quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bom dia Evangelho -15.maio


 
  Bom dia Evangelho
 
 

  Quinta-feira da 4ª semana da Páscoa(15.maio)

 
Oração: Pai, inculca no meu coração a certeza de que só tu és Senhor, e que entre os seres humanos deve reinar igualdade e solidariedade, sem opressão.

 
Evangelho

Jesus os discípulos para o serviço e a fidelidade. - Jo 13,16-20
Aleluia, aleluia, aleluia. 
Jesus Cristo, a fiel testemunha, primogênito dos mortos, nos amou e do pecado nos lavou em seu sangue derramado (Ap 1,5).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
“Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que seu senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou. Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática. Eu não falo de todos vós. Eu conheço aqueles que escolhi. Mas é preciso que se cumpra o que está na Escritura: ‘Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar’. Desde já, antes que aconteça, eu vo-lo digo, para que, quando acontecer, acrediteis que eu sou. Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” Palavra da Salvação.
Comentários
Os discípulo é servo e a vida coerente com essa vocação é o caminho da felicidade.
É durante a última ceia e depois de lavar os pés dos discípulos que Jesus pronuncia essas palavras que lemos no evangelho de hoje. Tema semelhante ao enunciado no v. 16 encontramos em Mateus 10,24-25. Um dos aspectos do discurso de Jesus, depois de lavar os pés de seus discípulos, é apresentar o específico do discípulo. Em nosso caso há dois aspectos a ressaltar: o discípulo é servo e, como tal, renuncia a todo desejo de poder e prestígio. A consciência de sua condição de servo e a vida coerente com essa vocação é o caminho da felicidade. Na configuração da vida do servo ao seu Senhor está a felicidade. Para o relato, a predição da traição de Jesus por parte de um dos discípulos tem por finalidade prevenir os discípulos e, com isso, o leitor contra o escândalo que pudesse levar a certo esmorecimento, ao mesmo tempo que dá uma chave de leitura para compreender o fato (cf. Sl 41,10). É, inclusive, um modo de dizer que a Escritura se cumpre em Jesus. Até mesmo a traição pode ser ocasião de fé na pessoa de Jesus (cf. v. 19). Comentários: Carlos Alberto Contieri, sj
Santo do dia
S. Manços, bispo lendário de Évora, mártir (séc. I)
Em 1195 surge uma referência escrita a este bispo de Évora e o seu culto difundiu-se nos fins do século XIII, ainda que toda a sua história esteja envolta em lenda. Segundo a versão mais conhecida, que interessou aos estudiosos renascentistas, teria sido um romano, discípulo de Cristo, tendo mesmo participado na última ceia e testemunhado o acontecimento do Pentecostes. Enviado a evangelizar, teria chegado a Évora onde seria o primeiro bispo.
S. Frei Gil de Santarém
Dá-se como nascido em Gonfalim de Vouzela pelos anos de 1185 a 90. De seu nome Gil de Valadares, foi muito novo estudar filosofia e medicina no mosteiro de Santa Cruz em Coimbra, e auxiliado por D. Sancho I foi enviado a prosseguir os seus estudo em Paris onde cedeu a vaidades e dissoluções. Conseguiu, porém, o jovem Gil libertar-se de tal situação e arrepiar caminho, tomando o regresso à pátria. De passagem por Palência, toma aí o hábito de S. Domingos. Fundou os conventos de S. Domingos em Santarém, e um outro no Porto. Morreu a 14 de Maio de 1265, dia da Ascensão do Senhor. As suas relíquias encontram-se na quinta das Lapas (Torres Vedras).

Santa Joana de Lestonnac, viuva, religiosa, fundadora, +1640Foi a fundadora da Companhia de Maria, uma ordem religiosa que tinha como missão educar as jovens da época.Nasceu em 1556, num período em que a Igreja vivia grandes conflitos. Seu pai, católico fervoroso e membro do Parlamento de Bordéus, era conselheiro do rei de França; sua mãe, de confissão calvinista, era irmã do filósofo humanista Michel de Montaigne. Casou-se em 1572, com Gaston de Montferrand, com o qual conviveu até 1602 e teve sete filhos. Quando viúva, após perder dois de seus filhos, Joana de Lestonnac entrou para o mosteiro cisterciense em Toulouse, mas por problemas de saúde não pode continuar na vida monástica. Voltou para Bordéus e mais tarde fundou a ordem religiosa Companhia de Maria com o objetivo de levar o catolicismo através do ensino educacional. A ordem que fundou recebeu aprovação pontifícia em 1607. Em 19 de setembro de 1834 Joana de Lestonnac foi declarada venerável. Em 23 de setembro de 1900, ocorre a beatificação de Joana de Lestonnac. Foi canonizada por Pio XII em 1949, sendo considerada pelos católicos como a padroeira das vítimas de abusos e das viúvas, além de protetora das famílias. 

Oração a São Miguel Arcanjo  Pequeno Exorcismo feito pelo Papa São Leão XIII
(que deve ser rezado diariamente)

 
São Miguel Arcanjo
, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e a todos os  espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.[www.arcanjomiguel.net]
leia mais em:http://www.arcanjomiguel.net/principal.html#ixzz31jq0qxF3

Nenhum comentário:

Postar um comentário