segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Bom dia evangelho - 13. janeiro


Bom dia evangelho
Paróquia Ressureição Orlando - USA 
13 de janeiroSanto do dia: Santo Hilário de Poitiers, Bispo e Doutor da Igreja; São Pedro de Capitolias, presbítero e mártir
Cor litúrgica: verde - Evangelho de hoje: São Marcos 1, 14-20
- «Eu também te digo a ti : Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a Minha Igreja, e as forças do Inferno não levarão a melhor contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; tudo o que ligares na Terra ficará ligado nos Céus, e tudo o que desligares na Terra ficará desligado nos Céus». (Mt.16,18-19). Palavras da Escritura que revelam a vontade de Deus, transmitida pela voz de Seu Filho Jesus Cristo, para a fundação da Sua Igreja na Pessoa de Pedro, como o primeiro vigário de Cristo nessa Igreja, com poderes sobrenaturais garantidos. Nesta Igreja edificada por Cristo, Pedro recebe as chaves dela – gesto simbólico que significa a entrega do seu governo. E esta mesma Igreja, neste mesmo dia, nos vai dizendo com a mesma convicção, que as palavras de Cristo são para se cumprirem com as mesmas características de ligar e desligar, em ordem à Vida Eterna.

Oração: Pai, torna-me solícito em atender o convite à conversão, proclamado por Jesus. Que eu não perca a chance que me é dada de aderir, com sinceridade, ao teu Reino.
Evangelho segundo S. Marcos 1,14-20.
Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia, e proclamava o Evangelho de Deus,
dizendo: «Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho.»
Passando ao longo do mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores.
E disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens.»
Deixando logo as redes, seguiram-no.
Um pouco adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco a consertar as redes, e logo os chamou.
E eles deixaram no barco seu pai Zebedeu com os assalariados e partiram com Ele.

Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org 

Comentário do dia: 
São Jerónimo (347-420), presbítero, tradutor da Bíblia, doutor da Igreja - Homilias sobre o Evangelho de São Marcos, n°2A; SC 494«Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo»

«Depois de João ter sido preso, Jesus foi para a Galileia». De acordo com a nossa interpretação, João representa a Lei e Jesus o Evangelho. Com efeito, João disse: «Depois de mim, vai chegar outro que é mais poderoso do que eu» (Mc 1,7), e ainda: «Ele deve crescer e eu diminuir» (Jo 3,30): é assim que ele compara a Lei ao Evangelho. E diz seguidamente: «Eu vos baptizarei em água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo» (Mc 1,8). Jesus veio porque João tinha sido preso. Com efeito, a Lei está encerrada e fechada, já não tem a sua liberdade passada; mas nós passámos da Lei ao Evangelho. […]
«Jesus foi para a Galileia e proclamava a Boa Nova do Reino de Deus» […] Quando eu li a Lei, os profetas e os salmos, nunca ouvi falar do Reino dos céus: somente no Evangelho. Porque foi apenas quando chegou Aquele do qual se diz «o Reino de Deus está no meio de vós» (Lc 17,21) que o Reino de Deus se abriu. […] De facto, antes da chegada do Salvador e da luz do Evangelho, antes de Cristo ter aberto a porta do paraíso ao ladrão (Lc 23,43), todas as almas dos santos iam para a sepultura dos mortos. O próprio Jacob o diz: «Juntar-me-ei, chorando, a meu filho na sepultura» (Gn 37,35). […] Na Lei, Abraão está na sepultura dos mortos; no Evangelho, o ladrão está no paraíso. Não denegrimos Abraão, todos desejamos repousar no seu seio (Lc 16,23); mas preferimos Cristo a Abraão, o Evangelho à Lei.
Lemos que após a ressurreição de Cristo, muitos santos apareceram na cidade santa (Mt 27,53). O nosso Senhor e nosso Salvador pregou na terra e também pregou nos infernos; ao morrer, desceu aos infernos para ).( arautos@evangelhodiario.org)
 S. Hilário, b., Doutor da Igreja, +367 -
Nasceu no paganismo, mas desde cedo procurou as luzes da verdade nas várias filosofias, em particular no neoplatonismo que, mais tarde, muito influenciou o seu pensamento. A procura de um sentido para a vida do homem levou-o à leitura da Bíblia, onde achou a resposta que o levou a que se convertesse ao cristianismo. Nobre proprietário de terras, quando se converteu já era casado e pai de uma menina: Abra, por ele muito querida. Não muito tempo depois do seu baptismo foi proclamado bispo de sua cidade natal. Antes de ir para o exílio teve seis anos de intensos estudos e pregação. Obteve uma grande cultura teológica em defesa da ortodoxia. Humano nas vitórias e ainda mais humano e compreensivo em aceitar os bispo que, arrependidos, voltavam ao catolicismo.

Foi chamado "Atanásio do Ocidente" por se assemelhar ao bispo de Alexandria. São Atanásio. São contemporâneos. Hilário nasceu no começo do século IV em Poitiers, onde morreu em 367. Tanto Hilário como Atanásio tiveram o mesmo adversário: o arianismo (heresia que negava o dogma da Santíssima Trindade). Combateram-no com as polémicas teológicas, discursos e escritos. Também Hilário, por ordem do imperador Constâncio (356), foi exilado para a Frígia. 
O contacto com o Oriente foi providencial para o bispo de Poitiers: durante os cinco anos que lá permaneceu aprendeu grego, descobriu Orígenes e a grande produção teológica dos padres orientais, recolheu farta documentação no original para escrever o livro que lhe deu o título de Doutor da Igreja (por Pio IX ): "A Trindade ou a Fé" (contra os arianos). Era o trabalho mais profundo e completo, até então, sobre o dogma principal da fé cristã. No exílio não ficou ocioso. Escreveu o opúsculo Contra Macénico, onde acusa o imperador de se ingerir nas disputas teológicas e nos negócios internos da disciplina eclesiástica. Voltando a Poitiers, o destemido bispo retomou sua obra pastoral agora ajudado pelo futuro São Martinho, bispo de Tours.

Notícias: O Papa Francisco anuncia 19 novos Cardeais, entre eles, Dom Orani Tempesta do Rio de Janeiro
VATICANO, 12 Jan. 14 (ACI/EWTN Noticias) .- O Papa Francisco anunciou hoje, no final da oração do Ângelus diante da multidão de fiéis e peregrinos congregados na Praça de São Pedro, a criação de 19 novos Cardeais no dia 22 de fevereiro deste ano.
NOTÍCIA COMPLETA

Nenhum comentário:

Postar um comentário