sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bom dia evangelho-20 de setembro -013

Bom dia evangelho 
Sexta-Feira, 20 de Setembro de 2013 – Santo do dia: Santos André Kim Tae-gon, presbítero, Paulo Chong Ha-sang e companheiros, mártires; Beato Tomás Johnson, presbítero e mártir
Cor litúrgica: 
vermelho
 
“O dinheiro também adoece o pensamento, a fé, e leva para outro caminho. Palavras ociosas, discussões inúteis… Disso nascem as invejas, as brigas, as difamações, as suspeitas, os conflitos de homens corruptos na mente e privados da verdade, que consideram a religião como fonte de renda. Eu sou católico, vou a missa, porque me dá um certo status. Sou bem visto… mas no fundo faço meus negócios… O dinheiro corrompe! Não há saída”.
Oração
Pai, reveste-me do amor e da fidelidade necessárias para ser servidor do Reino. Que eu demonstre meu reconhecimento a ti, colocando minha vida a serviço do meu próximo.
Evangelho - Lucas 8,1-3
Andavam com êle várias mulheres que ajudavam a Jesus
e aos discípulos com os bens que possuíam.
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa-Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; 2e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: 
Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; 3Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.
- Palavra da Salvação.      - Glória a vós, Senhor.
 Reflexão
Jesus faz questão de integrar as mulheres na ação evangelizadora. Muito interessante notar também que as mulheres, rompendo a cultura da discriminação, que era característica acentuada naquele  momento, seguem a Jesus com total liberdade e disponibilidade. Seguem a Jesus totalmente agradecidas pelo fato de terem sido curadas por ele. Inclusive, elas socorriam muito a Jesus na dimensão material do anúncio. Vendiam  seus bens e colocavam tudo à disposição  porque tinham descoberto a maior fonte de  riqueza: Jesus Salvador. Ele simplesmente transformou a vida destas mulheres. Elas não podiam mais permanecer no anonimato. Elas também tinham o desejo de doar a vida pelo Mestre. Como em todos os tempos, as mulheres sempre foram e serão valiosas no anúncio da ressurreição. Como é próprio da mulher ser geradora de vida, elas continuam hoje, gerando vida nas muitas comunidades eclesiais, dando tudo de si para que mais pessoas possam sentir a alegria de encontrar e seguir a Cristo vivo e ressuscitado. Na vida da Igreja, hoje, a mulher continua tendo um papel eminentemente central e fecundo, especialmente na catequese. São grandes discípulas missionárias. Na história da Igreja as mulheres nunca ficaram à margem da Evangelização.
A igreja celebra hoje
Santa Cândida - séc. III
A primeira referência sobre santa Cândida foi encontrada no calendário da Igreja de Córdoba e em alguns documentos da antiga Galícia, ambas na Espanha. Mas foi pela tradição cristã do povo napolitano, na Itália, que se concluiu a história desta santa.
A vida cristã de Cândida iniciou quando ela foi convertida, segundo essa tradição, pelo próprio apóstolo Pedro, de passagem por Nápoles. Naquela época, o apóstolo, com destino a Roma, atravessou Nápoles, onde a primeira pessoa que encontrou na estrada foi a pequena Cândida. Percebeu, imediatamente, que a pobre criança estava doente. Parou e perguntou-lhe se conhecia a palavra de Jesus Cristo. Diante da negativa e em seu ardor de levar a mensagem do Evangelho, Pedro falou-lhe da Boa-Nova, da fé e da religião dos cristãos; curou-a dos males que sofria e a converteu em Cristo.
Assim, Cândida foi colhida pela luz de Deus e curada do físico e da alma. Chegou em casa falando sobre o cristianismo e contando tudo o que o apóstolo Pedro lhe dissera. Muito intrigado e confuso, Aspreno, um parente que a criava, saiu para procurá-lo. Quando se encontraram, com muito zelo Pedro converteu também Aspreno, que o hospedou em sua modesta casa por alguns dias. O apóstolo acabou por catequizar os dois e, em seguida, batizou-os e ministrou-lhes a primeira eucaristia durante a celebração da santa missa. Esse local recebeu o nome de "Ara Petri", que significa Altar de Pedro. Depois, antes de partir, o apóstolo consagrou Aspreno primeiro bispo de Nápoles e pediu para a pequena Cândida continuar com a evangelização, salvando as almas para Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aquele lugar onde fora celebrada a santa missa por são Pedro tornou-se de grande veneração por Cândida. Ela deixou seu lar com todos os confortos, preferindo passar seus dias numa gruta escura nas proximidades de "Ara Petri", onde vivia em penitência e oração, catequizando e convertendo muitos pagãos. Após alguns anos, o número de cristãos havia aumentado muito. Por isso, quando o imperador romano ordenou as perseguições contra a Igreja, os convertidos foram obrigados a fugir ou esconder-se. Então, o bispo Aspreno embarcou Cândida, junto com outros cristãos, com destino a Cartago, no norte da África, tentando mantê-los a salvo da implacável perseguição, mas não conseguiu. Foram alcançados, presos e torturados. Cândida foi levada a julgamento e condenada à morte porque se negou a renunciar à fé em Cristo.
No Martirológio Romano, encontramos registrado que a virgem e mártir cristã Cândida morreu no Anfiteatro dos martírios de Cartago, no dia 20 de setembro. Suas relíquias, encontradas nas Catacumbas de Priscila, agora estão guardadas na igreja Santa Maria dos Milagres, em Roma.
Muitos séculos mais tarde, pesquisas arqueológicas feitas na cidade de Nápoles encontraram no local "Ara Petri" um antigo cemitério de cristãos. O fato colocou ainda mais devoção sobre a figura de santa Cândida, eleita pelos fiéis como padroeira das famílias e dos doentes. Ela recebe, no dia 20 de setembro, as tradicionais homenagens litúrgicas confirmadas pela Igreja.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Mensagem Pe. Renato:
-Desejo-te um dia de muita prática solidária. Tenhas um final de semana repleto das mais ricas bênçãos de Deus. Procura participar bem da Santa Missa ou do Culto Dominical. Com estima, Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco. Fonte: Facebook: Renato dos Santos II -Twitter: @SantosRenatodos
Linkedin:
Padre Renato dos Santos -skype: economoinspetorial -http://www.vatican.va/http://www.jesusobompastor.com.br/liturgia/


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário