26 de setembro - Quinta-feira da 25ª semana do Tempo Comum
Santo do dia : S. Cosme e S. Damião, médicos, mártires, +303
Santo do dia : S. Cosme e S. Damião, médicos, mártires, +303
Terroristas muçulmanos no Quênia perguntavam para os reféns
se eram cristãos e os matavam, relata sobrevivente -25/09/2013 - 11:15 am .- Uma dos reféns sobreviventes ao cerco, por terroristas
islâmicos, a um dos principais Shoppings em Nairóbi (Quênia), assinalou que os
terroristas perguntavam aos reféns "se eram cristãos ou muçulmanos e os
matavam".(acidigital.org.br)
O Papa Francisco recebe 2 mil cartas por dia
25/09/2013 - 02:28 pm .- O serviço postal do Vaticano recebe em média 2 mil cartas por
dia dirigidas ao Papa Francisco, chegadas de todas as partes do mundo, para
encorajá-lo e pedir-lhe ajuda.(acidigital.org.br)
Oração
Espírito de compromisso, liberta meu coração de falsas interrogações a respeito de Jesus, e leva-me a compreender que só a fé engajada pode levar-me a conhecê-lo.
Espírito de compromisso, liberta meu coração de falsas interrogações a respeito de Jesus, e leva-me a compreender que só a fé engajada pode levar-me a conhecê-lo.
Evangelho segundo S. Lucas 9,7-9.
Aleluia,
aleluia, aleluia.
Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu dizer tudo o que Jesus fazia e andava perplexo, pois alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; outros,
que Elias aparecera, e outros, que um dos antigos profetas ressuscitara.
Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar, mas quem é este de quem oiço dizer semelhantes coisas?» E procurava vê-lo. Palavra da Salvação.
Sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jo 14,6).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu dizer tudo o que Jesus fazia e andava perplexo, pois alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; outros,
que Elias aparecera, e outros, que um dos antigos profetas ressuscitara.
Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar, mas quem é este de quem oiço dizer semelhantes coisas?» E procurava vê-lo. Palavra da Salvação.
Comentário do dia
Catecismo da Igreja Católica §§ 31-35 - Herodes Antipas procurava ver Jesus
Catecismo da Igreja Católica §§ 31-35 - Herodes Antipas procurava ver Jesus
Criado à
imagem de Deus, chamado a conhecer e a amar a Deus, o homem que procura Deus
descobre certos «caminhos» de acesso ao conhecimento de Deus. Também se lhes
chama «provas da existência de Deus» – não no sentido das provas que as
ciências naturais indagam, mas no de «argumentos convergentes e convincentes»
que permitem chegar a verdadeiras certezas. Estes «caminhos» para atingir Deus
têm como ponto de partida criação: o mundo material e a pessoa
humana.
O mundo: A partir do movimento e do devir, da contingência, da ordem e da beleza do mundo, pode chegar-se ao conhecimento de Deus como origem e fim do universo. São Paulo afirma a respeito dos pagãos: «O que se pode conhecer de Deus é manifesto para eles, porque Deus lho manifestou. Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu poder eterno e a sua divindade tornaram-se, pelas suas obras, visíveis à inteligência» (Rom 1,19-20). […]
O homem: Com a sua abertura à verdade e à beleza, com o seu sentido do bem moral, com a sua liberdade e a voz da sua consciência, com a sua ânsia de infinito e de felicidade, o homem interroga-se sobre a existência de Deus. Nestas aberturas, detecta sinais da sua alma espiritual; […] a sua alma só em Deus pode ter origem. O mundo e o homem atestam que não têm em si mesmos, nem o seu primeiro princípio, nem o seu fim último, mas que participam do Ser-em-si, sem princípio nem fim. Assim, por estes diversos «caminhos», o homem pode ter acesso ao conhecimento da existência duma realidade que é a causa primeira e o fim último de tudo, «e a que todos chamam Deus» (São Tomás de Aquino).
As faculdades do homem tornam-no capaz de conhecer a existência de um Deus pessoal. Mas, para que o homem possa entrar na sua intimidade, Deus quis revelar-Se ao homem e dar-lhe a graça de poder receber com fé esta revelação. Todavia, as provas da existência de Deus podem dispor para a fé e ajudar a perceber que a fé não se opõe à razão humana.
O mundo: A partir do movimento e do devir, da contingência, da ordem e da beleza do mundo, pode chegar-se ao conhecimento de Deus como origem e fim do universo. São Paulo afirma a respeito dos pagãos: «O que se pode conhecer de Deus é manifesto para eles, porque Deus lho manifestou. Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu poder eterno e a sua divindade tornaram-se, pelas suas obras, visíveis à inteligência» (Rom 1,19-20). […]
O homem: Com a sua abertura à verdade e à beleza, com o seu sentido do bem moral, com a sua liberdade e a voz da sua consciência, com a sua ânsia de infinito e de felicidade, o homem interroga-se sobre a existência de Deus. Nestas aberturas, detecta sinais da sua alma espiritual; […] a sua alma só em Deus pode ter origem. O mundo e o homem atestam que não têm em si mesmos, nem o seu primeiro princípio, nem o seu fim último, mas que participam do Ser-em-si, sem princípio nem fim. Assim, por estes diversos «caminhos», o homem pode ter acesso ao conhecimento da existência duma realidade que é a causa primeira e o fim último de tudo, «e a que todos chamam Deus» (São Tomás de Aquino).
As faculdades do homem tornam-no capaz de conhecer a existência de um Deus pessoal. Mas, para que o homem possa entrar na sua intimidade, Deus quis revelar-Se ao homem e dar-lhe a graça de poder receber com fé esta revelação. Todavia, as provas da existência de Deus podem dispor para a fé e ajudar a perceber que a fé não se opõe à razão humana.
A igreja
celebra hoje
S. Cosme e S. Damião, médicos, mártires,
+303
São
Cosme e São Damião sofreram martírio em Ciro (na Síria), provavelmente durante
a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de
Setembro corresponde provavelmente à dedicação da basílica que o papa Félix IV
mandou construir em honra deles no Foro Romano; e é ainda meta mais de turistas
que de devotos, pelo esplêndido mosaico que lhe decora a ábside. Sabemos que os
dois irmãos curavam "todas as enfermidades, não só das pessoas, mas também
dos animais", fazendo tudo gratuitamente. Em grego são chamados de
"anargiros", isto é, sem dinheiro.
Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas "os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam ". Foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo.
Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente.
Os dois irmãos foram colocados no paredão para que quatro soldados os atravessassem com setas, mas "os dardos voltavam para trás e feriam a muitos, porém os santos nada sofriam ". Foram obrigados a recorrer à espada para a decapitação, honra reservada só aos cidadãos romanos e somente assim os dois mártires, juntamente com outros três irmãos, puderam prestar seu testemunho a Cristo.
Seus restos mortais, segundo consta, encontram-se em Ciro na Síria, repousando numa basílica a eles consagrada. Da Síria o seu culto alcançou Roma e dali se espalhou por toda a Igreja do Ocidente.
tjl@ - www.paulinas.org.br
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