terça-feira, 13 de dezembro de 2016

bom dia evangelho - 14.dezembro - quarta-feira

BOM DIA EVANGELHO
 14 DE DEZEMBRO – Ano da Graça do Senhor de 2016
4ª feira da 3ª Semana do Advento
S. João da Cruz PresbDr, memória - Cor: Branco
Papa Francisco em Aparecida. Foto: Captura de vídeo do Youtube
APARECIDA, 13 Dez. 16 / 12:00 pm (ACI).- Por ocasião do Ano Nacional Mariano, em comemoração pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul, o Papa Francisco autorizou a concessão de indulgência plenária aos fiéis, conforme indicações apresentadas pela Penitenciária Apostólica.

ORAÇÃO
 Senhor, Nosso Deus, que inspirastes a São João da Cruz extraordinário amor à Cruz e perfeita abnegação de si mesmo, concedei que, imitando o seu exemplo, cheguemos à contemplação eterna da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Evangelho - Lc 7,19-23
Ide contar a João o que vistes e ouvistes.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 7,19-23
Naquele tempo: João convocou dois de seus discípulos,
19 e mandou-os perguntar ao Senhor:
'És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?'
20 Eles foram ter com Jesus, e disseram:
'João Batista nos mandou a ti para perguntar:
`És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro?''
21 Nessa mesma hora, Jesus curou de doenças, enfermidades
e espíritos malignos a muitas pessoas, e fez muitos cegos recuperarem a vista.
22 Então, Jesus lhes respondeu:
'Ide contar a João o que vistes e ouvistes:
os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados,
os surdos ouvem, os mortos ressuscitam, e a Boa Nova é anunciada aos pobres.
23 E feliz é aquele que não se escandaliza por causa de mim!
'
Palavra da Salvação.
Reflexão - Lc 7, 19-23
O Antigo Testamento está no seu término e o Novo Testamento está no seu início. O Antigo Testamento está representado em João Batista, o seu último profeta, o maior entre os nascidos de mulher, e o Novo Testamento está representado em Jesus Cristo, o Filho de Deus que se fez homem e veio a este mundo. O sinal da mudança são os milagres que estão acontecendo como cumprimento de todas as profecias feitas no Antigo Testamento, deixando de serem promessas para tornarem-se realidade. Estamos nos tempos messiânicos, Deus está cumprindo todas as suas promessas em relação à sua realização.

SANTO DO DIA

SÃO JOÃO DA CRUZ

João nasceu na Espanha em 1542. Ainda na infância, ficou órfão de pai. Sua mãe mudou-se então para Medina, onde João trabalhava num hospital de dia e estudava gramática a noite. 
Ainda jovem sentiu-se atraído pela vida religiosa e tornou-se carmelita, indo estudar em Salamanca. Mesmo dedicando-se totalmente aos estudos, encontrava tempo para visitar doentes em hospitais ou em suas casas, prestando serviço como enfermeiro. 
Ordenou-se sacerdote aos vinte e cinco anos. Foi então que a futura Santa Tereza de Ávila cruzou seu caminho. Com autorização para promover, na Espanha, a fundação de conventos reformados, ela atraiu João da Cruz para esse trabalho. Com isso ele passou a trabalhar na reforma do Carmelo, recuperando os princípios e a disciplina. 
Os escritos sobre sua vida dão conta de que abraçou a cruz dos sofrimentos e contrariedades. Conta-se que ele pedia insistentemente três coisas a Deus. Primeiro, dar-lhe forças para trabalhar e sofrer muito. Segundo, não deixá-lo sair desse mundo como superior de uma Ordem ou comunidade. Terceiro, e mais surpreendente, que o deixasse morrer desprezado e humilhado pelos homens. 
Faleceu após uma penosa doença, em 14 de dezembro de 1591, com apenas quarenta e nove anos de idade, na Espanha.(Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR)

REFLEXÃO:   A doutrina de João da Cruz é plenamente fiel à antiga tradição: o objetivo do homem na terra é alcançar "Perfeição da Caridade e elevar-se à dignidade de filho de Deus pelo amor"; a contemplação não é um fim em si mesma, mas deve conduzir ao amor e à união com Deus pelo amor.

tjl@ - Acidigital.co, - Cnbb.org.br  Evangelli.net - http://www.a12.com/santuario-nacional/santuario-virtual/santo-do-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário