terça-feira, 15 de dezembro de 2015

BOM DIA EVANGELHO - 16.DEZ - QUARTA-FEIRA

BOM DIA EVANGELHO

DIA 16 DE DEZEMBRO - QUARTA-FEIRA
III SEMANA DO ADVENTO 
(ROXO, PREFÁCIO DO ADVENTO II – OFÍCIO DO DIA)
FOTO: Cento e sessenta presépios de 40 países poderão ser vistos na Catedral Metropolitana entre os dias 21 de novembro e 20 de dezembro. A exposição organizada em parceria pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e o Centro Loyola de Fé e Cultura PUC-Rio reúne peças da coleção particular do padre José Maria Fernandes, SJ, feitas por artistas e artesãos dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil. A mais antiga delas, herança de família, data do século XIX.((http://arqrio.org/noticias)

Oração do dia
Concedei-nos, ó Deus onipotente, que as próximas festas do vosso Filho nos sejam remédio nesta vida e prêmio na vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho (Lucas 7,19-23)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 7 19 João chamou dois dos seus discípulos e enviou-os a Jesus, perguntando: "És tu o que há de vir ou devemos esperar por outro?"
20 Chegando estes homens a ele, disseram: "João Batista enviou-nos a ti, perguntando: ´És tu o que há de vir ou devemos esperar por outro?´"
21 Ora, naquele momento Jesus havia curado muitas pessoas de enfermidades, de doenças e de espíritos malignos, e dado a vista a muitos cegos.
22 Respondeu-lhes ele: "Ide anunciar a João o que tendes visto e ouvido: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos ficam limpos, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, aos pobres é anunciado o Evangelho;
23 e bem-aventurado é aquele para quem eu não for ocasião de queda!"
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho
TESTEMUNHO DA LUZ
            A pessoa e a missão de Jesus é que definiram a identidade de João Batista. Este fora enviado por Deus para ser testemunho da luz. Mediante sua pregação, muitas pessoas teriam a chance de chegar à fé e serem iluminadas pela luz, que é Jesus. A atividade de João preparava a chegada de Jesus, predispondo as pessoas para recebê-lo.
            O pressuposto de seu ministério era que a humanidade estava mergulhada nas trevas e, por isso, vagava errante pelo caminho do pecado e da injustiça. Se não lhes fosse oferecida uma luz, não teriam condições de superar esta situação. Entretanto, o Pai decidira resgatar o ser humano para a vida. E o fez, por meio de seu Filho Jesus, cujo ministério consistiria em ser luz para o ser humano, mostrando-lhe o caminho para o Pai.
            João Batista compreendeu este projeto de Deus e se colocou a serviço dele. Sua condição de servidor do Messias estava arraigada em sua consciência. Não cedeu à tentação de pensar de si mesmo, além do que correspondia ao plano de Deus. Não lhe cabia nenhuma das identificações do Messias, em voga na teologia popular. Ele não era nem o Messias, nem Elias, nem algum dos profetas. Era, simplesmente, um servo de Deus e do seu Messias. Este título era suficiente para defini-lo. Tudo o mais não passava de especulação.

(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta).

http://www.catequisar.com.br/fig_pg/43.jpg
Santo do dia
http://www.catequisar.com.br/fig_pg/45.jpg
"Cada vez que o Sangue de Cristo é derramado, é derramado para o perdão dos pecados."
http://www.catequisar.com.br/fig_pg/50.jpg
Santa Margarida Maria Alacoque
Margarida Maria nasceu em 22 de julho de 1647, na modesta família Alacoque. Teve uma infância e uma juventude conturbadas. Enfrentou uma grave doença que a manteve acamada por longo período. Como nada na medicina curava o seu mal, Margarida, então, prometeu a Nossa Senhora, entregar todos os seus dias a serviço de Deus, caso recuperasse a saúde. Para sua própria surpresa, logo retornou à sua vida normal.
Assim, aos vinte e quatro anos de idade, entrou para a Ordem da Visitação, fundada por São Francisco de Sales. Viveu tempos de iluminação e sofrimento, dialogando com o próprio Cristo, que lhe falava sobre o amor e devoção à Eucaristia e ao Sagrado Coração. As visões e mensagens de Margarida Maria apontavam para o Deus do amor e da salvação.
Margarida sofreu a crítica dos religiosos de sua época, que não aceitavam suas experiências místicas. Coube ao padre jesuíta Cláudio de La Colombière esclarecer a veracidade das intenções de Margarida. Aos poucos o culto ao Sagrado Coração de Jesus começou a ser difundido também entre os fiéis. E foi assim que, depois de algum tempo, esta mensagem estava espalhada por todo o mundo católico.
Margarida Maria faleceu com apenas quarenta e três anos de idade.
Reflexão: 
Esta santa recebeu a missão de espalhar pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração ofendido pela ingratidão dos homens, que destruía a noção da misericórdia de Deus. Foi incompreendida e perseguida, tachada de visionária, histérica e alucinada, mas finalmente a força da fé venceu e a mensagem de Margarida Maria resplendece hoje no mundo.
Oração: 
Senhor Jesus Cristo, que revelastes maravilhosamente as insondáveis riquezas de vosso Coração à Virgem Santa Margarida Maria, concedei-nos pelos seus merecimentos e à sua imitação que, amando-vos em tudo e sobre todas as coisas, mereçamos ter perpétua morada no vosso mesmo Coração, Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

TJL@ - WWW.CATEQUISAR.COM – DOMTOTAL.COM/LITURGIA – ACIDIGITAL.COM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário