nada. E grande será a vossa recompensa e sereis filhos do Altíssimo, porque ele é bom para com os ingratos e maus.
36
 Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.
37
 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados;
38 dai, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também”. -Palavra da Salvação.
Comentário do Evangelho
O PAI, MODELO DE MISERICÓRDIA 
O ensinamento de Jesus a respeito do amor aos inimigos é o maior desafio para quem aceita tornar-se seu discípulo. Este amor aos inimigos foi especificado de várias maneiras. Responder o ódio com a prática do bem, a maldição com a bênção e a calúnia com a oração são todas formas de amar os inimigos e, assim, quebrar a espiral da violência. Oferecer a outra face a que o esbofeteou e dar a túnica a quem lhe tirou o manto são também sinais deste amor. O discípulo, agindo assim, reverte uma maneira esteriotipada de reagir, pela qual as pessoas tendem a revidar o mal com o mal e a violência com violência. Só é capaz de agir assim quem tem o coração repleto da misericórdia do Pai. Caso contrário, não terá condições de realizar os gestos heróicos propostos por Jesus. 
O modelo inspirador da ação cristã é a misericórdia do Pai. Ele é igualmente bondoso para bons e maus. Se ele respondesse às ofensas humanas, eliminando o pecador, boa parte da humanidade deveria desaparecer. O Pai tem paciência com os ingratos e malvados por nutrir a esperança de que se convertam para a misericórdia no trato mútuo. 
O mesmo se dá com o discípulo. A capacidade de fazer frente à violência, com o amor, justifica-se pela esperança de conquistar o malvado para o Reino. A atitude cristã pode fazer o perverso abandonar seu caminho de violência e levá-lo a optar pelo caminho indicado por Jesus. 
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE).
A igreja celebra hoje: São Guy (Guido)de Anderlecht

Nasceu em 950 em Anderlecht na Bélgica, de família pobre e foi educado pelos pais piedosos na religião cristã. Por muito anos ele abraçou a pobreza como se fosse um desejo de Deus  para com ele .Cuidou do doentes e pobre na sua juventude .Certa vez quando trabalhava nos campos um anjo arava a terra para ele  de modo que ele pudesse orar com tranqüilidade e sem se distrair. Ficava sempre por perto da igreja de sua terra e ajudava os padres de tal forma, que eles o fizeram sacristão, e ele as vezes vivia na igreja por vários dias e passava as noites em oração. Um mercador em Bruxelas propôs ao rapaz uma oportunidade de subir na vida e ofereceu a ele uma parte em projeto, que poderia trazer a fortuna para ambos. Mas na primeira expedição  através do oceano o navio naufragou e Guy  tomou como sinal que ele devia voltar a vida que vivia anteriormente . Foi como um andarilho até Roma como penitencia pela sua ambição, e depois a Jerusalém onde trabalhou como guia para os peregrinos e depois voltou a Bruxelas. Embora ele nunca entrou para nenhuma Ordem Religiosa,  ele fez o voto de castidade e dedicava grande parte de seu tempo para orar  e trabalhar como sacristão.   Muitos milagres post-mortem foram atribuídos a ele. Um festival anual formou-se em torno da área onde ele foi enterrado e em geral as festas envolviam cavalos e pessoas que lidavam com eles. Ele morreu em 1012 em Anderlecht de exaustão e seu túmulo foi esquecido até que um cavalo o desenterrou. Suas relíquias foram trasladadas para uma igreja próxima em 1076 e vários milagres foram  creditados  a sua intercessão. Não obstante, por causa da guerra, suas relíquias foram trasladadas e escondidas em vários locais por séculos,  mas foram destruídas por protestantes fanáticos no 18° século. Ele é padroeiro da cidade de Anderlecht na Bélgica, dos estábulos, dos sacristãos e daqueles que trabalham com cavalos. Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado como um camponês orando com um anjo a arar a terra para ele, ou 2) com um camponês com um livro, ou 3) como um peregrino com um chapéu, ou 4) como um peregrino com um cajado, um rosário e com um machado a seus pés. Sua festa é celebrada no dia 12 de setembro.
"Este nome tem mais virtude do que todos os nomes dos Santos para confortar os débeis, curar os enfermos, iluminar os cegos, abrandar os corações endurecidos, fortificar os que combatem, dar ânimo aos cansados
e derrubar o poderio dos demônios"
O nome de Maria é como um bálsamo que corre agradavelmente sobre os membros dos enfermos e os penetra com eficácia. Ele é semelhante a este óleo que, por suas unções, reanima e suaviza, dá força, flexibilidade e saúde. Mais do que o nome de todos os Santos. O de Maria nos repousa de nossas fadigas, cura todos os nossos males, ilumina nossa cegueira, comove nosso endurecimento e nos encoraja em nossos desânimos. Maria é a vida e a respiração de seus servidores, a saúde dos enfermos, o remédio dos pecadores. Ricardo de São Vítor, interpretando estas palavras do Eclesiastes (VII, 2): "É melhor o bom nome do que os bálsamos preciosos", as aplica assim à Bem-aventurada Virgem: "O nome de Maria cura os males do pecador com maior eficácia do que a dos unguentos mais procurados; não há doença, por desastrosa que seja, que não ceda imediatamente à voz desse bendito nome".

tjl@ -www.catolico.org.br-paulinas.org.br=evangelhodoquotidiano.org.br
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário